Ajustando o tensor sem medo... Em vídeo.
+14
gloliveira
fheliojr
Breno_Barnabe
Cantão
Davi Motta
Bananoise
Maurício_Expressão
mblacerda
hiago_ar
Fernando Zadá
CSergio
Christian
WHead
CG
18 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Ajustando o tensor sem medo... Em vídeo.
O pessoal tem medo de ajustar o tensor, eu fiz um video explicando o ajuste e o porque vc não deve ter medo de fazer.
Gravei em um take só sem edição, desculpem as gaguejadas.
Gravei em um take só sem edição, desculpem as gaguejadas.
CG- Moderador
Laysson, vinibassplayer, Stormbringer, Vinicius F e Bananoise gostam desta mensagem
Re: Ajustando o tensor sem medo... Em vídeo.
CG, primeiro obrigado pelo vídeo. Ajustes básicos são muito importantes e simples mas passa mas pra quem não está acostumado (como eu), intimida. Me ajuda aqui, por gentileza: meu baixo está trastejando a partir da casa 9.. O que eu faço? Abraço.
Seu braço provavelmente está muito para trás, solte (anti horario) um pouco o tensor para levar o braço para frente, sempre que for fazer o ajuste, gire 1/4 de volta e veja como ficou.WHead escreveu:CG, primeiro obrigado pelo vídeo. Ajustes básicos são muito importantes e simples mas passa mas pra quem não está acostumado (como eu), intimida. Me ajuda aqui, por gentileza: meu baixo está trastejando a partir da casa 9.. O que eu faço? Abraço.
CG- Moderador
excelente iniciativa.
Christian- Membro
Bacana a iniciativa; tensor é algo que "mete medo"; ainda vou me aventurar a mexer nele.
Depois de quase um ano tocando baixo, foi somente mês passado que aprendi a regular as oitavas também quero aprender a regular a altura das cordas..
Depois de quase um ano tocando baixo, foi somente mês passado que aprendi a regular as oitavas também quero aprender a regular a altura das cordas..
CSergio- Membro
Eu nunca tive medo tanto que sempre mexi mesmo sem muita certeza.... Até quebrei um de uma guitarra antiga.... kkkkk
Fernando Zadá- Moderador
Aquela postura com o headstock bem aproximado do rosto e o instrumento perpendicular a você, com o objetivo de olhar toda a extensão do instrumento é útil na hora de examinar a tensão? Se sim, o que devemos "procurar" ao fazer isso?
hiago_ar- Membro
hiago_ar escreveu:Aquela postura com o headstock bem aproximado do rosto e o instrumento perpendicular a você, com o objetivo de olhar toda a extensão do instrumento é útil na hora de examinar a tensão? Se sim, o que devemos "procurar" ao fazer isso?
Esse exame que você descreve serve para ver se o braço está torcido. O que se deve observar nesta hora é se os trastes estão paralelos entre si, e se o desenho se parece com uma estrada de ferro reta. Se os trastes não parecerem perpendiculares às cordas, não tá bom não.
Exceto se a escala for fanned, aí nem sei como avaliar...
mblacerda- Membro
hiago_ar gosta desta mensagem
Eu ainda tenho receio de mexer no baixo. Receio de deixar pior depois de minha regulagem... Hehehehe!
ótimo vídeo
Bananoise- Membro
Muito bom o vídeo, CG!
Eu também aprendi metendo a mão e fazendo.
Uma vez perguntaram ao Jens Ritter o que ele diria pra quem quer começar a mexer no baixo. A resposta dele foi: "pegue e faça. Se der m*rda traz que eu ajeito."
Eu também aprendi metendo a mão e fazendo.
Uma vez perguntaram ao Jens Ritter o que ele diria pra quem quer começar a mexer no baixo. A resposta dele foi: "pegue e faça. Se der m*rda traz que eu ajeito."
Muito bom o vídeo Lobão...quero dizer , CG...
Cantão- Moderador
Eu diria que tá uma mistura do Beiçola com o Lobão.Cantão escreveu:Muito bom o vídeo Lobão...quero dizer , CG...
Breno_Barnabe- Membro
Bananoise gosta desta mensagem
Sacanagi
Hoje tive tempo de ver o video todo
CSergio- Membro
Davi Motta escreveu:..."pegue e faça. Se der m*rda traz que eu ajeito."
...por uns 2 mil euros...
fheliojr- Membro
CG, boa noite.
Parabéns pelo vídeo. Existe muita especulação em cima do ajuste do tensor. Inclusive, alguns luthiers apontam isto como um acontecimento terrível quando praticado por leigos. Vídeos como o seu contribuem para a desmistificação dessa "temeridade".
Gostaria de fazer duas perguntas. A primeira, quando você faz o ajuste, deixando aquela pequena folga na altura da casa oito (um cartão de visita); se houver trastejamento em alguma parte do braço, o caso é de retífica de trastes? A segunda, o que seria aquele objeto preso no headstock do seu Precision?
Obrigado desde já.
Parabéns pelo vídeo. Existe muita especulação em cima do ajuste do tensor. Inclusive, alguns luthiers apontam isto como um acontecimento terrível quando praticado por leigos. Vídeos como o seu contribuem para a desmistificação dessa "temeridade".
Gostaria de fazer duas perguntas. A primeira, quando você faz o ajuste, deixando aquela pequena folga na altura da casa oito (um cartão de visita); se houver trastejamento em alguma parte do braço, o caso é de retífica de trastes? A segunda, o que seria aquele objeto preso no headstock do seu Precision?
Obrigado desde já.
gloliveira- Membro
gloliveira escreveu:...se houver trastejamento em alguma parte do braço, o caso é de retífica de trastes?...
Não necessariamente. Vc deverá ajustar a ação das cordas, em seguida, se for o caso.
gloliveira escreveu:...A segunda, o que seria aquele objeto preso no headstock do seu Precision?...
Provavelmente, um afinador de clip.
fheliojr- Membro
Um afinador de clip com certeza...
A outra duvida o helio já respondeu...
A outra duvida o helio já respondeu...
CG- Moderador
^
Obrigado, fheliojr e CG!
Obrigado, fheliojr e CG!
gloliveira- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
fheliojr- Membro
^
O que seria das eleições no Brasil sem essas figuras?
O que seria das eleições no Brasil sem essas figuras?
gloliveira- Membro
Boa, CG!
Se me permite, gostaria de compartilhar tamém algumas recomendações adicionais para complementar:
- Sempre aliviar a tensão das cordas antes de mexer no tensor. Um jogo médio de cordas (45-100) tem uma tensão aproximada de 75kgs, e vc vai estar apertando o tensor contra isso se vc ajustar sem soltar um pouco as cordas.
- Ajustar o tensor sempre dando até 1/4 de volta por vez, nunca girar demasiadamente se você não souber o que está fazendo
- Esperar algumas horas (eu costumo esperar em 3 ou 4 horas) entre cada 1/4 de volta, para dar tempo de a madeira se acomodar com a nova posição do tensor, antes de mexer novamente no tensor. Isso permite avaliar melhor a regulagem e fazer um ajuste fino.
- Em tensores com o parafuso do tipo Cruz, geralmente uso uma chave de fenda para regular (pode parecer meio contra intuitivo, mas tem muito mais "grip" que uma chave Philips).
- Tensores com cabeça Allen também podem ter medidas diferentes entre si. Tenha um set de chaves allen como ferramenta obrigatória, e evite espanar tensores por ai!
- Tensor não é a ferramenta principal para ajustar altura das cordas, embora um tensor desregulado deixe as cordas mais altas, ou muito coladas nos trastes. Esse ajuste fino é feito na ponte, lembrando que a escala tem um raio, que deve ser levado em conta na regulagem da ponte.
Se me permite, gostaria de compartilhar tamém algumas recomendações adicionais para complementar:
- Sempre aliviar a tensão das cordas antes de mexer no tensor. Um jogo médio de cordas (45-100) tem uma tensão aproximada de 75kgs, e vc vai estar apertando o tensor contra isso se vc ajustar sem soltar um pouco as cordas.
- Ajustar o tensor sempre dando até 1/4 de volta por vez, nunca girar demasiadamente se você não souber o que está fazendo
- Esperar algumas horas (eu costumo esperar em 3 ou 4 horas) entre cada 1/4 de volta, para dar tempo de a madeira se acomodar com a nova posição do tensor, antes de mexer novamente no tensor. Isso permite avaliar melhor a regulagem e fazer um ajuste fino.
- Em tensores com o parafuso do tipo Cruz, geralmente uso uma chave de fenda para regular (pode parecer meio contra intuitivo, mas tem muito mais "grip" que uma chave Philips).
- Tensores com cabeça Allen também podem ter medidas diferentes entre si. Tenha um set de chaves allen como ferramenta obrigatória, e evite espanar tensores por ai!
- Tensor não é a ferramenta principal para ajustar altura das cordas, embora um tensor desregulado deixe as cordas mais altas, ou muito coladas nos trastes. Esse ajuste fino é feito na ponte, lembrando que a escala tem um raio, que deve ser levado em conta na regulagem da ponte.
mum- Membro
mum escreveu:- Tensor não é a ferramenta principal para ajustar altura das cordas
Mas é o primeiro ajuste que se faz e sem o qual os outros fazem pouco sentido, pois toda a geometria nut/braço/ponte trabalha em conjunto e um afeta o outro.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:mum escreveu:- Tensor não é a ferramenta principal para ajustar altura das cordas
Mas é o primeiro ajuste que se faz e sem o qual os outros fazem pouco sentido, pois toda a geometria nut/braço/ponte trabalha em conjunto e um afeta o outro.
Estamos de acordo!
mum- Membro
mum escreveu:...
- Sempre aliviar a tensão das cordas antes de mexer no tensor. Um jogo médio de cordas (45-100) tem uma tensão aproximada de 75kgs, e vc vai estar apertando o tensor contra isso se vc ajustar sem soltar um pouco as cordas...
Eu achava que não era preciso desafinar um baixo, para ajuste de tensor.
fheliojr- Membro
Mum, eu nunca afrouxei as cordas para regular o tensor... Já a regrinha para girar um quarto de volta de cada vez é fundamental e eu esqueci de comentar no vídeo.
CG- Moderador
Boa! Obrigado pelo vídeo CG!
leandrosf89- Membro
CG escreveu:Mum, eu nunca afrouxei as cordas para regular o tensor... Já a regrinha para girar um quarto de volta de cada vez é fundamental e eu esqueci de comentar no vídeo.
Dá pra regular sem afrouxar as cordas, porém vc vai forçar desnecessáriamente o tensor ao realizar o ajuste dessa maneira. Esta recomendação pode ser encontrada no próprio site dos fabricantes:
https://support.fender.com/hc/en-us/articles/214343843-How-do-I-set-up-my-bass-guitar-properly-
mum- Membro