Dúvida sobre nut.
+4
allexcosta
JAZZigo
patriciofernandes
Zubrycky
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Dúvida sobre nut.
Pessoal,
Uma das coisas que pretendo fazer quando tudo isso passar é levar o Misterioso para o luthier para uma revisão e pretendo trocar o nut.
Minha indagação aqui é a respeito do material e, como não entendo bulhufas sobre o assunto, resolvi consultar os universitários. Como estou em dúvida entre mandar fazer o nut de osso ou mandar fazê-lo em metal, pergunto: Quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais?
Agradeço a atenção.
Uma das coisas que pretendo fazer quando tudo isso passar é levar o Misterioso para o luthier para uma revisão e pretendo trocar o nut.
Minha indagação aqui é a respeito do material e, como não entendo bulhufas sobre o assunto, resolvi consultar os universitários. Como estou em dúvida entre mandar fazer o nut de osso ou mandar fazê-lo em metal, pergunto: Quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais?
Agradeço a atenção.
Re: Dúvida sobre nut.
Primeiro: material do nut só faz diferença na corda solta.
Segundo: nut de material metálico deixa o timbre mais agudo/com mais brilho. Alguns são mais difíceis de regular, caso uma regulagem se faça necessário.
Acho que é basicamente isso
Segundo: nut de material metálico deixa o timbre mais agudo/com mais brilho. Alguns são mais difíceis de regular, caso uma regulagem se faça necessário.
Acho que é basicamente isso
patriciofernandes- Membro
Dependendo do baixo, um nut em latão pode cair bem, mas apenas por razões estéticas. Meu material preferido para nuts é o chamdao Tusq, produzido pela canadense Graph-Tech, uma resina bastante dura, leve, composta com grafite, o que torna o nut autolubrificante, favorecendo a afinação e a longevidade das cordas. Tem Tusq preto e branco também.
JAZZigo- FCBR-CT
Nut afetar só cordas soltas é bem controverso.
O material citado pelo Jazzigo é considerado uma boa opção, assim como osso. Só que osso dilata e encolhe similar à madeira e a resina muito menos.
Apesar de parecer um tanto quanto lógico, nut de metal não vai oferecer características idênticas aos trastes, já que possuem bem mais massa e a liga é diferente.
O material citado pelo Jazzigo é considerado uma boa opção, assim como osso. Só que osso dilata e encolhe similar à madeira e a resina muito menos.
Apesar de parecer um tanto quanto lógico, nut de metal não vai oferecer características idênticas aos trastes, já que possuem bem mais massa e a liga é diferente.
allexcosta- Administrador
Entre latão e plástico(esse de baixos comuns), eu prefiro latão...
mas nunca utilizei baixos com nuts de osso, tusk ou qualquer outro, só tive contato mesmo com esses dois tipos
E tambem tenho dúvida se só afeta o timbre da corda solta... Apesar do captador pegar a vibração entre o traste pressionado e a corda, o conjunto de timbre é mais que isso, mas nunca fiz nenhum teste a respeito
mas nunca utilizei baixos com nuts de osso, tusk ou qualquer outro, só tive contato mesmo com esses dois tipos
E tambem tenho dúvida se só afeta o timbre da corda solta... Apesar do captador pegar a vibração entre o traste pressionado e a corda, o conjunto de timbre é mais que isso, mas nunca fiz nenhum teste a respeito
Stormbringer- Membro
Gosto de utilizar latão e osso nas pestanas que confecciono.
Também já usei muito o Tusq da Graphtech, com resultados muito bons.
Também já usei muito o Tusq da Graphtech, com resultados muito bons.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mandei uma guitarra prum luthier esses tempos atrás pra colocar um nut Tusq e recomendo!
Guga Ramone- Membro
Para vocês verem como as coisas são, arrumando a biblioteca aqui em casa na quarentena, encontrei, em uma revista Guitar Player americana de julho de 1995, um artigo sobre esse mesmo assunto, enumerando os diversos tipos de materiais e suas vantagens/desvantagens.
Curiosamente, o tusq é mencionado como sendo um material relativamente novo no mercado...
Curiosamente, o tusq é mencionado como sendo um material relativamente novo no mercado...
E é...Zubrycky escreveu:Para vocês verem como as coisas são, arrumando a biblioteca aqui em casa na quarentena, encontrei, em uma revista Guitar Player americana de julho de 1995, um artigo sobre esse mesmo assunto, enumerando os diversos tipos de materiais e suas vantagens/desvantagens.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:E é...Zubrycky escreveu:Para vocês verem como as coisas são, arrumando a biblioteca aqui em casa na quarentena, encontrei, em uma revista Guitar Player americana de julho de 1995, um artigo sobre esse mesmo assunto, enumerando os diversos tipos de materiais e suas vantagens/desvantagens.
Me expressei mal. O tusq foi mencionado como sendo um material relativamente novo no mercado naquele artigo da guitar player americana de julho de 1995.
^ 95 pro Bertola é novo. Enquanto o Expressão tocava no casamento de Adão e Eva, Bertola já contava histórias pra Caim e Abel.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:^ 95 pro Bertola é novo. Enquanto o Expressão tocava no casamento de Adão e Eva, Bertola já contava histórias pra Caim e Abel.
Em 1995 eu tinha 32 anos...
Lembro bem, pois foi o ano em que minha filha Julia nasceu.
Caro mão de marreta, o yellow precision imagination bass usa um Tusq, que usa teflon em sua composição e é bem duro... O problema é o preço, custa uns 90 mais o trampo do luthier...
CG- Moderador
allexcosta escreveu:^ 95 pro Bertola é novo. Enquanto o Expressão tocava no casamento de Adão e Eva, Bertola já contava histórias pra Caim e Abel.
Me esqueci de como o tempo corre diferente para certas pessoas...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Em 1995 eu tinha 32 anos...
E eu, 21 primaveras...
CG escreveu:Caro mão de marreta, o yellow precision imagination bass usa um Tusq, que usa teflon em sua composição e é bem duro... O problema é o preço, custa uns 90 mais o trampo do luthier...
Obrigado pelas informações, meu querido!
Quanto ao preço, bom, c'est la vie.
No misterioso eu colocaria osso...
CG- Moderador
CG escreveu:No misterioso eu colocaria osso...
É uma possibilidade, meu querido. Depois que essa pandemia passar verei o que fazer...