Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
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Rick Charles
allexcosta
Kadax Azuhos
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
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Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
Estou montando um contrabaixo. Até o momento já comprei:
- a ponte;
- as tarraxas;
- os potenciômetros;
- circuitos (Preamp-Ativo) e os Captadores (Humbuckers M.M.Power 5) - todos da Malagoli.
Agora estou na fase de escolher a madeira, para começar a fabricação. Estou pensando em usar as seguintes madeiras:
- Cedro rosa para o corpo;
- Maple para o braço;
- Ébano para a escala.
Tenho duas perguntas para o fórum:
1- Essa combinação de madeiras é boa para o gênero Rock / Heavy Metal?
2- O fato da Captação ser ativa, é melhor eu priorizar uma madeira de maior velocidade na resposta do som?
- a ponte;
- as tarraxas;
- os potenciômetros;
- circuitos (Preamp-Ativo) e os Captadores (Humbuckers M.M.Power 5) - todos da Malagoli.
Agora estou na fase de escolher a madeira, para começar a fabricação. Estou pensando em usar as seguintes madeiras:
- Cedro rosa para o corpo;
- Maple para o braço;
- Ébano para a escala.
Tenho duas perguntas para o fórum:
1- Essa combinação de madeiras é boa para o gênero Rock / Heavy Metal?
2- O fato da Captação ser ativa, é melhor eu priorizar uma madeira de maior velocidade na resposta do som?
Kadax Azuhos- Membro
- Mensagens : 1
Localização : CATANDUVA
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
O que realmente terá alguma influência será a madeira da escala.
Ébano valoriza um pouco os agudos e menos os médio-graves. Eu particularmente gosto de médio-graves e jacarandá é melhor pra essa característica.
As outras são boas escolhas.
Quanto às perguntas:
1 - Isso aí é meio mito.
2 - Não.
Ébano valoriza um pouco os agudos e menos os médio-graves. Eu particularmente gosto de médio-graves e jacarandá é melhor pra essa característica.
As outras são boas escolhas.
Quanto às perguntas:
1 - Isso aí é meio mito.
2 - Não.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
allexcosta escreveu:
Ébano valoriza um pouco os agudos e menos os médio-graves. Eu particularmente gosto de médio-graves e jacarandá é melhor pra essa característica.
Creio que pro som que ele quer tirar, os agudos são mais desejáveis (não que com jacarandá não seja possível conseguir esse som), eu daria preferência ao ébano principalmente porque é lindo demais.
Rick Charles- Membro
- Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
^ Existem bilhões de timbres dentro do rock, alguns deles com valorização dos médios em detrimento dos agudos.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
Pau-ferro também é ótima pedida para a escala. É bem equilibrado e a madeira é bem resistente.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
^ Muito boa também. Bem dura e resistente. Alguma valorização de médio-agudos como o maple (controverso).
Outra opção é a braúna (ébano-brasileiro). Já vi algumas vezes mas não tenho opinião formada sobre influências sobre o timbre. O Ademar de BH usa bastante.
Outra opção é a braúna (ébano-brasileiro). Já vi algumas vezes mas não tenho opinião formada sobre influências sobre o timbre. O Ademar de BH usa bastante.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
allexcosta escreveu:^ Muito boa também. Bem dura e resistente. Alguma valorização de médio-agudos como o maple (controverso).
Eu concordo, mas não é aquele agudo exagerado, às vezes estridente e ardido do maple. É macio.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
^ É... Maple pega bem ali na ardência dos 3khz, né não? Enquanto pau-ferro um pouco mais acima fora da ardência máxima e ébano já lá em cima na região "aerada".
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
^ Exato! Maple tá na região da dor de dente... haha às vezes chega a dar calafrio.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
Nada como um ajuste não resolva ...
Escala bonita e que deixa gringo doido é a Gonçalo-Alves .
Escala bonita e que deixa gringo doido é a Gonçalo-Alves .
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
Eu não tenho 1/10 do conhecimento da maioria que postou aqui, mas se eu penso que qualquer baixo vai bem com rock ou ritmos em que uma Bzona ou um fretless não sejam necessários. Resumindo, vai bem com qualquer baixo.
Me corrijam se eu estiver errado, mas uma boa regulagem faz milagres.
O lance é o baixo cortar bem na mix, e às vezes pra fazer isso você tem (dependendo da banda) de mudar um pouco a sua concepção do som ideal.
Eu, por exemplo, gosto de escalas escuras porque acho que pra mim o som menos ardido funciona melhor, mas dependendo da afinação da batera e do timbre do guitarrista, e até do som do palco, o que eu vou precisar mesmo é um pouco daquelas pontas que o maple dá.
Eu acho que a gente resolve ou ameniza isso numa regulagem mais cuidadosa e muitas vezes um pouco mais aberta.
Quando a gente acerta, a mágica acontece!
Ideias pré concebidas formadas pelos "som daquele disco" não costumam funcionar muito bem pra mim. No começo isso foi meio frustrante, mas com o tempo a gente passa a enxergar o que realmente funciona.
Me corrijam se eu estiver errado, mas uma boa regulagem faz milagres.
O lance é o baixo cortar bem na mix, e às vezes pra fazer isso você tem (dependendo da banda) de mudar um pouco a sua concepção do som ideal.
Eu, por exemplo, gosto de escalas escuras porque acho que pra mim o som menos ardido funciona melhor, mas dependendo da afinação da batera e do timbre do guitarrista, e até do som do palco, o que eu vou precisar mesmo é um pouco daquelas pontas que o maple dá.
Eu acho que a gente resolve ou ameniza isso numa regulagem mais cuidadosa e muitas vezes um pouco mais aberta.
Quando a gente acerta, a mágica acontece!
Ideias pré concebidas formadas pelos "som daquele disco" não costumam funcionar muito bem pra mim. No começo isso foi meio frustrante, mas com o tempo a gente passa a enxergar o que realmente funciona.
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
Pode ser QQ uma, desde que seja um precision bass.
Paulo Penna- Membro
- Mensagens : 3994
Localização : BH
Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo
Rico escreveu:Ideias pré concebidas formadas pelos "som daquele disco" não costumam funcionar muito bem pra mim. No começo isso foi meio frustrante, mas com o tempo a gente passa a enxergar o que realmente funciona.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
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