SX com braço desalinhado
+4
Mauricio Luiz Bertola
Rick Charles
Uchoa
RobertoGrecoJr
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
SX com braço desalinhado
Boa tarde amigos(as) foristas.
Adquiri recentemente um contrabaixo SX SJB75C, usado, a preço de oportunidade.
O baixo está todo regulado, com um som realmente muito bom.
Porém notei aquele problema de braço desalinhado, onde a corda D está praticamente na borda da escala e a E está bem para dentro.
Li em algum lugar que um simples desaparafusar e realinhar do braço resolveria este problema.
Pretendo fazer essa modificação neste final de semana pois vou trocar as cordas de .40 para .45 e regular o instrumento (Tenho costume de regular meus próprios instrumentos).
A pergunta é: Esse procedimento resolverá o problema ou esse "defeito" é crônico de fabricação ?
Se sim, há algum "macete" para fazer esse procedimento? (Colocar calço interno, etc...)
Adquiri recentemente um contrabaixo SX SJB75C, usado, a preço de oportunidade.
O baixo está todo regulado, com um som realmente muito bom.
Porém notei aquele problema de braço desalinhado, onde a corda D está praticamente na borda da escala e a E está bem para dentro.
Li em algum lugar que um simples desaparafusar e realinhar do braço resolveria este problema.
Pretendo fazer essa modificação neste final de semana pois vou trocar as cordas de .40 para .45 e regular o instrumento (Tenho costume de regular meus próprios instrumentos).
A pergunta é: Esse procedimento resolverá o problema ou esse "defeito" é crônico de fabricação ?
Se sim, há algum "macete" para fazer esse procedimento? (Colocar calço interno, etc...)
RobertoGrecoJr- Membro
Re: SX com braço desalinhado
Se tiver folga no tróculo ...
Depende se vai pegar ajuste apenas com parafusos e se tem espaço para algum calço .
Você não precisa trocar as cordas para fazer esse procedimento , ele montado mesmo consegue matar logo a dos parafusos , apenas afrouxando as cordas .
Se bobear com corda frouxa levanta o braço e consegue averiguar o encaixe no tróculo e avaliar se rola um calço .
Claro que se não tiver espaço tem como abrir na tupia , mas isso se for o braço em relação ao restante , tem que ver a posição da ponte também .
Depende se vai pegar ajuste apenas com parafusos e se tem espaço para algum calço .
Você não precisa trocar as cordas para fazer esse procedimento , ele montado mesmo consegue matar logo a dos parafusos , apenas afrouxando as cordas .
Se bobear com corda frouxa levanta o braço e consegue averiguar o encaixe no tróculo e avaliar se rola um calço .
Claro que se não tiver espaço tem como abrir na tupia , mas isso se for o braço em relação ao restante , tem que ver a posição da ponte também .
Confere direitinho, é possível que o braço esteja alinhado com o corpo e a ponte esteja desalinhada. Se você não tiver uma certa experiência com trabalhos assim, é melhor levar em um luthier. A chance de você fazer besteira tentando resolver o problema é grande.
Rick Charles- Membro
Qualquer bom luthier faz isso com o pé nas costas...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Folgue as cordas e os parafusos do neck plate um pouco. Ajuste o braço. Aperte os parafusos e afine o baixo.
É só isso.
É só isso.
allexcosta- Administrador
É bom colocar um pequeno calço de plástico rígido (cartão de crédito antigo, por exemplo), na parte de baixo da cavidade da trócula, na lateral da mesma.allexcosta escreveu:Folgue as cordas e os parafusos do neck plate um pouco. Ajuste o braço. Aperte os parafusos e afine o baixo.
É só isso.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Pela última foto parece até captador torto , o da ponte junto com a mesma e a do braço em outro ângulo !
Mas é foto ... fica difícil !
Tenta o que o Allex falou , é rapidinho .
Mas é foto ... fica difícil !
Tenta o que o Allex falou , é rapidinho .
Na verdade o certo é instalar isso aqui:
Obrigado a todos os amigos pelos esclarecimentos.
Realmente a foto não está em boa qualidade para uma avaliação mais precisa de alinhamento de ponte e captadores mas, visualmente, com o baixo em mãos, me parecem bem alinhados.
Vou fazer o procedimento do braço.
Caros Bertola e Alex, tentarei primeiramente só um alinhamento básico do braço, sem a adição de placa ou cartão plástico. Resolvendo, ótimo.
Não resolvendo, tentarei a adição desse dispositivo.
Posto fotos e relatos para vocês acompanharem.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e atenção.
Realmente a foto não está em boa qualidade para uma avaliação mais precisa de alinhamento de ponte e captadores mas, visualmente, com o baixo em mãos, me parecem bem alinhados.
Vou fazer o procedimento do braço.
Caros Bertola e Alex, tentarei primeiramente só um alinhamento básico do braço, sem a adição de placa ou cartão plástico. Resolvendo, ótimo.
Não resolvendo, tentarei a adição desse dispositivo.
Posto fotos e relatos para vocês acompanharem.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e atenção.
RobertoGrecoJr- Membro
allexcosta escreveu:Na verdade o certo é instalar isso aqui:
O q é isso, mah? Um parafusão?
fheliojr- Membro
Ele quis mostrar a bucha ( porca ) que ficaria encaixado no braço , tem rosca !
Baixo que tem isso é o meu Ex-Factor 86 , até nos parafusos dos captadores tem .
Baixo que tem isso é o meu Ex-Factor 86 , até nos parafusos dos captadores tem .
Bucha rosqueada com parafuso de máquina ao invés de madeira. Upgrade simples e depois disso o braço não move nem 1mm por toda a eternidade.
Uchoa escreveu:Ele quis mostrar a bucha ( porca ) que ficaria encaixado no braço , tem rosca !
allexcosta escreveu:Bucha rosqueada com parafuso de máquina ao invés de madeira. Upgrade simples e depois disso o braço não move nem 1mm por toda a eternidade.
Ah, tah, foi mal... a "ficha não havia caído".
fheliojr- Membro
Desalinhamento bem comum, inclusive em instrumentos mais caros. Já vi até Fender assim... Tenho um Condor P-Master que também é desalinhado. No começo me incomodava mas relaxei e parei de prestar atenção nisso. Veja se a tocabilidade está comprometida. Se não estiver, relaxe e aproveite o baixo.
Guga Ramone- Membro
Guga Ramone escreveu:Já vi até Fender assim...
"Até Fender"?
A Fender sempre foi recordista de baixo desalinhado. Quando a Mlaghus lançou a série Tribute, que é uma homenagem aos Fenders antigos, ele até fez questão de fazer os braços meio desalinhados. Eu devo ter visto uns 300 Fenders assim pessoalmente, fora fotos e vídeos.
"Até fender" pq vc sabe, né tio, que "Fender é Fender"... Hehehehe
Guga Ramone- Membro
Guga Ramone escreveu:"Até fender" pq vc sabe, né tio, que "Fender é Fender"... Hehehehe
Sem dúvida. Afinal de contas, Fender seria o quê? Ibanez?
Squier kkkkkkk
Guga Ramone- Membro
Amigos. Tive alguns problemas pessoais antes e só vou conseguir fazer o serviço hoje.
Quanto à comprometer a tocabilidade, noto que, ao mover rapidamente para frasear na corda G, as vezes ela quase escapa do braço. Isso me incomoda bastante. Por isso resolvi tentar alinhá-lo.
Quanto à comprometer a tocabilidade, noto que, ao mover rapidamente para frasear na corda G, as vezes ela quase escapa do braço. Isso me incomoda bastante. Por isso resolvi tentar alinhá-lo.
RobertoGrecoJr- Membro
^ Me incomoda também. É um servicinho que eu sempre faço.
Essa dica do Allex é facil, rápida e resolve.
"Folgue as cordas e os parafusos do neck plate um pouco. Ajuste o braço. Aperte os parafusos e afine o baixo."
Já fiz isso em alguns baixos meus... Até em Fender...
Hehehehe.
"Folgue as cordas e os parafusos do neck plate um pouco. Ajuste o braço. Aperte os parafusos e afine o baixo."
Já fiz isso em alguns baixos meus... Até em Fender...
Hehehehe.