Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como não errar na comprar de um novo equipamento?

+9
gsfteodoro
fheliojr
RBORCARI
Thales_Sr
Christian
Paulo Penna
allexcosta
vinibassplayer
rafael.buzzi.andrade
13 participantes

Ir para baixo

Como não errar na comprar de um novo equipamento? Empty Como não errar na comprar de um novo equipamento?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jan 10, 2020 1:13 pm

https://www.contrabaixobr.com/t42234p50-saindo-de-baixo-iniciante-para-intermediario

O assunto começou no tópico acima citado e esse foi criado para não desvirtuar aquele.

A intenção não é achar uma fórmula definitiva. Está mais para aprendermos com os erros uns dos outros.
Na verdade eu duvidava de como um tópico como esse seria útil, mas dada a reação no discussão original, creio que vale ao menos pela troca de experiências (por isso coloquei em "Histórias").

Segue o meu erro:

O ano era... bem... não lembro exatamente. Provavelmente aconteceu entre 2003 e 2004.

Em minha cidade chegava uma nova marca nacional: A Warm Music (com esse nome envolvido vocês já imaginam onde a coisa vai acabar).

Eu precisava de um amplificador novo para contrabaixo e fui testar o tal Warm Music... e eu peguei um baixo Tobias para tocar. O som ficou realmente interessante. O amplificador tinha um bom volume e um timbre muito agradável.

Comprei o amplificador e jamais consegui o mesmo som novamente.
Eu só tinha acesso a baixos "comuns"/low-end na época. Testei vários e jamais consegui um som que me agradasse da mesma forma.

A lição que carrego desde então?

Se vou comprar um baixo, ele precisa soar minimamente descente em vários amplificadores diferentes.

Se vou comprar um amplificador, esse precisa dar conta de boa parte dos baixos nele plugado.

Não é minha intenção ser radical, mas simplesmente evitar o erro de testar o melhor equipamento da loja combinado com o que você quer levar e dar-se por satisfeito com isso.

Varie.
Teste várias combinações.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como não errar na comprar de um novo equipamento? Empty Re: Como não errar na comprar de um novo equipamento?

Mensagem por Convidado Sex Jan 10, 2020 1:42 pm

Meu erro e colaboração no tópico...

Meados de 2015 e coloquei na cabeça que precisava de um baixo com mais que 4 cordas, na época tinha um Ibanez EXB 404... peguei ele e fui na loja com uns "troco" no bolso para fazer permuta. Lá havia muitas opções, mas bem acima do que eu podia pagar (mesmo considerando a permuta, já que o EXB não valia grandes coisas).

O vendedor "sabiamente" me indicou um Eagle EGB 5100. A priori meu pensamento foi... pô, vou comprar um Ígô rsrsrs... acho que é roubada. Mas meu sexto sentido foi ludibriado pela astúcia do sábio vendedor que logo plugou o baixão num GK daqueles que solta até cafezinho (não conhecia o modelo e não sei falar qual era, mas tanto o cabeçote quanto a caixa eram GK). Fiquei bobo com o maravilhoso som. Além disso o braço era mais confortável que o do meu Ibanez... comprei!!!

Aquele som jamais foi atingido com aquele baixo em outra ocasião (pelo menos comigo). Não digo que foi minha pior aquisição porque nessa minha vida de roleiro já fiz muito negócio ruim e usei o baixo um tempinho até... mas fato é que se eu tivesse testado em outro ampli poderia ter percebido que o som que eu curti foi o do GK.

Convidado
Convidado

Como não errar na comprar de um novo equipamento? Empty Re: Como não errar na comprar de um novo equipamento?

Mensagem por vinibassplayer Sex Jan 10, 2020 2:24 pm

um erro meu foi comprar caixa multiuso qdo tava começando. essas bostas nao prestam pra nada alem de botar um pendrive pra fazer festa..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jan 10, 2020 4:35 pm

Não lembro de ter plugado um baixo muito bom num amp ruim e ter soado bem.

Aliás, se considerar o som como combinação entre baixo e amp e eu puder escolher só um pra ser bom, escolho o amp.

Mas se você só tem acesso a instrumentos de entrada, deve testar o amp a ser comprado com instrumentos desse tipo. De preferência, leve o seu para a loja e teste.

Alguns erros comuns em compra:

- Testar em condições diferentes das de uso. Se você toca em pé, teste seu equipamento em pé, e vice-versa.
- Tente levar o instrumento ou amp a ser comprado para uma gig. É o único ambiente onde você realmente saberá como aquele equipamento se comporta numa situação real do seu dia a dia como músico. (Sei que é complicado, mas às vezes é possível. Se for um baixo usado, convide o dono pra ir pra gig e levar o baixo).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Paulo Penna Sex Jan 10, 2020 8:33 pm

Saber exatamente o que vc quer e precisa, e compra o melhor equipamento que puder.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Christian Sáb Jan 11, 2020 9:47 am

a melhor dica é: Fórum Contrabaixobr sempre
Christian
Christian
Membro

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 11, 2020 9:48 am

Christian escreveu:a melhor dica é: Fórum Contrabaixobr sempre

Sempre um bom atalho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jan 11, 2020 1:14 pm

allexcosta escreveu:Não lembro de ter plugado um baixo muito bom num amp ruim e ter soado bem.

Aliás, se considerar o som como combinação entre baixo e amp e eu puder escolher só um pra ser bom, escolho o amp.

Mas se você só tem acesso a instrumentos de entrada, deve testar o amp a ser comprado com instrumentos desse tipo. De preferência, leve o seu para a loja e teste.

Alguns erros comuns em compra:

- Testar em condições diferentes das de uso. Se você toca em pé, teste seu equipamento em pé, e vice-versa.
- Tente levar o instrumento ou amp a ser comprado para uma gig. É o único ambiente onde você realmente saberá como aquele equipamento se comporta numa situação real do seu dia a dia como músico. (Sei que é complicado, mas às vezes é possível. Se for um baixo usado, convide o dono pra ir pra gig e levar o baixo).
As dicas do Allex são as que tenho em mente quando vou comprar um equipamento. Muito embora, aqui em Aracaju, nas lojas só se venda equipamento beeeem iniciante, então ultimamente não tenho conseguido seguir a recomendação (ir em loja e testar).

A época de maior aprendizado "in loco" que eu tive sobre equipamentos foi nos encontros do Fórum ContrabaixoBR, pois tinham vários equipamentos "sonho de consumo" e com os donos do lado para ajudar a entender cada um. Foi assim que conheci o Samuel (Martins), tive contato com os baixos dele e resolvi encomendar o meu. Também toquei em vários MusicMan (Stingray, Bongo) e percebi que eles soam muito bem, massss na minha mão não soam exatamente do jeito que eu gostaria (o problema tá no baixista, fazer o que.... Mas evita de eu ter de comprar o baixo pra me decepcionar depois). Conheci vários Fender e vi que são baixos que é ideal testar antes de comprar: Toquei em alguns que foram bem "mehhh" (Toquei em Squier que me chamou mais a atenção), como já toquei em alguns que eu queria levar pra casa na mesma hora...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por allexcosta Ter Jan 14, 2020 8:29 pm

Thales_Sr escreveu:(...)como já toquei em alguns que eu queria levar pra casa na mesma hora...

Tem baixo que não sai da cabeça né?

E, pior de tudo, você não consegue explicar o que é. A tocabilidade é boa? Sim, mas é tão boa quanto a de vários outros baixos que já vi por aí. E o som? Muito bom, mas não é algo assim tão diferente.

Mas aquele instrumento te inspira de outra maneira, te faz tocar melhor e sorrir mais quando toca...

E você só vai dar de um cara com um desses tocando tudo que achar pela frente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por RBORCARI Qua Jan 15, 2020 9:30 am

Pegando esse gancho do Allex,

eu encontrei o meu "baixo dos sonhos" no ano passado quando comprei o Fender MIM, depois da reforma e regulagem do luthier, o baixo ficou fantástico...

Não sei se foi porque sempre sonhei em ter um Fender, mais vai bem isso ai, é o instrumento que inspira...

aconteceu tambem esse mesmo sentimento tocando num JB fanned do Samuel na MusicShow ano passado, se ele estiver la esse ano e o baixo tiver a venda nao sei nao se nao da m.....rsrsrs
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jan 15, 2020 9:36 am

RBORCARI escreveu:aconteceu tambem esse mesmo sentimento tocando num JB fanned do Samuel na MusicShow ano passado, se ele estiver la esse ano e o baixo tiver a venda nao sei nao se nao da m.....rsrsrs

Fanned é sucesso, né?

Se não me engano, o Samuel vendeu tudo (ou quase tudo) que levou pra feira lá mesmo.

Mas ele levará outros tantos esse ano.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por RBORCARI Qua Jan 15, 2020 10:01 am

allexcosta escreveu:
RBORCARI escreveu:aconteceu tambem esse mesmo sentimento tocando num JB fanned do Samuel na MusicShow ano passado, se ele estiver la esse ano e o baixo tiver a venda nao sei nao se nao da m.....rsrsrs

Fanned é sucesso, né?

Se não me engano, o Samuel vendeu tudo (ou quase tudo) que levou pra feira lá mesmo.

Mas ele levará outros tantos esse ano.

Se Deus quiser trago um...sei lá, quando peguei aquele baixo pra tocar, sabe o sentimento dele ter sido feito pra você?
Isso porque toquei só uns 2 minutos +/- e veio aquela sensação, meio que inexplicável mais que todo musico deve ter, "era isso que procurei a vida inteira".
A mão encaixava perfeitamente, o corpo do baixo combinou com o volume da minha pança, foi magico, espero ter um desses la esse ano
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagem por fheliojr Qua Jan 15, 2020 5:30 pm

Ei, pessoal, este tópico - muito legal, inclusive - não ficaria melhor em Miscelânea, não?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por allexcosta Qua maio 13, 2020 10:58 am

fheliojr escreveu:Ei, pessoal, este tópico - muito legal, inclusive - não ficaria melhor em Miscelânea, não?

Foi pra miscelânea.

Dando um bump aqui porque é um bom tópico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por gsfteodoro Qua maio 13, 2020 12:39 pm

Quando eu comprei em loja física, eu levava parte do meu equipamento.
Cheguei a levar caixa e amplificador pra comprar um CORT.
Cheguei a levar o baixo da época quando comprei caixas ou amplificadores.

Acho que o ideal é testar e esquecer o som que sai nos cases (youtube da vida ou apps de música) e tentar tirar o som você mesmo.
Pesquisar para entender a característica do equipamento (diferenças de sons como posição do captador, tipo de captador, distância de cordas e escalas....). Mas pense em quais características devem ter, não espere ser. O esquema é testar.

Com equipamentos usados, sempre tentar testar. Se pedir pra entregar, conte com a sorte e com a experiência

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 16, 2020 5:23 pm

Quando vou comprar um baixo em uma loja, eu sempre levo a minha correia junto para testar o baixo também tocando-o em pé. Toco notas longas em todas as casas e em todas as cordas, sentindo a sonoridade. Tudo sem pressa.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por JAZZigo Sáb maio 16, 2020 7:14 pm

Zubrycky escreveu:Toco notas longas em todas as casas e em todas as cordas, sentindo a sonoridade. Tudo sem pressa.
Como não errar na comprar de um novo equipamento? Z

Teste de sustain fundamental, sobretudo para adeptos de cordas velhas. Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Zubrycky Sáb maio 16, 2020 7:54 pm

JAZZigo escreveu:
Zubrycky escreveu:Toco notas longas em todas as casas e em todas as cordas, sentindo a sonoridade. Tudo sem pressa.
Como não errar na comprar de um novo equipamento? Z

Teste de sustain fundamental, sobretudo para adeptos de cordas velhas. Razz

Ri Muito
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Davi Motta Dom maio 17, 2020 9:50 am

RBORCARI escreveu:...aconteceu tambem esse mesmo sentimento tocando num JB fanned do Samuel na MusicShow ano passado, se ele estiver la esse ano e o baixo tiver a venda nao sei nao se nao da m.....rsrsrs

Juntando os dois acima, na feira ano passado, todos que passavam pelo stand do Samuel, deixavam por lá todas as notas e todas as técnicas possíveis. Quando não havia ninguém, eu pegava os baixos e ficava tocando as notas da corda B e deixando soar, para curtir a combinação S.Martyn + WBass. As notas falavam ao coração. hahaha Os amps eram um GK MB200 e um Mesa Boogie que não faço ideia do modelo.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

https://www.youtube.com/davimotta

Mensagem por allexcosta Dom maio 17, 2020 10:26 am

Acho que parte do processo de não errar é ter errado no passado.

Acho importante aprender com nossos próprios erros, além de ouvir os mais experientes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Convidado Dom maio 17, 2020 12:04 pm

allexcosta escreveu:Acho que parte do processo de não errar é ter errado no passado.

Acho importante aprender com nossos próprios erros, além de ouvir os mais experientes.

Como não errar na comprar de um novo equipamento? Captur55

2...
Concordo plenamente

Convidado
Convidado

Mensagem por Breno_Barnabe Dom maio 17, 2020 8:57 pm

Esse negócio do amplificador é complicado mesmo. Por sorte de ter ido a varios encontros, pude conhecer "a voz" de meus baixos em amplis diferentes, na hora de testar na loja ja fico meio esperto com isso.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo