Ajuda com timbragem - Ressonância
+8
Coder
BLZENI
allexcosta
joabi
JAZZigo
arturbmallmann
Mauricio Luiz Bertola
rgjunior
12 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com timbragem - Ressonância
Prezados amigos e amigas do grave.
Venho enfrentando um problema ao tocar numa gig em um local específico.
Noto que quando dou a nota B, em qualquer posição do braço, há uma sobra enorme de um harmônico sub grave que incomoda bastante, tipo uma ressonância "eterna".
O local não é preparado acusticamente para shows, porém, já toquei em locais piores.
O grande problema que eu noto lá é: Vidros atrás do palco. Bem perto mesmo. Coisa de só 20 a 30 cm de distância.
Já fiz de tudo. Tirei médios graves do amp, médio do baixo, e nada resolve definitivamente.
Em outros locais, o som fica pesado e limpo.
Meu setup: Behringer BX1800 (Falante de 12" - 180Watts de potência)
Baixo Tagima TBM 5 - Cordas Dr. Strings Neon .45
Alguma ajuda de como posso resolver isso ? Alguma frequência específica que seja na região do B ?
Carpete atrás do amp do bass? Não sei mais o que fazer.
Forte abraço !
Venho enfrentando um problema ao tocar numa gig em um local específico.
Noto que quando dou a nota B, em qualquer posição do braço, há uma sobra enorme de um harmônico sub grave que incomoda bastante, tipo uma ressonância "eterna".
O local não é preparado acusticamente para shows, porém, já toquei em locais piores.
O grande problema que eu noto lá é: Vidros atrás do palco. Bem perto mesmo. Coisa de só 20 a 30 cm de distância.
Já fiz de tudo. Tirei médios graves do amp, médio do baixo, e nada resolve definitivamente.
Em outros locais, o som fica pesado e limpo.
Meu setup: Behringer BX1800 (Falante de 12" - 180Watts de potência)
Baixo Tagima TBM 5 - Cordas Dr. Strings Neon .45
Alguma ajuda de como posso resolver isso ? Alguma frequência específica que seja na região do B ?
Carpete atrás do amp do bass? Não sei mais o que fazer.
Forte abraço !
rgjunior- Membro
Re: Ajuda com timbragem - Ressonância
Complementando, pois esqueci dessa informação.
O piso é de uma espécie de tábua corrida. Laminas finas e bem duro.
rgjunior- Membro
Se é num local específico não há como resolver fácil.
Dá pra mascarar com um equalizador, "reduzindo" essa frequência específica.
Outra coisa: Seu amp não deve ficar no chão, mas num suporte ou mesmo sobre uma caixa de cerveja (que é o que eu uso); colocar o amp um pouco mais distante da parede também.
Outra coisa: Seu amp não deve ficar no chão, mas num suporte ou mesmo sobre uma caixa de cerveja (que é o que eu uso); colocar o amp um pouco mais distante da parede também.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Já toquei em situação parecida em um local e era com o bendito Lá o meu problema. Sonorizando somente com seu cubo? Eu tentaria reposicionar ele totalmente se não der diminuir os graves mesmo. Ressonância é um troço chato mesmo.
arturbmallmann- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se é num local específico não há como resolver fácil.
Obrigado pela atenção.
Pensei em comprar essas placas de revestimento de estúdio.
Essas compostas por um material semelhante à espuma, porém com a finalidade de absorver o som e impactos e colocar uma embaixo do amp e outra atrás, entre o amp e o vidro, pois não consigo afastá-lo muito da parede.
Será que é um bom caminho a seguir ?
rgjunior- Membro
arturbmallmann escreveu:Já toquei em situação parecida em um local e era com o bendito Lá o meu problema. Sonorizando somente com seu cubo? Eu tentaria reposicionar ele totalmente se não der diminuir os graves mesmo. Ressonância é um troço chato mesmo.
Sonorizando somente com o amp. O local não é grande. E o mais engraçado é que o show não é "alto". Já reposicionei de todas as formas. Acho que a solução é isolar o amp ou identificar a frequência. Porém não sou muito bom com frequências (ainda estou estudando essa engenharia de som)
É muito chato. Tira todo o T de tocar.
rgjunior- Membro
Pode ser, mas se o espaço não é seu... Fica difícil...rgjunior escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se é num local específico não há como resolver fácil.
Obrigado pela atenção.
Essas compostas por um material semelhante à espuma, porém com a finalidade de absorver o som e impactos e colocar uma embaixo do amp e outra atrás, entre o amp e o vidro, pois não consigo afastá-lo muito da parede.
Mas ajuda um pouco.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pode ser, mas se o espaço não é seu... Fica difícil...rgjunior escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se é num local específico não há como resolver fácil.
Obrigado pela atenção.
Mas ajuda um pouco.
Penso em levar as placas soltas todas as vezes que for tocar lá. Vou encomendar. Estão baratinhas no Mercado Livre. É uma tentativa.
rgjunior- Membro
Pior que na vez que me aconteceu acharam que eu estava com o volume alto. Até que dei umas paradas no lá pra mostrar q não era o volume... até o lá do violão do vocalista ressonou. Me estresessei muito aquele dia. O jeito pra terminar a noite foi sustentar o lá por menos tempo e menos força.
Talvez com um equalizador gráfico até conseguiria diminuir a faixa mais crítica. Mas a tentativa com as placas é interessante.
Ah.. Pode parecer uma ideia meio estranha, mas já tentou inverter o cubo? Por ele literalmente de frente à parede? Geralmente eles tem os dutos para trás e neles que vc sente as frequências mais baixas. A propagação do grave não muda tanto porém talvez não afete tanto o vidro.
Talvez com um equalizador gráfico até conseguiria diminuir a faixa mais crítica. Mas a tentativa com as placas é interessante.
Ah.. Pode parecer uma ideia meio estranha, mas já tentou inverter o cubo? Por ele literalmente de frente à parede? Geralmente eles tem os dutos para trás e neles que vc sente as frequências mais baixas. A propagação do grave não muda tanto porém talvez não afete tanto o vidro.
arturbmallmann- Membro
Seu amplificador é relativamente pequeno para gerar um problema tão grande, o que nos leva a concluir que a acústica do ambiente é péssima. Sugestão nº1: cubra toda a parede de vidro com uma manta, lona ou cortina de tecido grosso. Sugestão nº 2: esqueça a 5ª corda, rearranjando as bass lines ou transpondo as músicas.rgjunior escreveu:Noto que quando dou a nota B, em qualquer posição do braço, há uma sobra enorme de um harmônico sub grave que incomoda bastante, tipo uma ressonância "eterna".
JAZZigo- FCBR-CT
Algumas fotos do local ajudariam bastante.
Tenho impressão de que não é só o vidro que causa essa ressonância, mas tente eliminar toda a vibração, travando o vidro, e coloque uma cortina grande ou tecido grosso absorvente, como o JAZZigo falou.
Tenho impressão de que não é só o vidro que causa essa ressonância, mas tente eliminar toda a vibração, travando o vidro, e coloque uma cortina grande ou tecido grosso absorvente, como o JAZZigo falou.
joabi- Eterno Colaborador
Fecha o captador do braço e cobre o vidro com carpete.
allexcosta- Administrador
Obrigado pelas dicas, meus amigos.
Sexta tenho show neste local e tentarei todas essas possibilidades citadas. (Menos fechar o cap do braço pois meu bass é modelo MM)
Vou tirar fotos do ambiente também para que vocês vejam.
Caro amigo JAZZigo, o que mais me intriga é que TODA nota B que dou, em qualquer parte do braço, causa esse efeito indesejado.
Um forte abraço!
Sexta tenho show neste local e tentarei todas essas possibilidades citadas. (Menos fechar o cap do braço pois meu bass é modelo MM)
Vou tirar fotos do ambiente também para que vocês vejam.
Caro amigo JAZZigo, o que mais me intriga é que TODA nota B que dou, em qualquer parte do braço, causa esse efeito indesejado.
Um forte abraço!
rgjunior- Membro
Em tempo, estou prestes a adquirir um JB ou PB (ainda não decidi) passivo.
Será que, pelo fato do ganho de saída ser menor e o som mais "magro" que o meu atual, o problema seria corrigido ou atenuado ?
Será que, pelo fato do ganho de saída ser menor e o som mais "magro" que o meu atual, o problema seria corrigido ou atenuado ?
rgjunior- Membro
Tive esse problema ontem, mas com a nota Dó
BLZENI- Membro
Ah tá! Agora faz sentido! Tinha entendido antes que era qualquer nota na corda B. Ratifico, então, minha primeira sugestão.rgjunior escreveu:Caro amigo JAZZigo, o que mais me intriga é que TODA nota B que dou, em qualquer parte do braço, causa esse efeito indesejado.
JAZZigo- FCBR-CT
Já aconteceu comigo e nunca encontrei uma explicação
Coder- Membro
allexcosta escreveu:Fecha o captador do braço e cobre o vidro com carpete.
É um TBM5 Allex, modelo MM.
rgjunior...vc já tocou com algum outro baixo nesse mesmo ambiente?
Não sei se seu baixo é original e me desculpe por escrever isso, mas o preamp desse tagima é ruim demais.
Tive um millenium que tem esse mesmo pré e o bicho dava som até de chorus, quando troquei o pré o baixo ficou decente. Quando tocava por exemplo o DÓ, RÉ, MI na corda SOL, la na parte aguda depois da casa 12, parecia que tinha um pedal de chorus ligado.
NeyBass- Membro
rgjunior escreveu:Complementando, pois esqueci dessa informação.
Isso pode estar atrapalhando mais do que a questão dos vidros. A madeira do piso pode estar favorecendo essa ressonância.
Os vidros tendem a vibrar com som de chiado quando são estimulados por certas frequências graves, como quando exageramos no volume do amp em casa e os vidros tremem, ou como naqueles carros em que algum abestalhado coloca uma caixa de som com subwoofer onde deveria ficar a mala, e depois toca um funk pancadão, e a cada batida parece que os vidros vão explodir.
Eu seguiria as dicas do Bertola. Coloca o amp fora do chão, em cima de algum suporte.
Renato Aversari- Membro
NeyBass escreveu:allexcosta escreveu:Fecha o captador do braço e cobre o vidro com carpete.
É um TBM5 Allex, modelo MM.
rgjunior...vc já tocou com algum outro baixo nesse mesmo ambiente?
Não sei se seu baixo é original e me desculpe por escrever isso, mas o preamp desse tagima é ruim demais.
Tive um millenium que tem esse mesmo pré e o bicho dava som até de chorus, quando troquei o pré o baixo ficou decente. Quando tocava por exemplo o DÓ, RÉ, MI na corda SOL, la na parte aguda depois da casa 12, parecia que tinha um pedal de chorus ligado.
Sim. O baixo é original. Já ouvi falar mal desse pré mesmo. Penso em trocar em breve, porém antes vou adquirir um JB ou PB de 4 cordas passivo (Estou sentindo a necessidade desse timbre mais vintage).
O meu tinha o problema de tocar rádio (esquisito demais) mas resolvi com uma boa blindagem e troca dos fios da elétrica por fios mais robustos.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de tocar com outro instrumento nesse local. Antes de adquirir o JB ou PB vou tentar arranjar algum emprestado para fazer o teste.
rgjunior- Membro
Renato Aversari escreveu:rgjunior escreveu:Complementando, pois esqueci dessa informação.
Isso pode estar atrapalhando mais do que a questão dos vidros. A madeira do piso pode estar favorecendo essa ressonância.
Os vidros tendem a vibrar com som de chiado quando são estimulados por certas frequências graves, como quando exageramos no volume do amp em casa e os vidros tremem, ou como naqueles carros em que algum abestalhado coloca uma caixa de som com subwoofer onde deveria ficar a mala, e depois toca um funk pancadão, e a cada batida parece que os vidros vão explodir.
Eu seguiria as dicas do Bertola. Coloca o amp fora do chão, em cima de algum suporte.
Vou seguir suas dicas e as do Bertola.
Tenho um banco de madeira em casa, maciço, com uns 20 cm de altura. Vou revesti-lo de carpete e levar como suporte, bem como colocar aqueles pezinhos de carpete anti-derrapantes. Tomara que funcione.
Tocar sem ter prazer com sua própria timbragem é muito frustrante.
rgjunior- Membro
Amp no chão, em piso de madeira dá bastante acoplamento de frequencia e pode gerar ressonâncias. Palcos suspensos de madeira, então, vira um woofer gigante! A dica de tirar o amp do chão é boa, assim como aproximar ou afastar o amp das paredes laterais e traseira. Só experimentando pra saber o resultado.
Outro item que pode ajudar é um HPF ou High Pass Filter variável. Ele faz um corte abrubto das frequencias abaixo dum certo valor e ajudar a reduzir aquela sensação de graves embolados. Ainda não vi nenhum pedalzinho no mercado nacional com essa função, mas sei que a Zoom MS-60B tem ela embutida dentro do efeito "AcBsPre", no controle "Depth". Pedais gringos que fazem isso são o Micro Thumpinator, Broughton HPF e o Cave Passive Pedals Tighter Arse.
Outro item que pode ajudar é um HPF ou High Pass Filter variável. Ele faz um corte abrubto das frequencias abaixo dum certo valor e ajudar a reduzir aquela sensação de graves embolados. Ainda não vi nenhum pedalzinho no mercado nacional com essa função, mas sei que a Zoom MS-60B tem ela embutida dentro do efeito "AcBsPre", no controle "Depth". Pedais gringos que fazem isso são o Micro Thumpinator, Broughton HPF e o Cave Passive Pedals Tighter Arse.
Guga Ramone- Membro
Olá amigos,
vou dar alguns centavos de contribuição:
Todo ambiente fechado, produz um "fenômeno", ainda não explicado pela física,(não que eu saiba), onde um ganho de 6db/8ª é percebido a partir de determinada frequência(edit - da maior para a menor). Tudo indica que essa frequência é determinada pelas dimensões do ambiente.
Se você observa essa ressonância na nota "B" , significa que esse ambiente tem uma ressonância em torno de 30Hz (já que você falou em sub-graves) e seus harmônicos (já que são todas as notas "B").
Tendo a ressonância do ambiente, somada ao fenômeno que citei acima, é o caos em suas mãos.
Minha indicação de solução:
Põe um filtro (HPF) de 6db/8ª em torno de 123,47083Hz ("B" 2) , pra ter uma atenuação de 6db em 30,8677Hz ("B" 1). Isso deve amenizar o efeito da ressonância e anular o fenômeno de ganho, descrito acima.
Essa solução seria apenas para esse ambiente ao qual você se refere e dá pra fazer com capacitores. Você deve encontrar alguma literatura na NET.
Se tiver dificuldades, posso tentar te ajudar.
Abraço e desculpem a mensagem longa.
Todo ambiente fechado, produz um "fenômeno", ainda não explicado pela física,(não que eu saiba), onde um ganho de 6db/8ª é percebido a partir de determinada frequência(edit - da maior para a menor). Tudo indica que essa frequência é determinada pelas dimensões do ambiente.
Se você observa essa ressonância na nota "B" , significa que esse ambiente tem uma ressonância em torno de 30Hz (já que você falou em sub-graves) e seus harmônicos (já que são todas as notas "B").
Tendo a ressonância do ambiente, somada ao fenômeno que citei acima, é o caos em suas mãos.
Põe um filtro (HPF) de 6db/8ª em torno de 123,47083Hz ("B" 2) , pra ter uma atenuação de 6db em 30,8677Hz ("B" 1). Isso deve amenizar o efeito da ressonância e anular o fenômeno de ganho, descrito acima.
Essa solução seria apenas para esse ambiente ao qual você se refere e dá pra fazer com capacitores. Você deve encontrar alguma literatura na NET.
Última edição por Sandro Levi em Qua Mar 20, 2019 8:58 pm, editado 1 vez(es)
Sandro Levi- Membro
Guga Ramone escreveu:Amp no chão, em piso de madeira dá bastante acoplamento de frequencia e pode gerar ressonâncias. Palcos suspensos de madeira, então, vira um woofer gigante! A dica de tirar o amp do chão é boa, assim como aproximar ou afastar o amp das paredes laterais e traseira. Só experimentando pra saber o resultado.
Ótima dica, Guga!
Sandro Levi- Membro
Guga Ramone escreveu:Amp no chão, em piso de madeira dá bastante acoplamento de frequencia e pode gerar ressonâncias. Palcos suspensos de madeira, então, vira um woofer gigante! A dica de tirar o amp do chão é boa, assim como aproximar ou afastar o amp das paredes laterais e traseira. Só experimentando pra saber o resultado.
Obrigado pela dica. Vou estudar a possibilidade de testar um desses pedais.
rgjunior- Membro
Sandro Levi escreveu:Olá amigos,
Todo ambiente fechado, produz um "fenômeno", ainda não explicado pela física,(não que eu saiba), onde um ganho de 6db/8ª é percebido a partir de determinada frequência. Tudo indica que essa frequência é determinada pelas dimensões do ambiente.
Caro Sandro. Muito obrigado pela aula e pela dica.
Vou estudar como posso fazer esse corte de frequências. Se em algum pedal equalizador ou no próprio EQ gráfico do amp.
rgjunior- Membro
Prezados amigos.
Estou aqui para dar um retorno a todos que se dispuseram a me ajudar com esse problema.
Informo que levei um banco de madeira, revestido com carpete, com a finalidade de tirar o amp do chão.
RESOLVEU !!!
Consegui timbrar o baixo do jeito que gosto, com bastante peso (Afinal somos um trio e é fundamental o baixo preencher bem os espaços, principalmente nos solos) e o som ficou impecável.
Agradeço imensamente a todos pela ajuda e pelas idéias. É impressionante o quanto se aprende aqui neste espaço.
Um grande abraço a todos !
Estou aqui para dar um retorno a todos que se dispuseram a me ajudar com esse problema.
Informo que levei um banco de madeira, revestido com carpete, com a finalidade de tirar o amp do chão.
RESOLVEU !!!
Consegui timbrar o baixo do jeito que gosto, com bastante peso (Afinal somos um trio e é fundamental o baixo preencher bem os espaços, principalmente nos solos) e o som ficou impecável.
Agradeço imensamente a todos pela ajuda e pelas idéias. É impressionante o quanto se aprende aqui neste espaço.
rgjunior- Membro
Sempre bom o feedback.
É ótimo saber quando as possibilidades mais simples resolvem os problemas. Às vezes, mesmo sendo músicos experientes, falta-nos atenção a um pequeno detalhe dito dentro de uma postagem, como "piso de madeira".
É ótimo saber quando as possibilidades mais simples resolvem os problemas. Às vezes, mesmo sendo músicos experientes, falta-nos atenção a um pequeno detalhe dito dentro de uma postagem, como "piso de madeira".
Renato Aversari- Membro
rgjunior escreveu:Prezados amigos.
RESOLVEU !!!
Aprendi isso à muuuuiito tempo atrás: Quase nunca boto meu amp no chão...