Fire Trip N Fuzz
5 participantes
Página 1 de 1
Fire Trip N Fuzz
https://www.google.com/search?q=pedal+fire+trip+n+fuzz&client=firefox-b-d&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjfmoO9nfPiAhVEIbkGHWFSD4cQ_AUIESgC&biw=1536&bih=750#imgrc=w7qbPjr0EudxlM:
Vim deixar a minha experiência com esse pedal que peguei recentemente.
O pedal é bem legal, compacto e bem construído nos padrões da Fire.
Nitidamente ele vai na onda do Fuzz Factory da Zvex.
Tem controles de Volume, Tone, Fuzz (ganho), Bias, além de uma chave Brigth e um chave Fat (que corta ou adiciona graves antes do fuzz).
Ele também tem um knob Pshyco que é chaveado por um foot separado.
Minhas impressões:
É um fuzz bem versátil, permitindo diversas possibilidades sonoras;
Os potenciometros interagem entre si, trazendo sons bem diferentes quando dosamos o fuzz, o bias e pshyco.
Não é um pedal específico para contrabaixo, por isso, achei o Tone um pouco limitado, o que pode ser compensado pela chave Fat. Porém, essa chave adiciona graves antes da saturação, então o som fica mais "Buzzy", ao estilo Fuzz Face.
O controle Pshyco pode acrescentar frequências interessantes e dar mais corpo ao som, mas deve ser dosado aos poucos.
Vou usá-lo com um blender, pois é como sempre curto fuzz (isso quando o próprio pedal não tem um controle de Blend/Mix), então não sinto falta de low end.
Porém, acho que se ele tivesse diodo de Germânio ao invés de Silício, o timbre ficaria mais a meu gosto.
Inclusive era uma coisa que eu queria perguntar aos handmakers do fórum se é possível fazer essa troca de forma fácil, que até eu conseguiria fazer?
Aguardando uma opinião do Bertola e tantos outros entendidos...!
Valeu
luiz_gu- Membro
Re: Fire Trip N Fuzz
Poder trocar, pode, mas isso vai depender de como o circuito é montado (não conheço o pedal internamente).
Mas vc vai ter que experimentar 2 diodos em série, pois a voltagem dos diodos de Ge é menor, e o resultado seria perda de volume final com apenas um.
Mas vc vai ter que experimentar 2 diodos em série, pois a voltagem dos diodos de Ge é menor, e o resultado seria perda de volume final com apenas um.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Obrigado pela orientação!
Posso usar qualquer diodo de germânio ou tem alguma especificação?
luiz_gu- Membro
Geralmente o 1N60luiz_gu escreveu:Obrigado pela orientação!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Ok, vou dar uma pesquisada nisso.
luiz_gu- Membro
Diodo num circuito eletrônico pode ter diversas funções. Sem conhecer o diagrama esquemático do pedal em questão fica difícil saber se vc está substituindo um componente relacionado à clipagem da onda ou um componente de proteção do circuito. Não recomendo que vc mexa no pedal sem antes ter certeza do que está fazendo, pois o risco de danificá-lo é grande. Outro cuidado importante é que a Fire utiliza placas de circuito impresso com trilhas em ambos os lados, o que exige um cuidado maior na hora da soldagem e dessoldagem dos componentes.
Guga Ramone- Membro
Huuum.... valeu pela advertência!
Não tenho o diagrama dele. Melhor engavetar essa substituição
luiz_gu- Membro
luiz_gu escreveu:Huuum.... valeu pela advertência!
mas se você realmente quer arriscar essa substituição, vê com alguém que mexe com esse tipo de modificação, de repente é o caminho mais seguro.
deathenrique- Membro
Aqui onde tô morando não tem ninguém que faça isso e o frete acaba inviabilizando pois não sei qual será o resultado no fim das contas.
Por isso considerei a possibilidade de eu mesmo fazer, pensando num esquema que fosse só pegar o ferro de solda e trocar um componente. Mas na incerteza de isso danificar o pedal, fico com medo de mexer.....
Por isso considerei a possibilidade de eu mesmo fazer, pensando num esquema que fosse só pegar o ferro de solda e trocar um componente. Mas na incerteza de isso danificar o pedal, fico com medo de mexer.....
luiz_gu- Membro
^ Talvez seja o caso de vc vendê-lo e comprar um outro pedal que lhe agrade.
fheliojr- Membro
Ele me agradou, mas sempre estamos atrás daquele "algo mais" que é difícil saber onde encontrar.
Liguei o fuzz num blender e aí então tudo ganhou cara nova.....ainda estou namorando e descobrindo suas possibilidades sonoras. Afinal, fuzz é um efeito com muitas variáveis e nuances e esse ainda tem esses vários controles......aí dá pra viajar bastante.....!
Liguei o fuzz num blender e aí então tudo ganhou cara nova.....ainda estou namorando e descobrindo suas possibilidades sonoras. Afinal, fuzz é um efeito com muitas variáveis e nuances e esse ainda tem esses vários controles......aí dá pra viajar bastante.....!
luiz_gu- Membro
luiz_gu escreveu:Ele me agradou, mas sempre estamos atrás daquele "algo mais" que é difícil saber onde encontrar.
Qual pedal blender tu usou?
deathenrique- Membro
Um handmade que montei.
Eu tinha comprado o circuito uns anos atrás e agora resolvi instalar numa lata de atum.
Eu tinha comprado o circuito uns anos atrás e agora resolvi instalar numa lata de atum.
luiz_gu- Membro
Alguém conhece algum outro pedal blender?
Só achei esse da EFX effects
ou, Luiz_gu,
se possível, poderia passar aonde comprou o esquema do pedal? De repente até posso estudar pra montar também.
Só achei esse da EFX effects
ou, Luiz_gu,
se possível, poderia passar aonde comprou o esquema do pedal? De repente até posso estudar pra montar também.
deathenrique- Membro
O Boss LS-2 Line Selector faz o serviço de misturar dois sinais muito bem, além de outras coisas. Excelente pedal!
Guga Ramone- Membro