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Flamed maple e Birdseye maple

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Mensagem por Andremoura Ter Abr 28, 2020 11:30 am


Ontem me envolvi em uma discussão (totalmente desnecessária, por sinal) com um membro de um grupo de vendas do Facebook, que estava desqualificando o produto de outro usuário. A pessoa estava anunciando um Stingray 5 com braço em maple birdseye, mas com pouquíssimos detalhes desse tipo. O outro usuário entrou dizendo que ele estava enganando os possíveis compradores, pois aquele braço não era em birdseye. Tirando a extrema grosseria e arrogância com que o rapaz tratou tanto o vendedor quanto a mim (com direito a ofensas pessoais e tudo mais, sendo que eu apenas dei uma opinião sobre o assunto), ao fim outros usuários postaram uma opinião parecida com a minha, afinal trata-se de uma peça natural e sempre haverá diferenças entre uma e outra. Esses dias no mesmo grupo tinha um SX 5 cordas (aquele modelo precision com captadores Jazz Bass) com um braço em flamed maple lindíssimo, e o anunciante nem comentou esse detalhe, que pra mim agrega bastante.

Qual a opinião dos luthiers daqui, existe um consenso sobre a quantidade de detalhes para que uma peça possa ser classificada assim?
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Mensagem por allexcosta Ter Abr 28, 2020 4:03 pm

Não sou luthier, mas...

Não há algo oficial sobre isso. As associações de madeireiros consideram "birdseye" um defeito e não vão muito além disso.

Mas se uma peça tem qualquer birdseye, é considerada defeituosa, ou seja, qualquer quantidade de birdseye faz com que ela possa ser chamada de birdseye.

Como não há nada oficial, cada vendedor começou a oferecer graduação aleatória para suas peças. Alguns chamam de AAA, AAAA e AAAAA, outras vão até 6 ou 7 A's. Sendo que a 3A de um pode ser similar à 6A de outro.

O mercado costuma pagar mais por birdseye com olhos maiores e maior densidade.

Birdseye maple tem propriedades mecânicas inferiores ao maple normal.

Não arruma uma foto?
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Mensagem por Uchoa Ter Abr 28, 2020 4:10 pm

allexcosta escreveu:
Birdseye maple tem propriedades mecânicas inferiores ao maple normal.

É uma verdade !
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Mensagem por Andremoura Ter Abr 28, 2020 4:40 pm

Flamed maple e Birdseye maple Captur21

Então, aqui está o objeto da discussão. Eu cheguei a explicar resumidamente essa classificação de A, AA, AAA, normalmente usada pela Gibson nos tampos das LP. Pois o cara me respondeu que isso era uma bobagem, AA pra ele era Alcóolicos Anônimos... facepalm

Em relação a estabilidade, concordo com vc. Esse meu MM Classic do avatar é em birdseye, e é o baixo com o braço mais instável que já tive, qualquer variação de temperatura tenho que regular, até postei sobre isso no clube MM. Ainda bem que é muito fácil e rápido fazer isso!
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Mensagem por allexcosta Ter Abr 28, 2020 4:50 pm

^ Conselho de quem mexe com fóruns de música desde 1998:

- Faça uso de fraseado polido para colocá-lo no lugar dele, do tipo:

"Desculpe a sinceridade e é óbvio que isso não faz ninguém ser melhor ou pior, mas o senhor está falando de um assunto que desconhece totalmente. Talvez fosse melhor ler um pouco antes de parecer ignorante sobre esse ou qualquer outro assunto."
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Mensagem por Andremoura Ter Abr 28, 2020 5:23 pm

Mas foi exatamente assim minha atitude. Mas depois de umas 3 mensagens disse: vc está certo, eu estou enganado e o vendedor (que nem conheço) está de má fé. Aí ele partiu pra ofensas pessoais e eu passei a ignorar.
Sempre penso no que vc falaria nessas situações, quando estou conversando sobre esse tipo de assunto em outros lugares que não o fórum...kkk
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Mensagem por Maurício_Expressão Ter Abr 28, 2020 5:30 pm

Não sabia que o maple birdseye era pior em termos de resistência estrutural que o flamed...
Pelo visto um instrumento de flamed deveria ser preferível a um birdseye, estou falando besteira?
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Mensagem por Andremoura Ter Abr 28, 2020 6:15 pm

Não sei te dizer também Maurício. O único instrumento que tive com braço em flamed maple era um SX jazz bass, dos primeiros, e o flamed não era muito acentuado.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 28, 2020 7:00 pm

Esses "birdseyes" são nós de madeira...
Portanto, anomalias que comprometem a resistência estrutural...
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Mensagem por Pz123 Ter Abr 28, 2020 10:19 pm

Bertola e Allex, dá pra afirmar que o melhor maple seria o quartersawn?
Por ser o miolo do tronco e portanto mais resistente?
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Mensagem por allexcosta Ter Abr 28, 2020 10:29 pm

Pz123 escreveu:Bertola e Allex, dá pra afirmar que o melhor maple seria o quartersawn?
Por ser o miolo do tronco e portanto mais resistente?

Há algumas controvérsias quanto a isso e depende da espécie.
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Mensagem por Convidado Ter Abr 28, 2020 11:00 pm

Que chato a experiência em Andremoura! Esses grupos no fb tem moderadores, mas o problema é que como a rede caiu em desuso não há atuação. Numa próxima (o que infelizmente não é difícil) tu pode seguir o que o Allex recomendou caso queira colocar o cara no devido lugar ou simplesmente não acender vela boa para defunto ruim.

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Mensagem por JAZZigo Ter Abr 28, 2020 11:50 pm

Nosso velho (e sumido) amigo bassfuria tem (ou tinha) um StringRay 5 Classic com braço em birdseye maple simplesmente maravilhoso, IMHO:

Flamed maple e Birdseye maple CG3IS8D
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Flamed maple e Birdseye maple CvOEEL2
Flamed maple e Birdseye maple SKSyF4t
Flamed maple e Birdseye maple 8Ti874s
Flamed maple e Birdseye maple LPQF4iz


Última edição por JAZZigo em Qua Abr 29, 2020 10:32 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Andremoura Qua Abr 29, 2020 9:55 am

Esse é um dos mais lindos que já vi, inclusive fui atrás de um Classic 5 por causa desse baixo!
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Mensagem por Uchoa Qua Abr 29, 2020 1:20 pm

Melhor madeira são as mais lisas para aguentar a mecânica e sem dead spots em um braço . IMHO .

Maple quanto menos figurado melhor , gosto bastante do marfim , mas é muito mais fácil achar o maple ao marfim já faz um tempo .
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 29, 2020 1:26 pm

Anomalias em madeira via de regra geram perda de estabilidade mecânica.

Marfim é uma madeira complicada. Algumas peças são super estáveis, enquanto outras sofrem todos os tipos de torção, mesmo depois de bem secas. E as peças enganam até olhos acostumados com leitura de linhas.

Toda peça de madeira tem tensões internas que se acomodam quando a peça sofre qualquer tipo de aparelhamento ou mesmo alterações de clima. O ideal seria esperar meses após cada trabalho numa peça, para então verificar sua geometria e refazê-la se necessário. Mas isso é pouco prático.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 29, 2020 4:42 pm

allexcosta escreveu:Anomalias em madeira via de regra geram perda de estabilidade mecânica.

Marfim é uma madeira complicada. Algumas peças são super estáveis, enquanto outras sofrem todos os tipos de torção, mesmo depois de bem secas. E as peças enganam até olhos acostumados com leitura de linhas.

Toda peça de madeira tem tensões internas que se acomodam quando a peça sofre qualquer tipo de aparelhamento ou mesmo alterações de clima. O ideal seria esperar meses após cada trabalho numa peça, para então verificar sua geometria e refazê-la se necessário. Mas isso é pouco prático.
Já tive problemas com pau-marfim, mas não foram muitos não...
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