Nossos timbres de Acústico prediletos
+4
Mayo Pamplona
edumalta
jones
LuCaSbass
8 participantes
Página 1 de 1
Nossos timbres de Acústico prediletos
Então galera,
queria saber quem é o(a) baixista cujo timbre faz vocês perderem a cabeça e/ou que servem como referencial de sonoridade que vocês gostaríam de atingir ou se aproximar.
Nesse quesito timbre, meu ídolo é o Ron carter, especialmente em 2 discos de trio com o Herbie Hancock e o Tony Williams. Mas em quase todas as gravações o timbre do mestre me chama atenção pela profundidade, a gordura (com definição) das notas e o roncado característico.
Toco acústico a pouco tempo, e gostaria de saber as preferências dos camaradas, inclusive pra ouvir e conhecer mais sobre as possibilidades de som desse instrumento que eu não consigo mais largar.
Abs,
S@Reston
- enquanto não fazem um Smiley com rabeção...
queria saber quem é o(a) baixista cujo timbre faz vocês perderem a cabeça e/ou que servem como referencial de sonoridade que vocês gostaríam de atingir ou se aproximar.
Nesse quesito timbre, meu ídolo é o Ron carter, especialmente em 2 discos de trio com o Herbie Hancock e o Tony Williams. Mas em quase todas as gravações o timbre do mestre me chama atenção pela profundidade, a gordura (com definição) das notas e o roncado característico.
Toco acústico a pouco tempo, e gostaria de saber as preferências dos camaradas, inclusive pra ouvir e conhecer mais sobre as possibilidades de som desse instrumento que eu não consigo mais largar.
Abs,
S@Reston
- enquanto não fazem um Smiley com rabeção...
Convidado- Convidado
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Bem, timbre de acustico pra mim é do Charlie Haden.
Apesar de gostar do Ron carter, não curto seu timbre, muitas gravações que tenho dele o timbre está muito metálico. Sou fã do Niels Pedersen tbm mas seu timbre não é meu favorito... Agora, o Haden tira um som lindo de seus instrumentos!
Apesar de gostar do Ron carter, não curto seu timbre, muitas gravações que tenho dele o timbre está muito metálico. Sou fã do Niels Pedersen tbm mas seu timbre não é meu favorito... Agora, o Haden tira um som lindo de seus instrumentos!
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Boa, Sá Reston!
Puxa, tem tantos músicos e músicas... Ron Carter e Charlie Haden são mestres! Eu vou ser um pouco mais direto, vou mostrar músicas específicas que estão na minha cabeça ultimamente.
Meu som de referência pra erudito é Bottesini, mas não vou colocar um vídeo de orquestra, e sim da luthieria do Thomas Martin, cuja música de fundo é Elegia nº1, executada por orquestra e o próprio luthier:
Esse vídeo eu descobri quando vi uns vídeos de jazz do Pattitucci e me perguntei que baixo com som fantástico era aquele (e olha que a gravação nem tá tão boa assim), tanto pra arco quanto pizzicato:
Entendam que a referência de som é cruzada: arte + excelente músico + excelente instrumento
Tenho a referência, mas estou anos-luz atrás de chegar a esse patamar. De qualquer maneira, como isso faz bem pros ouvidos!
Puxa, tem tantos músicos e músicas... Ron Carter e Charlie Haden são mestres! Eu vou ser um pouco mais direto, vou mostrar músicas específicas que estão na minha cabeça ultimamente.
Meu som de referência pra erudito é Bottesini, mas não vou colocar um vídeo de orquestra, e sim da luthieria do Thomas Martin, cuja música de fundo é Elegia nº1, executada por orquestra e o próprio luthier:
Esse vídeo eu descobri quando vi uns vídeos de jazz do Pattitucci e me perguntei que baixo com som fantástico era aquele (e olha que a gravação nem tá tão boa assim), tanto pra arco quanto pizzicato:
Entendam que a referência de som é cruzada: arte + excelente músico + excelente instrumento
Tenho a referência, mas estou anos-luz atrás de chegar a esse patamar. De qualquer maneira, como isso faz bem pros ouvidos!
jones- Membro
- Mensagens : 25
Localização : Campinas - SP
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Lucas, baixa (se é que não o fez) o CD de trio do Hancock que tem no blog do Cláudio... Talvez vc possa mudar de idéia quanto ao Ron.
O Charlie Haden é grande como vc disse, toca uma nota e a casa cai...
Jones, esqueci de explicitar, mas me referia a timbres de pizzicato... Mas tá valendo! De qualquer forma, no pizzicato vc deve ter uns caras que te chapam também como vc falou do timbre do Patitucci hehe inclusive o som dele na dedada (sem viadagem) me agrada muito... Tira um som impressionante solando com a mão direita na postura mais "baixo elétrico". Espero não estar falando nenhuma asneira, quero mais ouvir do que falar aqui hehe
O Charlie Haden é grande como vc disse, toca uma nota e a casa cai...
Jones, esqueci de explicitar, mas me referia a timbres de pizzicato... Mas tá valendo! De qualquer forma, no pizzicato vc deve ter uns caras que te chapam também como vc falou do timbre do Patitucci hehe inclusive o som dele na dedada (sem viadagem) me agrada muito... Tira um som impressionante solando com a mão direita na postura mais "baixo elétrico". Espero não estar falando nenhuma asneira, quero mais ouvir do que falar aqui hehe
Convidado- Convidado
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
São muitos timbres...
Charlie Haden tem um timbre maravilhoso...
...mas gosto muito do timbre do Dave Holland...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ZNGbArrh458&hl=en_US&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ZNGbArrh458&hl=en_US&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Charlie Haden tem um timbre maravilhoso...
...mas gosto muito do timbre do Dave Holland...
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/ZNGbArrh458&hl=en_US&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/ZNGbArrh458&hl=en_US&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
____________________________
Eduardo Malta
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
- Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Bem, eu conheço esses discos e realmente o timbre neles está muito bom... mas em compensação tenho uns 8 ou mais dvds ao vivo com ele e sempre ele tira esse timbre metalico que eu disse. E que venham as pedras, mas tbm nao gosto muito dele solando nao heheSá Reston escreveu:Lucas, baixa (se é que não o fez) o CD de trio do Hancock que tem no blog do Cláudio... Talvez vc possa mudar de idéia quanto ao Ron.
Outro cara que gosto muito do timbre é o Larry Granadier, do Brad Mehldau Trio
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Ah, pizzicato só? Não sabia... mas blz.
Cara, então pra pizzicato eu particularmente ouço muito e piro com o Pedersen também (junto com o Grappelli e o Pass), mas outro cara que eu acho mestre é o Chris Wood, junto com o Medeski e o Martin.
Em geral sou fã das formações baixo, batera e piano, então o Zimbo Trio com Luiz Chaves é o top dos tops (Itamar Collaço é fera também, tive o privilégio de vê-los tocar na minha cara)
Cara, então pra pizzicato eu particularmente ouço muito e piro com o Pedersen também (junto com o Grappelli e o Pass), mas outro cara que eu acho mestre é o Chris Wood, junto com o Medeski e o Martin.
Em geral sou fã das formações baixo, batera e piano, então o Zimbo Trio com Luiz Chaves é o top dos tops (Itamar Collaço é fera também, tive o privilégio de vê-los tocar na minha cara)
jones- Membro
- Mensagens : 25
Localização : Campinas - SP
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Hehe, gosto é gosto, eu certamente não gosto de muita gente que outros consideram herói e vice-versa... Não tem jeito!
Mas imagina se eu postasse esse tópico e todas as respostas fossem Ron Carter? Ia ser estranho, né? A pilha (eu sei que vc sabe) é a gente trocar com a diferença de opiniões, e não provar que fulano ou sicrano é "melhor". Quem souber o que é "melhor" em música me conta, mas não cobra direitos depois!
Mas imagina se eu postasse esse tópico e todas as respostas fossem Ron Carter? Ia ser estranho, né? A pilha (eu sei que vc sabe) é a gente trocar com a diferença de opiniões, e não provar que fulano ou sicrano é "melhor". Quem souber o que é "melhor" em música me conta, mas não cobra direitos depois!
Convidado- Convidado
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Em questão de timbre, pra mim o Gary Peacock é o cara.
Mas devemos lembrar que todos esses que citamos têm uma carreira bem grande e já pesquisaram muito essa questão do timbre, mudando ao longo do tempo. Os que viveram antes e depois do LaFaro então!
O Ron Carter, por exemplo, eu não curto o timbre dele de captador em alguns discos da década de 80, como o Patrão.
Mas devemos lembrar que todos esses que citamos têm uma carreira bem grande e já pesquisaram muito essa questão do timbre, mudando ao longo do tempo. Os que viveram antes e depois do LaFaro então!
O Ron Carter, por exemplo, eu não curto o timbre dele de captador em alguns discos da década de 80, como o Patrão.
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Ron Carter (Som de LaBella Nylon é tudo de bom)
Brian Bromberg (Som roncado de Thomastik)
Buster Williams (Som clássico)
Christian McBride (Carregado em médios-grave)
Dan Berglund (Pelas experiências com Envelope Filter e Over Drive)
Niels-Henning Ørsted-Pedersen (Som de madeira, extremamente afinado)
John Patitucci (CD One More Angel)
Brian Bromberg (Som roncado de Thomastik)
Buster Williams (Som clássico)
Christian McBride (Carregado em médios-grave)
Dan Berglund (Pelas experiências com Envelope Filter e Over Drive)
Niels-Henning Ørsted-Pedersen (Som de madeira, extremamente afinado)
John Patitucci (CD One More Angel)
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Aproveitando o ensejo pra mostrar esse lindo solo do Haden, dá pra escutar muito bem o timbre dele. Incrivelmente profundo e definido ao mesmo tempo. Não canso de escutar esse solo!
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Mayo Pamplona escreveu:Aproveitando o ensejo pra mostrar esse lindo solo do Haden, dá pra escutar muito bem o timbre dele. Incrivelmente profundo e definido ao mesmo tempo. Não canso de escutar esse solo!
Realmente é maravilhoso!
____________________________
Eduardo Malta
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
- Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Põe maravilhoso nisso!
Outro que é matador em questão de timbre é o LaFaro, mas esse é matador em qualquer questão. Em cerca de 5 anos de carreira revolucionou o jeito de tocar baixo no jazz.
Outro que é matador em questão de timbre é o LaFaro, mas esse é matador em qualquer questão. Em cerca de 5 anos de carreira revolucionou o jeito de tocar baixo no jazz.
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Esse video do Haden é maravilhoso!
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
vou ter que entrar e repetir oq todos estao a dizer...
MEU DEUS ...esse timbre do haden é extraordinario!
MEU DEUS ...esse timbre do haden é extraordinario!
Kassio Rafael- Membro
- Mensagens : 308
Localização : recife-PE
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Bem quando é jazz que se fala é Ron carter na certa!!! mas cito também Luiz alves
Zeca assumpção
Itberê zwarg
ahhhhhh claro Catalin rotaru ISSO MESMO ELE kkkkkkk
Peter seymour
ERUDITO
Guy tunneh
Francois Rabath
Miloslav Gadjos
Catalin rotaru
Tibor delor
Ana Valéria poles
e etc .............
Zeca assumpção
Itberê zwarg
ahhhhhh claro Catalin rotaru ISSO MESMO ELE kkkkkkk
Peter seymour
ERUDITO
Guy tunneh
Francois Rabath
Miloslav Gadjos
Catalin rotaru
Tibor delor
Ana Valéria poles
e etc .............
bassman4- Membro
- Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Timbre de arco eu curto muitíssimo o Gary Karr.
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem lembrado
bassman4- Membro
- Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
O que acham do Paulo Russo? (com relação ao timbre)
Convidado- Convidado
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Não curto muito... Mas ele é um monstro! É tipo o Eddie Gomez, gosto muito mas nao me agrada tanto o timbre.Sá Reston escreveu:O que acham do Paulo Russo? (com relação ao timbre)
____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Eu não gosto do timbre de Underwood, que é o captador que ele usa. Mas o som acústico do Paulo é muito bom!
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
O Paulo Russo gosta de um timbre bastante aberto... eu gosto... acho que combina com o que ele toca, principalmente no DUO (junto com o Kiko)...
Eu só não consigo entender como é que ele consegue tocar com o instrumento tão alto...
Eu só não consigo entender como é que ele consegue tocar com o instrumento tão alto...
____________________________
Eduardo Malta
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
- Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
edumalta escreveu:
Eu só não consigo entender como é que ele consegue tocar com o instrumento tão alto...
Quando você acha a tua pegada, acaba criando o hábito e acostuma rápido. Eu, por exemplo, sou baixinho, tenho 1.70m, mas o meu espigão é regulado no nível 6, mesma regulagem utilizada pelo Luthier/Baixista Afonso Marins, que tem 1.92m
Quanto ao timbre, eu também não curto muito não, prefiro algo mais carrgado nos médios-grave, um som mais robusto!
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Esse duo com o Kiko é sensacional!
Esse lance do Paulo tocar com o baixo muito alto é pela tessitura extensa que ele toca. Vai do grave pro agudo e do agudo pro grave rapidamente. Se não me engano o Eddie Gomez toca assim também, como o baixo bem alto. Isso permite que eles passeiem com agilidade naquela região médio aguda, de transição pro capotasto.
Esse lance do Paulo tocar com o baixo muito alto é pela tessitura extensa que ele toca. Vai do grave pro agudo e do agudo pro grave rapidamente. Se não me engano o Eddie Gomez toca assim também, como o baixo bem alto. Isso permite que eles passeiem com agilidade naquela região médio aguda, de transição pro capotasto.
____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Nossos timbres de Acústico prediletos
Mayo Pamplona escreveu:Esse duo com o Kiko é sensacional!
Esse lance do Paulo tocar com o baixo muito alto é pela tessitura extensa que ele toca. Vai do grave pro agudo e do agudo pro grave rapidamente. Se não me engano o Eddie Gomez toca assim também, como o baixo bem alto. Isso permite que eles passeiem com agilidade naquela região médio aguda, de transição pro capotasto.
Eu sou baixíssima (1,58m e MEIO), e durante muitos anos usei o espigão bem alto, por causa da mão direita: quanto mais baixo o contrabaixo, mais eu tinha que me "debruçar" em cima dele para conseguir um som com mais volume, já que para isso é necessário tocar com o arco nas cordas entre o espelho e o cavalete (um pouco mais para o cavalete). Qd subi o espigão, acabou esse problema.
Há 3 semanas, resolvi "mudar": comprei um banco bem baixo, de 60 cm. Aí, abaixei bem mais o espigão e estou feliz da vida!!
____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos