Remover Acabamento do Braço
+7
RBORCARI
HenriqueBessa
vinibassplayer
Mauricio Luiz Bertola
Uchoa
Paulo Penna
PéDIPano
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Remover Acabamento do Braço
Boa noite Pessoal,
Faz algum tempo que eu estou querendo perguntar a galera do fórum sobre um "mod" de luthieria. Já li um pouco sobre, e gostaria de saber a opinião do pessoal a respeito, sobre se vale a pena fazer ou quais dicas têm para compartilhar. Pensei em perguntar no tópico do Bertola, mas pensei que quanto mais gente pudesse responder melhor e inclusive não sei se o professor faz algo parecido.
Lendo em alguns fóruns e páginas de equipamento em inglês, algumas pessoas recomendaram remover o acabamento do braço do baixo, da parte de trás, para ele não ficar tão "grudento", devido ao acabamento em Poliéster. Depois de retirar o acabamento, recomendam tratar com algum tipo de óleo ou cera. Seria uma tentativa de deixar o braço do instrumento mais "rápido" para digitar e com uma textura mais agradável.
Apesar de ter lido em vários lugares anteriormente, acabei não salvando os links, mas encontrei um que parece explicar de forma bem legal o processo, mas está em inglês:
Removing finish from a guitar neck
Sobre o link acima, eu acredito que não tenhamos nada parecdo com o Tru Oil, aqui no Brasil, ou talvez exista algum artigo idêntico e específico de luthieria?
Em algum link antigo eu li sobre tirar o acabamento com somente parte verde das esponjas Scotch-Brite, comprada separadamente.
Alguém tem opinião a respeito? Experiências? Dicas?
Faz algum tempo que eu estou querendo perguntar a galera do fórum sobre um "mod" de luthieria. Já li um pouco sobre, e gostaria de saber a opinião do pessoal a respeito, sobre se vale a pena fazer ou quais dicas têm para compartilhar. Pensei em perguntar no tópico do Bertola, mas pensei que quanto mais gente pudesse responder melhor e inclusive não sei se o professor faz algo parecido.
Lendo em alguns fóruns e páginas de equipamento em inglês, algumas pessoas recomendaram remover o acabamento do braço do baixo, da parte de trás, para ele não ficar tão "grudento", devido ao acabamento em Poliéster. Depois de retirar o acabamento, recomendam tratar com algum tipo de óleo ou cera. Seria uma tentativa de deixar o braço do instrumento mais "rápido" para digitar e com uma textura mais agradável.
Apesar de ter lido em vários lugares anteriormente, acabei não salvando os links, mas encontrei um que parece explicar de forma bem legal o processo, mas está em inglês:
Sobre o link acima, eu acredito que não tenhamos nada parecdo com o Tru Oil, aqui no Brasil, ou talvez exista algum artigo idêntico e específico de luthieria?
Em algum link antigo eu li sobre tirar o acabamento com somente parte verde das esponjas Scotch-Brite, comprada separadamente.
PéDIPano- Membro
Re: Remover Acabamento do Braço
Não faça isso, pegue uma lixa 2000 (pode ser um pouquinho mais grossa, mas aí é pra quem tem experiência) e lixe a parte de trás do braço baixo, vai fazer o mesmo efeito e não vai estragar o baixo.
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Não faça isso, pegue uma lixa 2000 (pode ser um pouquinho mais grossa, mas aí é pra quem tem experiência) e lixe a parte de trás do braço baixo, vai fazer o mesmo efeito e não vai estragar o baixo.
Boa Noite Paulo. Desculpa não entendi. Não fazer o quê especificamente?
Você recomenda fazer apenas na lixa, é isto?
Qual sua experiência com esta modificação? O que achou dela?
PéDIPano- Membro
Lixe só o suficiente pra fosquear o verniz
Paulo Penna- Membro
Lixa apenas para ficar sem brilho como o Paulo falou , pode ser até lixa 600 seca .
Vai deixar de ficar "grudento" como você falou e ainda tem proteção para a proteção da madeira contra fungos .
Vai deixar de ficar "grudento" como você falou e ainda tem proteção para a proteção da madeira contra fungos .
Cara, apenas use uma lixadeira "palm top" para retirar o acabamento, com granas crescentes de lixa (comece com 80 ou 100).PéDIPano escreveu:Boa noite Pessoal,
Depois, lixe manualmente com lixa 400 e por fim, bombril. Após esse processo aplique seladora e lixe com bombril depois de secar.
Nada mais.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
no meu baixo eu passei uma 320 pra tirar o grosso do acabamento e deixar o braço mais "áspero*" e menos "grudento". qdo o sebo da mão suja mto e volta a agarrar o dedão, passo uma 1200 só pra limpar msm.. melhora a agilidade no braço.
*por áspero noa quero dizer aderente, mas com menos gloss do verniz que segura o dedo, fica mais deslizante.
*por áspero noa quero dizer aderente, mas com menos gloss do verniz que segura o dedo, fica mais deslizante.
vinibassplayer- Membro
Não precisa remover... só "quebrar o brilho", como já falaram, com lixa D'água 400/600 (sem usar água pra lixar).
Além de uma pequena picadinha com lixa fina tirar o brilho e deixar o braço deslizando, depois é só polir que ele volta a ficar como era originariamente.
Paulo Penna- Membro
Quando é para tirar brilho eu uso a lixa 600 e o bombril.Paulo Penna escreveu:Além de uma pequena picadinha com lixa fina tirar o brilho e deixar o braço deslizando, depois é só polir que ele volta a ficar como era originariamente.
Depois aplico uma flanela umedecida com um pouco de óleo de peroba...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Desculpe a minha ignorância...
mais se o baixo vem fabricado assim, tem um motivo obvio, certo?
falo pois nunca tive problemas de tocar com os acabamentos dos braços do baixo...
mais se o baixo vem fabricado assim, tem um motivo obvio, certo?
falo pois nunca tive problemas de tocar com os acabamentos dos braços do baixo...
RBORCARI- Membro
RBORCARI escreveu:mais se o baixo vem fabricado assim, tem um motivo obvio, certo?
Na verdade não. É só uma opção de acabamento, dentre outras tantas. E algumas pessoas gostam, outras não.
E é a modificação mais simples do mundo. Amplamente reversível também.
allexcosta- Administrador
Fiz esse lance no SX e no Tagima, mudou bastante a sensação de toque. Mas não fiz num Squire que tive e nem no Bass Collection, nesses nunca senti a mesma sensação de toque "pegajoso" que tinha nos 2 primeiros.
Lixei o braço do meu clássico vibe, ficou muito bom, mas na minha opinião faz mais sentido na guitarra.
Paulo Penna- Membro
Fiz isto no meu Yamaha e ele ficou a coisa mais gostosa
patriciofernandes- Membro
Paulo Penna escreveu:na minha opinião faz mais sentido na guitarra.
Tendi não.
allexcosta escreveu:Paulo Penna escreveu:na minha opinião faz mais sentido na guitarra.
Tendi não.
Não me incomoda tocando baixo o braço com verniz brilhante. Na guitarra incomoda só um pouquinho ..... bem pouquinho.....
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Não me incomoda tocando baixo o braço com verniz brilhante. Na guitarra incomoda só um pouquinho ..... bem pouquinho.....
Mas entre não te incomodar e "fazer mais sentido" tem uma diferença grande, não?
Não pra mim, uma vez que estou dando a minha opinião.
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Não pra mim, uma vez que estou dando a minha opinião.
Ivanov_br escreveu: (Vídeo do Scott Devine)
Boa! Esse vídeo foi a primeira coisa que pensei ao ver o título deste tópico!
Zubrycky escreveu:Ivanov_br escreveu: (Vídeo do Scott Devine)
Boa! Esse vídeo foi a primeira coisa que pensei ao ver o título deste tópico!
Acho que o Scott já trabalhou em Luthieria, antes de ser professor pop de baixo na net.
------------------------
Voltando em partes ao tópico, no Autoesporte deste domingo passado falaram uma coisa interessante, sobre física e lixas. (Vídeo do AutoEsporte)
Sabiam que a palha de aço seria menos abrasivas que o lado verde das buchas de cozinha? Fisicamente, essas partes verdes tem partículas abrasivas mais duras.
Daí eles explicaram que as buchas de cozinha riscam e fosqueiam o vidro, enquanto as palhas de aço acabam "polindo" ele, assim sendo o meio ideal para tirar manchas no vidro. Não sei a relação prática e direta com a retirada do verniz, mas provavelmente mais informações ajudam na hora de fazer escolhas... Ou deixam as pessoas mais confusas.
PS: confesso que ainda não fiz a "fosqueada" do verniz.
PéDIPano- Membro