Flamed maple e Birdseye maple
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Uchoa
allexcosta
Andremoura
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Flamed maple e Birdseye maple
Ontem me envolvi em uma discussão (totalmente desnecessária, por sinal) com um membro de um grupo de vendas do Facebook, que estava desqualificando o produto de outro usuário. A pessoa estava anunciando um Stingray 5 com braço em maple birdseye, mas com pouquíssimos detalhes desse tipo. O outro usuário entrou dizendo que ele estava enganando os possíveis compradores, pois aquele braço não era em birdseye. Tirando a extrema grosseria e arrogância com que o rapaz tratou tanto o vendedor quanto a mim (com direito a ofensas pessoais e tudo mais, sendo que eu apenas dei uma opinião sobre o assunto), ao fim outros usuários postaram uma opinião parecida com a minha, afinal trata-se de uma peça natural e sempre haverá diferenças entre uma e outra. Esses dias no mesmo grupo tinha um SX 5 cordas (aquele modelo precision com captadores Jazz Bass) com um braço em flamed maple lindíssimo, e o anunciante nem comentou esse detalhe, que pra mim agrega bastante.
Qual a opinião dos luthiers daqui, existe um consenso sobre a quantidade de detalhes para que uma peça possa ser classificada assim?
Andremoura- Membro
- Mensagens : 1233
Localização : São Paulo
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Não sou luthier, mas...
Não há algo oficial sobre isso. As associações de madeireiros consideram "birdseye" um defeito e não vão muito além disso.
Mas se uma peça tem qualquer birdseye, é considerada defeituosa, ou seja, qualquer quantidade de birdseye faz com que ela possa ser chamada de birdseye.
Como não há nada oficial, cada vendedor começou a oferecer graduação aleatória para suas peças. Alguns chamam de AAA, AAAA e AAAAA, outras vão até 6 ou 7 A's. Sendo que a 3A de um pode ser similar à 6A de outro.
O mercado costuma pagar mais por birdseye com olhos maiores e maior densidade.
Birdseye maple tem propriedades mecânicas inferiores ao maple normal.
Não arruma uma foto?
Não há algo oficial sobre isso. As associações de madeireiros consideram "birdseye" um defeito e não vão muito além disso.
Mas se uma peça tem qualquer birdseye, é considerada defeituosa, ou seja, qualquer quantidade de birdseye faz com que ela possa ser chamada de birdseye.
Como não há nada oficial, cada vendedor começou a oferecer graduação aleatória para suas peças. Alguns chamam de AAA, AAAA e AAAAA, outras vão até 6 ou 7 A's. Sendo que a 3A de um pode ser similar à 6A de outro.
O mercado costuma pagar mais por birdseye com olhos maiores e maior densidade.
Birdseye maple tem propriedades mecânicas inferiores ao maple normal.
Não arruma uma foto?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Flamed maple e Birdseye maple
É uma verdade !allexcosta escreveu:
Birdseye maple tem propriedades mecânicas inferiores ao maple normal.
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Então, aqui está o objeto da discussão. Eu cheguei a explicar resumidamente essa classificação de A, AA, AAA, normalmente usada pela Gibson nos tampos das LP. Pois o cara me respondeu que isso era uma bobagem, AA pra ele era Alcóolicos Anônimos...
Em relação a estabilidade, concordo com vc. Esse meu MM Classic do avatar é em birdseye, e é o baixo com o braço mais instável que já tive, qualquer variação de temperatura tenho que regular, até postei sobre isso no clube MM. Ainda bem que é muito fácil e rápido fazer isso!
Andremoura- Membro
- Mensagens : 1233
Localização : São Paulo
Re: Flamed maple e Birdseye maple
^ Conselho de quem mexe com fóruns de música desde 1998:
- Faça uso de fraseado polido para colocá-lo no lugar dele, do tipo:
"Desculpe a sinceridade e é óbvio que isso não faz ninguém ser melhor ou pior, mas o senhor está falando de um assunto que desconhece totalmente. Talvez fosse melhor ler um pouco antes de parecer ignorante sobre esse ou qualquer outro assunto."
- Faça uso de fraseado polido para colocá-lo no lugar dele, do tipo:
"Desculpe a sinceridade e é óbvio que isso não faz ninguém ser melhor ou pior, mas o senhor está falando de um assunto que desconhece totalmente. Talvez fosse melhor ler um pouco antes de parecer ignorante sobre esse ou qualquer outro assunto."
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Mas foi exatamente assim minha atitude. Mas depois de umas 3 mensagens disse: vc está certo, eu estou enganado e o vendedor (que nem conheço) está de má fé. Aí ele partiu pra ofensas pessoais e eu passei a ignorar.
Sempre penso no que vc falaria nessas situações, quando estou conversando sobre esse tipo de assunto em outros lugares que não o fórum...kkk
Sempre penso no que vc falaria nessas situações, quando estou conversando sobre esse tipo de assunto em outros lugares que não o fórum...kkk
Andremoura- Membro
- Mensagens : 1233
Localização : São Paulo
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Não sabia que o maple birdseye era pior em termos de resistência estrutural que o flamed...
Pelo visto um instrumento de flamed deveria ser preferível a um birdseye, estou falando besteira?
Pelo visto um instrumento de flamed deveria ser preferível a um birdseye, estou falando besteira?
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Não sei te dizer também Maurício. O único instrumento que tive com braço em flamed maple era um SX jazz bass, dos primeiros, e o flamed não era muito acentuado.
Andremoura- Membro
- Mensagens : 1233
Localização : São Paulo
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Esses "birdseyes" são nós de madeira...
Portanto, anomalias que comprometem a resistência estrutural...
Portanto, anomalias que comprometem a resistência estrutural...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Bertola e Allex, dá pra afirmar que o melhor maple seria o quartersawn?
Por ser o miolo do tronco e portanto mais resistente?
Por ser o miolo do tronco e portanto mais resistente?
Pz123- Membro
- Mensagens : 617
Localização : Brasil
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Pz123 escreveu:Bertola e Allex, dá pra afirmar que o melhor maple seria o quartersawn?
Por ser o miolo do tronco e portanto mais resistente?
Há algumas controvérsias quanto a isso e depende da espécie.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Que chato a experiência em Andremoura! Esses grupos no fb tem moderadores, mas o problema é que como a rede caiu em desuso não há atuação. Numa próxima (o que infelizmente não é difícil) tu pode seguir o que o Allex recomendou caso queira colocar o cara no devido lugar ou simplesmente não acender vela boa para defunto ruim.
Convidado- Convidado
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Nosso velho (e sumido) amigo bassfuria tem (ou tinha) um StringRay 5 Classic com braço em birdseye maple simplesmente maravilhoso, IMHO:
Última edição por JAZZigo em Qua Abr 29, 2020 10:32 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
- Mensagens : 16653
Localização : Asa Norte, Brasília-DF
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Esse é um dos mais lindos que já vi, inclusive fui atrás de um Classic 5 por causa desse baixo!
Andremoura- Membro
- Mensagens : 1233
Localização : São Paulo
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Melhor madeira são as mais lisas para aguentar a mecânica e sem dead spots em um braço . IMHO .
Maple quanto menos figurado melhor , gosto bastante do marfim , mas é muito mais fácil achar o maple ao marfim já faz um tempo .
Maple quanto menos figurado melhor , gosto bastante do marfim , mas é muito mais fácil achar o maple ao marfim já faz um tempo .
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Anomalias em madeira via de regra geram perda de estabilidade mecânica.
Marfim é uma madeira complicada. Algumas peças são super estáveis, enquanto outras sofrem todos os tipos de torção, mesmo depois de bem secas. E as peças enganam até olhos acostumados com leitura de linhas.
Toda peça de madeira tem tensões internas que se acomodam quando a peça sofre qualquer tipo de aparelhamento ou mesmo alterações de clima. O ideal seria esperar meses após cada trabalho numa peça, para então verificar sua geometria e refazê-la se necessário. Mas isso é pouco prático.
Marfim é uma madeira complicada. Algumas peças são super estáveis, enquanto outras sofrem todos os tipos de torção, mesmo depois de bem secas. E as peças enganam até olhos acostumados com leitura de linhas.
Toda peça de madeira tem tensões internas que se acomodam quando a peça sofre qualquer tipo de aparelhamento ou mesmo alterações de clima. O ideal seria esperar meses após cada trabalho numa peça, para então verificar sua geometria e refazê-la se necessário. Mas isso é pouco prático.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Flamed maple e Birdseye maple
Já tive problemas com pau-marfim, mas não foram muitos não...allexcosta escreveu:Anomalias em madeira via de regra geram perda de estabilidade mecânica.
Marfim é uma madeira complicada. Algumas peças são super estáveis, enquanto outras sofrem todos os tipos de torção, mesmo depois de bem secas. E as peças enganam até olhos acostumados com leitura de linhas.
Toda peça de madeira tem tensões internas que se acomodam quando a peça sofre qualquer tipo de aparelhamento ou mesmo alterações de clima. O ideal seria esperar meses após cada trabalho numa peça, para então verificar sua geometria e refazê-la se necessário. Mas isso é pouco prático.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
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