Danelectro Silvertone 1444.
+4
Bruno da Rosa
CSergio
Mauricio Luiz Bertola
WHead
8 participantes
Página 1 de 1
Danelectro Silvertone 1444.
Saudações.
No final de 1959 a Danelectro lançou o Silvertone 1444: corpo semi-oco em masonite (um folheado de madeira, também chamado de "hardboard" - me corrijam se estiver errado, por gentileza) e madeira de pinho, braço de poplar (29 1/2) sem tensor (li que ele possui duas barras de metal como reforço interno), escala de rosewood (24 frets), ponte ajustável e captador lipstick single-coil. Logo o modelo se tornou popular e foi apelidado de "U1" e "Dolphin Nose" por causa do formato do corpo e do headstock, respectivamente. Foi o primeiro baixo elétrico vendido pela Sears e um dos mais vendidos na época. Abraço.
No final de 1959 a Danelectro lançou o Silvertone 1444: corpo semi-oco em masonite (um folheado de madeira, também chamado de "hardboard" - me corrijam se estiver errado, por gentileza) e madeira de pinho, braço de poplar (29 1/2) sem tensor (li que ele possui duas barras de metal como reforço interno), escala de rosewood (24 frets), ponte ajustável e captador lipstick single-coil. Logo o modelo se tornou popular e foi apelidado de "U1" e "Dolphin Nose" por causa do formato do corpo e do headstock, respectivamente. Foi o primeiro baixo elétrico vendido pela Sears e um dos mais vendidos na época. Abraço.
Re: Danelectro Silvertone 1444.
Essa "mão" detona o instrumento...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Hahaha.. "nariz de golfinho".. enfim..Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa "mão" detona o instrumento...
E sobre o material do corpo? Sei que a Danelectro costumava usar materiais mais baratos.. é o equivalente ao nosso compensado, ao mdf, ou nada disso? Li que o masonite é muito usado em placas na construção.. deve ser resistente, pelo menos.. Compromete alguma coisa num instrumento desse tipo?
WHead, os Danos (guitarras e baixos) são feitos utilizando uma peça central de álamo ou bôrdo, uma chapa (acima e baixo dessa peça de madeira central), de EUCATEX (que nos EUA chama-se masonite) e as laterias de papelão industrial.WHead escreveu:Hahaha.. "nariz de golfinho".. enfim..Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa "mão" detona o instrumento...
E sobre o material do corpo? Sei que a Danelectro costumava usar materiais mais baratos.. é o equivalente ao nosso compensado, ao mdf, ou nada disso? Li que o masonite é muito usado em placas na construção.. deve ser resistente, pelo menos.. Compromete alguma coisa num instrumento desse tipo?
O resultado é impressionante! Fica bem leve e ressonante. Já toquei em guitarras e baixo Danelectro, e posso te afirmar que tem um timbre peculiar e bacana!
Qualquer dia desses eu vou fazer um baixo pra mim com essa configuração (até porque, não posso suportar mais peso sobre o ombro esquerdo devido à capsulite adesiva)!
Head não é mesmo dos bonitos, mas um Danelectro é de respeitar.
Falando dele, me lembrou esse video aqui
Falando dele, me lembrou esse video aqui
CSergio- Membro
^Esse Danelectro Longhorn é um sonho que eu sempre quis realizar.
Tenho GAS por Danelectro, nunca tive ou sequer toquei em nenhum
Tenho GAS por Danelectro, nunca tive ou sequer toquei em nenhum
Bruno da Rosa- Membro
No vídeo do tiozinho testando o baixo, achei o som bem magrinho. Parece captação de cristal em violão.
Convidado- Convidado
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa "mão" detona o instrumento...
verdade hahahaha
Bananoise- Membro
eu acho aquele 59DC massa... deve ser esse kkkkk
Bananoise- Membro
Me amarro no meu Longhorn, que tem dois captadores (igual ao do segundo vídeo). Levíssimo, som surpreendente e versátil. Acho até capaz de ir além do rock vintage.
Porrobertus- Membro
Um bom exemplo:
Porrobertus- Membro
GAS!
Eu amo Danelectros. Se, pelo resto de meus dias, eu tivesse que tocar apenas instrumentos de uma marca, essa marca seria a Danelectro.
Meu ombro agradece.
Em tempo, eis aqui meu Danelectro DC Basssendo brutalmente espancado em ação.
E aqui está ele numa gravação de estúdio.
Eu amo Danelectros. Se, pelo resto de meus dias, eu tivesse que tocar apenas instrumentos de uma marca, essa marca seria a Danelectro.
Meu ombro agradece.
Em tempo, eis aqui meu Danelectro DC Bass
E aqui está ele numa gravação de estúdio.
Última edição por Zubrycky em Ter Abr 07, 2020 8:58 pm, editado 1 vez(es)
^Tava demorando Diego!!!!
Esse tem DC é o mais "cool" dos baixos Danos.... E de longe!!!
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Tava demorando Diego!!!!
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Sou suspeito para falar de Danos. Sou louco pelo Longhorn, pelo Hodad, pelo '64 e pelo '63. Já tive a oportunidade de
Lembrando que a Danelectro chegou a relançar esse modelo - denominado Danelectro 56 Bass - numa configuração com dois captadores.
Ainda quero ter um 59DC escala longa
Porrobertus- Membro
Bom, não posso falar pelos modelos antigos da Danelectro, mas, nos modelos reeditados, não existe DCs com escala curta.
É, não sei dos DCs. Minha referência sempre foi o Longhorn.
Porrobertus- Membro
O Longhorn, até onde eu sei, é escala curta. O dono do estúdio aonde ensaio tem um Longhorn e uma vez levei o meu DC para comparar as escalas. A diferença é bem visível.
Isso. O meu é de escala curta e eu não conheço Longhorn de escala longa.
Porrobertus- Membro
Nunca vi um Longhorn de escala longa e não sei se esse tipo de escala funcionaria nesse modelo de baixo em particular;
e quanto mais captador muda o nome
eu tenho uma guitarra danelectro U2
dois lipstick
jupiter maça usava a com tres, U3
adoro som delas
e tao levinhas
eu tenho uma guitarra danelectro U2
dois lipstick
jupiter maça usava a com tres, U3
adoro som delas
e tao levinhas