Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review Ampeg SVT-3 Pro

+8
Maurício_Expressão
Christian
Alexandre Lima (MioJ0)
GusVCD
Nando Vasques
Vacc
allexcosta
Mauro
12 participantes

Ir para baixo

Review Ampeg SVT-3 Pro Empty Review Ampeg SVT-3 Pro

Mensagem por Mauro Qua 25 Nov 2009, 3:08 pm

Fala galera, beleza?

Então sou novo aqui no fórum e pude reparar que o povo daqui não é muito chegado no Ampeg. Como eu tenho um, resolvi fazer um review (meu primeiro review) pra ver se vcs perdem um pouco o preconceito com a marca, afinal, é Ampeg. cheers

Como toda marca, a Ampeg tem amplificadores TOPS e amplificadores mais acessíveis. Uma simples visita no site deles e é possível ver isso. Eles tem duas séries "reissue" uma é a Classic Series, que são cabeçotes clássicos da ampeg e outra é a Diamond Blue Series, que são os combos clássicos. Fora essas séries, tem a Bassamp Series, que são combos solid state (como o BA115, que mta gente odeia, e eu tmb) e tem a série B Series, que são cabeçotes não valvulados (como o B2R). Fora essas tem a série SVT Pro.

Vou começar com uma breve explicação da série SVT Pro. Essa série tem como objetivo manter o timbre clássico do SVT Classic, porém com algumas características mais modernas, como equalizador gráfico, menos peso e muita potencia (o SVT-8, por exemplo, chega aos estonteantes 2500 watts em 2 ohms). Detalhe a série SVT Pro tem os amplis SVT-2, SVT-3, SVT-4, SVT-6 e SVT-8, onde o único que é totalmente valvulado (pré + power) é o SVT-2, todos os outros são hibridos, ou seja, tem válvulas no pré e o power é MOSFET.

Dito isso, vou concentrar agora no SVT-3.

ESPECIFICAÇÕES:
- RMS Power Output (8 Ohms): 275-Watts
- RMS Power Output (4 Ohms): 450-Watts
- Preamp: válvulas (3 x 12AX7)
- Driver Tubes: 1 x 12AX7, 1 x 12AU7
- Power Amp: MOSFET
- Controle de tonalidade: 3 Bandas (grave, médio e agudo)
- Seletor de frequencia média: 5-posições (220Hz, 450Hz, 800Hz, 1.6kHz e 3kHz)
- EQ Gráfico 9 bandas
- Ultra Low/High Boosts
- Saída balanceada: Pre/Post preamp com Ground Lift e controle de Volume
- Loop de Efeitos
- Preamp Out/Power Amp In
- Peso: 11,8 Kg

SOM

Aqui é onde esse ampli realmente vale o que se paga. O grande diferencial dele para outros amplis (como o Hartke) é que apesar de ele ser hibrido (pré valvulado e power MOSFET), ele tem o pré INTEIRO valvulado, ou seja, não é apenas uma válvula e sim CINCO (3x 12AX7 no pré + 1x 12AX7 e 1x 12AU7 antes dos mosfet) e é isso que faz a diferença no timbre do Ampeg.

É claro que isso depende muito de gosto, tem gente que prefere o som dos Solid State por eles serem mais limpos e mais fiéis ao som do baixo, porém se vc é um cara que curte válvulas (como eu), esse ampli não decepciona.

Além disso, o SVT-3 tem uma variedade gigantesca de timbragem, pois além dos knobs "normais" de ganho, grave, médio e agudo, ainda é possível selecionar qual frequencia de médio o ampli vai atuar. Ainda tem os botões de boost de agudos (adiciona 6bB em 5kHz), graves e de "bright" (que é mais agudo). Pra finalizar a parte de equalização e timbragem, o SVT-3 tem um equalizador gráfico de 9 bandas.

Uma outra grande vantagem desse ampli é o botão TUBE GAIN, que é na verdade um variador de voltagem das válvulas, com ele vc controla as dinamicas caracteristicas do Power Amp, que pode ir desde mais "punch" (respondendo mais rápido, perfeito pra slap) até mais comprimido (com resposta mais lenta, parecido mais com um power valvulado)

Resumindo, é possível tirar praticamente qualquer som desse ampli.

Na parte de trás, o SVT-3 tem um Loop de efeitos, e tem também uma saida do Preamp e uma entrada pro Power amp, significa que é possível utilizar só o power com um preamp externo, ou o contrário, só o pré com um power externo.

CONFIABILIDADE

O ampli é contruido como um tanque de guerra, e tem a possibilidade de se colocar em um rack, o que é muito aconselhavel, pois todo cuidado com um ampli com válvulas é pouco, pois elas são frágeis.

Por falar em válvulas, elas tem um tempo de vida útil, ou seja, com o tempo vai ser necessário trocá-las, porém como o ampli é hibrido e só tem válvula no pré, vai demorar um pouco pra precisar trocar, pois as válvulas de pré tem uma vida mto maior que as válvulas de power amp.

Outro "problema" em relação às válvulas é que quando vc troca, é preciso fazer um ajuste de BIAS, que é o ajuste de voltagem das válvulas do power. Muitas pessoas que não sabem desse detalhe passam a detestar amplificadores valvulados por causa disso, se não for feito o ajuste correto de BIAS o ampli vai soar ruim (MUITO ruim) ou vai distorcer em volumes baixos, ou então mesmo com o volume no máximo vai ter pouco som e timbre fraco.

GERAL

No geral o SVT-3 é um EXCELENTE amplificador, se vc gostar de válvulas e do som característico que elas geram, se não gostar de válvulas então parta pra um GK e seja feliz, heheheh. Suspect

Se estiver bem regulado e com boas válvulas, ele com certeza tem potencia de sobra e um timbre matador. Já fiz shows com apenas esse ampli e ele segurou a onda fácil, sem nem precisar aumentar o volume drasticamente.

E também já usei um ampli desse em um estúdio que estava todo desregulado, e era impossível de ouvir o baixo no ensaio, ou seja, tem que cuidar mesmo, as válvulas exigem isso.

Vou colocar uma foto do meu aqui, só clicar que amplia hehehe.
Review Ampeg SVT-3 Pro 0204091217.th

Não sei se fui satisfatório no review, se faltou algo é só avisarem que estou a disposição de esclarecimentos. Qualquer dúvida é só perguntar.

É isso, abraço a todos! Very Happy
Mauro
Mauro
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Review Ampeg SVT-3 Pro Empty Re: Review Ampeg SVT-3 Pro

Mensagem por allexcosta Qua 25 Nov 2009, 3:22 pm

Mauro escreveu:(...)porém se vc é um cara que curte válvulas (como eu), esse ampli não decepciona.

(...)

Por falar em válvulas, elas tem um tempo de vida útil, ou seja, com o tempo vai ser necessário trocá-las,(...) pois as válvulas de pré

(...)

Outro "problema" em relação às válvulas é que quando vc troca, é preciso fazer um ajuste de BIAS, que é o ajuste de voltagem das válvulas do power. Muitas pessoas que não sabem desse detalhe passam a detestar amplificadores valvulados por causa disso, se não for feito o ajuste correto de BIAS o ampli vai soar ruim (MUITO ruim) ou vai distorcer em volumes baixos, ou então mesmo com o volume no máximo vai ter pouco som e timbre fraco.

(...)

No geral o SVT-3 é um EXCELENTE amplificador, se vc gostar de válvulas e do som característico que elas geram, se não gostar de válvulas então parta pra um GK e seja feliz, heheheh. Suspect

(...)

Se estiver bem regulado e com boas válvulas

(...)

as válvulas exigem isso.

Uau...

Quem ler seu review sem prestar bastante atenção vai terminar pensando que o amp é um valvulado mesmo.

Algumas 12AX7A's no pré não dão uma característica de valvulado a um amp. O SVT3-Pro é um parente muito mais próximo do GK do que do SVT Classic.

Não estou discutindo aqui a qualidade do seu amp e sei que existe a mística e a pompa de se dizer "meu amp é valvulado", mas a César o que é de César...

Administrador

Mensagem por Mauro Qua 25 Nov 2009, 3:33 pm

allexcosta escreveu:Quem ler seu review sem prestar bastante atenção vai terminar pensando que o amp é um valvulado mesmo.

Pois é Allex, quem ler meu review sem prestar atenção vai pensar mesmo...

Mas assim como qualquer um que ler qualquer review sem prestar atenção pode pensar qualquer coisa, certo?

Porque do mesmo jeito que vc destacou a parte que eu falo do cuidado das válvulas, eu destaco a parte que eu disse que ele é híbrido e que o power é MOSFET.

allexcosta escreveu:Algumas 12AX7A's no pré não dão uma característica de valvulado a um amp. O SVT3-Pro é um parente muito mais próximo do GK do que do SVT Classic.

Mas ai eu vou concordar E discordar de vc ao mesmo tempo, pois quem dá a maior caracteristica do som do amplificador é o Pre amp, o Power amp tem como maior característica a potencia e não timbre. Nos Hartke eles colocam apenas UMA 12AX7 no pré, e ai realmente não tem som de válvula mesmo, porém o SVT-3 tem o pré exatamente igual ao do SVT Classic 4 x 12AX7 mais 1 x 12AU7.
Mauro
Mauro
Membro

Mensagem por Mauro Qua 25 Nov 2009, 3:34 pm

Gostaria de pedir desculpas aos moderadores, postei o Review na parte errada. affraid
Mauro
Mauro
Membro

Mensagem por allexcosta Qua 25 Nov 2009, 3:36 pm

Mauro escreveu:Gostaria de pedir desculpas aos moderadores, postei o Review na parte errada. affraid

Esquenta não... É pra isso que nóis recebe um salário gordo! Movido... Wink

Administrador

Mensagem por Vacc Qua 25 Nov 2009, 3:45 pm

Eu já tive um e concordo com vários pontos do review, mas a ressalva do Allex e importantíssima.

Na minha opinião, a Ampeg põe esse modelo na linha SVT como jogada de marketing.
Nada a ver com os SVTs clássicos de outrora.

Acho que é um bom ampli.
E é óbvio que é Ampeg.
Mas o que vale é o som e não a marca.
Definitivamente, o SVT-3 não tem "o som" de Ampeg - pelo menos não o som de Ampeg que vem na minha cabeça.

Mas valeu o review.
Muito bem detalhado.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagem por allexcosta Qua 25 Nov 2009, 3:54 pm

Vacc escreveu:Definitivamente, o SVT-3 não tem "o som" de Ampeg - pelo menos não o som de Ampeg que vem na minha cabeça.

Eu concordo 100% com essa afirmação. Mencionei que é preciso ter cuidado porque o Mauro escreveu a palavra "valvulas" ou "valvulado" umas 10 vezes e "hibrido" uma só. Esse amp não tem timbre de valvulado Ampeg, nem volume de valvulado Ampeg. E a "quentura" do timbre valvulado depende muito da seção de potência.

Administrador

Mensagem por Nando Vasques Qua 25 Nov 2009, 3:55 pm

Bom,eu tive um SVT 3 e posso dizer que ele tem um som espetacular,claro q pelo fato dele nao ser todo valvulado,nao tem o som propriamente igual aos SVTs Classicos,mas como o Proprio Mauro disse,quem quer um todo valvulado,tem q pagar bem mais e estar preparado pra levar muito peso nas costas!Essa foi uma opcao da Ampeg pra quem quer algo mais portatil e procura o famoso timbre Ampeg!Hoje eu to feliz com meu V4 todo valvulado,ele nao tem a mesma potencia do SVT,mas empurra qualquer caixa na boa e com um timbre fantastico, na minha opiniao de Ampegmaniaco!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagem por Mauro Qua 25 Nov 2009, 4:05 pm

Vacc escreveu:Definitivamente, o SVT-3 não tem "o som" de Ampeg - pelo menos não o som de Ampeg que vem na minha cabeça.

Eu acho um pouco complicado vc falar sobre timbre de amplificadores, por isso pensei mil vezes antes de fazer essa review, hehehe.

Porque o ampli não é uma coisa como um baixo, que vc regula volume e pronto (os passivos pelo menos), mas o ampli tem diveeeeeersas regulagens que podem mudar o timbre drasticamente.

Então é possível que eu e vc tenhamos tocado no SVT Classic e cada um de nós tirou timbres completamente diferentes.

Acredito que a Ampeg coloca o SVT-3 como sendo uma série SVT exatamente pq fora o eq gráfico a "única" diferença entre eles é o Power amp, que no Classic são 6x 6550, enquanto no SVT-3 é MOSFET (repare que ambos tem os mesmos controles, gain, ulta hi e ultra low, bass, mid, seletor de médio, high e master).

Eu já toquei num Classic, e fora a diferença do Power Amp ser valvulado, consegui tirar um timbre mto próximo do timbre que tiro sempre com meu SVT-3
Mauro
Mauro
Membro

Mensagem por Vacc Qua 25 Nov 2009, 4:18 pm

Concordo com vc, Mauro.

É bem difícil dar nome aos bois em coisas subjetivas.

Sempre rola de tirar timbres diferentes, mas quando falamos "timbre valvulado, ampeg SVT clássico", é o timbre mais conhecido pelas aparições nos discos de rock, SVT na pressão com aquele grind característico.

E esse é o timbre que vem na minha cabeça.

O timbre o Jamerson é ampeg, é valvulado, é clássico, mas não é svt.
Smile
Vacc
Vacc
Membro

Mensagem por GusVCD Qua 25 Nov 2009, 4:25 pm

allexcosta escreveu:(..) a "quentura" do timbre valvulado depende muito da seção de potência.

Eu infelizmente não consigo ainda ter um ouvido bem treinado em relação a amplis de baixo solid state, híbrido e valvulado, pois não tive chances de tocar em valvulados e os poucos hibridos q peguei (ensaiei várias vezes com um desses SVT-3) creio estarem ou com as válvulas zuadas ou então pelomenos o BIAS desregulado como falou o Mauro...

Mas em guitarra, tenho bastante experiencia em mexer, tocar e estar junto de amplis valvulados e hibridos, e realmente, a "quentura" (eita baianês arretado Smile ) vem do master do ampli mesmo, deixando o driver do pre comedido e abrindo o master o máximo q der...

Quem sabe no próximo encontro do Forum em SP (em 2013) a galera leva umas cabeças para a gente ligar lado a lado e ficar discutindo os resultados?? Sonho meu, sonho meu... Rolling Eyes

Qt ao Review, muito legal Mauro! Parabéns!!

EDIT: Em tempo, alguém poderia me apontar algum CD ou musica expecifica onde eu possa ouvir o som do Classic bem na cara, sem ser mascarado por outros instrumentos, até pra ter uma comparação e opiniar nessa questão Classic x SVT?

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Vacc Qua 25 Nov 2009, 4:31 pm

GusVCD escreveu:Quem sabe no próximo encontro do Forum em SP (em 2013)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vacc
Vacc
Membro

Mensagem por GusVCD Qua 25 Nov 2009, 4:34 pm

Rolling Eyes

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por Alexandre Lima (MioJ0) Qua 25 Nov 2009, 4:39 pm

Parabéns pelo review, Mauro. Não liga pro allex, não. Ele não consegue disfarçar o "anti-ampeguismo" dele. Review Ampeg SVT-3 Pro Icon_pirat

Membro

Mensagem por allexcosta Qua 25 Nov 2009, 5:39 pm

Alexandre Lima (MioJ0) escreveu:Parabéns pelo review, Mauro. Não liga pro allex, não. Ele não consegue disfarçar o "anti-ampeguismo" dele. Review Ampeg SVT-3 Pro Icon_pirat

Isso aí, Mauro! Bom conselho do Miojo! É tanta raiva que já passei que ficou impregnado. Wink

Administrador

Mensagem por Christian Qua 25 Nov 2009, 7:45 pm

na verdade algumas linhas de ampeg que tem por aqui nos estudios em Bsb são essas e as B, eu realmente achei ele bem ruin, na real o que mais se mostrou melhor ao meu baixo e ao meu estilo foi um GK 800 ahuahauha paulada na orelha as caixas eram ampegs na verdade preferia as caixas que as cabeças.... que eu testei até hj...

Última edição por Christian em Qui 26 Nov 2009, 11:02 am, editado 1 vez(es)
Christian
Christian
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Qui 26 Nov 2009, 12:05 am

Não tenho experiência com Ampeg de verdade. Só com um combo Ampeg B3 que usei por 3 anos quase todo final de semana.
Esse B3 é Solid State somente e com 1 falante de 15".
É de baixa potência (150W) e o meu ponto de comparação é com o GK 400 RB III (meu) com cxs 4x10" + 1x15" com falantes de papelão e o Hartke mais antigo (acho que HA 2500) com cx 4x10" + 1x15" com falante de Alumínio.
Ai ele perdia feio, mesmo tendo 9 bandas de equalização.
Uma coisa que marcou foi que o combinho era muito pesado para carregar...

Mas essa série STV híbrida me deixa curioso. Queria muito testar meus baixos num ampli desse.

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Osmar Oliveira Sex 04 Dez 2009, 10:34 am

Bom review! Só ficou faltando o som...

Agora me diz uma coisa, as vávulas são americanas? Sei que o amp é, mas tenho quase certeza que a ampeg usa válvulas chinesas nessa série. Nesse caso a troca não seria uma boa idéia?

Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagem por Mauro Sex 04 Dez 2009, 11:09 am

Osmar Oliveira escreveu:Bom review! Só ficou faltando o som...

Fala Osmar! Beleza? Então cara, eu queria gravar mesmo uma demo pra galera, mas não tenho uma placa de som pra fazer isso, e não sei se teria outro jeito de gravar sem a placa e ficar bom. Se alguém puder me ajudar nisso, até gravo!

Osmar Oliveira escreveu:Agora me diz uma coisa, as vávulas são americanas? Sei que o amp é, mas tenho quase certeza que a ampeg usa válvulas chinesas nessa série. Nesse caso a troca não seria uma boa idéia?

A Ampeg foi vendida pra LOUD Technologies Inc., e agora não é mais fabricado nos USA. Porém, esse meu ampli ainda é americano, comprei antes de a empresa vender. As válvulas que vieram nele são as Groove Tubes, que vem de fábrica no Ampeg (pelo menos vinha quando eram americanos, agora eu não sei).

Só que eu não sei se as GT são americanas também, ai vc me pegou! Hehehehe

Mas aqui está o site deles http://www.groovetubes.com

Abraço.
Mauro
Mauro
Membro

Mensagem por AdrianoBSB Sex 04 Dez 2009, 11:36 am

Mais um que é presença obrigatória no proximo encontro aqui de Brasília.

Membro

Mensagem por steba Seg 07 Dez 2009, 8:24 am

Mauro escreveu:
Mas ai eu vou concordar E discordar de vc ao mesmo tempo, pois quem dá a maior caracteristica do som do amplificador é o Pre amp, o Power amp tem como maior característica a potencia e não timbre. Nos Hartke eles colocam apenas UMA 12AX7 no pré, e ai realmente não tem som de válvula mesmo, porém o SVT-3 tem o pré exatamente igual ao do SVT Classic 4 x 12AX7 mais 1 x 12AU7.
Mauro, apesar do pré dar a característica do som do amp, nos amps 100% valvulados as válvulas do power também influenciam no timbre do equipamento.

Mauro escreveu:
Posso estar enganado, mas ajuste de BIAS só é realizado na troca das válvulas de potência. Tanto que já troquei as válvulas do pré do meu amp e não precisei fazer nenhum ajuste.

Membro

Mensagem por Mauro Seg 07 Dez 2009, 9:54 am

steba escreveu:Mauro, apesar do pré dar a característica do som do amp, nos amps 100% valvulados as válvulas do power também influenciam no timbre do equipamento.

Concordo Steba! Eu nunca falei que o timbre de um era 100% identico ao outro, apesar de algumas pessoas inferirem isso após ler meu texto, só quis ressaltar que o timbre do SVT-3 é próximo ao do SVT-CL, guardada devidas proporções, é claro. Porém é possível tirar timbres bem similares. Pelo menos eu consegui.

steba escreveu:Posso estar enganado, mas ajuste de BIAS só é realizado na troca das válvulas de potência. Tanto que já troquei as válvulas do pré do meu amp e não precisei fazer nenhum ajuste.

Está certo mais uma vez Steba, inclusive eu falei isso
Mauro escreveu:... ajuste de BIAS, que é o ajuste de voltagem das válvulas do power...
Acontece que antes de comprar o SVT-3 eu li muitos foruns gringos, e muitas pessoas reclamavam desse problema do ampli soar ruim quando trocar as válvulas, e em 100% dos foruns as pessoas sempre aconselhavam a mandar pra um técnico regular a BIAS.

Olhando o manual, vi o esquema do amplificador e reparei que no pré ficam 3 válvulas, enquanto uma 12ax7 e uma 12au7 ficam imediatamente antes da sessão de MOSFETS, ou seja, se fosse um ampli 100% valvulado, depois desse par é que viria outras valvulas do power. Eles denominam esse par de válvulas como "Drive tubes", inclusive são elas que vc controla com o Knob "TUBE GAIN" que existe no SVT-3, dessa forma eu acredito que o rebiasing que os gringos se referiam são em relação a essas válvulas.

É claro que se vc trocar por valvulas identicas existe uma grande chance de não precisar ajustar o BIAS.

Abraços.
Mauro
Mauro
Membro

Mensagem por Carlosrzz Ter 15 Jun 2010, 12:49 pm

Parabéns pelo review mas a de não gostar de Ampeg e principalmente este Ampeg pois usei um por pelo menos 3 meses direto com aquela caixa 8x 10" e achei ele pesado demais para carregar e achei o som dele muito abafado e não foi por não sabe regular, mas é aquilo o importante é você gostar... e parabéns pelo equipamento!

Membro

Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo