Projeto D.I.Y Runoffgroove "Ginger" - "Ampeg in a Box" Overdrive (Com Vídeo)
+8
Fernando Zadá
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
msan.94
siodoni
fheliojr
Bananoise
Gil Gonzaga
12 participantes
Página 1 de 1
Projeto D.I.Y Runoffgroove "Ginger" - "Ampeg in a Box" Overdrive (Com Vídeo)
Olá, pessoal.
Hoje trago mais um tópico, desta vez, sobre um projeto gringo da Runoffgroove chamado "Ginger", bem famoso na comunidade handmade.
Mais informações no link do site: http://www.runoffgroove.com/ginger.html
O esquemático:
E... lá se vão meus preciosos e descontinuados 2n5457 .
Este circuito tenta emular o Ampeg SB-12 Portaflex, usando JFET's no lugar das válvulas, e ao contrário de muitos pedais que emulam amplificadores valvulados clássicos, eles não replicaram o circuito original adaptando aos transistores, como eles informam na página do projeto: "While the circuit does not follow the original amp schematic, it has been tuned to approach the target sound".
Como já postei um tópico falando sobre o meu processo de confecção de pedais, vou me ater às imagens.
Aquela bagunça inicial...
A única mudança significativa que fiz ao circuito original, foi o potenciômetro de "Gain" onde vemos que o esquema pede uma curva logarítmica e ao testar, achei muito difícil de dosar o ganho, indo de "clean" para overdrive sem regulagens fáceis no meio. Testei lineares, mas o que realmente resolveu de fato, foi apelar para o extremo oposto da curva original, anti-log.
Não tenho pots curva "C", então fiz o ganho no sentido contrário, e funcionou brilhantemente.
As "tripas":
E o pedal finalizado, pronto para ser gravado.
Usei um knob grande para o ganho para ajudar na dosagem do controle (e atiçar o TOC das pessoas ), e ficou perfeito!
E como é de praxe, a foto da dupla usada para o vídeo:
O que foi usado para a gravação foi: PBass > Ginger > M-Audio Fast Track II, e nada mais!
Devo adiantar à vocês que esse se tornou meu overdrive favorito! Simplesmente o MELHOR drive que já tive o prazer de plugar nos meus baixos.
É dinâmico, tem uma saturação viciante, harmônicos que saltam do instrumento como pipoca na panela e um low-end que dá até um "treco" no coração. Sua equalização é muito responsiva e eu aposto que fica excelente em guitarras também (muitas pessoas usam na guita).
Edit:
Como prometido, gravei rapidinho hoje um vídeo, com meu bx-12 (P+J Malagoli Traditional Hot) desta vez, bem diferente do precision, para se ter uma ideia de como fica.
Foto das "crianças":
Gravei o vídeo da mesma forma que o anterior. Espero que curtam.
Abraço!
Hoje trago mais um tópico, desta vez, sobre um projeto gringo da Runoffgroove chamado "Ginger", bem famoso na comunidade handmade.
Mais informações no link do site: http://www.runoffgroove.com/ginger.html
O esquemático:
E... lá se vão meus preciosos e descontinuados 2n5457 .
Este circuito tenta emular o Ampeg SB-12 Portaflex, usando JFET's no lugar das válvulas, e ao contrário de muitos pedais que emulam amplificadores valvulados clássicos, eles não replicaram o circuito original adaptando aos transistores, como eles informam na página do projeto: "While the circuit does not follow the original amp schematic, it has been tuned to approach the target sound".
Como já postei um tópico falando sobre o meu processo de confecção de pedais, vou me ater às imagens.
Aquela bagunça inicial...
A única mudança significativa que fiz ao circuito original, foi o potenciômetro de "Gain" onde vemos que o esquema pede uma curva logarítmica e ao testar, achei muito difícil de dosar o ganho, indo de "clean" para overdrive sem regulagens fáceis no meio. Testei lineares, mas o que realmente resolveu de fato, foi apelar para o extremo oposto da curva original, anti-log.
Não tenho pots curva "C", então fiz o ganho no sentido contrário, e funcionou brilhantemente.
As "tripas":
E o pedal finalizado, pronto para ser gravado.
Usei um knob grande para o ganho para ajudar na dosagem do controle (e atiçar o TOC das pessoas ), e ficou perfeito!
E como é de praxe, a foto da dupla usada para o vídeo:
O que foi usado para a gravação foi: PBass > Ginger > M-Audio Fast Track II, e nada mais!
Devo adiantar à vocês que esse se tornou meu overdrive favorito! Simplesmente o MELHOR drive que já tive o prazer de plugar nos meus baixos.
É dinâmico, tem uma saturação viciante, harmônicos que saltam do instrumento como pipoca na panela e um low-end que dá até um "treco" no coração. Sua equalização é muito responsiva e eu aposto que fica excelente em guitarras também (muitas pessoas usam na guita).
Edit:
Como prometido, gravei rapidinho hoje um vídeo, com meu bx-12 (P+J Malagoli Traditional Hot) desta vez, bem diferente do precision, para se ter uma ideia de como fica.
Foto das "crianças":
Gravei o vídeo da mesma forma que o anterior. Espero que curtam.
Abraço!
Última edição por Gil Gonzaga em Ter Set 01, 2020 8:48 pm, editado 1 vez(es)
Gil Gonzaga- Membro
Guga Ramone, deathenrique, Victorpsilva, fernandorock13, Bananoise e msan.94 gostam desta mensagem
Re: Projeto D.I.Y Runoffgroove "Ginger" - "Ampeg in a Box" Overdrive (Com Vídeo)
Não conheço esse projeto mas curti o pedal hehe
Ficou massa. Parabéns brou
Bananoise- Membro
Re: Projeto D.I.Y Runoffgroove "Ginger" - "Ampeg in a Box" Overdrive (Com Vídeo)
Uai mano, é justamente esse o propósito.Bananoise escreveu:Não conheço esse projeto mas curti o pedal hehe
Esses tópicos são para incentivar as pessoas a conhecerem e construírem/encomendarem com alguém, já que não são produtos já fabricados e comercialmente vendidos por aí.
Tem muito projeto desconhecido pela maioria, que é incrível, e IMHO o desse tópico é um deles.
Gil Gonzaga- Membro
Bananoise gosta desta mensagem
fheliojr- Membro
[quote="Gil Gonzaga"]
Esses tópicos são para incentivar as pessoas a conhecerem e construírem/encomendarem com alguém, já que não são produtos já fabricados e comercialmente vendidos por aí.
Tem muito projeto desconhecido pela maioria, que é incrível, e IMHO o desse tópico é um deles.[/quote
Hehehe então ta certo
Uai mano, é justamente esse o propósito.Bananoise escreveu:Não conheço esse projeto mas curti o pedal hehe
Tem muito projeto desconhecido pela maioria, que é incrível, e IMHO o desse tópico é um deles.[/quote
Hehehe então ta certo
Bananoise- Membro
Valeu Helio!fheliojr escreveu:
Bananoise escreveu:Hehehe então ta certo
Gil Gonzaga- Membro
Caraca Gil, que drive f***!
Ficou excelente mesmo. Parabéns
Valeu, mano! Esse se tornou o meu "always on" overdrive na banda.siodoni escreveu:Caraca Gil, que drive f***!
Gil Gonzaga- Membro
Sensacional, parabéns Gil!
msan.94- Membro
Ótima contribuição!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Que sonzeira Gil , parabéns pelo trabalho , ficou top irmão...
Cantão- Moderador
Até eu que não sou muito chegado em drives achei o resultado bem interessante
Fernando Zadá- Moderador
Obrigado!santana.ma escreveu:Sensacional, parabéns Gil!
Valeu, Bertola!Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ótima contribuição!
É nois, Cantão, que bom que você curtiu.Cantão escreveu:Que sonzeira Gil , parabéns pelo trabalho , ficou top irmão...
Bacana demais, Zadá.Fernando Zadá escreveu:Até eu que não sou muito chegado em drives achei o resultado bem interessante
Esse circuito é MUITO dinâmico, e com a mesma configuração você pode alcançar alguns sons de acordo com a pegada.
A praia dele é low-gain, com o ganho antes da metade, ele dá uma esquentada muito legal, e junto com a equalização que é excelente também, talvez até uma pessoa que não gosta de distorções pode curtir e usar como preamp.
Gil Gonzaga- Membro
Cara,
que som!!!
Estou escutando no youtube pela terceira vez só pra me deliciar do timbre gordo desse pedal.
que som!!!
Estou escutando no youtube pela terceira vez só pra me deliciar do timbre gordo desse pedal.
deathenrique- Membro
Massa brother! Ele tem mais som "ao vivo" do que no vídeo.heenrique_bass escreveu:Cara,
que som!!!
Talvez ainda essa semana eu poste outro vídeo, tocando mais reto e por mais tempo, pois esse circuito merece!
Gil Gonzaga- Membro
Excelente , coisa linda de som !
Rico- Eterno Colaborador
Eu sou suspeito para falar, mas eu concordo kkkkk.Uchoa escreveu:Excelente , coisa linda de som !
Valeu, Rico!Rico escreveu:Muito bom!
Gil Gonzaga- Membro
Gil Gonzaga escreveu:Bacana demais, Zadá.Fernando Zadá escreveu:Até eu que não sou muito chegado em drives achei o resultado bem interessante
Esse circuito é MUITO dinâmico, e com a mesma configuração você pode alcançar alguns sons de acordo com a pegada.
A praia dele é low-gain, com o ganho antes da metade, ele dá uma esquentada muito legal, e junto com a equalização que é excelente também, talvez até uma pessoa que não gosta de distorções pode curtir e usar como preamp.
É por isso mesmo que agradou! Rsss
Pensei exatamente nisso.
Parabéns pelo tópico e execução do projeto.
Fernando Zadá- Moderador
Valeu Zadá!Fernando Zadá escreveu:É por isso mesmo que agradou! Rsss
Pensei exatamente nisso.
Parabéns pelo tópico e execução do projeto.
Provavelmente o próximo post de projeto/pedal será um preamp propriamente dito, confere lá quando for postado.
Gil Gonzaga- Membro
E como havia dito, hoje consegui gravar um vídeo rapidinho, que está no primeiro post, e dessa vez usando um baixo diferente.Gil Gonzaga escreveu:Talvez ainda essa semana eu poste outro vídeo, tocando mais reto e por mais tempo, pois esse circuito merece!
Espero que vocês gostem.
Gil Gonzaga- Membro
Gil, vc faria esse pedal pra vender, fiquei interessado
Daniel Telles- Membro
^
Olá, Daniel.
No momento eu não estou encontrando os transistores (que já foram descontinuados) do projeto para venda.
No futuro irei estudar a substituição deles por outros componentes ainda fabricados, assim que o meu tempo permitir.
Olá, Daniel.
No momento eu não estou encontrando os transistores (que já foram descontinuados) do projeto para venda.
No futuro irei estudar a substituição deles por outros componentes ainda fabricados, assim que o meu tempo permitir.
Gil Gonzaga- Membro
Daniel Telles gosta desta mensagem
Conteúdo patrocinado