PBass vs JBass (neck pickup)
+13
WHead
CSergio
patriciofernandes
Paulo Penna
Jãozeiro
Ivanov_br
CG
Cantão
Breno_Barnabe
allexcosta
Marcio Azzarini
siodoni
Davi Motta
17 participantes
Página 1 de 1
PBass vs JBass (neck pickup)
O Pbass de um aluno veio passar uns dias por aqui.
Esse final de semana tive a curiosidade de comparar a voz do Pbass com o JB usando só o captador do braço, pra saber se ficam muito longe um do outro.
Assim como era uma curiosidade minha, acredito que também é de alguns amigos aqui do fórum.
Esse final de semana tive a curiosidade de comparar a voz do Pbass com o JB usando só o captador do braço, pra saber se ficam muito longe um do outro.
Assim como era uma curiosidade minha, acredito que também é de alguns amigos aqui do fórum.
Bananoise gosta desta mensagem
Re: PBass vs JBass (neck pickup)
A diferença é minima no pizzicato, fica mais evidente no slap.
Mas na boa, ambos soam bem demais.
Bananoise gosta desta mensagem
Show Davi! Muito legal a comparação! Gosto de simular o timbre do PBass no meu JB, fica bem próximo mesmo... A diferença aparece mais nos agudos, e no slap consequentemente, o Precision é mais "anasalado".
Aqui duas gravações que tentei simular o timbre do PBass:
Abração!
Abração!
Tópicos quebra-mito são alguns dos meus favoritos.
allexcosta- Administrador
Esse Zaganin tem pintura Sparkle?
Breno_Barnabe- Membro
2allexcosta escreveu:Tópicos quebra-mito são alguns dos meus favoritos.
(2)....siodoni escreveu:A diferença é minima no pizzicato, fica mais evidente no slap.
Cantão- Moderador
Eu já achei bem diferente, muito mais evidente no slap... Interpretação auditiva?
CG- Moderador
Cada um tem um perfil.
Mas pra mim tem um q de experiência ao tocar tb.
Mas pra mim tem um q de experiência ao tocar tb.
São parecidos, mas são diferentes mesmo.
Com os instrumentos isolados, no fone, no silêncio, com calma, a gente repara nessas coisas. Numa música em bom volume, ou ao vivo, aí fica bem difícil dizer quem é quem.
Nesse exemplo do vídeo do Davi os baixos estão com encordoamentos diferentes também.
Com os instrumentos isolados, no fone, no silêncio, com calma, a gente repara nessas coisas. Numa música em bom volume, ou ao vivo, aí fica bem difícil dizer quem é quem.
Nesse exemplo do vídeo do Davi os baixos estão com encordoamentos diferentes também.
Última edição por Jãozeiro em Ter Jul 21, 2020 9:16 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro- Membro
Existem diferenças? Sim, mas num teste cego eu iria no chute mesmo.
Breno_Barnabe- Membro
O engraçado é que eu fiz como se fosse um teste cego, só ouvi o audio....
CG- Moderador
A diferença é bem grande, os dois sons são legais, com mais médios no Pbass e um pouco mais inteligível.
Paulo Penna- Membro
Tirando o Slap, que ficou bem evidente a diferença, duvido que numa mix convencional ou ao vivo (sem ver o baixo, claro) notem a diferença com facilidade... rs
na minha experiência o calibre das corda fez mais diferença
por favor, não me matem
por favor, não me matem
patriciofernandes- Membro
No vídeo os baixos estão do jeito que gravei. Se mexer na equalização dá pra aproximar ainda mais os dois, até no slap.
Essa diferença que deu daria também em 2 JB ou 2 PB.
Se trocasse captação então...
Se trocasse captação então...
Opa curtim, só 1:20 min; nos primeiros momentos não ouvi diferença, já no slap ouvi sim (diria que uns 30%, se é que pode quantificar isso rsrs); engraçado que o Zaganin PBass me soou mais alto no slap.
CSergio- Membro
Marcio Azzarini escreveu:Show Davi! Muito legal a comparação! Gosto de simular o timbre do PBass no meu JB, fica bem próximo mesmo... A diferença aparece mais nos agudos, e no slap consequentemente, o Precision é mais "anasalado".
Abração!
Muito bom Márcio!
No meio de uma música e mixado, quem vai dizer que é JB? Rsrs
Dei uma nivelada nos volumes pelo pizzicato, antes de gravar. Esse Seymour Duncan do Zaga tem bem mais ganho e o timbre mais aberto que o do JB.CSergio escreveu: engraçado que o Zaganin PBass me soou mais alto no slap.
Gostei muito da comparação!
E quando se toca com palheta, existe alguma alteração aparente?
Pode parecer estranho, mas eu percebo uma diferença maior quando toco ao vivo com banda, é como se o som do precision fosse mais "firme".
Nelson Bass- Membro
Nelson Bass escreveu:Pode parecer estranho, mas eu percebo uma diferença maior quando toco ao vivo com banda, é como se o som do precision fosse mais "firme".
você quis dizer “encaixa melhor na mix”???
patriciofernandes- Membro
Nelson Bass escreveu:Pode parecer estranho, mas eu percebo uma diferença maior quando toco ao vivo com banda, é como se o som do precision fosse mais "firme".
Muito dessa percepção nossa de som vem de como o instrumento vibra contra nosso corpo. O Precision tradicional, com braço mais grosso, vibrará de maneira diferente contra a mão de quem o toca, com alguma provável percepção de "mais firme". Isso não quer dizer necessariamente que o timbre que chega à audiência guarde essa característica.
allexcosta escreveu:Nelson Bass escreveu:Pode parecer estranho, mas eu percebo uma diferença maior quando toco ao vivo com banda, é como se o som do precision fosse mais "firme".
Muito dessa percepção nossa de som vem de como o instrumento vibra contra nosso corpo. O Precision tradicional, com braço mais grosso, vibrará de maneira diferente contra a mão de quem o toca, com alguma provável percepção de "mais firme". Isso não quer dizer necessariamente que o timbre que chega à audiência guarde essa característica.
Mesmo porque, na maioria das vezes, o som do baixo que vai para o público depende de quem estiver pilotando a mesa de som do lugar...
(Dica: Sempre converse educadamente com o operador da mesa de som antes do show, pergunte qual é o nome dele, chame-o pelo nome, pague-lhe uma cerveja e o agradeça depois da apresentação ).
allexcosta escreveu: Muito dessa percepção nossa de som vem de como o instrumento vibra contra nosso corpo. O Precision tradicional, com braço mais grosso, vibrará de maneira diferente contra a mão de quem o toca, com alguma provável percepção de "mais firme". Isso não quer dizer necessariamente que o timbre que chega à audiência guarde essa característica.
Interessante, faz sentido, a impressão que me dá (comigo no palco tocando) é que o PB preenche mais os espaços que jazz, mesmo só com o captador do braço, principalmente com um trio baixo, bateria e guitarra.
Nelson Bass- Membro
Eu achei interessante.
Quando toquei o JB tive abrindo somente o captador do braço e tone, não tive a impressão que era iguais.
Já ouvindo, sim.
Quando toquei o JB tive abrindo somente o captador do braço e tone, não tive a impressão que era iguais.
Já ouvindo, sim.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
WHead escreveu:Gostei muito da comparação!
Valeu!
Boa observação. Nem me atentei em fazer essa comparação com palheta.
Vou tentar gravar só o áudio e deixar um link aqui.
Interessante. Naquele comparativo somente entre precisions que o Ivan fez, havia mais diferença sonora que neste.
fheliojr- Membro
Meio sem vontade de postar por causa do nosso amigo que partiu, mas postei aqui pois dá pra comparar.
Paulo Penna- Membro