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Magnatone Hurricane X-10.

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Mensagem por WHead Seg 7 Out - 15:19

Saudações.
Fundada na Califórnia, no final da década de 30, a Dickerson Musical Instrument Company produzia, originalmente, amplificadores e guitarras havaianas. Nas décadas de 50 e 60 começaram a surgir os primeiros amplificadores com vibrato – famosos por acompanhar músicos como Buddy Holly, por exemplo. Nos anos quarenta o Gaston Fator Guitar Studios, em Los Angeles, comprou o negócio da Dickerson e repassou à Art Duhamell, em 46. Foi quando a marca se tornou Magnatone - Magna Electronics Company. Paul Bigsby projetou guitarras de corpo sólido para Magnatone de 1955 a 1957. Neil Young também usa uma 280 Stereo nos palcos. O Magnatone Hurricane X-10, de 65, tem corpo de poplar, braço de maple e escala de 34”. Um captador single na posição do Precision, Volume e Tone. Ele fazia parte da série “winds” que incluía os Zephyr, Typhoon e o Trumptweet. Infelizmente não encontrei amostras mas relatos dão conta de que o som é suave. A marca durou até meados dos anos 70. Em 2013 foi ressuscitada mas apenas fabricando amplificadores de boutique. Abraço.

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Mensagem por Rui Lima Ter 8 Out - 8:15

Os baixos postados na sua rubrica são interessantes por serem diferentes (alguns exóticos, outros feios, outros estranhos) nos entanto a grande maioria deles tem aspeto de serem muito mal acabados e com material da pior qualidade.

Este porém eu acho que é muito bonito (exceto o Headstock) e os materiais também não parecem ruins.

A pontetem abafador que parece dar para regular a altura com a roldana do canto superior deireito da ponte, eu adoraria ter um sistema desses.

Aliás este baixo eu teria sem dúvida nenhuma, claro que dependendo do so som.

Parabens pelos posts.

Cumprimentos a todos
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Mensagem por Rui Lima Ter 8 Out - 8:15

duplicado
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Mensagem por Stormbringer Ter 8 Out - 9:07

gostei desse siteminha de abafador dele!
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Mensagem por WHead Ter 8 Out - 9:56

Rui Lima escreveu:Os baixos postados na sua rubrica são interessantes por serem diferentes (alguns exóticos, outros feios, outros estranhos) nos entanto a grande maioria deles tem aspeto de serem muito mal acabados e com material da pior qualidade.
Rui, realmente, os instrumentos que me atraem são os que escapam dos formatos mais comuns.
As décadas de 60 e 70 (e até 80) foram pródigas nessa questão. Mas, ao mesmo tempo, com a demanda explosiva da época e os recursos muitas vezes limitados, muitos instrumentos não atendiam às condições que consideraríamos básicas hoje em dia..

Rui Lima escreveu:  
Este porém eu acho que é muito bonito (exceto o Headstock) e os materiais também não parecem ruins.
A pontetem abafador que parece dar para regular a altura com a roldana do canto superior deireito da ponte, eu adoraria ter um sistema desses.
Aliás este baixo eu teria sem dúvida nenhuma, claro que dependendo do so som.

Confesso que acheio-o meio comum - não é feio, apenas um pouco comum. Mas não havia tópico sobre esse fabricante aqui no Fórum (e as informações na internet são tão diluídas que vem bem a calhar tentar concentrá-las aqui). Quem sabe outros membros compartilhem impressões ou outros modelos por aqui? O macete da ponte, com a roldana, eu também achei bem interessante! Será que funciona?
Rui Lima escreveu:
Parabens pelos posts.
Muito obrigado pelas palavras.
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Mensagem por Zubrycky Ter 8 Out - 19:25

A saga continua... GAS! hyper

(Em tempo: O sistema de abafamento das cordas nesta ponte me dá ainda mais GAS! hyper )
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Mensagem por RBORCARI Qua 9 Out - 9:17

Só nao entendo esse apoiador de dedo na parte de baixo inclinado scratch
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Mensagem por WHead Qua 9 Out - 9:24

RBORCARI escreveu:Só nao entendo esse apoiador de dedo na parte de baixo inclinado scratch
RBORCARI, quando o baixo elétrico apareceu era comum esse thumbrest (finger rest - obrigado, Zubrycky), até porque muitos guitarristas migraram pro contrabaixo e tocavam com o polegar..


Última edição por WHead em Qui 10 Out - 8:46, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Stormbringer Qua 9 Out - 9:51

WHead escreveu:
RBORCARI escreveu:Só nao entendo esse apoiador de dedo na parte de baixo inclinado scratch
RBORCARI, quando o baixo elétrico apareceu era comum esse thumbrest, até porque muitos guitarristas migraram pro contrabaixo e tocavam com o polegar..
ele ta questionando a inclinação, nos "fenders" com esse tipo de apoio, a inclinaçao é bem menor
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Mensagem por WHead Qua 9 Out - 10:38

^Entendi.
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Mensagem por RBORCARI Qua 9 Out - 14:43

WHead e Stormbringer

Na verdade mesmo eu nunca entendi a função desse troço ai na parte de baixo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Zubrycky Qua 9 Out - 22:01

Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo abaixo da corda Sol, ela se chama finger rest porque nesta posição a peça serve de apoio para os dedos indicador, médio e anelar, deixando a mão na posição anatômica necessária para que as cordas do instrumentos sejam tangidas pelo polegar.

Dito isso, por mim, todos os baixos teriam finger rests. notme

(Meu Ibanez SG 1973 tem um e adoro usá-lo. O finger rest ajuda e muito a técnica de tocar as cordas com o polegar)

* (Para aqueles que não entenderam a referência... "Não se irrite, não se irrite!")



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Mensagem por WHead Qui 10 Out - 8:49

Zubrycky escreveu:Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo abaixo da corda Sol, ela se chama finger rest porque nesta posição a peça serve de apoio para os dedos indicador, médio e anelar, deixando a mão na posição anatômica necessária para que as cordas do instrumentos sejam tangidas pelo polegar.

Muito oportuno! Nem havia me atentado para a relação dos nomes em relação à posição - apenas pela função.
Já me corrigi. Obrigado, Zubrycky!
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Mensagem por RBORCARI Qui 10 Out - 15:57

Valeu pela aula Zubrycky

Agora, uma duvida peculiar de quem nao entende nada dessa peça, falando sobre o finger rest
voce usa para tocar algo especifico (tipo de sons) com o polegar?
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Mensagem por Zubrycky Qui 10 Out - 20:08

RBORCARI escreveu:Valeu pela aula Zubrycky

Agora, uma duvida peculiar de quem nao entende nada dessa peça, falando sobre o finger rest
voce usa para tocar algo especifico (tipo de sons) com o polegar?

Toco de tudo com o polegar. Samba, jazz, blues, rock, mpb, baião, country, música caipira... O uso dessa técnica depende, sobretudo, da música (Leia-se "se eu achar que é isso o que ela pede" porque o timbre resultante desse modo de tocar é bem diferente, aos meus ouvidos pelo menos, do que o obtido com os outros dedos e com a palheta, já que tocar com o polegar faz com que a corda seja tangida por uma área maior de carne mole de dedo) e, em particular, do andamento (Não consigo tocar rápido dessa forma... Quando falo rápido, leia-se "rápido como em músicas punk/hardcore acelerado).

Em particular, essa técnica é um dos ingredientes essenciais da tradicional técnica reggae de se tocar contrabaixo.



(A partir de 4:55)



Como curiosidade, eis aqui um dos pioneiros do baixo elétrico, Monk Montgomery, baixista que provavelmente foi o primeiro a gravar com um baixo elétrico Fender (isso foi em 1953, quando ele gravou com Art Farmer), que tocava o baixo com o polegar e que era irmão do guitarrista Wes Montgomery.



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Mensagem por Rui Lima Sex 11 Out - 8:15

Zubrycky escreveu:Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo abaixo da corda Sol, ela se chama finger rest porque nesta posição a peça serve de apoio para os dedos indicador, médio e anelar, deixando a mão na posição anatômica necessária para que as cordas do instrumentos sejam tangidas pelo polegar.


Permite-me discordar.

O nome de batismo dessa peça e Thumb rest.

Ao que penso saber que introduziu esse descanso foi a Fender no seu Precision Bass e que era colocada por baixo da corda SOL.

Sabemos que efetivamente Thumb quer dizer polegar e fingers quer dizer dedos e rest descanso.

No entanto quando foi projetado o precision o Leo pensou que os baixistas iriam tocar com o polegar e então colocou o descanso por baixo da corda SOL.

Repare que nessa maneira dos anglo-saxónicos têm de colocar nomes nas coisas, penso que o thumb aqui fazia referência não ao dedo que descansa mas sim ao dedo que toca, podendo fazer descansar todos os outros dedos no descanso.

Mais tarde ao se aperceber que os baixistas tocavam em pizzicato passou o descanso para cima da corda MI mantendo o nome, porque também fazia sentido, aqui thumb é o dedo que descansa.

Claro que mais tarde como maneira de facilitar a distinção o pessoal começou a chamar de finger rest quando está abaixo da corda SOL, e tal está correto esse fato não torna errado chamar ao descanso em baixo da corda SOL da maneira como ele foi batizado, ou seja Thumb rest.

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Mensagem por WHead Sex 11 Out - 8:47

Rui Lima escreveu:
Zubrycky escreveu:Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo abaixo da corda Sol, ela se chama finger rest porque nesta posição a peça serve de apoio para os dedos indicador, médio e anelar, deixando a mão na posição anatômica necessária para que as cordas do instrumentos sejam tangidas pelo polegar.


Permite-me discordar.

O nome de batismo dessa peça e Thumb rest.

Ao que penso saber que introduziu esse descanso foi a Fender no seu Precision Bass e que era colocada por baixo da corda SOL.

Sabemos que efetivamente Thumb quer dizer polegar e fingers quer dizer dedos e rest descanso.

No entanto quando foi projetado o precision o Leo pensou que os baixistas iriam tocar com o polegar e então colocou o descanso por baixo da corda SOL.

Repare que nessa maneira dos anglo-saxónicos têm de colocar nomes nas coisas, penso que o thumb aqui fazia referência não ao dedo que descansa mas sim ao dedo que toca, podendo fazer descansar todos os outros dedos no descanso.

Mais tarde ao se aperceber que os baixistas tocavam em pizzicato passou o descanso para cima da corda MI mantendo o nome, porque também fazia sentido, aqui thumb é o dedo que descansa.

Claro que mais tarde como maneira de facilitar a distinção o pessoal começou a chamar de finger rest quando está abaixo da corda SOL, e tal está correto esse fato não torna errado chamar ao descanso em baixo da corda SOL da maneira como ele foi batizado, ou seja Thumb rest.

Cumprimentos

Faz sentido também, Rui.
Não sou músico e, no universo informal que eu frequento, esse elemento sempre foi tratado por "descanso", superior e inferior: serve tanto pro polegar quanto para os demais dedos (menos comum, pelo menos pra mim).
Abraço.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 11 Out - 9:24

Rui Lima escreveu:
Zubrycky escreveu:Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

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Permite-me discordar.

O nome de batismo dessa peça e Thumb rest.

Ao que penso saber que introduziu esse descanso foi a Fender no seu Precision Bass e que era colocada por baixo da corda SOL.

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No entanto quando foi projetado o precision o Leo pensou que os baixistas iriam tocar com o polegar e então colocou o descanso por baixo da corda SOL.

Repare que nessa maneira dos anglo-saxónicos têm de colocar nomes nas coisas, penso que o thumb aqui fazia referência não ao dedo que descansa mas sim ao dedo que toca, podendo fazer descansar todos os outros dedos no descanso.

Mais tarde ao se aperceber que os baixistas tocavam em pizzicato passou o descanso para cima da corda MI mantendo o nome, porque também fazia sentido, aqui thumb é o dedo que descansa.

Claro que mais tarde como maneira de facilitar a distinção o pessoal começou a chamar de finger rest quando está abaixo da corda SOL, e tal está correto esse fato não torna errado chamar ao descanso em baixo da corda SOL da maneira como ele foi batizado, ou seja Thumb rest.

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Mensagem por Zubrycky Seg 2 Dez - 18:02

Rui Lima escreveu:
Zubrycky escreveu:Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo abaixo da corda Sol, ela se chama finger rest porque nesta posição a peça serve de apoio para os dedos indicador, médio e anelar, deixando a mão na posição anatômica necessária para que as cordas do instrumentos sejam tangidas pelo polegar.


Permite-me discordar.

O nome de batismo dessa peça e Thumb rest.

Ao que penso saber que introduziu esse descanso foi a Fender no seu Precision Bass e que era colocada por baixo da corda SOL.

Sabemos que efetivamente Thumb quer dizer polegar e fingers quer dizer dedos e rest descanso.

No entanto quando foi projetado o precision o Leo pensou que os baixistas iriam tocar com o polegar e então colocou o descanso por baixo da corda SOL.

Repare que nessa maneira dos anglo-saxónicos têm de colocar nomes nas coisas, penso que o thumb aqui fazia referência não ao dedo que descansa mas sim ao dedo que toca, podendo fazer descansar todos os outros dedos no descanso.

Mais tarde ao se aperceber que os baixistas tocavam em pizzicato passou o descanso para cima da corda MI mantendo o nome, porque também fazia sentido, aqui thumb é o dedo que descansa.

Claro que mais tarde como maneira de facilitar a distinção o pessoal começou a chamar de finger rest quando está abaixo da corda SOL, e tal está correto esse fato não torna errado chamar ao descanso em baixo da corda SOL da maneira como ele foi batizado, ou seja Thumb rest.

Cumprimentos

Obrigado pela correção. Esqueci da origem histórica da peça, que originalmente era instalada abaixo da corda sol e tinha o nome de thumb rest ou tug bar. Como a Fender só começou a instalara peça acima da corda mi em 1974 a terminologia finger rest/thumb rest não tinha o menor sentido naquela época.

A decisão da Fender de mudar a posição do tug bar foi determinada pela mudança do modo de se tocar contrabaixo. Quando o Precision foi concebido a ideia era que os músicos tocassem com o polegar (A la Monk Montgomery) e nos anos 70 os músicos tocavam ou com palheta ou apoiando o polegar no captador ou na corda e tocando com os dedos. A Fender chegou à conclusão de que a peça seria mais útil se posta acima da corda mi.

Nos dias de hoje a terminologia finger rest/thumb rest existe e é utilizada para que não haja dúvida do posicionamento da peça no corpo do instrumento.

Sendo assim, deixo aqui a correção (O grifo é meu).

Zubrycky escreveu:Sendo o chato virginiano que eu sou (Gosto de tudo explicadinho em seus míiiiiinimos detalhes* ), devo acrescentar que atualmente essa mesmíssima peça tem dois nomes, dependendo de onde ela está instalada.

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo em cima da corda Mi, ela se chama thumb rest porque nesta posição a peça serve de apoio para o polegar, deixando a mão na posição anatômica necessária para as cordas serem tangidas pelos dedos indicador e médio (E também o anelar, se o instrumentista quiser).

Se ela estiver instalada no corpo do contrabaixo abaixo da corda Sol, ela se chama finger rest porque nesta posição a peça serve de apoio para os dedos indicador, médio e anelar, deixando a mão na posição anatômica necessária para que as cordas do instrumentos sejam tangidas pelo polegar.

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Mensagem por Cantão Ter 3 Dez - 6:36

Curti a pintura , lindo baixo.... claps
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