PB vs JB - Sumir na banda
+46
kattastroff
Artur Vini
vlavsp
WHead
Guga Ramone
mum
Breno_Barnabe
marcelinhobass
Tarcísio Caetano
AndréBurger
Ivanov_br
Andremoura
RBORCARI
artur.buzz
Juninho Sampaio
Bruno da Rosa
Willian Casagrande
HenriqueBessa
Rui Lima
Rico
fheliojr
Bruno Alcântara
Franco_bass
pedrohenrique.astronauta
NETOULTRA
Renato Aversari
patriciofernandes
JAZZigo
Targino
vinibassplayer
Fernando Zadá
campos
Mulambo
Paulo Penna
Edão
BLZENI
Jãozeiro
Uchoa
mblacerda
Stormbringer
Rick Charles
Pz123
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
NeyBass
allexcosta
50 participantes
Página 1 de 11
Página 1 de 11 • 1, 2, 3 ... 9, 10, 11
PB vs JB - Sumir na banda
Em outro tópico foi dito que JB some na banda, enquanto PB corta tudo...
Será?
Proponho exemplo de gravações para que possamos chegar talvez a uma conclusão razoável.
Talvez se cada um postar um vídeo...
Será?
Proponho exemplo de gravações para que possamos chegar talvez a uma conclusão razoável.
Talvez se cada um postar um vídeo...
allexcosta- Administrador
Re: PB vs JB - Sumir na banda
^Propõe postar video só de JB que é o fator de discussão, ou de PB também cortando tudo como disseram?
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:^Propõe postar video só de JB que é o fator de discussão, ou de PB também cortando tudo como disseram?
Os dois. Quem sabe a gente chega a alguma conclusão.
Só que se for um negócio cheio de drive, fuzz, chorus e uscambau meio que não vale né?
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:^Propõe postar video só de JB que é o fator de discussão, ou de PB também cortando tudo como disseram?
Os dois. Quem sabe a gente chega a alguma conclusão.
Só que se for um negócio cheio de drive, fuzz, chorus e uscambau meio que não vale né?
Acho que vai virar uma disputa de gosto de JB vs PB. Mas vamos lá vou postar um JB cortando legal.
Última edição por NeyBass em Seg Out 21, 2019 4:01 pm, editado 1 vez(es)
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Acho que vai virar uma disputa de gosto de JB vs PB.
Na verdade quase tudo que postamos aqui é baseado nisso.
Vai um JB MM, esse é clássico que "some na banda" segundo algumas teorias.
NeyBass- Membro
^Esse não tem som...é fato. Só agudo.
O que some na banda são baixos que possuem deficiência de médio, como o Fender Marcus M., Jaguar, etc...
Acho que nenhum dos dois somem. Depende do modelo!
O que some na banda são baixos que possuem deficiência de médio, como o Fender Marcus M., Jaguar, etc...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:^Esse não tem som...é fato. Só agudo.
NeyBass- Membro
Tá vou tentar explicar...
Ficou meio confuso mesmo. Isso é o que dá trabalhar num banco de dados, gerir pessoas e falar de baixo.
Vamos lá:
JB e PB não somem, isso é um fato. Porém o modelo Fender MM e o Jaguar, tende a sumir por não ter um médio na cara.
Falo isso, pois eu já tive.
Ficou meio confuso mesmo. Isso é o que dá trabalhar num banco de dados, gerir pessoas e falar de baixo.
Vamos lá:
JB e PB não somem, isso é um fato. Porém o modelo Fender MM e o Jaguar, tende a sumir por não ter um médio na cara.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Chico78 gosta desta mensagem
Juninho Sampaio escreveu:Tá vou tentar explicar...
Vamos lá:
Entendido mestre.
Mas aí em cima tem um fender MM nas mãos do mestre Marcelo Mariano que não está sumindo não. Não seria questão de dedo??
NeyBass- Membro
Te juro que não. Mas, lembre que isso aí deve ter passado por edição, pois virou um disco.
O negócio some mesmo.
O negócio some mesmo.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Sinceramente, essa discussão (como a do outro tópico), à mim não interessa...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Contribuindo, já que o tema é o comportamento de JBs nas mixs, eis aqui o Misterioso numa gravação que estará presente no segundo disco do Gooks.
(No vídeo, eu sei, o baixo que aparece é um Danelectro DC Bass mas a gravação foi feita com um JB).
(No vídeo, eu sei, o baixo que aparece é um Danelectro DC Bass mas a gravação foi feita com um JB).
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sinceramente, essa discussão (como a do outro tópico), à mim não interessa...
Opa.. Aos PBmaníacos!
Embora o baterista roube um pouco a cena.
https://www.youtube.com/watch?v=fuhHU_BZXSk
Embora o baterista roube um pouco a cena.
https://www.youtube.com/watch?v=fuhHU_BZXSk
Última edição por Pz123 em Ter Out 22, 2019 12:13 pm, editado 1 vez(es)
Pz123- Membro
Também não gosto de discutir essas coisas, mas gosto de ouvir boa música e principalmente com o baixo bem destacado, segue minha singela contribuição pro tópico.
Rick Charles- Membro
Eu gosto de cortar médio, isso nao me faz "sumir na banda" barulhenta que toco kakakak...
Eu acho que o "sumir" que falam é nao ter aquele "boomy" de P, só pode ser, por que os dois captadores juntos te dão um leque maior de frequencias, teoricamente te joga mais pra frente, se assim você quiser...
E, é meio offtopic, mas geralmente quem reclama desse tipo de coisa não percebe que as vezes só de voce trocar a posição da mão direita, o baixo já vira outro.
Eu acho que o "sumir" que falam é nao ter aquele "boomy" de P, só pode ser, por que os dois captadores juntos te dão um leque maior de frequencias, teoricamente te joga mais pra frente, se assim você quiser...
E, é meio offtopic, mas geralmente quem reclama desse tipo de coisa não percebe que as vezes só de voce trocar a posição da mão direita, o baixo já vira outro.
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:E, é meio offtopic, mas geralmente quem reclama desse tipo de coisa não percebe que as vezes só de voce trocar a posição da mão direita, o baixo já vira outro.
Sem dúvida.
Se você assistiu esse último "The Voice", deve ter percebido que o baixista, muito bom por sinal, às vezes anda um meio metro com a mão direita e tira vários sons na mesma música sem mexer em botões ou no amp.
Eu irei falar da minha praia , faço autoral , sou compositor que já fiz Baladas, Lambadas , Músicas infantis , Blues , Rock , Heavy ...
Quando eu faço as minhas quando tem guitarra distorcida o Jazz Bass sem eq some bacana , tenho que mexer na mix legal para ele aparecer ( fica muito bom ) , Precision é plugar e está pronto praticamente , agora um off : Music Man corta tudo , não some > mode on again !
São dois excelentes baixos , acho que são quase que essencial a dupla .
E sim , já toquei as minhas músicas pesadas só com o captador do braço do JB , fica legal , mas não tem o mesmo som do PB .
Quando eu faço as minhas quando tem guitarra distorcida o Jazz Bass sem eq some bacana , tenho que mexer na mix legal para ele aparecer ( fica muito bom ) , Precision é plugar e está pronto praticamente , agora um off : Music Man corta tudo , não some > mode on again !
São dois excelentes baixos , acho que são quase que essencial a dupla .
E sim , já toquei as minhas músicas pesadas só com o captador do braço do JB , fica legal , mas não tem o mesmo som do PB .
Uchoa escreveu:Eu irei falar da minha praia
Pois é...
Eu achei beeem estranho a pessoa afirmar de prontidão que JB some e pronto. Tipo, pareceu uma lei universal, que isso acontece com todos em todas as situações e é assim mesmo.
Eu penso que depende de várias coisas.
Uma delas é o tipo de música. Um rock pesado, duas guitarras, afinação drop sei lá quantos tons, ou guitarra 7 cordas (mais de uma), bateria louca, vocalista gritando.
Aí eu peço que me mostrem um PB ou outro baixo que sai cortando tudo isso.
Outra coisa, esse timbre mais "scooped" do JB que foi discutido lá (acredito que com os dois captadores e tone aberto), é apenas UM dos vários possíveis sons do Jazz Bass. Vai ver a pessoa só conhece esse som do JB, só usa assim, e pra completar, com banda barulhenta de duas guitarras com distorção.
Aí criou esse conceito imutável do instrumento baseado nessa experiência com JB.
É o que o Ney Conceição diz, o baixista tem que saber mudar o timbre do instrumento no dedo, só de mexer a posição da mão, sem ter que mexer em amplificador, pedal.
Já vi um produtor dizendo algo parecido (Lisciel Franco), que o som do baixista tá muito na mão. Não que com outros instrumentos não seja assim, mas não sei, parece que no baixo é mais.
Eu penso que depende de várias coisas.
Uma delas é o tipo de música. Um rock pesado, duas guitarras, afinação drop sei lá quantos tons, ou guitarra 7 cordas (mais de uma), bateria louca, vocalista gritando.
Aí eu peço que me mostrem um PB ou outro baixo que sai cortando tudo isso.
Outra coisa, esse timbre mais "scooped" do JB que foi discutido lá (acredito que com os dois captadores e tone aberto), é apenas UM dos vários possíveis sons do Jazz Bass. Vai ver a pessoa só conhece esse som do JB, só usa assim, e pra completar, com banda barulhenta de duas guitarras com distorção.
Aí criou esse conceito imutável do instrumento baseado nessa experiência com JB.
É o que o Ney Conceição diz, o baixista tem que saber mudar o timbre do instrumento no dedo, só de mexer a posição da mão, sem ter que mexer em amplificador, pedal.
Já vi um produtor dizendo algo parecido (Lisciel Franco), que o som do baixista tá muito na mão. Não que com outros instrumentos não seja assim, mas não sei, parece que no baixo é mais.
Jãozeiro- Membro
Eu nao digo que o JB some em banda. é so ouvir qualquer album do Rush desde o couterparts pra cá, ou qualquer DVD ao vivo dessesmais recentes. ele ta la belo e perfeitamente audivel
mas, eu digo que nenhum outro baixo aparece tanto em banda quanto o Pbass. é sempre aquele som na cara. acho que nenhum outro baixo aparece tanto
mas, eu digo que nenhum outro baixo aparece tanto em banda quanto o Pbass. é sempre aquele som na cara. acho que nenhum outro baixo aparece tanto
BLZENI- Membro
BLZENI escreveu:Eu nao digo que o JB some em banda. é so ouvir qualquer album do Rush desde o couterparts pra cá, ou qualquer DVD ao vivo dessesmais recentes. ele ta la belo e perfeitamente audivel
Eu concordo contigo, mas convenhamos que o sansampão que ele usa tambem não da pra falar que é um som do JB que ele usa "per se", né?
Stormbringer- Membro
Michael Pipoquinha em duas ocasiões com Mestrinho tocando forró.
No primeiro vídeo com seu excelente Tagima Millenium sumindo na mix e no segundo um Jazz Bass cortando tudo com o médio rangendo!
Sei lá. Já falaram um monte. Em resumo, na minha opinião é questão de equalização e pilotagem.
Aqui o doce e sublime PBass mostrando toda a sua personalidade - Michael League e Cory Henry. Não me canso de ver e ouvir esse vídeo. Foi no Brasil.
Inclusive o som que acho mais difícil de encaixar numa mix é o do PBass pela quantidade de grave e o volume alto que precisa pra gente se entender e escutar esse gravão emboloado e as vezes pouco definido. Mas é questão de costume e educação auditiva.
No primeiro vídeo com seu excelente Tagima Millenium sumindo na mix e no segundo um Jazz Bass cortando tudo com o médio rangendo!
Sei lá. Já falaram um monte. Em resumo, na minha opinião é questão de equalização e pilotagem.
Aqui o doce e sublime PBass mostrando toda a sua personalidade - Michael League e Cory Henry. Não me canso de ver e ouvir esse vídeo. Foi no Brasil.
Inclusive o som que acho mais difícil de encaixar numa mix é o do PBass pela quantidade de grave e o volume alto que precisa pra gente se entender e escutar esse gravão emboloado e as vezes pouco definido. Mas é questão de costume e educação auditiva.
Edão- Membro
^ Edão, no video fo Pipoca com o JB dá pra ouvir o baixo até pelos auto-falantes do celular...
Jãozeiro- Membro
Se me arrumassem uma gig dizendo "tem esses dois baixos aqui, a gente quer que você corte o máximo possível na mix, escolha um" eu não pensaria duas vezes e pegaria o JB.
Não estou dizendo com isso que o PB não corte... Só que dizer que JB some é um verdadeiro absurdo.
Não estou dizendo com isso que o PB não corte... Só que dizer que JB some é um verdadeiro absurdo.
O fato de o PB ser mais grave é até mais fácil de ele embolar.
Meu baixo tem captação PJ. Às vezes, para o baixo aparecer mais, eu abro o captador J.
Meu baixo tem captação PJ. Às vezes, para o baixo aparecer mais, eu abro o captador J.
Jãozeiro- Membro
Jb é mais grave que o pb. Fato.
Paulo Penna- Membro
Eu tô super "defendendo" o JB mas por questão pessoal prefiro o PB, hehe.
É que acho o JB um put@ baixo e acho que ele aparece bem na banda, sim.
É que acho o JB um put@ baixo e acho que ele aparece bem na banda, sim.
Jãozeiro- Membro
Esse negocio de aparecer ou não na banda, acho que o que menos importa é o baixo. Tem mais a ver com a pegada do baixista, cordas (tipo de corda, se é nova ou não), efeitos, equalização, e a própria equalização da banda, seja ao vivo ou em estúdio.
Mas no meio baixístico essa coisa de PB vs JB é saudável.
Vai ver Stratocaster vs Les Paul. Sai até sangue. Kkkk
Tem gente que, se usa uma, não encosta na outra. Tem meio que a religião Stratocaster e a religião Les Paul. Coisa ignorante mesmo.
Não por parte de todos os guitarristas, claro.
Vai ver Stratocaster vs Les Paul. Sai até sangue. Kkkk
Tem gente que, se usa uma, não encosta na outra. Tem meio que a religião Stratocaster e a religião Les Paul. Coisa ignorante mesmo.
Não por parte de todos os guitarristas, claro.
Jãozeiro- Membro
Mulambo escreveu:Esse negocio de aparecer ou não na banda, acho que o que menos importa é o baixo. Tem mais a ver com a pegada do baixista, cordas (tipo de corda, se é nova ou não), efeitos, equalização, e a própria equalização da banda, seja ao vivo ou em estúdio.
Justamente isso.
O baixo some com a banda...mas será que o problema não é a banda? Hehe...
Depende da banda, ué. Tem gêneros musicais em que o baixo tá mais na cara. Em outros o baixo tá mais mesclado com os outros instrumentos. Tem situações em que não dá pra forçar a barra.
Se o PB fizesse essa mágica de "só plugar que ele sai cortando tudo"... ué, põe um PB no Slipknot. Quero ver se alguém vai escutar o PB ali...
Jãozeiro- Membro
Stormbringer escreveu:BLZENI escreveu:Eu nao digo que o JB some em banda. é so ouvir qualquer album do Rush desde o couterparts pra cá, ou qualquer DVD ao vivo dessesmais recentes. ele ta la belo e perfeitamente audivel
Eu concordo contigo, mas convenhamos que o sansampão que ele usa tambem não da pra falar que é um som do JB que ele usa "per se", né?
exato. muito do som do Geddy vem do sansampão dele
BLZENI- Membro
Gig ao ar livre, JB sumindo na mix:
Pra quem acha que o Tio Marquinhos aposentou esse baixo!
Edão- Membro
Pra quem tiver interesse, tem um DVD do Rush, o R40, em que o Geddy Lee praticamente usa 1 baixo por musica, tem JB, PB, Gibson Thunderbird, Rickenbacker, etc...usados pelo mesmo baixista, nas mesmas circunstâncias. Vale a pena conferir os timbres.
o Geddy Lee é ponto fora da curva, ele faz voce ter duvida numa gravação se ele usou Rick ou JB...Mulambo escreveu:Pra quem tiver interesse, tem um DVD do Rush, o R40, em que o Geddy Lee praticamente usa 1 baixo por musica, tem JB, PB, Gibson Thunderbird, Rickenbacker, etc...usados pelo mesmo baixista, nas mesmas circunstâncias. Vale a pena conferir os timbres.
Ai quando perguntam pra ele, nem ele sabe o que usou naquele dia
Última edição por Stormbringer em Ter Out 22, 2019 4:11 pm, editado 1 vez(es)
Stormbringer- Membro
Um bom preamp com equalizador não traria qualquer baixo de volta à mix?
campos- Membro
Concordo... mas na maioria das vezes ele consegue um timbre bem parecido mesmo com baixos diferentes. Quase sempre é aquele roncadão peculiar. O que caracteriza bem o som dele é a dinâmica da mão direita... ele tem um lance de acentuar determinadas notas, já percebeu? Isso fica na nossa cabeça como em Tom Sawyer... TÁ tata tatatáaaa TÁ tata tatatáaaa (rsrsrs)... YYZ também é um bom exemplo.Stormbringer escreveu:o Geddy Lee é ponto fora da curva, ele faz voce ter duvida numa gravação se ele usou Rick ou JB...Mulambo escreveu:Pra quem tiver interesse, tem um DVD do Rush, o R40, em que o Geddy Lee praticamente usa 1 baixo por musica, tem JB, PB, Gibson Thunderbird, Rickenbacker, etc...usados pelo mesmo baixista, nas mesmas circunstâncias. Vale a pena conferir os timbres.
Ai quando perguntam pra ele, nem ele sabe o que usou naquele dia:rimuito:
Convidado- Convidado
allexcosta escreveu:Gig ao ar livre, JB sumindo na mix:
Que timbre de JB lindo da zorra...
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Que timbre de JB lindo da zorra...
Zubrycky escreveu:eu mesmo não suporto muito o do Jaco às vezes e o do Marcus Miller costuma ser algo abominável aos meus ouvidos...
https://www.contrabaixobr.com/t41856p350-junior-groovador-no-rock-in-rio#854256
Eita, sumiu o JB mesmo. Deve estar com poucos médios...
Jãozeiro- Membro
Gravação com pós mixagem? Obrigado....
Paulo Penna- Membro
Não sei se entra na discussão, mas as caixas da Markbass costumam ser recheadas de médios.. Haha.
Só pra colocar um fator complicador no assunto..
Em tempo:
Strato > Les Paul.
Hahaha..
Só pra colocar um fator complicador no assunto..
Em tempo:
Strato > Les Paul.
Hahaha..
Pz123- Membro
JB gravado ao vivo só editado com o video.
6 cordas passivo direto no ampli
Fernando Zadá- Moderador
Página 1 de 11 • 1, 2, 3 ... 9, 10, 11