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Em um baixo de escala de 34", o que pode dar firmeza na B?

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Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Nov 18, 2020 7:49 pm

Aquelas cordas passando "por fora", tipo Fodera; cordas passando pelo corpo do instrumento depois da ponte; estas duas coisas juntas...
Cordas de bitola mais grossa...

Afinal, isso ajuda ou é mito?
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Mensagem por vcrz Qua Nov 18, 2020 8:10 pm

Tenho tocado com bitola 130 na B e tenho estado satisfeito.

Outra coisa que senti é quando coloco mais captador da ponte tenho mais punch na B, como acontece no Stingray5, o que de certa forma causa um sensação de firmeza na nota na minha humilde opinião, mas isso em baixo ativo.

Agora de molenga não acho difícil melhorar, o yamaha BB 5 cordas que eu tinha usei cordas pelo corpo e pela ponte, sinceramente não senti diferença na SI.

Talvez a melhor solução seja usar calibre mais alto na SI pela tensão mais alta, ou mesmo como dito em outro tópico buscar as informações sobre cordas com maior tensão.

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Mensagem por AlbertoBass Qua Nov 18, 2020 8:22 pm

O conceito de Sizona muda completamente depois de um dingwall, no meu caso, 37" não tem pra ninguém, é outra coisa. Dito isso tenho experimentado cordas diferentes, agora estou com 135 e pra ser bem sincero não percebi uma diferença absurda. Na minha opinião varia muito de instrumento para instrumento. Já tive baixos com a corda Si completamente morta e bamba. Mas hoje prefiro os instrumentos 34".
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Mensagem por AlbertoBass Qua Nov 18, 2020 8:45 pm

Quero fazer o caminho inverso agora. O melhor jogo de cordas que já usei foi Dingwall steel. Adoro o som dessas cordas mas só usei no dingwall. Acho que agora eles estão fazendo essas cordas para baixos com escala normal "sem ser fanned", a corda Si é 127. Louco pra testar. Quero ver se em um baixo de 34" as cordas vão soar da mesma maneira.
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Mensagem por vcrz Qua Nov 18, 2020 8:58 pm

A Pedulla fazia 128 a Si. Descobri que ainda tem jogos a venda, diziam maravilhas dessas cordas com a Si bem definida, mais talvez por forma se produção pq uso 130 e não acho que 128 iria fazer diferença muito grande. Mas não sou expert, vai que...
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Mensagem por Paulo Penna Qua Nov 18, 2020 9:41 pm

O meu Fernandes 5c que foi uma pechincha tem B zona boa, 34 polegadas...
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Mensagem por Breno_Barnabe Qua Nov 18, 2020 10:29 pm

Paulo Penna escreveu:O meu Fernandes 5c que foi uma pechincha tem B zona boa, 34 polegadas...
Digo o mesmo.
B mais definida do que o Yamaha BB415 que tive.
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Mensagem por JAZZigo Qua Nov 18, 2020 10:46 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Aquelas cordas passando "por fora", tipo Fodera; cordas passando pelo corpo do instrumento depois da ponte; estas duas coisas juntas...
Cordas de bitola mais grossa...

Afinal, isso ajuda ou é mito?
Tarcisão, na minha experiência, a bitola da sizona pouco importa para a definição do som. Sugiro ponte para instalação das cordas thru-body (através do corpo) e cordas taperwound (com núcleo exposto), pelo menos na sizona. Enfim, no caso do meu Warmoth Custom G5 Fretless (imagem abaixo), foi o que resolveu totalmente o problema.

Em um baixo de escala de 34", o que pode dar firmeza na B? IMG-0396

P.S.: O Fender American Deluxe Jazz Bass V e o G&L USA L-2500 têm sizonas bem definidas, mesmo com cordas convencionais e ambos são thru-body.
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Mensagem por allexcosta Qui Nov 19, 2020 9:06 am

Fora o mais óbvio, que já foi mencionado, vou descrever uma manha que uso há muitos anos.

A imensa maioria dos baixistas que usam a corda si grave, só tocam 5 notas nessa corda, que são a si aberta e as 4 primeiras casas.

A quinta casa já é a mizona, que via de regra terá um timbre muito mais bonito e cheio que a quinta casa da si, então sempre será nossa escolha...

Então você puxa o carrinho da si o máximo possível, estendendo a corda. Isso provocará anomalias de entonação, que só são exacerbadas mesmo já nas casas mais altas. Faça a entonação nas quatro primeiras casas, se tudo perfeito, mantenha o carrinho no máximo da extensão. Se alguma anomalia nessas notas, ajuste de acordo.

Essa manha faz uma diferença grande na vibração da corda si em instrumentos de escala única.
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Mensagem por mum Qui Nov 19, 2020 10:26 am

Eu faço sempre uma técnica de "Desenrolar" a corda B depois q passo ela pela ponte e encaixo ela na tarraxa, esticando ela como se fosse um "ziper". Vi isso em um video do Frudua faz um tempo, e sempre faço isso nas cordas B e E dos meus baixos.


Outros fatores:
- Para o sizão solto, dependendo do timbre que você busca, um Nut de latão pode ajudar também.
- Altura dos captadores também é bem importante na definição do Bzao, na minha opinião.
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Mensagem por JAZZigo Qui Nov 19, 2020 11:01 am

allexcosta escreveu:Fora o mais óbvio, que já foi mencionado, vou descrever uma manha que uso há muitos anos.

A imensa maioria dos baixistas que usam a corda si grave, só tocam 5 notas nessa corda, que são a si aberta e as 4 primeiras casas.

A quinta casa já é a mizona, que via de regra terá um timbre muito mais bonito e cheio que a quinta casa da si, então sempre será nossa escolha...

Então você puxa o carrinho da si o máximo possível, estendendo a corda. Isso provocará anomalias de entonação, que só são exacerbadas mesmo já nas casas mais altas. Faça a entonação nas quatro primeiras casas, se tudo perfeito, mantenha o carrinho no máximo da extensão. Se alguma anomalia nessas notas, ajuste de acordo.

Essa manha faz uma diferença grande na vibração da corda si em instrumentos de escala única.
Boa dica, Alex! :curti:
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Mensagem por siodoni Qui Nov 19, 2020 12:10 pm

allexcosta escreveu:Fora o mais óbvio, que já foi mencionado, vou descrever uma manha que uso há muitos anos.

A imensa maioria dos baixistas que usam a corda si grave, só tocam 5 notas nessa corda, que são a si aberta e as 4 primeiras casas.

A quinta casa já é a mizona, que via de regra terá um timbre muito mais bonito e cheio que a quinta casa da si, então sempre será nossa escolha...

Então você puxa o carrinho da si o máximo possível, estendendo a corda. Isso provocará anomalias de entonação, que só são exacerbadas mesmo já nas casas mais altas. Faça a entonação nas quatro primeiras casas, se tudo perfeito, mantenha o carrinho no máximo da extensão. Se alguma anomalia nessas notas, ajuste de acordo.

Essa manha faz uma diferença grande na vibração da corda si em instrumentos de escala única.
Eu uso essa dica a anos aqui nas regulagens.
Inclusive peguei ela aqui no fórum com você.
Pra mim é uma das coisas que mais funciona.
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Mensagem por allexcosta Qui Nov 19, 2020 1:24 pm

siodoni escreveu:Pra mim é uma das coisas que mais funciona.

Pois é. E super simples.
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Mensagem por siodoni Qui Nov 19, 2020 2:15 pm

allexcosta escreveu:Pois é. E super simples.
E o melhor, sem custo Very Happy
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Mensagem por Jãozeiro Qui Nov 19, 2020 4:09 pm

^ Pra mim já não funcionaria. 
Curto fazer acordes, chord melody. As notas ali a partir da casa 12 na Bzona resolvem problemas de falta de tônicas para acordes no 4 cordas, e somando com os agudos de uma corda C de um baixo 6 cordas, isso dá um range e disposição de notas muito interessante e proveitoso ao longo de todo o braço. 
Então destruir quase completamente a entonação da corda B a fim de torná-la mais firme pra mim não dá certo, mesmo. Mas isso para o meu jeito de tocar, claro.
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Mensagem por Convidado Qui Nov 19, 2020 4:21 pm

Interessante isso. Meu Ibanez 506 tem escala de 34 e acho a Si bem firme, sem necessidade de ajuste algum. Não sou tão chato com cordas... procuro sempre comprar algo razoável, pois troco sempre. No momento estou usando XL 0.45.

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Mensagem por allexcosta Qui Nov 19, 2020 6:01 pm

Jãozeiro escreveu:^ Pra mim já não funcionaria. 
Curto fazer acordes, chord melody. As notas ali a partir da casa 12 na Bzona resolvem problemas de falta de tônicas para acordes no 4 cordas, e somando com os agudos de uma corda C de um baixo 6 cordas, isso dá um range e disposição de notas muito interessante e proveitoso ao longo de todo o braço. 
Então destruir quase completamente a entonação da corda B a fim de torná-la mais firme pra mim não dá certo, mesmo. Mas isso para o meu jeito de tocar, claro.

Pois é...

Como eu disse lá em cima, é pra "imensa maioria", mas não pra todos... Um luthier deverá discutir essa possibilidade com o músico, baseado na maneira que ele toca, e não fazer "by default".
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Mensagem por Paulo Penna Qui Nov 19, 2020 6:26 pm

mum escreveu:Eu faço sempre uma técnica de "Desenrolar" a corda B depois q passo ela pela ponte e encaixo ela na tarraxa, esticando ela como se fosse um "ziper". Vi isso em um video do Frudua faz um tempo, e sempre faço isso nas cordas B e E dos meus baixos.


Outros fatores:
- Para o sizão solto, dependendo do timbre que você busca, um Nut de latão pode ajudar também.
- Altura dos captadores também é bem importante na definição do Bzao, na minha opinião.
Interessante, na Frudua aprendi a afinar Strato com perfeição, bons vídeos.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Nov 19, 2020 6:27 pm

Pra essa necessidade do Jão existem os fanneds.
Os 35 polegadas eu acho a C muito tensa isso que eu não curtia no TRB que tive e acho que o BTB era igual se não me falha a memória.
Mas eu sou doido mesmo hoje me lembrei que além de desfretar o Dingwall cheguei a testar EADGC nele já naquela época.
Óbvio que ficou ruim mas precisava fazer o teste e ter certeza! Rssss
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Nov 19, 2020 6:39 pm

Essa do carrinho pra frente nao funcionaria pra mim...uso até a nota LA na corda B
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Mensagem por allexcosta Qui Nov 19, 2020 6:49 pm

Juninho Sampaio escreveu:Essa do carrinho pra frente nao funcionaria pra mim...uso até a nota LA na corda B

Você pode entonar até aí.

Não consigo enxergar um cenário em que eu use a corda SI acima da quarta casa.
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Mensagem por AlbertoBass Qui Nov 19, 2020 10:40 pm

Fernando Zadá escreveu:Mas eu sou doido mesmo hoje me lembrei que além de desfretar o Dingwall cheguei a testar EADGC nele já naquela época.
Dingwall fretless é uma coisa que não consigo nem imaginar.
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Nov 20, 2020 7:56 am

AlbertoBass escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Mas eu sou doido mesmo hoje me lembrei que além de desfretar o Dingwall cheguei a testar EADGC nele já naquela época.
Dingwall fretless é uma coisa que não consigo nem imaginar.

Veja, então up

Em um baixo de escala de 34", o que pode dar firmeza na B? X_89310

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Mensagem por AlbertoBass Sex Nov 20, 2020 9:05 am

Sem marcação ainda  affraid
Não pego num baixo desse nem pra testar kkkk só vai ter 4 notas afinadas na minha mão. As cordas soltas.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 20, 2020 9:20 am

Rssss. Mas eu na época estava com 3 então só tocava em fanneds....
Um Afterburn, um ABZ6 e um Combustion.
Não me arrependo não deu pra tirar uma onda por um tempo.
Em um baixo de escala de 34", o que pode dar firmeza na B? <a href=Em um baixo de escala de 34", o que pode dar firmeza na B? Dingwa12" />Em um baixo de escala de 34", o que pode dar firmeza na B? Dingwa11

Inclusive olhando a foto acho que ai estava fretless pois esta bem brilhosa a escala do Combustion e apliquei resina nele no Zaganin
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 20, 2020 9:25 am

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Essa do carrinho pra frente nao funcionaria pra mim...uso até a nota LA na corda B

Você pode entonar até aí.

Não consigo enxergar um cenário em que eu use a corda SI acima da quarta casa.

Não tem porque usar...inclusive eu acho que é em apenas uma musica que eu largo o "LA"ZÃO.
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 20, 2020 9:32 am

^ Garanto que o Lá solto é muito mais bonito que o lá da corda si.
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 20, 2020 9:46 am

Digitação...
Eu venho fazendo uma frase super rápida e não dá tempo. É no final da música...

Mas faço aquele VUNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

Funciona muito!
#cezarLeite (piada interna)
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Mensagem por Convidado Sex Nov 20, 2020 10:14 am

Zadá (ou alguém mais que teve), a inclinação dos trastes no baixo fanned chega a influenciar na (mecânica de) digitação de escalas, ou é algo mais sutil?

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 20, 2020 10:21 am

^ Tocando coisas do dia a dia você só sabe que é fanned se olhar.

Única ressalva são acordes em cima no braço. Atrapalha sim...
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Mensagem por AlbertoBass Sex Nov 20, 2020 10:23 am

Henri-Q escreveu:Zadá (ou alguém mais que teve), a inclinação dos trastes no baixo fanned chega a influenciar na (mecânica de) digitação de escalas, ou é algo mais sutil?
O sistema fanned me venceu kkkkkk achei muito difícil tocar na região aguda (frases etc) e praticamente impossível fazer acordes. Mas o sistema é sensacional, achei difícil adaptar depois de muitos anos usando baixos convencionais. Tive um dingwall e até hoje acho que foi o melhor instrumento para estrada que já tive. Leve (salvou minha coluna), som pronto e absurdamente definido, estável, o dingwall que eu tinha enfrentou todo tipo de abuso que a estrada oferece. Se fosse chamado hoje para fazer uma mega turnê com muitooos shows e muitas viagens compraria outro Dingwall na hora.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 20, 2020 10:51 am

É tem prós e contras.
A adaptação achei fácil mas tocar nos dois extremos tanto grave quanto agudo a gente percebe mais a diferença. No grave algumas coisas ficam beeem distantes. Tocar um groove em F tipo Paradise da Sade ou Cantaloup Island você sente que a distância faz alguma diferença e a mão sente e no agudo tem realmente a coisa que alguns acordes ficam mais difíceis e ou entorta um pouco a coisa mas da para acostumar.
No meu S Martyn JB que era 36 ao invés dos 37 da Dingwall eu já sentia mais conforto.
os Dingwalls Jb e P são 35 pelo que me lembro ai a diferença já é mais sutil.

Mas a sensação de conforto e equilíbrio que você sente tocando com cordas com tensões mais iguais e equilibradas é uma delicia.

Edit: em tempo hoje o cara dos fanneds é o Claudio Rocha e curiosamente quando ele pegou esse Combustion ai que foi meu ele gravou aqueles Monday Moods que criou tipo como forma de estudar e se adaptar melhor ao baixo e pelo que sei o som que ele tirou do Combustion causou um burburinho no fórum da Dingwall o que acabou chamando a atenção do Sheldon que fez contato com ele e acabaram acertando uma parceria. Ou seja ele transformou a adaptação em uma diversão que virou uma coisa beeem maior.
Claudião me corrige se tiver viajado aqui please!.

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Mensagem por siodoni Sex Nov 20, 2020 11:29 am

Jãozeiro escreveu:^ Pra mim já não funcionaria. 
Curto fazer acordes, chord melody. As notas ali a partir da casa 12 na Bzona resolvem problemas de falta de tônicas para acordes no 4 cordas, e somando com os agudos de uma corda C de um baixo 6 cordas, isso dá um range e disposição de notas muito interessante e proveitoso ao longo de todo o braço. 
Então destruir quase completamente a entonação da corda B a fim de torná-la mais firme pra mim não dá certo, mesmo. Mas isso para o meu jeito de tocar, claro.

Por isso sempre pergunto pro cara se ele usa o Bzão na região aguda, se sim eu entono ele no default e vida que segue.
Se o cara só usa as primeiras casa, aí o carrinho vai pra trás e ela melhora demais.
Enfim, não tem como ganhar sempre Very Happy
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Mensagem por Convidado Sex Nov 20, 2020 11:33 am

Fernando Zadá escreveu:
Edit: em tempo hoje o cara dos fanneds é o Claudio Rocha e curiosamente quando ele pegou esse Combustion ai que foi meu ele gravou aqueles Monday Moods que criou tipo como forma de estudar e se adaptar melhor ao baixo e pelo que sei o som que ele tirou do Combustion causou um burburinho no fórum da Dingwall o que acabou chamando a atenção do Sheldon que fez contato com ele e acabaram acertando uma parceria. Ou seja ele transformou a adaptação em uma diversão que virou uma coisa beeem maior.
Claudião me corrige se tiver viajado aqui please!.


Uau...

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Mensagem por Stormbringer Sex Nov 20, 2020 11:37 am

Henri-Q escreveu:Zadá (ou alguém mais que teve), a inclinação dos trastes no baixo fanned chega a influenciar na (mecânica de) digitação de escalas, ou é algo mais sutil?

Cara, vou te dizer que eu nao tive problema de adaptação desde o minuto zero...
depois de um tempo, eu comecei a notar que eu fazia menos esforço na mão esquerda e isso representa tocar mais tempo sem "fadigar"


só que um detalhe importante: os meus nao são de escala super longa igual os Dingwall... o de 5 cordas é 35(na Si)-32(na sol) e os de 4 são 34.1/4-32... Eu acredito(pois nunca toquei), que seja um pouco trabalhoso tocar na regiao mais grave nas cordas mais graves pela distancia das casas mesmo
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