Tantos anos aqui e ....
+14
fheliojr
Jãozeiro
pedrohenrique.astronauta
Fernando Zadá
Tarcísio Caetano
Stormbringer
NETOULTRA
gsfteodoro
JAZZigo
Zubrycky
Juninho Sampaio
allexcosta
Uchoa
bodhan
18 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Tantos anos aqui e ....
Me cansa o plek tum plek tum plek!
... é outra coisa que procuro!
Última edição por bodhan em Sáb Jun 22, 2019 5:43 pm, editado 1 vez(es)
bodhan- Membro
Re: Tantos anos aqui e ....
É só não assistir, imagino eu...
Acho que nem 2% das músicas já gravadas no mundo têm slap de baixo. Não é algo tão difícil assim de evitar se você não gosta.
Acho que nem 2% das músicas já gravadas no mundo têm slap de baixo. Não é algo tão difícil assim de evitar se você não gosta.
allexcosta- Administrador
... e olha que adoro funk!
bodhan- Membro
É impressionante que no Face ta assim e todos os baixistas tem na cabeça que vai tocar dando Slap. Semana passada teve um workshop do Boris aqui e ele falou exatamente isso.
Sobre o baixista ser pra música e não pra ele...
Vou até publicar as fotos no meu SETUP
Sobre o baixista ser pra música e não pra ele...
Vou até publicar as fotos no meu SETUP
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^Sim no Face é direto os conhecidos dando os petelecos enjoados e em qualquer review e começa a mesma coisa ... nem consegue sentir o som do baixo direito !
Tudo bem fazer aqui e ali , mas pega o baixo e já começa a mão a tremer ...
Respeito muito quem toca slap (Técnica na qual sou extremamente rudimentar) mas devo admitir que, salvo honrosas exceções, sempre detestei esse tipo de timbre no baixo elétrico.
Por outro lado, amo o som de slap no Rabecão.
Por outro lado, amo o som de slap no Rabecão.
Última edição por Zubrycky em Sáb Jun 22, 2019 8:23 pm, editado 1 vez(es)
Uchoa escreveu:^Esse aí ficou bem interessante mesmo !
Eis aqui os Bobcats tocando a versão original de "Big Noise From Winnetka".
E aqui está ma excelente versão dessa música...
Uchoa escreveu:^Sim no Face é direto os conhecidos dando os petelecos enjoados e em qualquer review e começa a mesma coisa ... nem consegue sentir o som do baixo direito !
Eu acho que se você for vender, você deve sim...fazer tudo pra o cara ver...
Mas, todos os videos são de SLAPPPPPPPP
TAK TAK TAK. Fods!
E na música, você nem toca assim 80% do time. Acho que 5% e olhe lá.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Pô, Bodão! O nome do canal é "slapbassforthewin". Você esperava ouvir o quê?!bodhan escreveu:Me cansa o plek tum plek tum plek!
JAZZigo- FCBR-CT
Putz
Huahuahua
Boa JazzIGo
Huahuahua
Boa JazzIGo
gsfteodoro- Membro
Esse dias fui numa churracaria tradicional com minha esposa e ela pediu peixe, demorou 2 hrs pra vir e veio horrível e o pior, ela saiu falando mal da churrascaria...
NETOULTRA- Membro
JAZZigo escreveu:Pô, Bodão! O nome do canal é "slapbassforthewin". Você esperava ouvir o quê?!
Oooops! Falha nossa!
NETOULTRA escreveu:Esse dias fui numa churracaria tradicional com minha esposa e ela pediu peixe, demorou 2 hrs pra vir e veio horrível e o pior, ela saiu falando mal da churrascaria...
Ah! Ótimo!
bodhan- Membro
eu acho que slap tem seu lugar, o problema é que o tal do "slap exibicionismo"
toda santa semana alguem me "menciona" no facebook em um video Larry Willians esmerilhando um slap de musicalidade duvidosa com timbre nasal horrivel.
Como um amigo baixista disse uma vez, "é impressionante, mas é encantador?"
E essa facilidade de se gravar videos pra internet esta fomentando "o que impressiona, mas nem sempre encanta".... Ninguém tem tempo pro encantador, o impressionante é só ver, clicar "gostei" e rolar a página.
ps: como eu disse no começo, slap tem seu lugar e pode ser encantador também, a diferença e como e onde aplicar
toda santa semana alguem me "menciona" no facebook em um video Larry Willians esmerilhando um slap de musicalidade duvidosa com timbre nasal horrivel.
Como um amigo baixista disse uma vez, "é impressionante, mas é encantador?"
E essa facilidade de se gravar videos pra internet esta fomentando "o que impressiona, mas nem sempre encanta".... Ninguém tem tempo pro encantador, o impressionante é só ver, clicar "gostei" e rolar a página.
ps: como eu disse no começo, slap tem seu lugar e pode ser encantador também, a diferença e como e onde aplicar
Stormbringer- Membro
Para mim isto é o "santo graal" do tocar contrabaixo!!!
Veja de +-12:00 até 16 minutos!!!
Tarcísio Caetano- Membro
Eu acho bonito slap se usado com moderação, o que é uma coisa muito rara de se ver....
Sobre o Ney não há o que falar essa entrevista dele é realmente uma aula.
Sobre o Ney não há o que falar essa entrevista dele é realmente uma aula.
Fernando Zadá- Moderador
Assim como o Zadá eu até gosto de slap, desde que usado de forma correta, moderada e dentro de um contexto. E também é necessário que esse slap seja apreciável, audível, limpo, bonito. Não sou fissurado pela técnica e acho muito triste quem mede a qualidade técnica de determinado baixista só pela forma como ele executa essa técnica. Aprecio muito mais linhas de baixo executadas através do pizzicato e acho muito chato demonstrações de instrumento onde o mesmo é demonstrado apenas usando-se o slap.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Sei lá... Eu tenho dificuldade de colocar música em gavetinhas com rótulos "correto", "moderado", etc...
Pra mim ou é bom ou não é. Marcus Miller não tem nada de moderado e é bom pra caramba.
Enfim...
Pra mim ou é bom ou não é. Marcus Miller não tem nada de moderado e é bom pra caramba.
Enfim...
allexcosta escreveu: Marcus Miller não tem nada de moderado e é bom pra caramba.
Enfim...
Aí é gosto mesmo !
Uchoa escreveu:Aí é gosto mesmo !
No fim das contas, o que não é?
Aproveito e deixo isso aqui pra apreciação. Slap do início ao fim...
Sobre exibicionismo, moderação, tocar devagar...Eu já acho meio o contrário. Acho que se o cabra domina a técnica e toca rápido tem mais é que mostrar mesmo.
Esse negócio de que a música tem que tocar, tem que emocionar. Por que toda hora isso?
Paganini ao violino, Liszt ao piano, esses caras tem obras que são fritação pura, é sobe e desce de notas à velocidade da luz durante mais de minuto. E veja só, esses caras são deuses. Ninguém do meio "erudito" diz que eles não têm sentimento. Mas no mundo da guitarra, baixo, essas coisas, é meio o contrário disso: o cara tem que tocar devagar, poucas notas, tem que sentir a música...
Sobre slap, lá atrás eu criticava, mas depois percebi que criticava porque na verdade não sabia fazer. Então eu falava mal de gente que sabia fazer o que eu não sabia. Hoje meu slap ainda é arroz com feijão, mas não fico implicando mais com isso.
Tem coisas de slap maravilhosas, empolgantes, não importando se são rápidas ou "fora de contexto". E tem coisas de slap que são um porre. Acho que é assim com quase tudo.
Esse negócio de que a música tem que tocar, tem que emocionar. Por que toda hora isso?
Paganini ao violino, Liszt ao piano, esses caras tem obras que são fritação pura, é sobe e desce de notas à velocidade da luz durante mais de minuto. E veja só, esses caras são deuses. Ninguém do meio "erudito" diz que eles não têm sentimento. Mas no mundo da guitarra, baixo, essas coisas, é meio o contrário disso: o cara tem que tocar devagar, poucas notas, tem que sentir a música...
Sobre slap, lá atrás eu criticava, mas depois percebi que criticava porque na verdade não sabia fazer. Então eu falava mal de gente que sabia fazer o que eu não sabia. Hoje meu slap ainda é arroz com feijão, mas não fico implicando mais com isso.
Tem coisas de slap maravilhosas, empolgantes, não importando se são rápidas ou "fora de contexto". E tem coisas de slap que são um porre. Acho que é assim com quase tudo.
Jãozeiro- Membro
Tarcísio Caetano escreveu:Para mim isto é o "santo graal" do tocar contrabaixo!!!
Percebeu o que ele falou, Careca?
Ele disse a mesma coisa que o Boris, falou no workshop que fui e você repostou o trecho que ele disse que os Americanos estão a muito anos-luz de nós, pois não conseguimos fazer um groove igual por 3 minutos igual.
É impressionante! Mas, estão com uma ideia equivocada do que é o contrabaixo.
Estão achando que é guitarra!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
O mais irônico é que o Nico (o Deus do Ney) dizia que adorava "gambalear" (em referência a fazer arpejos agudos com sweeping igual o Frank Gambale) e também dizia que o baixo de 6 cordas é legal porque é como se fosse uma guitarra.
Mas tem quem acredite que o baixo é um bumbo com cordas e que tem que ficar só no tum tum acompanhando.
Mas tem quem acredite que o baixo é um bumbo com cordas e que tem que ficar só no tum tum acompanhando.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:Sobre slap, lá atrás eu criticava, mas depois percebi que criticava porque na verdade não sabia fazer. Então eu falava mal de gente que sabia fazer o que eu não sabia.
Excelente.
Já vi muito disso. Aliás, maioria das vezes é isso. É o famoso "quem desdenha quer comprar".
Jãozeiro escreveu:O mais irônico é que o Nico (o Deus do Ney) dizia que adorava "gambalear" (em referência a fazer arpejos agudos com sweeping igual o Frank Gambale) e também dizia que o baixo de 6 cordas é legal porque é como se fosse uma guitarra.
Mais uma vez. Quando vi o vídeo pensei logo no Nico e nas coisas que ele dizia.
Eu ainda acho que o estilo tem muita influência sobre andar solando ou não.
Tenho um trio que toco muito João Bosco e é necessário sim fazer os solos e originais do Nico, mas por outro lado, também tenho um gig que toca black music e certa feita, eu gravei um som ao vivo.
No outro dia que fui ouvir, não aguentei passar da 3 faixa. Estava um verdadeiro lixo. Muita nota, sem groove, sem nada..desisti.
Hoje toco o que o estilo pede. Se for pra descer o dedo, tomeeee!!!!
Domingo mesmo toquei forró e não foi aquele forró pé-de-serra. Vou o mais novo, todo picadinho e cheio de notas.
Enfim..vai de maturidade do músico.
Geralmente quando estou tocando com banda, costumo ser "mais chão" mesmo.
Tenho um trio que toco muito João Bosco e é necessário sim fazer os solos e originais do Nico, mas por outro lado, também tenho um gig que toca black music e certa feita, eu gravei um som ao vivo.
No outro dia que fui ouvir, não aguentei passar da 3 faixa. Estava um verdadeiro lixo. Muita nota, sem groove, sem nada..desisti.
Hoje toco o que o estilo pede. Se for pra descer o dedo, tomeeee!!!!
Domingo mesmo toquei forró e não foi aquele forró pé-de-serra. Vou o mais novo, todo picadinho e cheio de notas.
Geralmente quando estou tocando com banda, costumo ser "mais chão" mesmo.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
allexcosta escreveu:Uchoa escreveu:Aí é gosto mesmo !
No fim das contas, o que não é?
Aproveito e deixo isso aqui pra apreciação. Slap do início ao fim...
Cara... Você me fez escutar um tipo de som que fazia mais de ano que eu não escutava.
Curto muito esse tipo de som. A grande maioria do que George Benson está tocando junto, agrada demais aos meus ouvidos.
Agradecidíssmo.
Sobre SLAP, vejo que se bem colocado, dá um charme nas músicas.
Quando eu entrei nessa onda de contrabaixo, havia adquirido o DVD Kenny G live. Vail Johnson, com seu Factor, me fizeram pirar e é uma baita referência musical de como tocar.
Aqui abaixo, três músicas desse show (pra quem tiver paciência de escutar um som de qualidade, hehehehe)
O legal é saber colocar a técnica no seu devido lugar. Um ponto que curto enfatizar desse show é a harmonia dos músicos em subir e descer a música.
gsfteodoro- Membro
Juninho Sampaio escreveu:
o segredo está naquela linha imaginária, quanto mais perto voce chega dela, melhor a musica fica, vc cruzou a linha, matou a música.
ps: uma das musicas novas da Monday Riders tem Slap... ainda não gravamos, mas deve acontecer esse mes. Eu sequer arranho a superfície da técnica, mas feio não vou fazer não, tenho treinado todo dia kakkaka.
Stormbringer- Membro
Eu tenho tocado todos os dias e estou com bolhas nos dedos. Enfim...23 anos tocando, mas sempre aprimorando ne!!!
Me lembro que no ano passado, eu tive que dar uns slaps tocando bolero e eu não queria. O diretor disse:
- Essa parte é com slap!
Relutei, mas coloquei e ficou bacana.
Me lembro que no ano passado, eu tive que dar uns slaps tocando bolero e eu não queria. O diretor disse:
- Essa parte é com slap!
Relutei, mas coloquei e ficou bacana.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Nada contra o Slap , acho que se bem colocado e dosado fica show dependendo do estilo .
Eu em minhas músicas as vezes mando alguns que ficaram legais , agora eu não gosto de vídeo do cara que vai fazer um review e é plek plek e ou está postando no FB .
Só plek plek nem consegue sentir o som do baixo , aí não !
Eu em minhas músicas as vezes mando alguns que ficaram legais , agora eu não gosto de vídeo do cara que vai fazer um review e é plek plek e ou está postando no FB .
Só plek plek nem consegue sentir o som do baixo , aí não !
só pra ilustrar
o começo, pra mim coisa muito feia, até uns 18 segundos nem dava pra saber que musica era...
dai em diante ja dava pra saber qual a musica, mas na minha opinião ainda ta feio... até uns 50 segundos que ai sim melhora e fica até agradável...
Nesse caso foi o calor do show e tal, mas eu não consigo falar que isso é bonito.
o começo, pra mim coisa muito feia, até uns 18 segundos nem dava pra saber que musica era...
dai em diante ja dava pra saber qual a musica, mas na minha opinião ainda ta feio... até uns 50 segundos que ai sim melhora e fica até agradável...
Nesse caso foi o calor do show e tal, mas eu não consigo falar que isso é bonito.
Stormbringer- Membro
^Eu acho isso ridículo , bateção de cordas para tudo quanto é lado !
A do Vail Johnson achei show !
A do Vail Johnson achei show !
Só sei q a Mohiny Dey, por melhor q seja, é chatíssima em todas as técnicas...
fheliojr- Membro
Dois dos baixistas que mais gosto tem/tinham slaps fantásticos. Ainda hoje quando penso em slap, penso neles.
Clarke e Louis Johnson são minhas referências nesse lance!
Na verdade, se a música for boa nem me importa se tem contrabaixo, quanto mais uma técnica específica assim.
Eu não tenho aversão a nenhuma técnica. Meu problema é com algumas músicas e alguns estilos musicais.
Clarke e Louis Johnson são minhas referências nesse lance!
Na verdade, se a música for boa nem me importa se tem contrabaixo, quanto mais uma técnica específica assim.
Eu não tenho aversão a nenhuma técnica. Meu problema é com algumas músicas e alguns estilos musicais.
Rico- Eterno Colaborador
gsfteodoro escreveu:
Sobre SLAP, vejo que se bem colocado, dá um charme nas músicas.
Quando eu entrei nessa onda de contrabaixo, havia adquirido o DVD Kenny G live. Vail Johnson, com seu Factor, me fizeram pirar e é uma baita referência musical de como tocar.
Comprei esse CD e DVD do Kenny G só por causa do solo de slap do Vail Johnson na Midnight Motion. Sensacional!!!
Eu sei que o Kenny G é um excelente músico, mas não gosto do som que ele tira. Na época que lançaram esse vídeo aí acho que alguém gravou pra mim em VHS. Aí eu colocava só na parte do baixo...
Achava bem legal, mas meu som de slap preferido ainda é o de negão, tipo o Marcus Miller ou o Juraj, que não é negão mas toca slap de negão, se é que dá pra entender.
Achava bem legal, mas meu som de slap preferido ainda é o de negão, tipo o Marcus Miller ou o Juraj, que não é negão mas toca slap de negão, se é que dá pra entender.
Ah! É bom manter o slap vivo. Na real, caço bons licks de slap pra estudar e não são muito fáceis de achar.
Vídeo bamba do tipo:
E esse mais ainda!
https://www.contrabaixobr.com/t2276p100-marcus-miller
Vídeo bamba do tipo:
E esse mais ainda!
https://www.contrabaixobr.com/t2276p100-marcus-miller
Edão- Membro
Eu gosto de slap na guitarra
Stormbringer- Membro
O chato é o "slap pelo slap". Acabei de ver um cara oferecendo aulas de contrabaixo no FB, tipo "o grande segredo" e no vídeo só tinha "plic-ploc" e ainda por cima atravessado!
Assisti o workshop do Marcus Miller que alguém indicou aqui e achei fantástico! Coisa maravilhosa!
Percebo um comportamento de professores Brasileiros com relação ao ensino de música estrangeira onde a coisa é mostrada como um método científico. Tenho a impressão de que desenvolver a intuição, a imersão junto com a compreensão é totalmente deixado de lado para dar lugar a fórmulas. Isso não só na área musical. Parece que tem muita gente procurando a "formulinha" a "receita de bolo". Então vem maluco capitalizar em cima.
Run, Forest, run!
Assisti o workshop do Marcus Miller que alguém indicou aqui e achei fantástico! Coisa maravilhosa!
Percebo um comportamento de professores Brasileiros com relação ao ensino de música estrangeira onde a coisa é mostrada como um método científico. Tenho a impressão de que desenvolver a intuição, a imersão junto com a compreensão é totalmente deixado de lado para dar lugar a fórmulas. Isso não só na área musical. Parece que tem muita gente procurando a "formulinha" a "receita de bolo". Então vem maluco capitalizar em cima.
Run, Forest, run!
bodhan- Membro
bodhan escreveu:Tenho a impressão de que desenvolver a intuição, a imersão junto com a compreensão é totalmente deixado de lado para dar lugar a fórmulas. Isso não só na área musical. Parece que tem muita gente procurando a "formulinha" a "receita de bolo". Então vem maluco capitalizar em cima.
Run, Forest, run!
to voltando a estudar tecnica/teoria, e to percebendo que a unica receita de bolo é ouvir e repetir ate cansar, e continuar.. nao da pra robotizar nem achar que vai ter um metodo infalivel.. meu professor tem uns metodos bacanas que pra ele funciona perfeitamente, mas eu nao consigo aplicar do jeito q ele aplica, entao tenho que adaptar pra mim..
vinibassplayer- Membro
bodhan escreveu:O chato é o "slap pelo slap". Acabei de ver um cara oferecendo aulas de contrabaixo no FB, tipo "o grande segredo" e no vídeo só tinha "plic-ploc" e ainda por cima atravessado!
Run, Forest, run!
O q tem de "zés manés", por aqui, fingindo serem professores ou achando q, realmente, o são... Em Fortaleza, por exemplo, o q tem de charlatães...
fheliojr- Membro