Ajuda: Compensa mandar arrumar baixo: Ibanez japonês
+15
Davi Motta
Vinicius F
joabi
CSergio
marcelinhobass
Igor Canavarro
Uchoa
luiztebet
Zubrycky
Mauricio Luiz Bertola
Breno_Barnabe
Bruno da Rosa
Jãozeiro
allexcosta
Junior Garnica
19 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Junior Garnica- Membro
Re: Ajuda: Compensa mandar arrumar baixo: Ibanez japonês
Sem ver de perto, você só precisaria remover a pintura, lixar, fazer um acabamento em cera ou óleo, lubrificar as partes móveis e escala e revisar a eletrônica.
Se for isso mesmo, 50 conto dá e sobra.
allexcosta- Administrador
Amigo... olhando seu baixo não consigo ver grandes avarias. Ele só tá um pouco largado. A elétrica está funcionando bem?
- Leve a um luthier com um jogo de cordas, peça para limpar a escala e regular oitavas.
- A pintura está feia. EU levaria no luthier mandava deixar na madeira aplicando cera de carnaúba depois. Se preferir, pode mandar pintar ou até mesmo deixar como está, tirando só o que já descascou da tinta.
- Leve a um luthier com um jogo de cordas, peça para limpar a escala e regular oitavas.
- A pintura está feia. EU levaria no luthier mandava deixar na madeira aplicando cera de carnaúba depois. Se preferir, pode mandar pintar ou até mesmo deixar como está, tirando só o que já descascou da tinta.
Convidado- Convidado
Acho que o maior problema que você pode encontrar é no braço (empeno, torção). Não tendo sofrido nenhuma dessas coisas, tá tudo fácil.
Jãozeiro- Membro
Particularmente eu sou do time dos que admiram marcas do tempo em instrumento.
Eu me preocuparia só em deixá-lo funcional, não mexeria em nada esteticamente, mas se for do seu gosto é fácil de lixar e deixar o acabamento natural.
Eu me preocuparia só em deixá-lo funcional, não mexeria em nada esteticamente, mas se for do seu gosto é fácil de lixar e deixar o acabamento natural.
Bruno da Rosa- Membro
50???allexcosta escreveu:Sem ver de perto, você só precisaria remover a pintura, lixar, fazer um acabamento em cera ou óleo, lubrificar as partes móveis e escala e revisar a eletrônica.
Breno_Barnabe- Membro
Qualquer bom luthier faz com pé nas costas...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Em primeira pessoa, acho que por aí mesmoBreno_Barnabe escreveu:50???allexcosta escreveu:Sem ver de perto, você só precisaria remover a pintura, lixar, fazer um acabamento em cera ou óleo, lubrificar as partes móveis e escala e revisar a eletrônica.
Convidado- Convidado
Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
Nesse baixo fica até estiloso. Sem contar que esses SRs costumam ser excelentes. Tinha um em uma loja aqui perto com emgs... Toda vez que ia lá tirava uma casquinha. Só que tava bem caro. Os caras venderam via ml.Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
Convidado- Convidado
Breno_Barnabe escreveu:50???allexcosta escreveu:Sem ver de perto, você só precisaria remover a pintura, lixar, fazer um acabamento em cera ou óleo, lubrificar as partes móveis e escala e revisar a eletrônica.
Na verdade menos.
Só mencionei 50 conto por causa do removedor de tinta. Mas só na lixa, limpa contato, uma cera qualquer e um óleo vegetal na escala fica menos.
Ah entendi.
Pensei que um luthier cobraria 50 por isso, em Sao Paulo acho que não encontraria alguem que fizesse nem uma regulagem por 50.
Pensei que um luthier cobraria 50 por isso, em Sao Paulo acho que não encontraria alguem que fizesse nem uma regulagem por 50.
Breno_Barnabe- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
Esses baixos são bem legais, eu refaria a pintura e tirava esses trastes
luiztebet- Membro
Quer saber? Vou concordar com você nessa...
Cordas novas, regulagem, hidratação da escala, lubrificação das partes móveis, revisão e limpeza da parte elétrica. E pau na viola...
Bruno da Rosa escreveu:Particularmente eu sou do time dos que admiram marcas do tempo em instrumento.
A pátina agrega valor a qualquer objeto. Desde que não afete o mesmo funcional e esteticamente.
Igor Canavarro- Membro
allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
Cordas novas, regulagem, hidratação da escala, lubrificação das partes móveis, revisão e limpeza da parte elétrica. E pau na viola...
19 anos largado? Espero estar enganado, mas o conserto pode custar o valor de um instrumento novo, dependendo do que tiver pra fazer. Se for coisa so de regulagem e afinação, talvez não. Bom, olhando só pelas fotos não posso dizer muito. :/
Igor Canavarro- Membro
Isso é super simples !
A poucas semanas atrás eu peguei uma Guitarra Jackson da década de 90 que estava numa condição pior do que esse baixo. O braço estava quebrado e tinha mais um monte de coisitas para fazer.
No final eu gastei lixas e comprei a Titebond 50. Colei o braço, refiz a elétrica e a guitarra está na ativa novamente.
Eu arrisco a dizer que esse baixo só precisa de uma regulagem, cordas novas, lubrificação, possivelmente uma "sprayzada" de limpa contato nesses potenciômetros e uma lixada nesse jack.
Eu nem mexeria nesse pintura pois eu curto relic "natural".
Enfim, faço jus as palavras do Allex.
Abraço !
A poucas semanas atrás eu peguei uma Guitarra Jackson da década de 90 que estava numa condição pior do que esse baixo. O braço estava quebrado e tinha mais um monte de coisitas para fazer.
No final eu gastei lixas e comprei a Titebond 50. Colei o braço, refiz a elétrica e a guitarra está na ativa novamente.
Eu arrisco a dizer que esse baixo só precisa de uma regulagem, cordas novas, lubrificação, possivelmente uma "sprayzada" de limpa contato nesses potenciômetros e uma lixada nesse jack.
Eu nem mexeria nesse pintura pois eu curto relic "natural".
Enfim, faço jus as palavras do Allex.
Abraço !
marcelinhobass- Membro
Eu também, hein... HahahahahaZubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
E ainda daria pra minha sobrinha brincar só pra ficar com mais algumas marquinhas.
marcelinhobass- Membro
Uchoa escreveu:Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
Pense assim. Tanta gente no mundo quer e gosta de um baixo relicado e esse instrumento, metaforicamente, caiu relicado do céu.
É o Destino.
Além disso, agora não dá mais para confundir esse baixo com qualquer outro.
Gente, com sinceridade: essa pintura tá horrível ao quadrado. Não é questão de relic natural ou artificial. É questão de que o negócio tá estragado mesmo e que tá feio. Acho que esse negócio de respeitar as marcas do instrumento tem um certo limite...
Junior, caso você resolva ressuscitar o baixo, conserta essa pintura e deixa ele bonito de novo.
Junior, caso você resolva ressuscitar o baixo, conserta essa pintura e deixa ele bonito de novo.
Última edição por Jãozeiro em Ter maio 19, 2020 8:12 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
Igor Canavarro escreveu:19 anos largado? Espero estar enganado, mas o conserto pode custar o valor de um instrumento novo, dependendo do que tiver pra fazer. Se for coisa so de regulagem e afinação, talvez não. Bom, olhando só pelas fotos não posso dizer muito. :/
Já comprei mais de 50 instrumentos que ficaram parados por uma década ou mais. Assim como já tive instrumentos (e tenho nesse momento) que estão completamente parados há muitos e muitos anos.
Maior problema que tive foi um ou outro potenciômetro que precisava trocar ou uma bateria que estava estourada e precisou de uma limpeza e troca de fios.
Eu deixaria ele tocável... cordas novas, limpeza, regulagem, pelo menos isso pro luthier fazer.
Ou vc mesmo vai adiantando, limpando o que der, tirando oxidação e ferrugem das ferragens, limpeza de corpo, braço e escala, depois era com o luthier a regulagem e pôr cordas novas.
Depois partiria para a estética, tirando a essa pintura toda e se quisesse uma nova; tempos desses um carinha mandou pintar um Tagima TBM aqui no fórum, acho que cobraram R$ 400 pelo serviço.
Ou vc mesmo vai adiantando, limpando o que der, tirando oxidação e ferrugem das ferragens, limpeza de corpo, braço e escala, depois era com o luthier a regulagem e pôr cordas novas.
Depois partiria para a estética, tirando a essa pintura toda e se quisesse uma nova; tempos desses um carinha mandou pintar um Tagima TBM aqui no fórum, acho que cobraram R$ 400 pelo serviço.
CSergio- Membro
Eu discordo 100% de você.Jãozeiro escreveu:Gente, com sinceridade: essa pintura tá horrível ao quadrado. Não é questão de relic natural ou artificial. É questão de que o negócio tá estragado mesmo e que tá feio. Acho que esse negócio de respeitar as marcas do instrumento tem um certo limite...
Enfim, que o dono faça o que ele achar melhor. Se ele achar que está horrível ao quadrado, que arrume.
Eu desencanei desse negócio de pintura a muito tempo, mas claro, isso não é motivo de se jogar o instrumento da ponte, ou de tocar com uma lixadeira no cinto.
Se não for algo que coloque em risco a madeira (um apodrecimento ou algo similar) eu nem mexo.
marcelinhobass- Membro
Isso aí tá muito diferente de um relic natural de décadas de nitrocelulose se degradando, que a turma pira e virou moda (e que é bonito até certo ponto).
Nesse caso não, a pintura simplesmente saiu em algumas partes aleatórias, se descolou em pedaços inteiros, enquanto em alguns pontos tem umas bolhas estranhas e no resto tá normal. Em volta dos captadores da descolando como se fosse um adesivo molhado. Nunca tinha visto isso.
Eu não acho esse negócio bonito. Mas gosto é gosto e realmente o dono faz o que ele quiser. Só estou opinando.
Nesse caso não, a pintura simplesmente saiu em algumas partes aleatórias, se descolou em pedaços inteiros, enquanto em alguns pontos tem umas bolhas estranhas e no resto tá normal. Em volta dos captadores da descolando como se fosse um adesivo molhado. Nunca tinha visto isso.
Eu não acho esse negócio bonito. Mas gosto é gosto e realmente o dono faz o que ele quiser. Só estou opinando.
Jãozeiro- Membro
Também não curto não, mas é só dar uma lixa onde a tinta tá levantando e ficará tranquilo, porém ainda feio...
E dá pra fazer umas paradas meio loucas, se o Junior tiver inclinação para tal...
Pode tocar fogo no corpo ou mesmo fazer uma colagem com quadrinhos e jogar um verniz por cima.
Antes que me chamem de doido, me permitam ibagens:
E dá pra fazer umas paradas meio loucas, se o Junior tiver inclinação para tal...
Pode tocar fogo no corpo ou mesmo fazer uma colagem com quadrinhos e jogar um verniz por cima.
Antes que me chamem de doido, me permitam ibagens:
Não dá pra colocar uns adesivos, tipo os baixos do Lee Sklar?
joabi- Eterno Colaborador
Esse baixo é bacana. Eu arrumaria...
Vinicius F- Membro
[2]
Só retirar o que já está solto...
allexcosta escreveu:Igor Canavarro escreveu:19 anos largado? Espero estar enganado, mas o conserto pode custar o valor de um instrumento novo, dependendo do que tiver pra fazer. Se for coisa so de regulagem e afinação, talvez não. Bom, olhando só pelas fotos não posso dizer muito. :/
Já comprei mais de 50 instrumentos que ficaram parados por uma década ou mais. Assim como já tive instrumentos (e tenho nesse momento) que estão completamente parados há muitos e muitos anos.
Maior problema que tive foi um ou outro potenciômetro que precisava trocar ou uma bateria que estava estourada e precisou de uma limpeza e troca de fios.
Você teve sorte então.
Igor Canavarro- Membro
joabi escreveu:Não dá pra colocar uns adesivos, tipo os baixos do Lee Sklar?
Dá demais.
Não vai custar não...Igor Canavarro escreveu:allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
19 anos largado? Espero estar enganado, mas o conserto pode custar o valor de um instrumento novo, dependendo do que tiver pra fazer. Se for coisa so de regulagem e afinação, talvez não. Bom, olhando só pelas fotos não posso dizer muito. :/
Faço isso o tempo todo e não custa "...o valor de um instrumento novo..." de forma alguma...
^ Até porque manutenção básica não é conserto.
Igor Canavarro escreveu:...Você teve sorte então.
Não me leve a mal, mas, com base em suas postagens (inclusive em outros tópicos), posso afirmar que vc gosta de falar sobre o que não conhece.
fheliojr- Membro
Allex , por falar nisso , seus baixos já estão todos no Brasil ? Me lembro de um comentário num tópico antigo de quando você voltou da gringa , que alguns baixos seus ficaram guardados por lá.allexcosta escreveu:
Cantão- Moderador
^ Tem uns lá com Jorgera, outros vendi, outros comigo.
Entendi... o Fodera foi nessa leva ?allexcosta escreveu:^ Tem uns lá com Jorgera, outros vendi, outros comigo.
Cantão- Moderador
^ Sim, os... Vários.
allexcosta escreveu:^ Tem uns lá com Jorgera, outros vendi, outros comigo.
Embora nada tenha a ver comigo: afinal, quem é Jorgera? Ouvi dizer esse nome em outros tópicos, alguns já antigos.
Jãozeiro- Membro
Davi Motta escreveu:Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
[2]
Só retirar o que já está solto...
allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:Eu manteria a pintura.
allexcosta escreveu:
Pau na viola!
Zubrycky escreveu:allexcosta escreveu:
Cordas velhas, regulagem, hidratação da escala, lubrificação das partes móveis, revisão e limpeza da parte elétrica. E pau na viola...
Pau na viola!
Acho que você errou no dedo aí, man. Tu deu sorte que eu vi e deu tempo de corrigir pra ti.
Convidado- Convidado
^ Minha anti-tetânica até anda em dia, mas Deus é mais...
o Flamed Maple no top desse baixo era uma folha impressa, hehe
BLZENI- Membro
BLZENI escreveu:o Flamed Maple no top desse baixo era uma folha impressa, hehe
Vai dizer que tu não sabia?
allexcosta escreveu:^ Minha anti-tetânica até anda em dia, mas Deus é mais...
É que o Zucky não alterou seu texto antes de quotar. Faltou só aquilo e agora está perfeito para ele.
Convidado- Convidado
BLZENI escreveu:o Flamed Maple no top desse baixo era uma folha impressa, hehe
Quase sempre pego baixos sem tinta. No momento, tenho dois de mogno, um com um acabamento avermelhado que não sei se é verniz ou (aquele vermelhão que passava no chão antigamente kkk) e outro com tampo em bubinga, que é esse da foto. Peguei o JB MIM preto... tenho até medo do que pode ter embaixo da tinta kkk
Convidado- Convidado
O autor do topico sumiu... mas se quiser vender para mim, no estado, me interessa...
BigBoy- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2