[AJUDA] Reparo de Headstock
+7
G. Kanazawa
Glauco
Raul S.
GusVCD
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Stefano T.
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
[AJUDA] Reparo de Headstock
Bom pessoal aconteceu um infortúnio com um amigão meu, a situação é o seguinte, ele estava tocando na noite, na hora do intervalo deixou o instrumento no suporte\pedestal em cima do palco, era aqueles suportes de chão bem básicos, e desceu para se juntar a uns conhecidos,passou um infeliz totalmente bêbado e derrubou o instrumento. O coitado caiu virado pra frente e ocorreu uma rachadura na parte de trás do braço, um pouco acima do nut, separando quase que simetricamente o headstock do braço.
O braço e o resto do corpo não sofreram lesões, a escala continua inteira, o que aconteceu foi que o headsstock ficou separado do baixo. O modelo é um EB-3 da Epiphone igual ao da foto abaixo:
Acham que dá pra reparar ou vai ter que refazer o braço todo?
Aproveitando o tópico contem as suas infelizes experiências aonde algum de seus equipamento foi destruido.
O braço e o resto do corpo não sofreram lesões, a escala continua inteira, o que aconteceu foi que o headsstock ficou separado do baixo. O modelo é um EB-3 da Epiphone igual ao da foto abaixo:
Acham que dá pra reparar ou vai ter que refazer o braço todo?
Aproveitando o tópico contem as suas infelizes experiências aonde algum de seus equipamento foi destruido.
Re: [AJUDA] Reparo de Headstock
Só uma informação, já vi acontecer o mesmo com 2 guitarras Epiphone...
Será que não tem algo a ver com algum problema de construção da marca?
Cara, dá uma tristeza ler uma história dessas e imaginar o desespero que não é...
Será que não tem algo a ver com algum problema de construção da marca?
Cara, dá uma tristeza ler uma história dessas e imaginar o desespero que não é...
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:Será que não tem algo a ver com algum problema de construção da marca?
E um problema do design da Gibson desde a fundacao da marca.
So pode ser consertado por um luthier profissional. Depois de consertado, ficara melhor que o original.
So pode ser consertado por um luthier profissional. Depois de consertado, ficara melhor que o original.
Exatamente.
Abç
Exatamente.
Abç
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
allexcosta escreveu:Sá Reston escreveu:Será que não tem algo a ver com algum problema de construção da marca?
E um problema do design da Gibson desde a fundacao da marca.
Realmente... já vi uns 3 casos tem, e o serviço q foi feito pelos luthiers daqui ficou bem melhor q o original..
Em um deles, o cara tava duro e não mandou repintar, ai dava pra ver o serviço das madeiras... bem loko!
E pra ele ele ver se ficou bom, o luthier colocou encordoamento 0,11 e deixou uns 15 dias assim para ver se o serviço ficou de primeira...
allexcosta escreveu:E um problema do design da Gibson desde a fundacao da marca.Sá Reston escreveu:Será que não tem algo a ver com algum problema de construção da marca?
isso aconteceu também com uma guitarra les paul de um amigo, mas a dele só rachou, nao chegou a desprender. foi bom saber disso, porque eu tenho uma guitarra sg da epiphone tbm. vou tomar mais cuidado com ela.
alguem sabe de algum relato sobre esse problema com o Thunderbird? nao o Epiphone, o Gibson Gibson mesmo... este é um dos baixos que eu pretendo ter algum dia.
alguem sabe de algum relato sobre esse problema com o Thunderbird? nao o Epiphone, o Gibson Gibson mesmo... este é um dos baixos que eu pretendo ter algum dia.
Raul S.- Membro
Raul,
Todo e qualquer instrumento que tenha a forma de construção "mão espanhola" são passíveis disso.
Abç
Todo e qualquer instrumento que tenha a forma de construção "mão espanhola" são passíveis disso.
Abç
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Raul,
Abç
Fala Bertola, o que seria "mão espanhola"? Headstock com as tarrachas divididas como num violão, seria isso?
Convidado- Convidado
Não. Instrumentos no qual há um angulo da "mão" em relação à escala, e a mesma (a "mão") é colada ao resto do braço por uma colagem reversa (a madeira é cortada inclinadamente, num angulo reverso ao da mão).
Abç
Abç
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não. Instrumentos no qual há um angulo da "mão" em relação à escala, e a mesma (a "mão") é colada ao resto do braço por uma colagem reversa (a madeira é cortada inclinadamente, num angulo reverso ao da mão).
Abç
Saquei, obrigado pela explicação!
Agora entendi, pois é justamente nesse ponto de colagem que o braço quebra... Vc vê nitidamente o corte em uma espécie de U, né?
Última edição por Sá Reston em Dom 13 Dez 2009, 6:05 pm, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Nem sempre ele quebra ali.......
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nem sempre ele quebra ali.......
Claro, quis dizer nos casos em que eu vi, me expressei mal.
Obrigado mais uma vez.
Convidado- Convidado
Esse ano, em um show de um amigo, a Gibson Les Paul dele, deu uma batidinha, batidinha mesmo, qdo ele trocava de guitarra. Bom, ele não percebeu, mas tinha quebrado ali no head/braço....qdo foi pegar a guitarra nem entendendeu no ato a guita totalmente desafinada....sempre soube dessa fragilidade, mas nessa me impressionei, foi so uma batidinha mesmo, na parede.
Bom, ele pagou 600 reais e o luthier consertou , ficou perfeita. Numa guita de 12 paus, foi uma pechincha...ja no SG ai, é pelo menos 1/3 do valor do baixo ou mais, mas.... é o jeito!
Bom, ele pagou 600 reais e o luthier consertou , ficou perfeita. Numa guita de 12 paus, foi uma pechincha...ja no SG ai, é pelo menos 1/3 do valor do baixo ou mais, mas.... é o jeito!
Última edição por Glauco em Dom 13 Dez 2009, 8:38 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : digitação)
Glauco- Membro
Sempre há que se ter muito cuidado com instrumentos de "mão" espanhola.
Abçs
Abçs
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Raul,
Abç
ah certo, isso é muito importante... obrigado pelo esclarecimento, Bertola, muita gente nao deve fazer ideia disso tbm. abs
Raul S.- Membro
o bêbado vai pagar o prejuizo, né? ou dependendo a própria casa...
Cara, eu enfartava com um bagulho desse... Mas antes terminava de detonar o baixo nas fuças do infeliz que o derrubou.
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Renato escreveu:Cara, eu enfartava com um bagulho desse... Mas antes terminava de detonar o baixo nas fuças do infeliz que o derrubou.
Ai voce pagava a conta do Hospital e ele o conserto do instrumento. Qual ia ficar mais caro?
Que historia ein!!! Fiquei com pena do seu amigo.
nesse blog o cara retrata um reparo de um ocorrido parecido com a sua historia.
http://benedettiguitarworks.blogspot.com/2009/04/lespaul-atropelada.html
Abraços
nesse blog o cara retrata um reparo de um ocorrido parecido com a sua historia.
http://benedettiguitarworks.blogspot.com/2009/04/lespaul-atropelada.html
Abraços
Hospital???? SUS nele!allexcosta escreveu:Renato escreveu:Cara, eu enfartava com um bagulho desse... Mas antes terminava de detonar o baixo nas fuças do infeliz que o derrubou.
Ai voce pagava a conta do Hospital e ele o conserto do instrumento. Qual ia ficar mais caro?
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Renato escreveu:Hospital???? SUS nele!allexcosta escreveu:Renato escreveu:Cara, eu enfartava com um bagulho desse... Mas antes terminava de detonar o baixo nas fuças do infeliz que o derrubou.
Se for o caso, me liga q eu arrumo uma vaguinha pra ele a emergência do Albert Schweitzer... Ele nunca mais vai passar perto de um instrumento de novo...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Renato escreveu:Hospital???? SUS nele!
Andrezinho escreveu:Se for o caso, me liga q eu arrumo uma vaguinha pra ele a emergência do Albert Schweitzer... Ele nunca mais vai passar perto de um instrumento de novo...
Pelo visto a justica Brasileira nao mudou nada na ultima decada...
Pode crer, grande Allex... Não mudou nada...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
allexcosta escreveu:
Pelo visto a justica Brasileira nao mudou nada na ultima decada...
Verdade, não mudou nada!
Onde tu tá, reza a lenda que o agente, (infrator. .) tem que arcar com os custos.. atendimento, cirurgias. . .? Não é Allex?
Aqui deixa pro SUS tomar conta do cidadão! O problema no máximo e ter que passar umas horas na delegacia respondendo umas perguntas, no MÁXIMO!
E esse esquema de mão espanhola é trave mesmo! Observando a construção do instrumento, ele fica bem frágil nessa localização aí!
Todo cuidado é pouco!
thgbass- Membro