SX Jazz Bass
+5
Victorpsilva
CG
gsfteodoro
allexcosta
mato
9 participantes
Página 1 de 1
SX Jazz Bass
Sou novo aqui no fórum e não sei como funciona direito mas tudo bem.
Estou com uma dúvida sobre o SX SJB75, os antigos são melhores que os atuais mesmo? Aquele SX Tor com escudo Tortoise e marcação em bloco preta é melhor que os mais novos?
Estou com uma dúvida sobre o SX SJB75, os antigos são melhores que os atuais mesmo? Aquele SX Tor com escudo Tortoise e marcação em bloco preta é melhor que os mais novos?
mato- Membro
Re: SX Jazz Bass
Bem-vindo.
Talvez testar o exemplar em questão traga melhores resultados que julgá-lo pela época em que foi feito.
O controle de qualidade dos SX não é um primor, então haverá uma diferença razoável entre um e outro.
Talvez testar o exemplar em questão traga melhores resultados que julgá-lo pela época em que foi feito.
O controle de qualidade dos SX não é um primor, então haverá uma diferença razoável entre um e outro.
allexcosta- Administrador
Eu, particularmente, gosto daqueles SX's com o braço mais amarelo.
Os atuais são mais claros.
Os atuais são mais claros.
gsfteodoro- Membro
Isso é vintagismo, ou seja, mania de achar que o mais antigo é sempre melhor... Eu ia na dica do Allex.
CG- Moderador
Eu tava em um grupo de baixistas e alguns disseram que de um tempo pra cá o SJB 75 teve uma super valorização e a qualidade não é a mesma de antes, fiquei curioso pra saber se era verdade pq aí eu penso em comprar um usado de alguns anos em vez de um novo
mato- Membro
No usado vc vai pagar mais barato e talvez pegue um instrumento regulado. Eu sou suspeito para falar pois raramente compraria um instrumento novo.
CG- Moderador
A única vez que comprei um baixo usado não tive muita sorte, não sei se foi pelo dono anterior ou pelo baixo não ser tão bom mesmo. Alguns meses depois que peguei o baixo já tive que trocar o jack, ele trasteja muito e os knobs tão bem velhinhos já. É um baixo barato, pode ser por isso, mas depois dessa prefiro comprar um novo ainda
mato- Membro
Trastejamento você talvez encontre mais em baixo novo que usado, pela regulagem, trastes sem tratamento e pouco desgastados.
Victorpsilva- Membro
Entendi... Vou pensar bastante ainda sobre o SX, talvez nem ele eu compre
mato- Membro
Eu tive experiência com alguns mesmo, grande CG.CG escreveu:Isso é vintagismo, ou seja, mania de achar que o mais antigo é sempre melhor... Eu ia na dica do Allex.
Como falei, é minha visão mesmo.
gsfteodoro- Membro
gsfteodoro escreveu:
Eu tive experiência com alguns mesmo, grande CG.
Como falei, é minha visão mesmo.
Grande presidente... Eu tive a oportunidade de testar 2 SX dessa nova safra. Estavam lá os defeitos e as qualidades do meu antigo baixo... Como o controle de qualidade da SX é uma caixa de surpresas eu posso ter pego "bons baixos". Vai saber...
CG- Moderador
O complicado tá sendo testar nessa pandemia né, mas vou fazer o possível pra achar algum bom. Não sabia dessa "surpresa" do controle de qualidade deles, ajudaram demais com isso, vlw
mato- Membro
é rapaz... Vai na sorte.
Mas assim... Coloca no orçamento a ida pro luthier.
O resultado sempre é melhor q o esperado
Mas assim... Coloca no orçamento a ida pro luthier.
O resultado sempre é melhor q o esperado
gsfteodoro- Membro
Eu ate compraria outro SX hoje, pra fazer o mesmo que eu fiz com o outro.
Mato, o controle de qualidade da SX não é diferente do controle de qualidade de qualquer outro fabricante de baixos de entrada... Fica a dica.
Mato, o controle de qualidade da SX não é diferente do controle de qualidade de qualquer outro fabricante de baixos de entrada... Fica a dica.
CG- Moderador
mato escreveu:A única vez que comprei um baixo usado não tive muita sorte, não sei se foi pelo dono anterior ou pelo baixo não ser tão bom mesmo. Alguns meses depois que peguei o baixo já tive que trocar o jack, ele trasteja muito e os knobs tão bem velhinhos já. É um baixo barato, pode ser por isso, mas depois dessa prefiro comprar um novo ainda
Chegou a levar em um luthier pra trocar as cordas e fazer uma regulagem e tal?
Se tiver com esse baixo ainda e não fez isso, de repente é algo que pode dar outra vida pra esse baixo, ai caso não resolva, ai seria legal pegar outro baixo.
Regulagem é primordial pra qualquer baixo, independente se é novo ou usado, até pela variação de clima pode influenciar.
Sobre os SX, meu primeiro baixo foi um da safra antiga, eu gostava, tive a oportunidade de experimentar um mais novo também, achei bem legal. Acho que em algum tópico aqui cheguei a postar algo a respeito, de alguns detalhes diferentes em relação ao headstock do mais novo pro mais antigo.
deathenrique- Membro
sim, levei pra regulagem, alguns meses depois quando fui trocar o jack regulei novamente, tô pensando em colocar trastes novos ou até deixar ele fretlessheenrique_bass escreveu:mato escreveu:A única vez que comprei um baixo usado não tive muita sorte, não sei se foi pelo dono anterior ou pelo baixo não ser tão bom mesmo. Alguns meses depois que peguei o baixo já tive que trocar o jack, ele trasteja muito e os knobs tão bem velhinhos já. É um baixo barato, pode ser por isso, mas depois dessa prefiro comprar um novo ainda
Chegou a levar em um luthier pra trocar as cordas e fazer uma regulagem e tal?
Se tiver com esse baixo ainda e não fez isso, de repente é algo que pode dar outra vida pra esse baixo, ai caso não resolva, ai seria legal pegar outro baixo.
Regulagem é primordial pra qualquer baixo, independente se é novo ou usado, até pela variação de clima pode influenciar.
Sobre os SX, meu primeiro baixo foi um da safra antiga, eu gostava, tive a oportunidade de experimentar um mais novo também, achei bem legal. Acho que em algum tópico aqui cheguei a postar algo a respeito, de alguns detalhes diferentes em relação ao headstock do mais novo pro mais antigo.
mato- Membro
Curiosidade: Pra que trocar os trastes?
CG- Moderador
além de precisar de nivelar, eles já estão um pouco baixos (pelo menos eu tô achando, pode ser que não) se colocar novos vai ficar mais fácil de tirar o trastejamento, ao meu verCG escreveu:Curiosidade: Pra que trocar os trastes?
mato- Membro
Leve em um bom luthier para nivelar... em 10 anos de fórum eu nunca vi ninguém trocar os trastes do instrumento. Já ví tirarem pra transformar em fretless, mas trocar nunca.
CG- Moderador
Tá cada vez mais difícil testar instrumentos antes de comprar.
Muitas lojas só vendem pela internet, e lojas físicas tem estoque cada vez mais reduzido.
O Novo Normal é comprar sem testar, infelizmente.
Ou seja, melhor comprar em lojas especializadas, cujo dono entenda de instrumentos e não envie sem uma regulagem.
Fugir das genéricas que vendem sem nem olhar, com regulagem de fábrica.
Esse negócio de teste antes e compre o que gostar mais, acabou.
Com raras exceções.
Muitas lojas só vendem pela internet, e lojas físicas tem estoque cada vez mais reduzido.
Ou seja, melhor comprar em lojas especializadas, cujo dono entenda de instrumentos e não envie sem uma regulagem.
Com raras exceções.
campos- Membro
E se for dar um talento nos trastes, leve em algum luthier que realmente saiba fazer isso. É um trabalho de precisão e tá cheio de curioso aí que se diz luthier mas não sabe fazer o serviço direito. Não é igual regular ação e oitava, que a gente faz em casa. Procure alguém bom de verdade.
Jãozeiro- Membro
Em relação aos antigos SX serem melhores do que os novos, não sei dizer. O que sei é que muita gente acha que tudo que é antigo é melhor só por inexplicavelmente ser antigo.
Jãozeiro- Membro
exatamente, um tanto de loja que tem todos os instrumentos no site mas na loja física tem pouquíssimos, o jeito agora tá sendo comprar de olho mesmo, tem que dar sorte pra achar o instrumento que c ta olhando numa loja físicacampos escreveu:Tá cada vez mais difícil testar instrumentos antes de comprar.
Com raras exceções.
mato- Membro
muita gente tá falando que nos atuais falta muito grave e não tem a qualidade que tinha, mas pode ser só azar nos que pegaram néJãozeiro escreveu:Em relação aos antigos SX serem melhores do que os novos, não sei dizer. O que sei é que muita gente acha que tudo que é antigo é melhor só por inexplicavelmente ser antigo.
mudanddo de assunto, esse baixo na sua foto é aquele Tagima TW-66?
mato- Membro
Essa história de "falta muito grave" é vintagismo mesmo...
CG- Moderador
Cara, tive um SX que era dos mais novos (peguei em 2012), e era muito legal. Deixou saudades.
Thales_Sr- Moderador
Sim, o próprio, hehe:mato escreveu:mudanddo de assunto, esse baixo na sua foto é aquele Tagima TW-66?Jãozeiro escreveu:Em relação aos antigos SX serem melhores do que os novos, não sei dizer. O que sei é que muita gente acha que tudo que é antigo é melhor só por inexplicavelmente ser antigo.
Jãozeiro- Membro
mato escreveu:muita gente tá falando que nos atuais falta muito graveJãozeiro escreveu:Em relação aos antigos SX serem melhores do que os novos, não sei dizer. O que sei é que muita gente acha que tudo que é antigo é melhor só por inexplicavelmente ser antigo.
Eu nunca comparei um novo com um antigo, mas conheço o perfil da turma que diz esse tipo de coisa e digo com certa tranquilidade que é conversa pra boi dormir.
Jãozeiro- Membro
campos escreveu:Tá cada vez mais difícil testar instrumentos antes de comprar.
(...)
Que pena...
allexcosta- Administrador
c tá curtindo ele?? tô pensando muito em comprarJãozeiro escreveu:Sim, o próprio, hehe:mato escreveu:mudanddo de assunto, esse baixo na sua foto é aquele Tagima TW-66?Jãozeiro escreveu:Em relação aos antigos SX serem melhores do que os novos, não sei dizer. O que sei é que muita gente acha que tudo que é antigo é melhor só por inexplicavelmente ser antigo.
mato- Membro