Sobre Posicionamento de Captadores
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Sobre Posicionamento de Captadores
Sabemos que um dos fatores mais importantes que ditam o timbre de um instrumento é o posicionamento dos captadores. Dito isto, muitas vezes quando buscamos os timbres clássicos (ou não), esse fator sempre deve ser levado em consideração. Seja num instrumento de entrada ou num instrumento premium/custom shop.
Na experiência dos amigos do fórum, quais baixos “genéricos” possuiam o posicionamento adequado para se obter um timbre dos instrumentos clássicos?
Por exemplo: Dizem que o Lakland 55-02 consegue se aproximar muito dos sons de Jazz Bass 60 e do 70 através da chave de split coil do captador da ponte, e ainda emula o som parecido com o dos Music Man. Isso é verdade? Já no caso dos Cort GB5 (o qual eu tive um) não chega nem perto de som nem do Jazz Bass, nem dos Music Man, mesmo fazendo Split do Captador da Ponte, creio que pelos fatores que já citei aqui sobre posicionamento dos pickups.
Quais instrumentos os amigos já puderam observar essas nuances? Existem instrumentos com posicionamento diferente que reproduzem timbres semelhantes a PJ, JB, MM e outros baixos consagrados?
Os “Jazz Bass” e Precision de entrada se aproximam realmente desses timbres clássicos? Em quais modelos e marcas os amigos constataram isso?
Na experiência dos amigos do fórum, quais baixos “genéricos” possuiam o posicionamento adequado para se obter um timbre dos instrumentos clássicos?
Por exemplo: Dizem que o Lakland 55-02 consegue se aproximar muito dos sons de Jazz Bass 60 e do 70 através da chave de split coil do captador da ponte, e ainda emula o som parecido com o dos Music Man. Isso é verdade? Já no caso dos Cort GB5 (o qual eu tive um) não chega nem perto de som nem do Jazz Bass, nem dos Music Man, mesmo fazendo Split do Captador da Ponte, creio que pelos fatores que já citei aqui sobre posicionamento dos pickups.
Quais instrumentos os amigos já puderam observar essas nuances? Existem instrumentos com posicionamento diferente que reproduzem timbres semelhantes a PJ, JB, MM e outros baixos consagrados?
Os “Jazz Bass” e Precision de entrada se aproximam realmente desses timbres clássicos? Em quais modelos e marcas os amigos constataram isso?
patriciofernandes- Membro
- Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB
Re: Sobre Posicionamento de Captadores
Tem um tópico com o distanciamento de vários modelos.
https://www.contrabaixobr.com/t19075-posicionamento-de-captadores
https://www.contrabaixobr.com/t19075-posicionamento-de-captadores
Re: Sobre Posicionamento de Captadores
O que são baixos genéricos?
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Sobre Posicionamento de Captadores
Me refiro à instrumentos construídos com base ou com construção semelhante a instrumentos clássicos, Allex. Como Jazz, Precision, PJ, e Music Man’s
patriciofernandes- Membro
- Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB
Re: Sobre Posicionamento de Captadores
patriciofernandes escreveu:Quais instrumentos os amigos já puderam observar essas nuances? Existem instrumentos com posicionamento diferente que reproduzem timbres semelhantes a PJ, JB, MM e outros baixos consagrados?
Os “Jazz Bass” e Precision de entrada se aproximam realmente desses timbres clássicos? Em quais modelos e marcas os amigos constataram isso?
Já tive os baratos Sx e Tagima Woodstock, ambos tipo Precision e ambos têm som de Precision reconhecível imediatamente. Não sei mensurar a quantos milímetros pra trás ou pra frente o captador se posiciona em relação ao sweet spot de um instrumento clássico, mas...um milímetro pra frente ou pra trás não é capaz de mudar o timbre a ponto de descaracterizar o instrumento e a gente dizer, "esse Sx não tem som de Precision porque o captador não está exatamente no mesmo lugar".
E a própria Fender variou um pouco durante as décadas, não foi? E mesmo assim o timbre desses instrumentos deles (com posicionamento diferente) são reconhecíveis.
Jãozeiro- Membro
- Mensagens : 3252
Localização : Doha - Qatar
Re: Sobre Posicionamento de Captadores
patriciofernandes escreveu:Me refiro à instrumentos construídos com base ou com construção semelhante a instrumentos clássicos, Allex. Como Jazz, Precision, PJ, e Music Man’s
Sério que configuração PJ é considerada "clássica"?
O timbre de um instrumento é a combinação de vários fatores. Alguns dos mais importantes são:
- Comprimento da escala
- Posição dos captadores
- Tipo dos captadores
- Cordas
- Pré
- Tipo de traste
- Material da escala
- Tipo e quantidade de madeira do braço
- Material e massa do tensor
- Solidez da junção do tróculo
- Tipo e quantidade de material dos saddles e da ponte
- Regulagem
Etc...
Então é um pouco difícil apontar uma coisa específica. Mas mudanças milimétricas da posição dos captadores causa uma diferença razoável sim, vide JB's 60's e 70's que, claramente, têm timbres com caráter diferente.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Sobre Posicionamento de Captadores
allexcosta escreveu:O timbre de um instrumento é a combinação de vários fatores. Alguns dos mais importantes são:
- Comprimento da escala
- Posição dos captadores
- Tipo dos captadores
- Cordas
- Pré
- Tipo de traste
- Material da escala
- Tipo e quantidade de madeira do braço
- Material e massa do tensor
- Solidez da junção do tróculo
- Tipo e quantidade de material dos saddles e da ponte
- Regulagem
Lembro deste video sempre que penso em timbre e sonoridade. Não sei se já postei ele aqui:
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