Dúvidas Pizzicato
+2
allexcosta
IsaacLH
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas Pizzicato
Fala galera, boa tarde já é a segunda vez que venho sanar dúvidas no tópico, dessa vez sobre a mão direita, bom Eu tenho meu contrabaixo a mais ou menos 1 ano mas comecei a tocar nele diariamente e a estudar de fato a 1 mês, minha dúvida é sobre o Pizzicato e uns problemas que ocorrem quando toco rápido, quanto a força e pegada
Força: vejo muita gente dizendo que quando você toca com força você perde um pouco da velocidade, será isso uma verdade absoluta? E outra, eu toco usando um Vox Amplug, não tenho noção de quando estou tocando fraco demais em que ponto isso me atrapalhado a ao vivo? É preciso fazer força pra conseguir ser ouvido ao vivo em uma banda de metal por exemplo? Eu vejo uma confusão nisso pois vi vários baixistas que dizem pra tocar rápido deve-se tocar fraco e ao mesmo eu vejo baixistas do metal dizendo que você precisa usar força pra tocar pois se não os outros instrumentos vão cobrir você( e os caras tocam muito rapido) eu vejo vídeos do Billy Sheehan, Felipe Andreoli e vejo que eles fazem uma certa força que chegam a balançar as cordas, é vejo o Victor Wooten quando ele toca as cordas nem se mexem, RESUMINDO como saber se não estou tocando fraco demais ou forte demais? Já vi gente dizendo que o ideal quando se trata de metal é ouvir o som do baixo mesmo sem amplificador, está correto? Eu particularmente gosto de tocar usando força, mas tenho medo de perder velocidade por isso
Força: vejo muita gente dizendo que quando você toca com força você perde um pouco da velocidade, será isso uma verdade absoluta? E outra, eu toco usando um Vox Amplug, não tenho noção de quando estou tocando fraco demais em que ponto isso me atrapalhado a ao vivo? É preciso fazer força pra conseguir ser ouvido ao vivo em uma banda de metal por exemplo? Eu vejo uma confusão nisso pois vi vários baixistas que dizem pra tocar rápido deve-se tocar fraco e ao mesmo eu vejo baixistas do metal dizendo que você precisa usar força pra tocar pois se não os outros instrumentos vão cobrir você( e os caras tocam muito rapido) eu vejo vídeos do Billy Sheehan, Felipe Andreoli e vejo que eles fazem uma certa força que chegam a balançar as cordas, é vejo o Victor Wooten quando ele toca as cordas nem se mexem, RESUMINDO como saber se não estou tocando fraco demais ou forte demais? Já vi gente dizendo que o ideal quando se trata de metal é ouvir o som do baixo mesmo sem amplificador, está correto? Eu particularmente gosto de tocar usando força, mas tenho medo de perder velocidade por isso
IsaacLH- Membro
Re: Dúvidas Pizzicato
Verdades absolutas não existem.
Coloque coisas que você gosta e toque junto. Varie a força e veja como você se sente e se gosta do timbre e de como as frases saem.
Um baixista experiente deve saber dosar a força baseado no som que quer tirar e no fraseado que pretende tocar.
Enfim, é algo que só você mesmo pode responder.
Coloque coisas que você gosta e toque junto. Varie a força e veja como você se sente e se gosta do timbre e de como as frases saem.
Um baixista experiente deve saber dosar a força baseado no som que quer tirar e no fraseado que pretende tocar.
Enfim, é algo que só você mesmo pode responder.
allexcosta- Administrador
IsaacLH gosta desta mensagem
^ Que honra ser respondido por você, enfim
Parando pra pensar um pouco agora, força é relativo do que a música pede, por exemplo tenho certeza de que o Flea não usa a mesma força que toca no início de "Around the world" quando toca a introdução de "californication" eu gosto do Punch que soa quando toco com força, quando toco fraco parece que o som fica meio morto, o ideal então série aprender a tocar com das 3 maneiras? Fraca média e forte?
Parando pra pensar um pouco agora, força é relativo do que a música pede, por exemplo tenho certeza de que o Flea não usa a mesma força que toca no início de "Around the world" quando toca a introdução de "californication" eu gosto do Punch que soa quando toco com força, quando toco fraco parece que o som fica meio morto, o ideal então série aprender a tocar com das 3 maneiras? Fraca média e forte?
IsaacLH- Membro
IsaacLH escreveu:o ideal então série aprender a tocar com das 3 maneiras? Fraca média e forte?
Na verdade não. Isso limitaria seus estudos sem necessidade de fazê-lo.
A dinâmica da música e de como se toca um instrumento tem variações infinitas e não deve se limitar a fraco, médio e forte.
Você começa estudando coisas simples, com timbre claro e força uniforme, que faça a nota soar bem, sem bater no traste, etc... À medida que você vai praticando, deve entender as nuances de se tocar com forças diferentes e isso ajudará a formar o seu estilo.
Pelo texto, é meio óbvio que rock pesado é sua preferência, mas nesse momento talvez você deva ouvir e observar os baixistas, digamos assim, obrigatórios, como Jaco, Miller, AJ, Wooten, etc... E o que estou tentando dizer parecerá óbvio.
Mas há um estilo de tocar super rápido de alguns baixistas que é bem difícil de tocar com muita força. Exemplos:
Se é isso que você busca, recomendo ação baixa, tocar relativamente fraco e raio de escala cônico e até mesmo uma rampa. São detalhes capitais pra quem toca assim.
^ obrigado pela resposta, me ajudou demais
Quanto ao rock pesado ser minha preferência kkkk foi o que pareceu mas na verdade eu gosto muito de Rock Progressivo, Blues, Hard Rock e Heavy Metal e gosto muito de Jazz e música erudita, no rock mas pesado gosto dos clássicos Iron Maiden, Metallica, Megadeth mas bem rasamente, quando disse sobre se eu tocasse em uma banda de Metal certamente seria algo como Dream Theather, Angra, Shaman pois são as bandas que eu mais admiro nesse estilo, obrigado pela resposta mestre! Abçs
Quanto ao rock pesado ser minha preferência kkkk foi o que pareceu mas na verdade eu gosto muito de Rock Progressivo, Blues, Hard Rock e Heavy Metal e gosto muito de Jazz e música erudita, no rock mas pesado gosto dos clássicos Iron Maiden, Metallica, Megadeth mas bem rasamente, quando disse sobre se eu tocasse em uma banda de Metal certamente seria algo como Dream Theather, Angra, Shaman pois são as bandas que eu mais admiro nesse estilo, obrigado pela resposta mestre! Abçs
IsaacLH- Membro
Além de tudo o que o Alex sabiamente já colocou, existem algumas coisas que só a experiência e o convívio dentro de uma banda vão te trazer.
Assim que você estiver conseguindo tocar algumas músicas com segurança, procure uma galera para "fazer um som". Vai te ajudar bastante, além de te estimular a estudar mais.
joabi- Eterno Colaborador
IsaacLH escreveu:Quanto ao rock pesado ser minha preferência kkkk foi o que pareceu mas na verdade eu gosto muito de Rock Progressivo, Blues, Hard Rock e Heavy Metal
então..........around the world usa uma p#$% força para tocar......
só ver a intro.....
californication é uma música calma......não necessita de força....
basket case ? eu uso palheta.....tocar green day no pizzicato ficaria ridículo.....não tem pegada...
só ver a intro.....
californication é uma música calma......não necessita de força....
basket case ? eu uso palheta.....tocar green day no pizzicato ficaria ridículo.....não tem pegada...
diogobasss- Membro
a não ser que você seja um steve harris........
diogobasss- Membro
allexcosta escreveu:Você começa estudando coisas simples, com timbre claro e força uniforme, que faça a nota soar bem, sem bater no traste, etc... À medida que você vai praticando, deve entender as nuances de se tocar com forças diferentes e isso ajudará a formar o seu estilo.IsaacLH escreveu:o ideal então série aprender a tocar com das 3 maneiras? Fraca média e forte?
Mas ai você está desconsiderando que o lance de "bater no traste" é basicamente o elemento principal do timbre no "pizzicato metaleiro", não?
Sobre a dúvida do tópico, eu não tenho tanta experiência como os colegas acima, mas vou dar meu pitaco. Pode ser até que você já saiba, mas o pizzicato no metal é tocado de uma forma diferente do tradicional, ao invés de se "puxar" as cordas, você as martela com os dedos, dessa forma consegue mais ataque sem forçar muito a musculatura, é dessa forma que o Steve Harris, Andreoli, Luis Mariutti e tantos outros tocam. Claro que existe uma força aplicada, mas eu imagino que isso é algo que se conquista com o tempo de prática, afinal os seus músculos e tendões devem evoluir para isso, se eu fosse você agora focaria em precisão e constância (manter a mesma força do início ao fim do exercício, ou da música), pois essas músicas demandam muita resistência, é fácil começar tocando forte e terminar a música sem força nem pra acertar as cordas direito.
Jander- Membro
A minha humilde contribuição é:
Não existe certo e errado na música.
Música é arte e a arte deve ser ilimitada, em todos os sentidos.
Existe sim o bom gosto (pra quem toca) e as influências (Onde você quer chegar) que pode sim te ajudar a moldar o som que você deseja.
Eu levo uma máxima pra minha vida, de algo que aprendi ao longo de alguns anos tocando: O maior aliado e a maior técnica que um músico pode ter são ouvidos apurados.
Se pros seus ouvidos está bom, então está bom.
Se técnica e idéias fossem engessadas, as inovações nunca seriam descobertas.
Pratique, toque com pessoas e busque sempre agradar primeiro a si mesmo.
Não existe certo e errado na música.
Música é arte e a arte deve ser ilimitada, em todos os sentidos.
Existe sim o bom gosto (pra quem toca) e as influências (Onde você quer chegar) que pode sim te ajudar a moldar o som que você deseja.
Eu levo uma máxima pra minha vida, de algo que aprendi ao longo de alguns anos tocando: O maior aliado e a maior técnica que um músico pode ter são ouvidos apurados.
Se pros seus ouvidos está bom, então está bom.
Se técnica e idéias fossem engessadas, as inovações nunca seriam descobertas.
Pratique, toque com pessoas e busque sempre agradar primeiro a si mesmo.
RobertoGrecoJr- Membro