Escala curta ou escala longa?
+22
felipebarba
fheliojr
patriciofernandes
Rui Lima
deathenrique
gsfteodoro
Stormbringer
JAZZigo
Renato Aversari
vinibassplayer
Fernando Zadá
Paulo Penna
WHead
Pz123
BLZENI
Zubrycky
Uchoa
peter.forc
allexcosta
Ivanov_br
Mauricio Luiz Bertola
Bajista
26 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Escala curta ou escala longa?
Quais as características e vantagens ou desvantagens de tocar com um baixo com escala de 32" ou de 34"?
Bajista- Membro
Re: Escala curta ou escala longa?
Escala de 32 é escala média. Curta é abaixo disso, até 29pol.
34 é escala longa e 35" extra longa.
Quanto mais curta a escala, mais grave a sonoridade (mas isso depende também do posicionamento da captação) e mais "frouxas" ficam as cordas, o que determina também a definição das notas mais graves.
Tudo isso depende de uma série de relações no qual entram o já exposto acima (posicionamento da captação), cordas utilizadas, etc.
34 é escala longa e 35" extra longa.
Quanto mais curta a escala, mais grave a sonoridade (mas isso depende também do posicionamento da captação) e mais "frouxas" ficam as cordas, o que determina também a definição das notas mais graves.
Tudo isso depende de uma série de relações no qual entram o já exposto acima (posicionamento da captação), cordas utilizadas, etc.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
hiago_ar gosta desta mensagem
Alguém poderias exemplificar com fotos alguns modelos aqui? Ficaria mais fácil de entender. Acho que ajudaria também na compra de encordoamento apropriado.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:34 é escala longa e 35" extra longa.
E 36"?
allexcosta- Administrador
Nunca ví essa medida...allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:34 é escala longa e 35" extra longa.
E 36"?
Tens algum exemplo de instrumento com essa medida?
peter.forc- Membro
ras gosta desta mensagem
Eu tenho 2 baixos de escala curta: Um Fender Coronado Reissue com 30" de escala e um Gibson SG com 30,5".
comparando com baixos com escala 34", as cordas ficam com menos tensão, o som tem menos definição nas notas, e a mizona parece faltar um pouco de peso, porem é bem facil e confortavel de tocar.
comparando com baixos com escala 34", as cordas ficam com menos tensão, o som tem menos definição nas notas, e a mizona parece faltar um pouco de peso, porem é bem facil e confortavel de tocar.
BLZENI- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nunca ví essa medida...
Como dito, Fodera AJ, alguns modelos da Conklin, entre outros...
BLZENI escreveu:o som tem menos definição nas notas, e a mizona parece faltar um pouco de peso
Isso me irrita..
Não gostei muito de nenhum short scale que toquei até hoje.
Pz123- Membro
Cara, tamanho da escala influencia muito o timbre do instrumento.
Você não pode tocar num 29" esperando que tenha características de 34", que tampouco terá características de um 37".
Você não pode tocar num 29" esperando que tenha características de 34", que tampouco terá características de um 37".
BLZENI escreveu:Eu tenho 2 baixos de escala curta: Um Fender Coronado Reissue com 30" de escala e um Gibson SG com 30,5".
Sempre ouvi que instrumentos de escala reduzida eram mais confortáveis pra se tocar (dimensões, espaçamento, até cordas mais maleáveis). Sabia também que o timbre é diferente (é física, né?). Mas não sabia sobre essa da "falta de peso".. Você diria que fica sem definição, é isso?
Longa bagarai.....allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:34 é escala longa e 35" extra longa.
E 36"?
Paulo Penna- Membro
ras gosta desta mensagem
WHead escreveu:BLZENI escreveu:Eu tenho 2 baixos de escala curta: Um Fender Coronado Reissue com 30" de escala e um Gibson SG com 30,5".
Sempre ouvi que instrumentos de escala reduzida eram mais confortáveis pra se tocar (dimensões, espaçamento, até cordas mais maleáveis). Sabia também que o timbre é diferente (é física, né?). Mas não sabia sobre essa da "falta de peso".. Você diria que fica sem definição, é isso?
Fala Whead
eles são mais confortaveis pela questão fisica mesmo, casas da escala menores, tudo mais perto, mas quem ta acostumado com baixo escala padrão estranha ao pegar um short scale na mao.
sobre a falta de definição. não é que o som não tenha definição, ele apenas é menos definido que um de 34", por conta da fisica mesmo. diria um pouco mais embolado, requer uma mexida na equalizaçao do amp. falta de peso da corda Mi, por questão fisica mesmo.
tento resolver este problema diminuindo um pouco medios e aumentando o grave no amp.
BLZENI- Membro
Entendi. Obrigado.BLZENI escreveu:WHead escreveu:BLZENI escreveu:Eu tenho 2 baixos de escala curta: Um Fender Coronado Reissue com 30" de escala e um Gibson SG com 30,5".
Fala Whead
eles são mais confortaveis pela questão fisica mesmo, casas da escala menores, tudo mais perto, mas quem ta acostumado com baixo escala padrão estranha ao pegar um short scale na mao.
sobre a falta de definição. não é que o som não tenha definição, ele apenas é menos definido que um de 34", por conta da fisica mesmo. diria um pouco mais embolado, requer uma mexida na equalizaçao do amp. falta de peso da corda Mi, por questão fisica mesmo.
tento resolver este problema diminuindo um pouco medios e aumentando o grave no amp.
sou do clube 34 pelo contexto
esteticamente acho baixo de escala curta bem esquisito
esteticamente acho baixo de escala curta bem esquisito
Convidado- Convidado
Eu acho os Birdsong muito bonitos, assim como o Little do Samuel.
Olha eu como adepto dos fanned 37 da Dingwall depois mudei para um JB s Martyn 36 na B e hoje estou apaixonado pelo meu Little, ou seria medui< de 30 polegadas.
É outra vibe de som mas altamente confortável e na minha modesta opinião soa maravilhosamente bem.
Das ultimas 20 gigs eu diria que usei o fanned em uma delas só...
Sou curioso para experimentar um 34 com afinação EADGC mas poderia viver facilmente só com esse de 30.
É outra vibe de som mas altamente confortável e na minha modesta opinião soa maravilhosamente bem.
Das ultimas 20 gigs eu diria que usei o fanned em uma delas só...
Sou curioso para experimentar um 34 com afinação EADGC mas poderia viver facilmente só com esse de 30.
Fernando Zadá- Moderador
gdias09 gosta desta mensagem
peter.forc escreveu:Tenho alguns exemplos para ajudar - desculpe a (péssima) qualidade da foto de meu celular...
O da direita é um Precision de 34". O do meio é um Squier Mustang de 30". O da direita é meu Jackson de 29" - como o corpo dele é bastante pequeno, aparenta ser até menor...
e essa guitarra de 4 cordas ai kkkkkkk
vinibassplayer- Membro
Para o som que curto tocar (metal progressivo), os baixos de escala longa são uma pedida melhor. Uso muito a corda B, e a definição é muito importante. Sinto uma definição melhor em instrumentos de escala longa do que nos de escala curta, mas é como o Bertola falou, depende de outros fatores também, como a posição dos captadores ou até a posição da mão direita no instrumento.
Só para registro, já que foi citado aqui, eu sou louco por um Dingwall Fanned 5 cordas. Pelo que já vi dele o som se encaixa perfeitamente para minha pedida.
Só para registro, já que foi citado aqui, eu sou louco por um Dingwall Fanned 5 cordas. Pelo que já vi dele o som se encaixa perfeitamente para minha pedida.
Renato Aversari- Membro
Pensei que esses fossem 35"...allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nunca ví essa medida...
Como dito, Fodera AJ, alguns modelos da Conklin, entre outros...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pensei que esses fossem 35"...
Tem Fodera e Conklin 35" também, mas o AJ nasceu 36".
vinibassplayer escreveu:peter.forc escreveu:Tenho alguns exemplos para ajudar - desculpe a (péssima) qualidade da foto de meu celular...
O da direita é um Precision de 34". O do meio é um Squier Mustang de 30". O da direita é meu Jackson de 29" - como o corpo dele é bastante pequeno, aparenta ser até menor...
e essa guitarra de 4 cordas ai kkkkkkk
Parece mesmo... Aliás, uso capa de guitarra para ele !!! rsrs
peter.forc- Membro
Para mim a medida de escala mais confortável é a de 32 pol. Construí 2 baixos para mim mesmo com essas medidas: Um SG e um de design próprio (inspirado no RK) com um circuito interno de pré.
O baixo ideal do Zubrycky:Zubrycky escreveu:Sou daqueles que pensa que quanto mais curta a escala melhor.
Fender Ashbory Bass
Made in Korea
Escala de 18'', com pouco mais de 1 kg de peso, fretless, captação piezo, cordas em borracha de silicone e timbrão gordo, capaz de simular um rabecão com relativa fidelidade. Ao vivo, chama muito a atenção e, geralmente, deixa a plateia meio atônita, sem entender ou acreditar de onde sai tanto grave. Parece brinquedo, mas não é para qualquer baixista. Desistam de procurar demos no YouTube (muito ruins), inclusive a minha! O único cara que já vi mandar ver nesse "brinquedo" pra valer foi o Trey Gunn, em alguns shows ao vivo do King Crimson. Quem curte também já deve ser assistido.
JAZZigo- FCBR-CT
acho que meus baixos, na corda G tem 32 polegadas... e a E tem pouco mais de 34... no fanned de 5 cordas 35 polegadas na B...
Acho que fanned acaba sendo o melhor dos dois mundos nos quesitos de timbre e tensão das cordas, mas o tamanho do baixo é igual a de um baixo com a medida da corda mais grave , nao se ganha em portabilidade
Esse mini smartin deve ser ótimo pra viajar
Acho que fanned acaba sendo o melhor dos dois mundos nos quesitos de timbre e tensão das cordas, mas o tamanho do baixo é igual a de um baixo com a medida da corda mais grave , nao se ganha em portabilidade
Esse mini smartin deve ser ótimo pra viajar
Stormbringer- Membro
Fernando Zadá- Moderador
Esse Little é um dos meus mais ardentes sonhos de consumo. No dia em que eu tiver um desses acredito que ele será o meu instrumento principal.
Ele praticamente virou o meu! Rsssss
Fernando Zadá- Moderador
Vou aproveitar esse assunto e sanar uma dúvida. Baixo de escala longa seria melhor pra se usar com afinação baixa (ex: baixo 4 cordas C standard ou A# drop) por conta de não deixar as cordas tão moles?
deathenrique- Membro
^Yep , junto com cordas de calibres maiores , tem até específica para isso !
a teoria física é essa...heenrique_bass escreveu:Vou aproveitar esse assunto e sanar uma dúvida. Baixo de escala longa seria melhor pra se usar com afinação baixa (ex: baixo 4 cordas C standard ou A# drop) por conta de não deixar as cordas tão moles?
nao sei qual a bruxaria desses s.martin que a corda Si fala bem com a escala tão curta...
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:a teoria física é essa...heenrique_bass escreveu:Vou aproveitar esse assunto e sanar uma dúvida. Baixo de escala longa seria melhor pra se usar com afinação baixa (ex: baixo 4 cordas C standard ou A# drop) por conta de não deixar as cordas tão moles?
nao sei qual a bruxaria desses s.martin que a corda Si fala bem com a escala tão curta...
Se não me engano, as cordas do Little são 0.50.
Na minha vida só toquei em dois baixos de escala curta e eram muito maus, os piores baixos que já toquei, um deles nem lembro a marca e o outro era um ibanez made in japan da law sweet era estilo precision 51 mas escala curta e era a coisa mais mal construída que eu já vi e realmente não tinha peso nenhum principalmente na corda E.
Mas recentemente comprei um Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30") que aqui em Portugal tem um valor novo em loja realmente inexpressivo (€ 157,00, sendo o salário mínimo € 600,00), acho que tirando os harley benton da loja alemã da Thomann nunca vi nada tão barato e posso dizer que surpreendentemente tem um som que eu não noto diferença para um escala longa.
Os pickups são maravilhosos tendo em conta o preço.
O único defeito é um neckdive que não é profundo, ele não mergulha mas não fica de pé, caí para a posição horizontal.
Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30")
Mas recentemente comprei um Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30") que aqui em Portugal tem um valor novo em loja realmente inexpressivo (€ 157,00, sendo o salário mínimo € 600,00), acho que tirando os harley benton da loja alemã da Thomann nunca vi nada tão barato e posso dizer que surpreendentemente tem um som que eu não noto diferença para um escala longa.
Os pickups são maravilhosos tendo em conta o preço.
O único defeito é um neckdive que não é profundo, ele não mergulha mas não fica de pé, caí para a posição horizontal.
Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30")
Rui Lima- Membro
Rui Lima escreveu:Na minha vida só toquei em dois baixos de escala curta e eram muito maus
Engraçado que no Brasil a gente não usa "maus" assim...
Diferenças linguísticas... Minha prima (que mora em Vila Nova de Gaia), também usa dessa forma. Afinal, ela é portuguesa...allexcosta escreveu:Rui Lima escreveu:Na minha vida só toquei em dois baixos de escala curta e eram muito maus
Engraçado que no Brasil a gente não usa "maus" assim...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diferenças linguísticas...
Sem dúvida alguma...
Eu acho o Português deles muito difícil. Escrito é mais tranquilo, mas pra conversar...
Convivi com alguns Portugueses no passado e a gente preferia falar Inglês.
Sei... Vocês usam ruins né?
Os portugueses entendem melhor os brasileiros do que o contrário devido ao consumo que os portugueses fazem da cultura brasileira o que não acontece com os brasileiros que praticamente não consomem cultura portuguesa.
Uma vez que estou num forum brasileiro vou tentar "abrasileirar" meu português quando aqui escrever.
Eu por exemplo trabalho para a Administração Fiscal Portuguesa e atendo muitos brasileiros todos os dias e é engraçado quando eu digo para se dirigirem ao rés-do-chão, eles ficam a olhar para mim e depois eu lembro-me e corrijo dizendo "tem que descer no térreo."
Os portugueses entendem melhor os brasileiros do que o contrário devido ao consumo que os portugueses fazem da cultura brasileira o que não acontece com os brasileiros que praticamente não consomem cultura portuguesa.
Uma vez que estou num forum brasileiro vou tentar "abrasileirar" meu português quando aqui escrever.
Eu por exemplo trabalho para a Administração Fiscal Portuguesa e atendo muitos brasileiros todos os dias e é engraçado quando eu digo para se dirigirem ao rés-do-chão, eles ficam a olhar para mim e depois eu lembro-me e corrijo dizendo "tem que descer no térreo."
Rui Lima- Membro
Não carece disso Rui Lima, expresse-se em nossa língua, na sua vertente. Para mim isso enriquece o FCBR.Rui Lima escreveu:Sei... Vocês usam ruins né?
hiago_ar e gdias09 gostam desta mensagem
Rui Lima escreveu:Os portugueses entendem melhor os brasileiros do que o contrário devido ao consumo que os portugueses fazem da cultura brasileira o que não acontece com os brasileiros que praticamente não consomem cultura portuguesa.
Eu acho que além disso tem a pronúncia das vogais. Ou ausência dela...
Rui Lima escreveu:Uma vez que estou num forum brasileiro vou tentar "abrasileirar" meu português quando aqui escrever.
Assim como o Bertola, eu prefiro que você não o faça. Diversidade só enriquece. Por exemplo, agora posso começar a chamar os baixos Tonante de "maus", acho que combina mais...
Rui Lima escreveu:Eu por exemplo trabalho para a Administração Fiscal Portuguesa e atendo muitos brasileiros todos os dias e é engraçado quando eu digo para se dirigirem ao rés-do-chão, eles ficam a olhar para mim e depois eu lembro-me e corrijo dizendo "tem que descer no térreo."
"Rés-do-chão" eu não saberia o que é... Engraçado que tem lugar do Brasil que chama térreo de primeiro andar (Minas, por exemplo). Aí vira uma confusão dos infernos. Caros colegas mineiros, primeiro andar é o que fica acima do nível da rua... Tenho dito...
Nunca peguei um escala curta. Mas tenho curiosidade. Ainda mais porque tenho uma cisma com corda "molenga"
concordo
allexcosta escreveu:
"Rés-do-chão" eu não saberia o que é... Engraçado que tem lugar do Brasil que chama térreo de primeiro andar (Minas, por exemplo). Aí vira uma confusão dos infernos. Caros colegas mineiros, primeiro andar é o que fica acima do nível da rua... Tenho dito...
concordo
patriciofernandes- Membro
Rés-do-chão é local baixo ou coisa que está sobre o chão aqui no Brasil, mas não se usa no sentido lusitano de "andar térreo" como o Rui Lima usa.
Sobre o que o Allex colocou acerca de 1º andar, aqui no RJ tem prédios em que o térreo (res-do-chão em Portugal) é "listado" como 1 no elevador. Geralmente isso ocorre em prédios mais antigos, no qual a portaria fica elevada em relação ao nível da rua - o prédio em que moro aqui em Niterói é assim, não tem "térreo", tem 1º andar...
Sobre o que o Allex colocou acerca de 1º andar, aqui no RJ tem prédios em que o térreo (res-do-chão em Portugal) é "listado" como 1 no elevador. Geralmente isso ocorre em prédios mais antigos, no qual a portaria fica elevada em relação ao nível da rua - o prédio em que moro aqui em Niterói é assim, não tem "térreo", tem 1º andar...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Rés-do-chão é local baixo ou coisa que está sobre o chão aqui no Brasil
Nesse Brasil aí que tu mora talvez, porque eu nunca ouvi falar nisso...
Se bem que no Rio é normal falar "serventia da casa" e encanador é "bombeiro hidráulico" né?
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sobre o que o Allex colocou acerca de 1º andar, aqui no RJ tem prédios em que o térreo (res-do-chão em Portugal) é "listado" como 1 no elevador. Geralmente isso ocorre em prédios mais antigos, no qual a portaria fica elevada em relação ao nível da rua - o prédio em que moro aqui em Niterói é assim, não tem "térreo", tem 1º andar...
Tá, mas tá errado.
Morei em vários lugares do Brasil... Trabalhei (como Professor) na maior parte dele. E já ouví essa expressão várias vezes...allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Rés-do-chão é local baixo ou coisa que está sobre o chão aqui no Brasil
Nesse Brasil aí que tu mora talvez, porque eu nunca ouvi falar nisso...
Se bem que no Rio é normal falar "serventia da casa" e encanador é "bombeiro hidráulico" né?Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sobre o que o Allex colocou acerca de 1º andar, aqui no RJ tem prédios em que o térreo (res-do-chão em Portugal) é "listado" como 1 no elevador. Geralmente isso ocorre em prédios mais antigos, no qual a portaria fica elevada em relação ao nível da rua - o prédio em que moro aqui em Niterói é assim, não tem "térreo", tem 1º andar...
Tá, mas tá errado.
Se você acha que está errado... Não há o que discutir...
Página 1 de 2 • 1, 2