Conversão de baixo ativo em passivo - vídeo
4 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Conversão de baixo ativo em passivo - vídeo
Saudações.
Desconheço completamente o universo elétrico que se esconde nas entranhas dos baixos mas já li neste Fórum que é possível transformar um baixo ativo em passivo simplesmente respeitando as características dos captadores, os potenciômetros e capacitores. Mas, graças à minha limitação, não conseguia imaginar como se daria essa tal conversão. Eis que me deparei com esse vídeo (dividido em duas partes) e gostaria de saber, dos membros daqui, se esse procedimento foi realizado corretamente pelo profissional.
Desde já, agradeço.
Desconheço completamente o universo elétrico que se esconde nas entranhas dos baixos mas já li neste Fórum que é possível transformar um baixo ativo em passivo simplesmente respeitando as características dos captadores, os potenciômetros e capacitores. Mas, graças à minha limitação, não conseguia imaginar como se daria essa tal conversão. Eis que me deparei com esse vídeo (dividido em duas partes) e gostaria de saber, dos membros daqui, se esse procedimento foi realizado corretamente pelo profissional.
Desde já, agradeço.
Última edição por WHead em Qui Mar 14, 2019 1:20 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adequação do título)
Re: Conversão de baixo ativo em passivo - vídeo
Isso é um sim ou um não?Raul S. escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t40499-tem-como-resolver-isso
o tópico fala sobre o mesmo tutorial: /watch?v=PlRzcnRzVW0WHead escreveu:Isso é um sim ou um não?Raul S. escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t40499-tem-como-resolver-isso
Raul S.- Membro
Entendi.
Tirando essa peculiaridade de alguns captadores ativos que podem ter como característica a captação de um sinal mais fraco que o circuito (pré) amplificaria, existe mais algum detalhe que o vídeo não previu? Desde já, agradeço as contribuições.
A propósito: fiquei na dúvida sobre a questão dos potenciômetros mas fica mais fácil de entender acompanhando esse vídeo:
(obs.: se esse tópico estiver em desacordo com as orientações do Fórum, peço por gentileza que me desculpem pois julguei ser uma dúvida diferente. Se necessário, sintam-se à vontade para tomar as devidas providências.)
Tirando essa peculiaridade de alguns captadores ativos que podem ter como característica a captação de um sinal mais fraco que o circuito (pré) amplificaria, existe mais algum detalhe que o vídeo não previu? Desde já, agradeço as contribuições.
A propósito: fiquei na dúvida sobre a questão dos potenciômetros mas fica mais fácil de entender acompanhando esse vídeo:
(obs.: se esse tópico estiver em desacordo com as orientações do Fórum, peço por gentileza que me desculpem pois julguei ser uma dúvida diferente. Se necessário, sintam-se à vontade para tomar as devidas providências.)
"Pra transformar um baixo passivo em ativo, você tem que mudar os captadores, os captadores tem que ser ativos. Esses aqui são ativos."WHead escreveu:Saudações.
Desde já, agradeço.
No primeiro vídeo, ambas as afirmações transcritas acima estão incorretas. 1º: um baixo passivo pode ser transformado em ativo com a simples instalação de um buffer/booster/EQ onboard, mantendo-se os captadores originais (passivos). 2º: os captadores do Strinberg em tela são passivos e não, ativos.
P.S.: Se os captadores forem ativos, não há como transformá-los em passivos, sobretudo porque seus circuitos costumam vir cobertos/selados por resina epóxi.
Captador ativo:
JAZZigo- FCBR-CT
Entendi.JAZZigo escreveu:P.S.: Se os captadores forem ativos, não há como transformá-los em passivos, sobretudo porque seus circuitos costumam vir cobertos/selados por resina epóxi.
Sobre a forma como foi feita, os componentes, os locais das soldas, os fios, modo de aterramentos.. você(s) acha(m) que funcionaria conforme o vídeo (desde que os captadores fossem adequados)?
Pergunto isso porque mesmo sem entender nada de eletrônica achei bem simples essa conversão..
Funciona sem erro. O que vai mudar é que o ganho vindo do baixo será menor. Recomendaria a instalação de um tone pra ter o controle de agudo na mão.
arturbmallmann- Membro
Entendi.arturbmallmann escreveu:Funciona sem erro. O que vai mudar é que o ganho vindo do baixo será menor. Recomendaria a instalação de um tone pra ter o controle de agudo na mão.
Muito obrigado.
não está em desacordo com nada não; fique tranquilo. como lembrei da discussão e do vídeo acabei encaminhando o link do tópico por mera praticidade e por não ter nada a acrescentar. como respondi direto com um link pode parecer que o fiz de má vontade, mas a intenção foi te dar um material de apoio enquanto os demais membros não se manifestam.WHead escreveu:(obs.: se esse tópico estiver em desacordo com as orientações do Fórum, peço por gentileza que me desculpem pois julguei ser uma dúvida diferente. Se necessário, sintam-se à vontade para tomar as devidas providências.)
Raul S.- Membro