Riverhead RS Series e Unicorn.
+5
Mauricio Luiz Bertola
fheliojr
JAZZigo
RBORCARI
WHead
9 participantes
Página 1 de 1
Riverhead RS Series e Unicorn.
Saudações.
Fundada em 1984 por Satoshi "Kei" Yatsuzuka, a Riverhead produzia guitarras e baixos via Headway, no Japão. Em pouco tempo seus instrumentos começaram a chegar nos Estados Unidos, Canadá e Europa, impulsionados pela onda New Wave. Várias séries foram lançadas nesse período, todos bem típicos da época (desgin “futurístico” e/ou alternativo) e que acabaram por definir a marca. Veio, então, uma crise econômica no Japão e a produção de instrumentos foi interrompida. O ressurgimento só aconteceu em 92, com o mesmo Kei, só que agora com modelos menos ousados (mais clássicos) e fabricação nas Filipinas. Dos modelos 80 da Riverhead me atraem os RS e os Unicorn. Inspirados nos Steinberg e Flyte, possuem corpo sólido (provavelmente mogno, embora haja dúvidas sobre as asas dos Unicorns), captadores próprios (singles e humbuckers) selecionáveis por uma chave de três posições, 1 volume, 2 tones, pontes e tarraxas simples mas eficientes. As informações sobre a Riverhead são raras e algumas vezes conflitantes - por isso qualquer contribuição é sempre muito bem-vinda. Abraço.
Riverhead Unicorn.
http://www.riverheadguitar.com/
Fundada em 1984 por Satoshi "Kei" Yatsuzuka, a Riverhead produzia guitarras e baixos via Headway, no Japão. Em pouco tempo seus instrumentos começaram a chegar nos Estados Unidos, Canadá e Europa, impulsionados pela onda New Wave. Várias séries foram lançadas nesse período, todos bem típicos da época (desgin “futurístico” e/ou alternativo) e que acabaram por definir a marca. Veio, então, uma crise econômica no Japão e a produção de instrumentos foi interrompida. O ressurgimento só aconteceu em 92, com o mesmo Kei, só que agora com modelos menos ousados (mais clássicos) e fabricação nas Filipinas. Dos modelos 80 da Riverhead me atraem os RS e os Unicorn. Inspirados nos Steinberg e Flyte, possuem corpo sólido (provavelmente mogno, embora haja dúvidas sobre as asas dos Unicorns), captadores próprios (singles e humbuckers) selecionáveis por uma chave de três posições, 1 volume, 2 tones, pontes e tarraxas simples mas eficientes. As informações sobre a Riverhead são raras e algumas vezes conflitantes - por isso qualquer contribuição é sempre muito bem-vinda. Abraço.
Riverhead Unicorn.
http://www.riverheadguitar.com/
Re: Riverhead RS Series e Unicorn.
Não sou fã desse modelo RPM, alias nem lembro de outra pessoa usar esse modelo de baixo alem do Paulo Ricardo e do Humberto Gessinger
Esse Headless o que me chama mais atenção eram os Factor usados por Bi Ribeiro e Nando Reis (Titãs ainda).
Zubrycky,
ta ai pra voce:
https://reverb.com/item/1611008-riverhead-unicorn
Esse Headless o que me chama mais atenção eram os Factor usados por Bi Ribeiro e Nando Reis (Titãs ainda).
Zubrycky,
ta ai pra voce:
RBORCARI- Membro
RBORCARI escreveu:Não sou fã desse modelo RPM, alias nem lembro de outra pessoa usar esse modelo de baixo alem do Paulo Ricardo e do Humberto Gessinger
Geddy Lee (Rush)
JAZZigo- FCBR-CT
Então... essa onda eu já acho beeeeem mais legal que aqueles I wanna be Tonante, que na minha opinião não são funcionais. Um baixo desses tem um design que reflete um anseio da época, mas se tu pega pra tocar, o hardware é bom e o som decente.
Fica meu no post
Fica meu no post
Convidado- Convidado
RBORCARI escreveu:Não sou fã desse modelo RPM, alias nem lembro de outra pessoa usar esse modelo de baixo alem do Paulo Ricardo e do Humberto Gessinger
JAZZigo- FCBR-CT
kkkkkkkkkkkkkkk
Valeu Jazz,
Mais eu era mais nacional nessa época rsrs
La de fora era só AC/DC e Iron
Valeu Jazz,
Mais eu era mais nacional nessa época rsrs
La de fora era só AC/DC e Iron
RBORCARI- Membro
Cara só sei q os Steinberger Spirit deste modelo reúnem tudo q detesto na ergonomia de um instrumento.
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:Cara só sei q os Steinberger Spirit deste modelo reúnem tudo q detesto na ergonomia de um instrumento.
Deve ser uma briga pra estudar sentado rsrsrs
Convidado- Convidado
Esse modelo aí eu curto...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Henri-Q escreveu:fheliojr escreveu:Cara só sei q os Steinberger Spirit deste modelo reúnem tudo q detesto na ergonomia de um instrumento.
Em pé, tb, devido ao extremo neckdive dele.
fheliojr- Membro
Você tem razão, Henri-Q. Também acho que esses RS e Unicorn não fariam feio hoje em dia. A opção estética é muito pessoal - eu, por exemplo, não me acostumei até hoje a olhar pra um headless, seja ele qual for - e esses modelos futuristas/oitentistas japoneses.. sei lá.. não me inspiram muito (muito subjetivo, né?) - mas é um modelo bem típico da época. Criei esse tópico porque gosto das asas do Unicorn (inspiradas no Flyte da Burns) e não conhecia essa Riverhead, Achei seus projetos (Wizard, Jerk, Phantom, Jupiter, além dos RS e Unicorn) no geral, bem distintos do usual estilo-Fender - eu valorizo isso. Nostalgia, talvez. Abraço.Henri-Q escreveu:Então... essa onda eu já acho beeeeem mais legal que aqueles I wanna be Tonante, que na minha opinião não são funcionais. Um baixo desses tem um design que reflete um anseio da época, mas se tu pega pra tocar, o hardware é bom e o som decente.
Fica meu no post
A minha GAS por esse tipo de baixo não é das maiores, mas adoraria espancar testar um desses algum dia e teria fácil um destes para engordar a minha coleção (Gostei do formato dos baixos desse tópico mais do que o do headless tradicional).
Nunca me esquecerei de uma vez que toquei com o Fruto Ar (Banda de reggae da qual fiz parte) num festival (Não me lembro aonde). Naquela ocasião, vi uma banda de africanos tocando músicas africanas e o baixista daquele grupo tinha um baixo desses. Fiquei apaixonado pelo groove e pelos sons (Infelizmente não sei o nome da banda... ).
Valeu, meu querido!
Nunca me esquecerei de uma vez que toquei com o Fruto Ar (Banda de reggae da qual fiz parte) num festival (Não me lembro aonde). Naquela ocasião, vi uma banda de africanos tocando músicas africanas e o baixista daquele grupo tinha um baixo desses. Fiquei apaixonado pelo groove e pelos sons (Infelizmente não sei o nome da banda... ).
RBORCARI escreveu:
Zubrycky,
ta ai pra voce:
Valeu, meu querido!
fheliojr escreveu:Henri-Q escreveu:fheliojr escreveu:Cara só sei q os Steinberger Spirit deste modelo reúnem tudo q detesto na ergonomia de um instrumento.
Se liga fheliojr...
Convidado- Convidado
fheliojr escreveu:Henri-Q escreveu:fheliojr escreveu:Cara só sei q os Steinberger Spirit deste modelo reúnem tudo q detesto na ergonomia de um instrumento.
Eis aqui como acabar com o neckdive de uma vez por todas sem nenhuma modificação e sem gastar um único centavo.
Zubrycky escreveu:
Eis aqui como acabar com o neckdive de uma vez por todas sem nenhuma modificação e sem gastar um único centavo.
rodlburigo- Membro
Os modelos Steinberger e Hohner possuem o Fold-Down Leg Rest, na parte lateral inferior do corpo, justamente para tocarmos sentados e com absoluto conforto, apoiando o baixo sobre a coxa.
Nunca vi um baixo headless que apresentasse neck dive. Muito pelo contrário, pois a ausência do headstock e das tarraxas faz uma diferença absurda e até meio óbvia. IMHO, o único contra desse modelo, em termos de design, eu diria que é a ausência de apoio para o antebraço, porém este é um "problema" relativamente pequeno, que vai depender da capacidade de adaptação do baixista.
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:fheliojr escreveu:Henri-Q escreveu:fheliojr escreveu:Cara só sei q os Steinberger Spirit deste modelo reúnem tudo q detesto na ergonomia de um instrumento.
Os modelos Steinberger e Hohner possuem o Fold-Down Leg Rest, na parte lateral inferior do corpo, justamente para tocarmos sentados e com absoluto conforto, apoiando o baixo sobre a coxa.
Nunca vi um baixo headless que apresentasse neck dive. Muito pelo contrário, pois a ausência do headstock e das tarraxas faz uma diferença absurda e até meio óbvia. IMHO, o único contra desse modelo, em termos de design, eu diria que é a ausência de apoio para o antebraço, porém este é um "problema" relativamente pequeno, que vai depender da capacidade de adaptação do baixista.
Boa JAZZigo. Infelizmente nunca tive a honra de ver com as mãos um desses
Convidado- Convidado
Esse fold-mother-fucker-shitty-sei la o que funciona mesmo. é um baixo com sonoridade datada. Mas vai que volta a moda?
JAZZigo escreveu:...Os modelos Steinberger e Hohner possuem o Fold-Down Leg Rest, na parte lateral inferior do corpo, justamente para tocarmos sentados e com absoluto conforto, apoiando o baixo sobre a coxa...
Isso, mas, mesmo com este "apoio", houve neck-dive.
fheliojr- Membro
[quote="rodlburigo"]
Solução garantida!
Zubrycky escreveu:
(vídeo)
Solução garantida!
Não entendi o que o apoio tem a ver com neck dive. Esse modelo de baixo não apresenta neck dive.fheliojr escreveu:JAZZigo escreveu:...Os modelos Steinberger e Hohner possuem o Fold-Down Leg Rest, na parte lateral inferior do corpo, justamente para tocarmos sentados e com absoluto conforto, apoiando o baixo sobre a coxa...
Isso, mas, mesmo com este "apoio", houve neck-dive.
JAZZigo- FCBR-CT
só se for bodydive
Stormbringer- Membro