Rock Português
+5
HenriqueBessa
Mauricio Luiz Bertola
fheliojr
allexcosta
Rui Lima
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Rock Português
A pedido do amigo Bertola que sempre demonstrou alguma afinidade com Portugal (Vá-se lá saber porque?) Pediu para eu criar um tópico com uma síntese histórica do rock Português, por isso cá vai para já sou do século passado:
Em 25 de Abril 1974, deu-se a revolução dos cravos, que pôs fim a uma ditadura, de índole fascista, que durava há 50 anos. A revolução foi perpetrada por militares que tinham combinado entre si uma senha que desse ordem para o inicio do golpe. A senha foi a transmissão de uma música via rádio (ou telefonia como penso que chamam aí) a música é de Paulo de Carvalho e chama-se e depois do Adeus. Não é rock mas tinha que estar aqui. A mim, causa-me um arrepio na espinha sempre que a ouço por via do que significa para o meu País.
Outra musica que ficou conhecida com a revolução, que também foi passada na rádio mas já quando o golpe estava consumado foi a Grândula Vila Morena de Zeca Afonso. Esta faz-me chorar sempre. E sinceramente acho que devia ser difundida pelo Brasil numa altura em que as bases da democracia parecem estar novamente ameaçadas. (Me desculpem o aparte politico)
Antes da revolução não se pode dizer que houvesse rock português. O País era isolado, só meia dúzia de privilegiados tinham acesso a discos importados e tudo o que demonstrasse algum activismo social era reprimido. Como sabemos o Rock sempre teve uma índole interventiva (hoje está-se a perder um pouco ou muito mesmo).
Na altura estava em grande destaque os Pink Floyd e então o músico José Cid, compôs o disco de rock progressivo “10.000 anos depois entre Vénus e Marte “ do qual deixo a música “Fuga Para o Espaço”:
Um pouco mais tarde aparece Rui Veloso, a quem chamamos de pai do rock português, e este ocupando uma área de Blues, do qual deixo uma música que adoro mas receio que, uma vez que usa muito calão, vocês não entendam quase palavra nenhuma, mas é sobre dependentes de heroína que começavam a circular principalmente por Lisboa:
Nesta altura também nasceram os UHF, a tentar que Portugal seguisse na onda da Europa com a sua “Rua do Carmo”:
Também por esta altura apareciam aqueles que vieram a ser aquela que os Portugueses acham como a maior banda do rock português:
Apareceu uma das figuras mais excêntricas e experimentalistas do país António Variações:
Jafumega:
GNR:
Rádio Macau:
Também houve a malta que se meteu no punk como Peste & Sida:
e Mata ratos, os mais radicais de todos com “ A minha sogra é um boi”:
Entretanto todo mundo ia na onda dos New Order como Sétima Legião:
Numa óptica mais underground tem uma banda que eu adoro por via das letras que costumam ser geniais Mão Morta:
Farei um tópico com musica deste milénio se alguém estiver interessado e outro com música de outros quadrantes que não rock.
Cumprimentos de Portugal.
Em 25 de Abril 1974, deu-se a revolução dos cravos, que pôs fim a uma ditadura, de índole fascista, que durava há 50 anos. A revolução foi perpetrada por militares que tinham combinado entre si uma senha que desse ordem para o inicio do golpe. A senha foi a transmissão de uma música via rádio (ou telefonia como penso que chamam aí) a música é de Paulo de Carvalho e chama-se e depois do Adeus. Não é rock mas tinha que estar aqui. A mim, causa-me um arrepio na espinha sempre que a ouço por via do que significa para o meu País.
Outra musica que ficou conhecida com a revolução, que também foi passada na rádio mas já quando o golpe estava consumado foi a Grândula Vila Morena de Zeca Afonso. Esta faz-me chorar sempre. E sinceramente acho que devia ser difundida pelo Brasil numa altura em que as bases da democracia parecem estar novamente ameaçadas. (Me desculpem o aparte politico)
Antes da revolução não se pode dizer que houvesse rock português. O País era isolado, só meia dúzia de privilegiados tinham acesso a discos importados e tudo o que demonstrasse algum activismo social era reprimido. Como sabemos o Rock sempre teve uma índole interventiva (hoje está-se a perder um pouco ou muito mesmo).
Na altura estava em grande destaque os Pink Floyd e então o músico José Cid, compôs o disco de rock progressivo “10.000 anos depois entre Vénus e Marte “ do qual deixo a música “Fuga Para o Espaço”:
Um pouco mais tarde aparece Rui Veloso, a quem chamamos de pai do rock português, e este ocupando uma área de Blues, do qual deixo uma música que adoro mas receio que, uma vez que usa muito calão, vocês não entendam quase palavra nenhuma, mas é sobre dependentes de heroína que começavam a circular principalmente por Lisboa:
Nesta altura também nasceram os UHF, a tentar que Portugal seguisse na onda da Europa com a sua “Rua do Carmo”:
Também por esta altura apareciam aqueles que vieram a ser aquela que os Portugueses acham como a maior banda do rock português:
Apareceu uma das figuras mais excêntricas e experimentalistas do país António Variações:
Jafumega:
GNR:
Rádio Macau:
Entretanto todo mundo ia na onda dos New Order como Sétima Legião:
Numa óptica mais underground tem uma banda que eu adoro por via das letras que costumam ser geniais Mão Morta:
Farei um tópico com musica deste milénio se alguém estiver interessado e outro com música de outros quadrantes que não rock.
Rui Lima- Membro
Re: Rock Português
É sempre bom aprender...
Toquei 3 anos seguidos na festa portuguesa da cidade de New Bedford (link abaixo) e acho que escutei algumas dessas, assim como outras tantas canções que eram tocadas no sistema de som antes das bandas ao vivo.
http://www.nb-dayofportugal.com/
Me divertia muito escutando as músicas do Quim Barreiros (a minha preferida é a da padaria, é claro) e comendo bifanas.
E aprecio imensamente o trabalho da Amália Rodrigues. E da Mariza, especialmente quando ela canta fado.
Toquei 3 anos seguidos na festa portuguesa da cidade de New Bedford (link abaixo) e acho que escutei algumas dessas, assim como outras tantas canções que eram tocadas no sistema de som antes das bandas ao vivo.
http://www.nb-dayofportugal.com/
Me divertia muito escutando as músicas do Quim Barreiros (a minha preferida é a da padaria, é claro) e comendo bifanas.
E aprecio imensamente o trabalho da Amália Rodrigues. E da Mariza, especialmente quando ela canta fado.
allexcosta- Administrador
Hei-de fazer um tópico não dedicado ao rock, no outro dia quando eu lhe disse que aqui todo o mundo ouvia rock, não quis dizer que não ouve mais nada, há muitas outras coisas, no entanto o rock faz parte da cultura transversal de todos, muito mais do que aí ao que me parece!
Quim Barreiros é chamado aqui de música brejeira. É apreciado em festas populares que todo mundo fica podre de bêbado!
Penso que nenhum jovem o ouve mas o pessoal das aldeias mais velho curte muito sim!
Amália Rodrigues foi quem levou o fado mundo a fora e Marisa é a nova embaixatriz do mesmo!
Mas tem agora um pessoal que faz umas coisas mais modernas com o fado.
há até um dj que faz coisas incríveis:
A música original é essa:
Quim Barreiros é chamado aqui de música brejeira. É apreciado em festas populares que todo mundo fica podre de bêbado!
Penso que nenhum jovem o ouve mas o pessoal das aldeias mais velho curte muito sim!
Amália Rodrigues foi quem levou o fado mundo a fora e Marisa é a nova embaixatriz do mesmo!
Mas tem agora um pessoal que faz umas coisas mais modernas com o fado.
há até um dj que faz coisas incríveis:
A música original é essa:
Rui Lima- Membro
Esqueci-me lá em cima do enorme Jorge Palma, como é possível:
Rui Lima- Membro
Rui Lima escreveu:Quim Barreiros é chamado aqui de música brejeira. É apreciado em festas populares que todo mundo fica podre de bêbado!
A festa de New Bedford é exatamente isso. Acontecia na praia (se é que se pode chamar aquilo de praia, ô lugar feio...) e os policiais faziam vista grossa pra copos de plástico com alguma bebida alcoólica, o que em Massachusetts é meio raro, mas a maioria dos policiais eram de origem portuguesa então dava nada. Uma coisa que me chamava atenção nessas festas eram os jovens portugueses ou filhos de portugueses que faziam questão de conversar somente em Inglês, inclusive com nós brasileiros.
Rui Lima escreveu:Penso que nenhum jovem o ouve mas o pessoal das aldeias mais velho curte muito sim!
Bem, posso não ser de aldeia, porém mais velho eu sou. Sou praticamente uma espécie de Maurício Expressão que não viu a criação do universo, mas chegou logo depois.
allexcosta- Administrador
^ehee
Tava falando do pessoal em Portugal
Tava falando do pessoal em Portugal
Rui Lima- Membro
Ainda o dj que "brinca com fado"
Rui Lima- Membro
É por ver o vídeo acima, dá para ver que Portugal está a tornar um país multicultural, eu acho que é essa é a maior virtude da globalização, então é sugestão para eu pôr mais um som português, a cantora é portuguesa, de pais cabo-verdianos e o baixista é francês, radicado em Portugal há muito tempo.
Rui Lima- Membro
ah e tem também Brasileiros mas que trabalham em Portugal e gravam cá:
Rui Lima- Membro
Caramba, excelente iniciativa, Rui!!!!
Sem querer abusar da sua boa vontade, Rui, nem ter a ousadia de tentar falar pelo FCBr, mas seria legal se vc tivesse uma coluna na nossa seção
Revista FCBR (https://www.contrabaixobr.com/c8-revista-fcbr) tratando da evolução de estilos musicais em Portugal (ex: pop, o própria fado, como vc já postou aqui, etc.).
Rui Lima escreveu:...Farei um tópico com musica deste milénio se alguém estiver interessado e outro com música de outros quadrantes que não rock.
Sem querer abusar da sua boa vontade, Rui, nem ter a ousadia de tentar falar pelo FCBr, mas seria legal se vc tivesse uma coluna na nossa seção
Revista FCBR (https://www.contrabaixobr.com/c8-revista-fcbr) tratando da evolução de estilos musicais em Portugal (ex: pop, o própria fado, como vc já postou aqui, etc.).
fheliojr- Membro
A pedido do amigo Bertola que sempre demonstrou alguma afinidade com Portugal (Vá-se lá saber porque?) Pediu para eu criar um tópico com uma síntese histórica do rock Português, por isso cá vai para já sou do século passado:
Caro Rui Lima,
Em 1º lugar obrigado por atender à minha solicitação.
Em 2º lugar, eu poderia escrever aqui autêntica dissertação sobre o porque do meu interesse. Inclusive pelo lado familiar.
Mas, para não encher o saco de ninguém, cito uma frase de Karl Marx (que dispensa apresentações): "...Nada do que é humano me é estranho..."
Caro Rui Lima,
Em 1º lugar obrigado por atender à minha solicitação.
Em 2º lugar, eu poderia escrever aqui autêntica dissertação sobre o porque do meu interesse. Inclusive pelo lado familiar.
Mas, para não encher o saco de ninguém, cito uma frase de Karl Marx (que dispensa apresentações): "...Nada do que é humano me é estranho..."
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Metal (atualmente acho que chamam eles de Metal gótico, mas conheci como Doom/Black Metal) de Portugal... muito apreciado no Brasil (pelo povo do Metal, é claro).
Rui Lima escreveu:A pedido do amigo Bertola que sempre demonstrou alguma afinidade com Portugal (Vá-se lá saber porque?) Pediu para eu criar um tópico com uma síntese histórica do rock Português, por isso cá vai para já sou do século passado:
Belíssimo tópico! Parabéns!
Rui Lima escreveu:
(Vídeo)
Aqui no Brasil, no meio punk (pelo menos o daqui de São Paulo), essa música é bem conhecida graças à versão feita pelo 365.
E recentemente essa música recebeu uma versão da grande banda punk Garotos Podres.
Pessoalmente, gosto mais da versão do 365 - música que fez parte da minha juventude - mas é muito bom ver uma banda com a envergadura do Garotos tocando essa música (E pontos para eles por fazerem uma versão diferente da do 365).
Espero que você goste.
Rui Lima escreveu:Na altura estava em grande destaque os Pink Floyd e então o músico José Cid, compôs o disco de rock progressivo “10.000 anos depois entre Vénus e Marte “ do qual deixo a música “Fuga Para o Espaço”:
(vídeo)
Esse belíssimo disco é uma obra prima absoluta!
E não há "Como o Macaco Gosta de Banana" que possa apagar isso!
Rui Lima escreveu: (...)
(vídeo)
(...)Um pouco mais tarde aparece Rui Veloso, a quem chamamos de pai do rock português, e este ocupando uma área de Blues, do qual deixo uma música que adoro mas receio que, uma vez que usa muito calão, vocês não entendam quase palavra nenhuma, mas é sobre dependentes de heroína que começavam a circular principalmente por Lisboa:
(vídeo)
(vídeo)
(vídeo)
(vídeo)
Jafumega:
(vídeo)
GNR:
(vídeo)
Rádio Macau:
(vídeo)
(vídeo)
(vídeo)
(...)
(vídeo)
Não conhecia essas bandas/artistas! Obrigado! Ouvirei depois!
Última edição por Zubrycky em Seg Nov 11, 2019 12:46 am, editado 1 vez(es)
Moonspell é bom demais.
RobertoGrecoJr- Membro
Zubrycky escreveu:
E, saindo do rock, amo Madredeus.
Também gosto muito! Aliás, o baixista é o brasileiro Gustavo Roriz, amigo meu da época de faculdade. Mundo pequeno...
Acho que ele também toca violão ou viola no grupo.
----------
Parabéns pelo tópico, Rui!
joabi- Eterno Colaborador
Nos longínquos anos 80 a Fluminense FM "A Maldita!", mítica radio carioca lançou um vinil coletânea que tinha o UHF numa das faixas. Foi aí que tive contato pela 1ª vez com o Rock português e posso dizer que fiquei muito espantado, pois naquela época a imagem que tínhamos de Portugal era algo como uma mistura de Amália Rodrigues, Roberto Leal, Eça de Queiróz e o português dono do bar da esquina. Ninguém esperava aqui no Brasil que se fizesse tal tipo de música na "terrinha".
Tempos depois minha prima Débora, jogadora profissional de vôlei, foi morar em Portugal jogando em um clube de lá (esteve também na Bulgária), e me mando uma fita do "Heróis do Mar" e do "Xutos e pontapés", nome que ela não conseguia pronunciar sem cair na risada (pois é engraçado mesmo...).
Mais recentemente, graças à retomada de contato com minha família de lá - meu tio Alexandre e minha prima Margarida - pude entrar em contato com a música portuguesa contemporânea, como o Madredeus, por exemplo.
Mas nunca tinha mesmo me dedicado a ouvir com cuidado, e então, a alguns meses atrás, "navegando"pelo you2b encontrei algumas coisas que me interessaram bastante.
Como temos o privilégio de ter cá entre nós o amigo Rui Lima, achei por bem sugerir-lhe que fizesse esse tópico (se ele quisesse, claro), pois aqui desse lado do Atlântico a musica de Portugal ainda é (infelizmente) desconhecida.
Tempos depois minha prima Débora, jogadora profissional de vôlei, foi morar em Portugal jogando em um clube de lá (esteve também na Bulgária), e me mando uma fita do "Heróis do Mar" e do "Xutos e pontapés", nome que ela não conseguia pronunciar sem cair na risada (pois é engraçado mesmo...).
Mais recentemente, graças à retomada de contato com minha família de lá - meu tio Alexandre e minha prima Margarida - pude entrar em contato com a música portuguesa contemporânea, como o Madredeus, por exemplo.
Mas nunca tinha mesmo me dedicado a ouvir com cuidado, e então, a alguns meses atrás, "navegando"pelo you2b encontrei algumas coisas que me interessaram bastante.
Como temos o privilégio de ter cá entre nós o amigo Rui Lima, achei por bem sugerir-lhe que fizesse esse tópico (se ele quisesse, claro), pois aqui desse lado do Atlântico a musica de Portugal ainda é (infelizmente) desconhecida.
HenriqueBessa escreveu:Metal (atualmente acho que chamam eles de Metal gótico, mas conheci como Doom/Black Metal) de Portugal... muito apreciado no Brasil (pelo povo do Metal, é claro).
Henrique, os Moonspell são provavelmente a banda mais internacional de Portugal, acho que eles têm até mais repercussão na Alemanha do que cá!
Pessoalmente eu já fui louco por Moonspell na altura do Album Irreligious, depois perdi um pouco o rasto porque eles estavam numa tendência de aproximação ao gótico (que eu aprecio mais) e de repente virarm-se mais para o metal que eu hoje em dia não gosto tanto.
A primeira música que você postou "Opium" é muito interessante quanto mais que a última quadra é cantada em português e é de autoria do génio Fernando Pessoa no pseudónimo de Álvaro de Campos, retirado de um trabalho chamado Opiário.
"Por isso eu tomo ópio.É um remédio.
Sou um convalescente do momento
Moro no rés-do-chão do pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio."
Rui Lima- Membro
Zubrycky escreveu:Rui Lima escreveu:A pedido do amigo Bertola que sempre demonstrou alguma afinidade com Portugal (Vá-se lá saber porque?) Pediu para eu criar um tópico com uma síntese histórica do rock Português, por isso cá vai para já sou do século passado:
Belíssimo tópico! Parabéns!Rui Lima escreveu:
(Vídeo)
Aqui no Brasil, no meio punk (pelo menos o daqui de São Paulo), essa música é bem conhecida graças à versão feita pelo 365.
E recentemente essa música recebeu uma versão da grande banda punk Garotos Podres.
Pessoalmente, gosto mais da versão do 365 - música que fez parte da minha juventude - mas é muito bom ver uma banda com a envergadura do Garotos tocando essa música (E pontos para eles por fazerem uma versão diferente da do 365).
Espero que você goste.Rui Lima escreveu:Na altura estava em grande destaque os Pink Floyd e então o músico José Cid, compôs o disco de rock progressivo “10.000 anos depois entre Vénus e Marte “ do qual deixo a música “Fuga Para o Espaço”:
(vídeo)
Esse belíssimo disco é uma obra prima absoluta!
E não há "Como o Macaco Gosta de Banana" que possa apagar isso!
Obrigado Zubrycky!
Eu não sou um grande fã de Punk, coloquei algo lá em cima porque faz parte da história do rock. Eu gosto bastante é de post punk.
mas concordo com você o primeiro vídeo é mais do meu agrado.
Rui Lima- Membro
Zubrycky escreveu:Pessoalmente, gosto muito de A Naifa.
Sim. A Naifa que eu conheça, foi a primeira banda a trazer o fado para os jovens, num ambiente mais rock (mais popular)
Madredeus é um conjunto de músicos de excelência mais do espectro clássico que vão alternando de músicos mas mantendo um registo de qualidade!
Rui Lima- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nos longínquos anos 80 a Fluminense FM "A Maldita!", mítica radio carioca lançou um vinil coletânea que tinha o UHF numa das faixas. Foi aí que tive contato pela 1ª vez com o Rock português e posso dizer que fiquei muito espantado, pois naquela época a imagem que tínhamos de Portugal era algo como uma mistura de Amália Rodrigues, Roberto Leal, Eça de Queiróz e o português dono do bar da esquina. Ninguém esperava aqui no Brasil que se fizesse tal tipo de música na "terrinha".
Como é óbvio tenho todo o gosto em partilhar isto com o pessoal daí!
Eu é que agradeço Penso que o privilégio é mais meu do que vosso.
Rui Lima- Membro
Vai aqui uma pérola que se chama clã!
Eles estão cada vez mais calmos mas no início era um rock de muita qualidade tocado por 2 baixos e 0 guitarras. um dos baixos era tocado de maneira normal o outro era um baixo picolo.
Eles estão cada vez mais calmos mas no início era um rock de muita qualidade tocado por 2 baixos e 0 guitarras. um dos baixos era tocado de maneira normal o outro era um baixo picolo.
Rui Lima- Membro
Rui Lima, nesse vídeo acima (bem legal por sinal!), do Clã, eu não entendi uma coisa: São 2 baixistas?
Sim. Só que um é Picolo. Eles no início eram 2 baixista e não tinham guitarra
Rui Lima- Membro
Interessante!Rui Lima escreveu:Sim. Só que um é Picolo. Eles no início eram 2 baixista e não tinham guitarra
Obrigado!
joabi escreveu:Zubrycky escreveu:
Também gosto muito! Aliás, o baixista é o brasileiro Gustavo Roriz, amigo meu da época de faculdade. Mundo pequeno...
Acho que ele também toca violão ou viola no grupo.
Sensacional!
Eis aqui o único cd original de uma banda portuguesa que tenho em minha coleção particular.
Com vocês, Boris Ex Machina e o disco "Tango Infernal"!
Com vocês, Boris Ex Machina e o disco "Tango Infernal"!