Ligação de cabeçote + caixa passiva
+6
Pedro.Henrique.SS
BLZENI
Raul S.
tfk
joabi
CSergio
10 participantes
Página 1 de 1
Ligação de cabeçote + caixa passiva
Fiz pesquisa na busca do fórum mas não encontrei respostas para essas minhas dúvidas.
a) Um cabeçote, pode ser ligado sem estar conectado a uma caixa passiva, ou pode ocorrer algum problema?
B) O cabo que liga o cabeçote à essa caixa, é o mesmo tipo de P10 que liga o baixo ao cabeçote (amplificador)?
a) Um cabeçote, pode ser ligado sem estar conectado a uma caixa passiva, ou pode ocorrer algum problema?
B) O cabo que liga o cabeçote à essa caixa, é o mesmo tipo de P10 que liga o baixo ao cabeçote (amplificador)?
CSergio- Membro
Re: Ligação de cabeçote + caixa passiva
1- Pode, desde que não seja valvulado.
2- Não. O cabo correto é do tipo Paralelo. Nunca use cabos de instrumento nas caixas.
Minha sugestão:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709732097-cabo-tecniforte-stack-st1-1m-p-ligaco-de-cabecote-e-caixa-_JM#position=18&type=item&tracking_id=a950099e-dccd-4e0e-8631-5b61e963cb4d
joabi- Eterno Colaborador
CSergio, vc poderá testar seu amp usando a saída de fone (no caso do amp que vc comprou quando se liga o fone de ouvido, o sinal para caixa é cortado). Sobre o cabo, no seu caso específico, o Joabi já deu a letra. Dependendo do tipo do amp, tem como usar conectores Speakon.
tfk- Membro
joabi escreveu:
1- Pode, desde que não seja valvulado.
Não é valvulado; é um Oneal transistorizado; estou pesquisando sobre os cuidados com o equipo e li em algum lugar, que uma pessoa queimou um cabeçote por ligar somente ele, sem ter uma caixa passíva conectada.
joabi escreveu:
2- Não. O cabo correto é do tipo Paralelo. Nunca use cabos de instrumento nas caixas.
Minha sugestão:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709732097-cabo-tecniforte-stack-st1-1m-p-ligaco-de-cabecote-e-caixa-_JM#position=18&type=item&tracking_id=a950099e-dccd-4e0e-8631-5b61e963cb4d
Aviso aprendido.
O cabo indicado custa R$ 65 e o frete para o MA está em 63 vou pesquisar do mesmo com frete mais em conta, senão verei outro.
tfk escreveu:CSergio, vc poderá testar seu amp usando a saída de fone (no caso do amp que vc comprou quando se liga o fone de ouvido, o sinal para caixa é cortado). Sobre o cabo, no seu caso específico, o Joabi já deu a letra. Dependendo do tipo do amp, tem como usar conectores Speakon.
Entendido.
Vou procurar os tipos de cabos indicados e submeter a vocês.
Eu até poderia mandar confeccionar nas casas de eletrônica ou de instrumentos aqui da city, mas estão todas fechadas, por conta da situação de covid19 (tudo que não é essencial está fechado).
CSergio- Membro
Sobre o preço do cabo, eu tô por fora para sugerir. Mas esse tipo de cabo, em situações normais, é tranquilo de ser encontrado.
Fiz uma pesquisa rápida aqui, não conheço nenhuma das lojas, mas talvez possa ser do interesse.
EDIT
https://www.premiershop.com.br/cabo-santo-angelo-stack-ligacao-cabeco-e-caixa-p10-x-p10-1-metro.html (faz tempo que não uso nada da Santo Angelo, talvez alguém possa comentar se essa linha de cabo é boa ou não. Pelo preço deve ser de entrada).
Eu tenho usado um cabo Planet Waves e gosto do resultado. Não é o mesmo modelo que eu uso, mas aqui seria um p10 deles (bem standard, nada demais) https://www.pandoramusicshop.com.br/audio-e-tecnologia/acessorios-para-audio/cabo/cabo-para-caixa-acustica-d-addario-planet-waves-pwcspk25-classic-series-7-62m
O cabo da Planet é grande (7,6 metros e o da Santo Angelo é apenas de 1 metro). Para ser honesto, como sua aplicação vai ser residencial inicialmente, eu acho que um cabo curto e mais barato atende bem (a menos que o Santo Angelo definitivamente não seja recomendado).
Fiz uma pesquisa rápida aqui, não conheço nenhuma das lojas, mas talvez possa ser do interesse.
EDIT
https://www.premiershop.com.br/cabo-santo-angelo-stack-ligacao-cabeco-e-caixa-p10-x-p10-1-metro.html (faz tempo que não uso nada da Santo Angelo, talvez alguém possa comentar se essa linha de cabo é boa ou não. Pelo preço deve ser de entrada).
Eu tenho usado um cabo Planet Waves e gosto do resultado. Não é o mesmo modelo que eu uso, mas aqui seria um p10 deles (bem standard, nada demais) https://www.pandoramusicshop.com.br/audio-e-tecnologia/acessorios-para-audio/cabo/cabo-para-caixa-acustica-d-addario-planet-waves-pwcspk25-classic-series-7-62m
O cabo da Planet é grande (7,6 metros e o da Santo Angelo é apenas de 1 metro). Para ser honesto, como sua aplicação vai ser residencial inicialmente, eu acho que um cabo curto e mais barato atende bem (a menos que o Santo Angelo definitivamente não seja recomendado).
tfk- Membro
Obrigado pela dica do Santo Angelo, tá com preço bom e frete não é caro; se for bom mesmo, compro ele.
CSergio- Membro
compra uns conectores legais e monta com um cabo qualquer de 2 vias de +/- 3mm que você acha em qualquer loja de elétrica
tinha 1 conector dando sopa aqui em casa e não gastei quase nada no metro desse cabo aí
tinha 1 conector dando sopa aqui em casa e não gastei quase nada no metro desse cabo aí
Raul S.- Membro
Pega um cabo de energia de computador, corta as ponta e solda dois P10.
O Tecniforte que postei foi como exemplo. Tenho dois e são para a vida inteira, mas são caros mesmo.
joabi- Eterno Colaborador
A ideia de montar o cabo é boa, o problema é que o comércio local de eletrônicos e instrumentos tá 100% fechado; hoje fui me vacinar contra gripe no Centro da cidade, aproveitei e fui dar uma espiada na loja mais próxima e ainda estava fechada, as outras nem arrisquei em ir apesar de localizadas relativamente perto.
Vou consultar uns amigos músicos e confirmar, talvez estejam atendendo por WhatsApp ou algo do gênero, mas acho ser uma chance remota.
Vou consultar uns amigos músicos e confirmar, talvez estejam atendendo por WhatsApp ou algo do gênero, mas acho ser uma chance remota.
CSergio- Membro
Conversei com um amigo ele me forneceu o contato de lojista que supostamente está atendendo de porta baixada, mas só pela manhã (foi essa loja que procurei ontem a tarde, mas estava de porta fechada).
Amanhã verei se ele tem esse cabo na loja ou se monta.
Pesquisando pelo Santo Angelo, vi que a bitola dele é 1,50mm² (14AWG)
http://www.santoangelo.com.br/detalhes-do-produto/768/cb-speaker-p10---p10-head-1-00m
Amanhã verei se ele tem esse cabo na loja ou se monta.
Pesquisando pelo Santo Angelo, vi que a bitola dele é 1,50mm² (14AWG)
http://www.santoangelo.com.br/detalhes-do-produto/768/cb-speaker-p10---p10-head-1-00m
CB SPEAKER P10 / P10 HEAD 1,00m
Descrição do Produto: Cabo para ligação/interligações de caixas acústicas.
Fabricado com liga de cobre OFHC e bitola de 2 x 1,50mm² / 14AWG. Montado com conectores P10 x P10 usinados em latão (CLA) niquelados e capa injetada
Cor: Preto
Revestimento: PVC
Comprimento: 1,00m
Bitola em mm: 2 x 1,50mm²
Bitola em awg: 14AWG
Garantia: 1 ano
CSergio- Membro
Eu tenho um desses cabo stack da Santo Angelo, só que o meu é P10 em uma das pontas e Speakon na outra, porém o cabo é exatamente o mesmo. funciona muito bem. uso inclusive com meu Ampeg valvulado. tenho tambem um cabo stack da Planet Waves, linha profissional. o da Santo Angelo não perde em nada.
dica. compre cabo curto, de 1 metro. não utilize cabos maiores do que isso, se o head ficar junto com a caixa.
dica. compre cabo curto, de 1 metro. não utilize cabos maiores do que isso, se o head ficar junto com a caixa.
BLZENI- Membro
Entrando um pouco aqui na conversa pessoal, fiz a besteira de usar um cabo p10 comum para ligar meu Ampeg pf500 na minha caixa passiva. Por sorte, não tive nenhum problema com os componentes, mas quando pluguei com o cabo paralelo - o que é o certo de se usar - tive uma melhora fantástica na qualidade do som.
Pedro.Henrique.SS- Membro
Ontem saí de casa fui a uma loja que vende material elétrico (governo abriu uma exceção e está permitido o funcionamento desse tipo de comércio aqui na city).
Achei plug P10 e 4 metros de cabo duas vias de 2,5mm, por R$ 15 (vou usar só 1,5 ou 2 metros, o resto de fio vou guardar).
Ia pegar o cabo 4mm mas não entrava no plug; depois disso nem quis tentar fio elétrico de 4mm; agora preciso achar um amigo com ferro de solda para montar o cabo
Ainda não desisti do Santo Angelo, pois como estou precisando comprar outras coisas como cabo carregador de celular, talvez compre tudo junto e aproveite o mesmo frete.
Achei plug P10 e 4 metros de cabo duas vias de 2,5mm, por R$ 15 (vou usar só 1,5 ou 2 metros, o resto de fio vou guardar).
Ia pegar o cabo 4mm mas não entrava no plug; depois disso nem quis tentar fio elétrico de 4mm; agora preciso achar um amigo com ferro de solda para montar o cabo
Ainda não desisti do Santo Angelo, pois como estou precisando comprar outras coisas como cabo carregador de celular, talvez compre tudo junto e aproveite o mesmo frete.
CSergio- Membro
double post... putz sempre confundo esse botão de quote e edit kkkkk
Obrigado pelo feed.
BLZENI escreveu:Eu tenho um desses cabo stack da Santo Angelo, só que o meu é P10 em uma das pontas e Speakon na outra, porém o cabo é exatamente o mesmo. funciona muito bem. uso inclusive com meu Ampeg valvulado. tenho tambem um cabo stack da Planet Waves, linha profissional. o da Santo Angelo não perde em nada.
Pedro.Henrique.SS escreveu:Entrando um pouco aqui na conversa pessoal, fiz a besteira de usar um cabo p10 comum para ligar meu Ampeg pf500 na minha caixa passiva. Por sorte, não tive nenhum problema com os componentes, mas quando pluguei com o cabo paralelo - o que é o certo de se usar - tive uma melhora fantástica na qualidade do som.
Obrigado pelo feed.
CSergio- Membro
Eu faço assim e funciona muito bem...CSergio escreveu:Ontem saí de casa fui a uma loja que vende material elétrico (governo abriu uma exceção e está permitido o funcionamento desse tipo de comércio aqui na city).
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Problem solved; mandei soldar com 2m de fio; os 2m restantes ficam guardados.
CSergio- Membro
CSergio escreveu:Ontem saí de casa...
Save lives; stay home.
fheliojr- Membro
Montei cabos novos, com plug Santo Angelo e cabo mais reforçado; os anteriores meio que oxidaram (acho que são de latão os plugs, apesar de funcionarem normal).
* 2m de cabo pp 2,5mm - R$ 10
* plug Santo Angelo - Ninja P10 - R$ 8 cada
* espaguete termo retrátil - pacote com 10 R$ 7
Praticamente R$ 20 por cada cabo; no Mercado Livre orçaram R$ 60 cada, e ainda teria de pagar frete.
Calculei que a bitola 2,5mm daria tranquilo para 1m de cabo, conforme esse vídeo e outras tabelas.
As molas de acabamento dos plugs não foram usadas pois o cabo é mais grosso e não deixaria passar; na verdade ia montar com cabo pp 4mm, mais grosso ainda, mas depois entendi que já seria exagero
* 2m de cabo pp 2,5mm - R$ 10
* plug Santo Angelo - Ninja P10 - R$ 8 cada
* espaguete termo retrátil - pacote com 10 R$ 7
Praticamente R$ 20 por cada cabo; no Mercado Livre orçaram R$ 60 cada, e ainda teria de pagar frete.
Calculei que a bitola 2,5mm daria tranquilo para 1m de cabo, conforme esse vídeo e outras tabelas.
As molas de acabamento dos plugs não foram usadas pois o cabo é mais grosso e não deixaria passar; na verdade ia montar com cabo pp 4mm, mais grosso ainda, mas depois entendi que já seria exagero
CSergio- Membro
^Por que não usou os paralelos? (Só perguntei por que o nosso saudoso Joabi disse que os indicados são eles)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
É PP. Tem a mesma função de um paralelo só que com uma capa externa. Tá valendo.
Nesse caso, o que manda é a bitola dos fios dentro do PP.
CSergio, qual amplificador e caixa você usa? Você não tinha a opção de usar Speakon?
CSergio, qual amplificador e caixa você usa? Você não tinha a opção de usar Speakon?
gsfteodoro- Membro
Juninho Sampaio e CSergio gostam desta mensagem
Juninho Sampaio escreveu:^Por que não usou os paralelos? (Só perguntei por que o nosso saudoso Joabi disse que os indicados são eles)
Ano passado tive essa mesma dúvida, mas dá pra fazer com os 2 tipos, PP ou paralelo, tanto faz, o sabor fica a seu critério.
A diferença é que o PP pesa mais, é mais robusto por causa da capa externa mais reforçada como o companheiro comentou acima, o paralelo é mais leve.
Mas dependendo da grossura do cabo, pode ter de descartar a mola ou a peça do plug que faz o acabamento
No meu caso, o paralelo de 2,5mm deu pra manter, já o de 4mm não.
Com o PP não teve conversa desde o 2,5mm tive de descartar, com o de 4mm, nem se fala; por isso usei o espaguete termo retrátil pra ficar bunitim
gsfteodoro escreveu:É PP. Tem a mesma função de um paralelo só que com uma capa externa. Tá valendo.
É um set Oneal, amp OCB1000Hx + 1x15" + 4x10", as conexões são P10
Usei o PP por ser mais fácil de achar dessa vez; nos cabos que fiz anteriormente, no passado, usei paralelo, um de 2,5mm e outro de 4mm.
CSergio- Membro
Wagner Bitencourt de Mora gosta desta mensagem
Sérgio.
Eu nunca usei esse set. É bacana?
Deixa a desejar?
Conte um pouco ai. Obrigado
Deixa a desejar?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Sérgio.
Deixa a desejar?
Considero bom principamente pelo custo; talvez deixe a desejar para os mais exigentes, acostumados com GK, Hartke e afins.
Só dá uma embolada nos graves quando eu carrego a mão no equalizador do pedal e/ou no ajuste de graves do próprio amplificador; quanto a qualidade do timbre considero boa, mas fica dificil pra mim emitir uma opinião mais abalisada, pois eu precisaria ter experiência com outras marcas, para ter parâmetros de comparação.
De resto, o que posso dizer é que comecei pela caixa 1x15 que comprei praticamente junto com o cabeçote no inicio de 2020; já no final do ano, entrou uma graninha extra e resolvi pegar a 4x10" que estava com desconto e frete grátis (que pesaria bastante no custo, afinal são 25kg), ela adicionou um pouco mais de pressão e tem um drive para frequências agudas, que quase não uso, prefiro manter a chave dele desligada.
O amp nunca esquentou em demasia a ponto de não conseguir encostar, raramente percebi a ventoinha de ventilação entrar em ação, quando entrou, foi porquê abusei do volume e pus a mão na saída da ventilação para me certificar que se estava funcionando ou não.
Só uma coisa não curti: o tamanho e peso.
Nas raras vezes que sai com ele para tocar em casa de amigos, deu bastante trabalho carregar a caixa de 1x15" no porta malas do carro (25kg ehehe, praticamente o mesmo peso da 4x10"; praticamente inviável pra mim levar as 2 juntas, de conseguir até dá, mas costumo levar só uma); o amp nem tanto, ele pesa só 7kg, mas qualquer uma das caixas, para tirar de casa, hoje em dia eu penso 2 vezes.
Para um futuro, penso em montar uma caixa handmade, menorzinha, que seja mais fácil de transportar.
E no tópico "Qual o sistema de amplificação que te deixa tranquilo?", o Ivanov comentou que teve uma experiência com o set e "ficou satisfeito"; e também no tópico "Borne, Oneal ou outro?", tirei umas fotos do amp por dentro e comentaram relativamente bem dos componentes.
Os 3 juntos, já vi esse conjunto novo por R$ 4200 ~ 4900 ; mas se pesquisar bem, para comprar separado, consegue por R$ 3500.
CSergio- Membro
Wagner Bitencourt de Mora gosta desta mensagem
Muito obrigado.
Realmente para levar duas caixas dessas no carro é um parto. Eu sempre coloco as duas de uma forma que cabe no banco do fundo e a cadeirinha de minha filha. Ao invés de colocar no sentido no banco coloco de lado mesmo. (não sei se você vai conseguir entender)
Tipo: 2/3 no banco e 1/3 pra fora atrás do banco do carona.
Descobri que a que tenho o amp cabe na mala. Então coloco um na mala e outro no banco.
Eu estava com uma Hartke Vx3500 e estava comigo desde 2007. Vendi semana passada.
Hoje tenho apenas um amp e ele ta no bar que eu toco. Como sou o único baixista da casa, larguei lá. Mas, por preguiça de pedir pra alguém colocar no carro novamente. Queria um amp pequeno, mas tenho achado os preços altos para o que elas podem me entregar de som.
O trace Elliot e o Markbass 151.
Algumas pessoas já falaram mal e ai...comprar sem testar é algo que me preocupa. Se me arrepender, pra vender depois vai ser um parto.
Hoje utilizo esta Behringer 2x10 (2 falantes Bugera de 240w). Se o evento for grande..levo a 1x15(600w falante Bughera)
Não é ensurdecedor como um GK, porém para os eventos que faço dá tranquilamente.
AMP de 7000mil me dá o mesmo dinheiro que esse amp de 3000mil.
Vendi 4 baixos e 1 amp em 5 meses! Tudo reduzindo mesmo.
Realmente para levar duas caixas dessas no carro é um parto. Eu sempre coloco as duas de uma forma que cabe no banco do fundo e a cadeirinha de minha filha. Ao invés de colocar no sentido no banco coloco de lado mesmo. (não sei se você vai conseguir entender)
Tipo: 2/3 no banco e 1/3 pra fora atrás do banco do carona.
Descobri que a que tenho o amp cabe na mala. Então coloco um na mala e outro no banco.
Eu estava com uma Hartke Vx3500 e estava comigo desde 2007. Vendi semana passada.
Hoje tenho apenas um amp e ele ta no bar que eu toco. Como sou o único baixista da casa, larguei lá. Mas, por preguiça de pedir pra alguém colocar no carro novamente. Queria um amp pequeno, mas tenho achado os preços altos para o que elas podem me entregar de som.
Algumas pessoas já falaram mal e ai...comprar sem testar é algo que me preocupa. Se me arrepender, pra vender depois vai ser um parto.
Hoje utilizo esta Behringer 2x10 (2 falantes Bugera de 240w). Se o evento for grande..levo a 1x15(600w falante Bughera)
- AMP ATUAL:
Não é ensurdecedor como um GK, porém para os eventos que faço dá tranquilamente.
AMP de 7000mil me dá o mesmo dinheiro que esse amp de 3000mil.
Vendi 4 baixos e 1 amp em 5 meses! Tudo reduzindo mesmo.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Guga Ramone e CSergio gostam desta mensagem
Juninho Sampaio escreveu:
Se comprar pela internet, vc tem direito de arrependimento; pode pedir pra devolver em até 7 dias após receber o produto.
Das vezes que usei o prazo desse direito, foi por produtos com defeito, tipo celular, notebook; mas o último foi um baixo Phoenix, que um captador não funcionou, solicitei o cancelamento da venda, e a loja veio buscar, demorou bastante uns 2 meses eu acho, mas vieram (dei um desconto pois foi no meio do pico da pandemia ano passado, teve lockdown na minha cidade, etc, etc.)
CSergio- Membro
É de um forista o NINHO. Ele é o revendedor pronta entrega do Trace Elliot
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^ Só pratica preços muito altos.
fheliojr- Membro
Um trace elliot com caixa de 10, fica 5k. Eu não sei se vale isso e se o som fica bom.
Na verdade comprar sem testar me mata. Se eu me arrependesse, teria que devolver
Na verdade comprar sem testar me mata. Se eu me arrependesse, teria que devolver
Juninho Sampaio- FCBR-CT
E três anos depois, farei cabos novos: um cabo P10 reto - P10 em L, e um outro cabo com as duas pontas em L.
Cabos PP de 2,5mm e jacks da Rean (submarca da Neutrik).
O 1,5mm acho que já resolveria, mas sou meio exagerado, então vou de 2,5mm.
PS: nome desse conector em L, ou 90º, chama RP2RCF; achava o modelo antigo quadrado mais bunitim; comprei esses novos no ML, mas o vendedor não atualizou a foto do anúncio.
Quando chegaram esses novos, os quais desconhecia a existência, fiquei com cara de
Antigo
Atual
Cabos PP de 2,5mm e jacks da Rean (submarca da Neutrik).
O 1,5mm acho que já resolveria, mas sou meio exagerado, então vou de 2,5mm.
PS: nome desse conector em L, ou 90º, chama RP2RCF; achava o modelo antigo quadrado mais bunitim; comprei esses novos no ML, mas o vendedor não atualizou a foto do anúncio.
Quando chegaram esses novos, os quais desconhecia a existência, fiquei com cara de
Antigo
Atual
CSergio- Membro