Fretless - Felipe Andreoli
+16
Victorpsilva
hunta
Tarcísio Caetano
Stormbringer
afonsodecampos
mblacerda
Renato Aversari
vinibassplayer
NETOULTRA
fheliojr
Zubrycky
Sidnei D Ferreira
JAZZigo
Coder
allexcosta
osmar.carvalhoii
20 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Fretless - Felipe Andreoli
O Felipe lançou esse vídeo dele tocando uma música da banda "Death", aonde ele utiliza um fretless, como na versão original.
Eu conversando com ele, ele me disse que usou encordoamento roundwound, porque ele gosta mais e etc. Eu questionei se agredia o braço do instrumento dele. Ele disse que quase nada, que só com muitos e muitos anos iria precisar de uma manutenção do braço.
Eu já tive um Cort VI fretless, e com corda roundwound, agredia demais o braço do instrumento, nisso fui obrigado a usar flatwound. Queria saber, vocês preferem flatwound ou roundwound no fretless? Será que é a madeira utilizada no braço do Cort VI que fazia ela ser agredida com facilidade? Alguém aqui usa fretless com roundwound, também?
Eu estou vendo muito na internet hoje em dia, pessoas usando fretless, com uma proteção no braço, tipo um plástico, vídeo atual do Marcus Miller no fretless ele usa isso no baixo, vocês sabem o nome disso? Dessa "proteção"?
O vídeo da menina usando esse "plástico" que eu to falando. Seria bom, pq encordamento flatwound está muito caro no ML, já roundwound é mais acessível.
Eu conversando com ele, ele me disse que usou encordoamento roundwound, porque ele gosta mais e etc. Eu questionei se agredia o braço do instrumento dele. Ele disse que quase nada, que só com muitos e muitos anos iria precisar de uma manutenção do braço.
Eu já tive um Cort VI fretless, e com corda roundwound, agredia demais o braço do instrumento, nisso fui obrigado a usar flatwound. Queria saber, vocês preferem flatwound ou roundwound no fretless? Será que é a madeira utilizada no braço do Cort VI que fazia ela ser agredida com facilidade? Alguém aqui usa fretless com roundwound, também?
Eu estou vendo muito na internet hoje em dia, pessoas usando fretless, com uma proteção no braço, tipo um plástico, vídeo atual do Marcus Miller no fretless ele usa isso no baixo, vocês sabem o nome disso? Dessa "proteção"?
O vídeo da menina usando esse "plástico" que eu to falando. Seria bom, pq encordamento flatwound está muito caro no ML, já roundwound é mais acessível.
osmar.carvalhoii- Membro
Re: Fretless - Felipe Andreoli
osmar.carvalhoii escreveu:Será que é a madeira utilizada no braço do Cort VI que fazia ela ser agredida com facilidade?
Provavelmente. Jacarandá mesmo sofre um pouco, já pau-ferro aguenta muito bem. Nego usa epoxy também e aí dura muitas décadas.
osmar.carvalhoii escreveu:Eu estou vendo muito na internet hoje em dia, pessoas usando fretless, com uma proteção no braço, tipo um plástico, vídeo atual do Marcus Miller no fretless ele usa isso no baixo, vocês sabem o nome disso? Dessa "proteção"?
É uma resina epoxy. Tem que mandar um luthier fazer. O Jaco fez isso no dele, mas usou uma resina de barco.
allexcosta- Administrador
Existem madeiras e madeiras... Algumas sentem mais. Se está agredindo muito, coloque flatwound.
Quando ao primeiro vídeo, o nome disso é Epoxy. Há quem goste... Eu já prefiro a escala "crua"
Quando ao primeiro vídeo, o nome disso é Epoxy. Há quem goste... Eu já prefiro a escala "crua"
Coder- Membro
Obrigado galera, vou pesquisar sobre esse Epoxy, não conhecia.
osmar.carvalhoii- Membro
Roundwound nos meus fretless, no máximo, pressure wound.
JAZZigo- FCBR-CT
Se jogar epoxy em cima, pode usar roundwound tranquilo em qualquer braço? Que não vai agredir?
osmar.carvalhoii- Membro
Eu achava que era a solução definitiva , até ver um baixo fretless com esse tipo de verniz (pra mim parece um verniz , é vidrificado , sei lá ) e uma pequena parte da escala estava danificado aparentemente .
Acho que também deve alterar timbre , faz sentido Jazzigo ?
Acho que também deve alterar timbre , faz sentido Jazzigo ?
Sidnei D Ferreira- Membro
osmar.carvalhoii escreveu:Se jogar epoxy em cima, pode usar roundwound tranquilo em qualquer braço? Que não vai agredir?
Cara, não é adamantium ou vibranium, mas dura muito mais sim. E a galera faz um coat bem grosso, de forma que vez em quando rola lixar e polir.
Já vi nego que coloca super bonder na escala. Funciona mas é complicado de fazer.
gloliveira gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:osmar.carvalhoii escreveu:Se jogar epoxy em cima, pode usar roundwound tranquilo em qualquer braço? Que não vai agredir?
Cara, não é adamantium ou vibranium, mas dura muito mais sim. E a galera faz um coat bem grosso, de forma que vez em quando rola lixar e polir.
Já vi nego que coloca super bonder na escala. Funciona mas é complicado de fazer.
Mas o epóxi tu acha que rola só com luthier? Eu vi uns vidros disso no mercado livre, será que não é só passar não? Hahaha
"Eu achava que era a solução definitiva , até ver um baixo fretless com esse tipo de verniz (pra mim parece um verniz , é vidrificado , sei lá ) e uma pequena parte da escala estava danificado aparentemente .
Acho que também deve alterar timbre , faz sentido Jazzigo ? "
Mas é tipo um verniz mesmo, pelo que to pesquisando, só que ele realmente cria uma nova camada. É uma parada mais forte.
osmar.carvalhoii- Membro
Tem que respeitar o raio da escala né? Tipo, se você for boladão de trabalho manual até faz, mas é tretado. E não, não é só passar...
E sim, muda o som.
Rola também comprar um baixo Pedulla, que vem assim de fábrica.
Foto:
E sim, muda o som.
Foto:
Meu fretless tem roundwounds mesmo e a escala dele só tem madeira. Até agora tudo bem...
Esse tópico - e todo esse papo sobre material de escalas - me fez lembrar de uma de minhas eternas GASes...
Esse tópico - e todo esse papo sobre material de escalas - me fez lembrar de uma de minhas eternas GASes...
allexcosta escreveu:Tem que respeitar o raio da escala né? Tipo, se você for boladão de trabalho manual até faz, mas é tretado. E não, não é só passar...
E sim, muda o som.
Foto:
Muito obrigado, esclareceu bem.
osmar.carvalhoii- Membro
As flatwounds da Rotosound (77, salvo engano) parece q soam como roundwound.
fheliojr- Membro
^
De fato, as Rotosound Jazz Bass 77, com wrap em Monel 400, são as flatwound mais brilhantes que conheço, mas dizer que soam como roundwound já é exagero.
De fato, as Rotosound Jazz Bass 77, com wrap em Monel 400, são as flatwound mais brilhantes que conheço, mas dizer que soam como roundwound já é exagero.
JAZZigo- FCBR-CT
Sim, o timbre fica mais brilhante, chorão e as cordas estalam mais alto em contado com a escala. Tem gente que não curte. Outros dizem que soa meio artificial, mas acho que depende do baixo como um todo e do gosto de cada um evidentemente.osmar.carvalhoii escreveu:Acho que também deve alterar timbre , faz sentido Jazzigo ?
JAZZigo- FCBR-CT
Meu negócio é preço!
Precisaria de um luthier para por essa camada no baixo, mas eu não quero ir em luthier, logo eu teria que usar flatwound provavelmente, mas encordamento flatwound tá 300 reais no Brasil, má que beleza!
isso 4 cordas!!!!! Quero nem ver 5, se tiver... Antigamente havia as NIGs Flatwound, que era uma porcaria, mas eram acessíveis
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1016913963-corda-baixo-lisa-flatwould-alice-a628-45-_JM
Precisaria de um luthier para por essa camada no baixo, mas eu não quero ir em luthier, logo eu teria que usar flatwound provavelmente, mas encordamento flatwound tá 300 reais no Brasil, má que beleza!
isso 4 cordas!!!!! Quero nem ver 5, se tiver... Antigamente havia as NIGs Flatwound, que era uma porcaria, mas eram acessíveis
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1016913963-corda-baixo-lisa-flatwould-alice-a628-45-_JM
Última edição por osmar.carvalhoii em Qui Mar 14, 2019 9:21 pm, editado 1 vez(es)
osmar.carvalhoii- Membro
Quando aparece um espaço nas contas, vou pegar um desses. Já vem fretless já de fábrica.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1134510543-sjb-62-ftor-3ts-sx-baixo-fretless-jazz-sunburst-bass-4-c-_JM?quantity=1&variation=32802030999
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1134510543-sjb-62-ftor-3ts-sx-baixo-fretless-jazz-sunburst-bass-4-c-_JM?quantity=1&variation=32802030999
osmar.carvalhoii- Membro
osmar.carvalhoii escreveu:Meu negócio é preço!
300 reais num jogo de cordas?
Realmente estou por fora dos preços... Aliás, nem me lembro de quando comprei cordas pela ultima vez...
Meus baixos ficam sempre dentro de capas, para os encordoamentos durarem o máximo possível.
osmar.carvalhoii- Membro
osmar.carvalhoii escreveu:Meu negócio é preço!
Não entendo a resistência de muitos em importar cordas.
fheliojr- Membro
^ Não compensa. Um jogo de Elixir 5 cordas está beirando U$40. O frete costuma ficar quase o mesmo preço. No Ebay você acha por bem menos, mas não é garantido que são cordas originais.
Um simulação tosca:
- Cordas: $40.00
- Frete (USPS): $35.00
- Total U$: $75.00
- IOF: 6%
Sub Total R$: 306,34
- Taxa Correios: R$15,00 (Baseando nas minhas duas últimas importações de escudos)
Se a pessoa escolher por algum carrier, piorou. +60%
Total: 321,34
Mesmo jogo de cordas NOVO no Brasil:
Americanas: 349,00
Mercado Livre: 270,00
Um simulação tosca:
- Cordas: $40.00
- Frete (USPS): $35.00
- Total U$: $75.00
- IOF: 6%
Sub Total R$: 306,34
- Taxa Correios: R$15,00 (Baseando nas minhas duas últimas importações de escudos)
Se a pessoa escolher por algum carrier, piorou. +60%
Total: 321,34
Mesmo jogo de cordas NOVO no Brasil:
Americanas: 349,00
Mercado Livre: 270,00
Coder- Membro
ˆ
Importo cordas frequentemente e esta foi a mais recente encomenda, para o meu Fender Musicmaster Bass (2 encordoamentos flatwound short scale):
Por razões de data na cotação do dólar , na fatura do meu cartão de crédito, foram debitados exatamente R$ 279,51 (produto + frete) e R$ 17,83 de IOF, totalizando R$ 297,51, ou seja, cada encordoamento me custou R$ 148,67 e nada mais. Ressalto que tenho importado de 2 a 4 encordoamentos por vez e sempre assim, há mais de 4 anos, com isenção do Imposto de Importação e da Taxa de Despacho dos Correios.
Acho que vale a pena arriscar, pelo menos uma primeira vez.
Importo cordas frequentemente e esta foi a mais recente encomenda, para o meu Fender Musicmaster Bass (2 encordoamentos flatwound short scale):
Por razões de data na cotação do dólar , na fatura do meu cartão de crédito, foram debitados exatamente R$ 279,51 (produto + frete) e R$ 17,83 de IOF, totalizando R$ 297,51, ou seja, cada encordoamento me custou R$ 148,67 e nada mais. Ressalto que tenho importado de 2 a 4 encordoamentos por vez e sempre assim, há mais de 4 anos, com isenção do Imposto de Importação e da Taxa de Despacho dos Correios.
Acho que vale a pena arriscar, pelo menos uma primeira vez.
Última edição por JAZZigo em Sex Mar 15, 2019 11:38 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
^ O bom é que aproveita o mesmo frete!
Sabe aquele escudo que comprei na WD? Pedi Simulated Carbon Fiber e me mandaram um modelo errado
Falei com eles e logo em seguida despacharam o modelo correto. Os dois passaram tranquilos pela alfândega e paguei somente uma guia de R$15,00.
A maior burrada que fiz até hoje foi ter comprado escolhendo o envio via FedEX. Cobraram 60% do valor final e ficou quase o valor do produto...
Sabe aquele escudo que comprei na WD? Pedi Simulated Carbon Fiber e me mandaram um modelo errado
Falei com eles e logo em seguida despacharam o modelo correto. Os dois passaram tranquilos pela alfândega e paguei somente uma guia de R$15,00.
A maior burrada que fiz até hoje foi ter comprado escolhendo o envio via FedEX. Cobraram 60% do valor final e ficou quase o valor do produto...
Coder- Membro
Fui em uma loja aqui em Fortaleza pra comprar uma Batera nova pra igreja e perguntei pro vendedor qnt tava as cordas Ddadrio 5 cordas, ele me respondeu 308 reais... Eu perguntei se tava certo esse valor e ele me olhou meio com uma Cara de deboche... É isso mesmo,? Ddadrio tá 300 pilas?
NETOULTRA- Membro
NETOULTRA escreveu:Fui em uma loja aqui em Fortaleza pra comprar uma Batera nova pra igreja e perguntei pro vendedor qnt tava as cordas Ddadrio 5 cordas, ele me respondeu 308 reais... Eu perguntei se tava certo esse valor e ele me olhou meio com uma Cara de deboche... É isso mesmo,? Ddadrio tá 300 pilas?
eh mano..... compensando mais pagar 400 na elixir, q dura umas 4x mais...
tá absurdo os preços
vinibassplayer- Membro
Essa sempre foi uma curiosidade minha.
Sempre gostei mais do som das Round do que das Flat.
Será que existe algum tipo de proteção básica para colocar numa escala de Rosewood que não seja essa vitrificação ai? Eu só fico imaginando a Round arranhando tudo.
Sempre gostei mais do som das Round do que das Flat.
Será que existe algum tipo de proteção básica para colocar numa escala de Rosewood que não seja essa vitrificação ai? Eu só fico imaginando a Round arranhando tudo.
Renato Aversari- Membro
E aquelas encapadas, como a DR Strings, não dariam alguma proteção à escala?
mblacerda- Membro
Renato Aversari escreveu:Será que existe algum tipo de proteção básica para colocar numa escala de Rosewood que não seja essa vitrificação ai?
Que eu saiba não.
mblacerda escreveu:E aquelas encapadas, como a DR Strings, não dariam alguma proteção à escala?
Mínima ou nenhuma.
vinibassplayer escreveu:NETOULTRA escreveu:Fui em uma loja aqui em Fortaleza pra comprar uma Batera nova pra igreja e perguntei pro vendedor qnt tava as cordas Ddadrio 5 cordas, ele me respondeu 308 reais... Eu perguntei se tava certo esse valor e ele me olhou meio com uma Cara de deboche... É isso mesmo,? Ddadrio tá 300 pilas?
tá absurdo os preços
Bota absurdo nisso, com 400 reais vc compra varios instrumentos... Nao justifica...
NETOULTRA- Membro
Coder escreveu:^ Não compensa...
Eu comprava dois jogos por vez e compensava.
NETOULTRA escreveu:...Ddadrio tá 300 pilas?
#$$#%@¨!¨!%@#!#$
fheliojr- Membro
Daqui a pouco nem compro mais corda, compro baixos... 400 reais, Tagima TBM tu acha usado semi-novo, em perfeito estado, direto por 600 reais no ML, só vigiar ¬¬"
Importar corda corre o risco de eu ser taxado? Parece que não pode passar de 60 dólares né?! Ao contrário você não é taxado. Vou olhar agora como tá os preços no exterior
Importar corda corre o risco de eu ser taxado? Parece que não pode passar de 60 dólares né?! Ao contrário você não é taxado. Vou olhar agora como tá os preços no exterior
osmar.carvalhoii- Membro
^ É mais simples do que parace, Osmar! Dá uma olhada no link:
https://www.contrabaixobr.com/t25916p500-loja-bass-strings-online
afonsodecampos- Membro
NETOULTRA escreveu:vinibassplayer escreveu:NETOULTRA escreveu:Fui em uma loja aqui em Fortaleza pra comprar uma Batera nova pra igreja e perguntei pro vendedor qnt tava as cordas Ddadrio 5 cordas, ele me respondeu 308 reais... Eu perguntei se tava certo esse valor e ele me olhou meio com uma Cara de deboche... É isso mesmo,? Ddadrio tá 300 pilas?
tá absurdo os preços
Bota absurdo nisso, com 400 reais vc compra varios instrumentos... Nao justifica...
Já comprei instrumentos por menos de 400 reais...
afonsodecampos escreveu:^ É mais simples do que parace, Osmar! Dá uma olhada no link:
NOSSAAAAAAAA!!
Muito barato O>OOOOOOOOOOOOOOOOO
Perfeito para comprar flatwound pelo menos.
osmar.carvalhoii- Membro
fheliojr escreveu:NETOULTRA escreveu:...Ddadrio tá 300 pilas?
#$$#%@¨!¨!%@#!#$
Macacos me mordam!
Há alguns anos atrás comprei uma guitarra por 300 reais...
^ Na época em q eu usava D´Addario, um jogo de 4 cordas .045 custava 102 reais.
fheliojr- Membro
CAra, as Tapewound sim... As Roundwound "coated"(que eu uso) não, tem a mesma textura das round normais.mblacerda escreveu:E aquelas encapadas, como a DR Strings, não dariam alguma proteção à escala?
Em tempo, vi esse video hoje comparando Round com Flat num fretless:
Stormbringer- Membro
Minha humilde opinião, sem saber se isto foi abordado nos comentários acima, pois li os 3 primeiros, apenas:
O ato de tocar um baixo fretless, ação das mãos no instrumento, pode ser diferente em alguns aspectos, daquele de um baixo com trastes.
EU, particularmente, tenho estudado e me dedicado a tocar com bastante suavidade, não só a mão direita como a esquerda.
Para mim, o baixo canta mais, fica mais parecido com aquelas vozes do Canto Gregoriano, e fica mais fácil você decidir "como quer a nota tocada, afinada".
Uso cordas Nylon Tapewounds, e não tem nada melhor em mina opinião. Alguns dizem que este tipo de cordas "chora pouco", mas acredito que seja mais "como tocar e ONDE tocar". Mas, admito, tem aí um caráter bem pessoal, também. Além do quê, este tipo de corda dura até acabar. No meu fretless as cordas já tem uns 3 anos ou mais, e tá ótimo!!! Ainda estão quase zero para o meus ouvidos e gosto.
Não uso epoxi, pois gosto de um timbre mais fechado. Este negócio de muito médio é coisa de escandaloso!!!
O ato de tocar um baixo fretless, ação das mãos no instrumento, pode ser diferente em alguns aspectos, daquele de um baixo com trastes.
EU, particularmente, tenho estudado e me dedicado a tocar com bastante suavidade, não só a mão direita como a esquerda.
Para mim, o baixo canta mais, fica mais parecido com aquelas vozes do Canto Gregoriano, e fica mais fácil você decidir "como quer a nota tocada, afinada".
Uso cordas Nylon Tapewounds, e não tem nada melhor em mina opinião. Alguns dizem que este tipo de cordas "chora pouco", mas acredito que seja mais "como tocar e ONDE tocar". Mas, admito, tem aí um caráter bem pessoal, também. Além do quê, este tipo de corda dura até acabar. No meu fretless as cordas já tem uns 3 anos ou mais, e tá ótimo!!! Ainda estão quase zero para o meus ouvidos e gosto.
Não uso epoxi, pois gosto de um timbre mais fechado. Este negócio de muito médio é coisa de escandaloso!!!
Tarcísio Caetano- Membro
atualmente uso em meu SX Fretless o encordoamento Strinberg SB45 0.45. Faz um ano e n machucou o braço, TB n tenho outro instrumento (a n ser o violino) e por isso só sei tocar com a suavidade q o instrumento sem aquelas barrinhas no meio... eca, os trastes pedem. no contrabaixo, antes tinha baixolao, eu costumava (vou mudar isso) n trocar as cordas nunca, ou ferver... espero trocar esse jogo atual daqui alguns meses no conjunto GHS flatwound q comprei em outubro/2018.
sobre a questão de machucar ou n a escala vou afirmar que no baixolão eu machuquei muito a escala tocando, primeiro pq eu n sabia nada das técnicas para tocar Fretless corretamente, segundo q eu n sabia, literalmente, tocar contrabaixo. n machucou tanto o braço do Phoenix Baixolão... com esse SX, q comprei usado, provavelmente Fretless d fábrica e até hj só com roundwound, n tem marcas mto fortes na escala, apenas arranhados mínimos.
como li em tópicos mais antigos, n tem como fazer um buraco na escala. alguns usuários de fato utilizam a epoxi e pelo q lembro, os Squier Fretless bem com escala em epoxi too
sobre a questão de machucar ou n a escala vou afirmar que no baixolão eu machuquei muito a escala tocando, primeiro pq eu n sabia nada das técnicas para tocar Fretless corretamente, segundo q eu n sabia, literalmente, tocar contrabaixo. n machucou tanto o braço do Phoenix Baixolão... com esse SX, q comprei usado, provavelmente Fretless d fábrica e até hj só com roundwound, n tem marcas mto fortes na escala, apenas arranhados mínimos.
como li em tópicos mais antigos, n tem como fazer um buraco na escala. alguns usuários de fato utilizam a epoxi e pelo q lembro, os Squier Fretless bem com escala em epoxi too
hunta- Membro
Sugiro que você use La Bella Black Nylon Tapewound, que são Roundwounds com a cobertura de Nylon. Meu Squier VM Fretless veio com elas e o som ficava MUITO brilhante. Como prefiro um som mais grave e fechado troquei pelas Rotosound Thru Bass 88 que são Flatwound com a cobertura de Nylon, e ficou mais no meu estilo.
Essa La Bella vai te dar a proteção e o timbre que você deseja...
Essa La Bella vai te dar a proteção e o timbre que você deseja...
Victorpsilva- Membro
Eu tinha um SX SPB57 (o Sx tipo Precision), com escala clara. Converti para fretless. Mesmo com flatwounds a escala estava ficando rapidamente marcada. Por ser escala clara, ficavam escancarados cada golpe na escala. Mesmo sendo cordas lisas a escala leva porradas. Mas também a minha escala tava sem verniz, nem nada, só no pelo, kkkk.
Mas imagino que com roundwound seja umas 2x pior, hehe.
Mas conversando com o luthier, ele disse que não era motivo de preocupação, que demoraria tempo pra isso começar a dar algum problema na tocabilidade, e que a solução nivelando a escala novamente era simples de fazer.
Mas imagino que com roundwound seja umas 2x pior, hehe.
Mas conversando com o luthier, ele disse que não era motivo de preocupação, que demoraria tempo pra isso começar a dar algum problema na tocabilidade, e que a solução nivelando a escala novamente era simples de fazer.
Última edição por Jãozeiro em Seg Abr 15, 2019 12:03 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
JAZZigo escreveu:^
Saberia dizer comparadas às Chromes?
Quero muito as Chromes, mas agora que vi vocês mencionando essa característica das flats Rotosound, e sendo 10 trumps mais baratas que as D'addario, quem sabe...
Jãozeiro- Membro
Victorpsilva escreveu:Sugiro que você use La Bella Black Nylon Tapewound...
Minha experiência com elas é oposta à sua, achei o som delas bem dark, como eu já esperavam, por elas serem tapewound.
fheliojr- Membro
^Você tem um fretless também?
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:^Você tem um fretless também?
Tive um jazz bass 60´s comum, por 3 anos, com este mesmo encordoamento (q, de tão caro, resolvi manter ). De forma alguma o timbre deste era ruim, mas era bem fechado.
fheliojr- Membro
Pessoal, vou deixar aqui uma pergunta aos paulistanos: Consigo comprar cordas flatwound na região da Santa Ifigênia ou na Teodoro Sampaio? Estou para ir a SP agora no meio do ano e aqui no RJ está praticamente impossível de encontrá-las. No meu fretless estou usando roundwound, mas queria experimentar as flat.
RLugão- Membro
RLugão, com toda certeza você consegue.
Mas separa aí 350, 400, 450 reais.
Mas separa aí 350, 400, 450 reais.
Jãozeiro- Membro
RLugao, não seria uma opção comprar pela Net?
Dê uma olhada em bons vendedores do mercado livre (reputação boa e vendendo a mais de meses, pelo menos).
Abraço
Dê uma olhada em bons vendedores do mercado livre (reputação boa e vendendo a mais de meses, pelo menos).
Abraço
AndréBurger- Membro
Muito obrigado Jãozeiro e AndréBurger! Vou pesquisar sim!
RLugão- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2