Como saber se um baixo necessita de string retainer?
+5
Ivanov_br
Guga Ramone
JAZZigo
allexcosta
Fernando Zadá
9 participantes
Página 1 de 1
Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?
Não é estético...
Em baixos com headstock não angulado, é bom ter algo forçando as cordas pra baixo pós nut, isso evita aquele "rattling" característico de corda vibrando demais no nut.
Na tarraxa próxima do nut não precisa muito, pois quando você coloca a corda certo, ela fica bem embaixo na tarraxa, o suficiente pra que o fenômeno não ocorra.
Em baixos com headstock não angulado, é bom ter algo forçando as cordas pra baixo pós nut, isso evita aquele "rattling" característico de corda vibrando demais no nut.
Na tarraxa próxima do nut não precisa muito, pois quando você coloca a corda certo, ela fica bem embaixo na tarraxa, o suficiente pra que o fenômeno não ocorra.
allexcosta- Administrador
No Brasil, nunca vi. No eBay, você acha.Fernando Zadá escreveu:Queria conseguir um desse individual mas não achei onde por aqui
https://www.ebay.com/itm/007-8972-049-Genuine-Fender-Stealth-Bass-Guitar-String-Retainer-Eliminate-Buzz/332601094250?epid=2255417808&hash=item4d7091f06a:g:QCcAAOSw3KFWeaK0
JAZZigo- FCBR-CT
Fernando Zadá gosta desta mensagem
Me interessei uma vez por esse string retainer que o JAZZigo postou, então descobri que ele só serve em tarraxas que usem a porca de fixação. Se a tarraxa só usar aquela bucha, ele não vai servir. Pro baixos 4c padrão JB e PB, o mais simples é deixar mais corda sobrando na A e dar no mínimo uma volta a mais na tarraxa, fazendo com que a corda desça mais e não fique "rateando" no nut.
Guga Ramone- Membro
Bem lembrado!Guga Ramone escreveu:Me interessei uma vez por esse string retainer que o JAZZigo postou, então descobri que ele só serve em tarraxas que usem a porca de fixação. Se a tarraxa só usar aquela bucha, ele não vai servir. Pro baixos 4c padrão JB e PB, o mais simples é deixar mais corda sobrando na A e dar no mínimo uma volta a mais na tarraxa, fazendo com que a corda desça mais e não fique "rateando" no nut.
JAZZigo- FCBR-CT
Em tempo, esses Dimension não foram muito populares por aqui não, ne?
Sempre tive dúvida sobre como regular a altura do string retainer. Alguém poderia falar a respeito? Ou não faz diferença? eu sinto que muda um pouco a definição do timbre conforme você aumenta ou abaixa, mas não sei explicar. Creio que se deva à tensão que gera na corda... mas é só especulação minha.
Bertola ou Allex talvez saibam responder
Bertola ou Allex talvez saibam responder
patriciofernandes- Membro
Pra mim esse retainer individual morde a corda...
Não há regulagem exata. Se eliminar o problema já tá certo. Agora, se você escuta que muda o som com 1mm a mais ou a menos, escolhe o que dá o som que você curte mais.
Não há regulagem exata. Se eliminar o problema já tá certo. Agora, se você escuta que muda o som com 1mm a mais ou a menos, escolhe o que dá o som que você curte mais.
Gera muito menos atrito com a corda que os string retainers redondos tradicionais. A superfície que entra em contato com a corda é lisa e possui bordas chanfradas.allexcosta escreveu:Pra mim esse retainer individual morde a corda...
JAZZigo- FCBR-CT
^ Tu arruma uma foto macro dessas de um retainer tradicional?
Eu prefiro a barrinha, tipo a usada pela Lakland ou S.Martyn.
Eu prefiro a barrinha, tipo a usada pela Lakland ou S.Martyn.
Jazzigo deve ter tirado ele mesmo.
Será que existe algum acessório que ele não tenha? Rssss
Mas eu acho esse ai estiloso até mas tá caro trazer um!
Será que existe algum acessório que ele não tenha? Rssss
Mas eu acho esse ai estiloso até mas tá caro trazer um!
Fernando Zadá- Moderador
A borda da foto do jazzigo é chanfrada sim, mas deveria ser arredondada.
Onde isso pega na corda, é num lugar que várias cordas já estão afuniladas.
Ainda acho que morde...
Onde isso pega na corda, é num lugar que várias cordas já estão afuniladas.
Ainda acho que morde...
allexcosta escreveu:^ Tu arruma uma foto macro dessas de um retainer tradicional?
JAZZigo- FCBR-CT
^O homi tem tudo..
Já nos Elites tem 2 do comum e 1 desses
Ivanov_br escreveu:Em tempo, esses Dimension não foram muito populares por aqui não, ne?
Já nos Elites tem 2 do comum e 1 desses
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Quando eu estava com o Peavey Foundation S, ele tinha um grave problema por ter os retainers apenas nas cordas Ré e Sol, a Lá tinha um grave "rattling" e quando eu colocava o dedo para "abaixar" no headstock parava.
Cheguei a compra os string retainers mas chegaram depois de ter trocado pelo XB925.
Um Luthier que eu resolvi testar na região, me perdeu de cliente porque disse especificamente que tinha esse problema e além do Nut novo que ele fez, deveria colocar um string retainer...
Me cobrou pelo serviço, ficou mais de 1 mês com meu baixo e quando entregou o barulho tava ali... Paguei e nunca mais voltei.
Ainda tenho 2 desses estilo fender aqui em casa. Mas em toda minha experiência, apenas esse Peavey precisou claramente, Tanto que as últimas versões desse foundation tinha string retainer para as 3 primeiras cordas, foi claramente um erro de projeto.
Cheguei a compra os string retainers mas chegaram depois de ter trocado pelo XB925.
Um Luthier que eu resolvi testar na região, me perdeu de cliente porque disse especificamente que tinha esse problema e além do Nut novo que ele fez, deveria colocar um string retainer...
Me cobrou pelo serviço, ficou mais de 1 mês com meu baixo e quando entregou o barulho tava ali... Paguei e nunca mais voltei.
Ainda tenho 2 desses estilo fender aqui em casa. Mas em toda minha experiência, apenas esse Peavey precisou claramente, Tanto que as últimas versões desse foundation tinha string retainer para as 3 primeiras cordas, foi claramente um erro de projeto.
vcrz- Membro
Ivanov_br escreveu:Em tempo, esses Dimension não foram muito populares por aqui não, ne?
Acho mundialmente foram muito bem nas primeiras gerações... Mas acho que perdeu força e apelo quando começaram a passar pra frente. O pessoal não quer Fender legal, quer os jazz e Precision da vida.
Esses dimension são uns baita baixo, os de 5 cordas na minha opinião, pelo pouco que tive contato, bate de frente com os MM e sobra (se for os MIA, mas o MX são bons tb).
Aquo no México é difícil encontrar na mercado de usado. Mas esse é um Fender que eu teria sem dúvida ainda mais se fosse da primeira geração.
Chuto até que no futuro vão valer um boa grana e acho que serão bastante procurados no futuro, visto que esse baixo, na minha opinião, foi um gol de placa apesar de provavelmente já estarem descontinuados (não tem um informação clara, os MX parecem estar na ativa).
vcrz- Membro
JAZZigo escreveu:(foto)
O G&L é melhorzinho, mas todos poderiam ser mais arredondados.
Sou meio noiado com tudo que encosta nas cordas. Qualquer rebarba eu já acho que vai quebrar a corda.
[2]allexcosta escreveu:Sou meio noiado com tudo que encosta nas cordas.
Também não gosto. Quando é possível evitar, prefiro sem.
JAZZigo- FCBR-CT
mete nesse buraco o pó da própria madeira lixada + cola... Depois lixa mais e ja foi
Juninho Sampaio- FCBR-CT
A idéia é essa mesmo. Mas acho que só lixo e dou um tapa inicio do mês que vem quero fazer relax e tô zoado essa semana.
A intenção é lixar, ai inclusive vou ter que retirar ele e tarraxas e etc e envernizar e depois já ver se coloco o decalque Fender.
Tô curtindo me arriscar nos paranauês.
A intenção é lixar, ai inclusive vou ter que retirar ele e tarraxas e etc e envernizar e depois já ver se coloco o decalque Fender.
Tô curtindo me arriscar nos paranauês.
Fernando Zadá- Moderador
POde também colocar cola nos buracos, "martelar" neles um pedaço de palito de dentes, depois lixar tudo...Juninho Sampaio escreveu:mete nesse buraco o pó da própria madeira lixada + cola... Depois lixa mais e ja foi
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Fernando Zadá e DieMarin gostam desta mensagem
Essa técnica eu já usei bastante em pino de correia! Rsss
Mas sem acabamento porque geralmente o próprio pino esconde a gambiarra.
Esse quero fazer bonitinho: desmontar, lixar envernizar e deixar aceitável o visual.
Esse quero fazer bonitinho: desmontar, lixar envernizar e deixar aceitável o visual.
Fernando Zadá- Moderador
DieMarin gosta desta mensagem
Sim... Para esse mister eu usa depois da lixagem a seladora em spray, e o verniz spray Colorgin 07502.Fernando Zadá escreveu:Essa técnica eu já usei bastante em pino de correia! Rsss
putz que maravilha Bertola próximo passo seria exatamente consulta-los sobre qual verniz usar até porque li que o ideal é colocar o waterslide sobre o verniz e depois dar mais uma demão. É isso mesmo?
Fernando Zadá- Moderador
Sim. Mas eu discordo (IMHO) em colocar tal decalque nele...Fernando Zadá escreveu:putz que maravilha Bertola próximo passo seria exatamente consulta-los sobre qual verniz usar até porque li que o ideal é colocar o waterslide sobre o verniz e depois dar mais uma demão. É isso mesmo?
O baixo é pra uso pessoal e mais pra tirar uma onda com gente mala que não entende que logotipo não faz o baixo....
Tipo levar peso morto só pro cara ficar feliz de ver a logo de um baixo que eu já mais compraria porque não acredito no custo beneficio dele
Apesar que vou te dizer o baixo superou expectativas com uma boa regulada e troca de cordas.
Tipo levar peso morto só pro cara ficar feliz de ver a logo de um baixo que eu já mais compraria porque não acredito no custo beneficio dele
Apesar que vou te dizer o baixo superou expectativas com uma boa regulada e troca de cordas.
Fernando Zadá- Moderador
Mais uma experiência social e sensorial/auditiva do que uma coisa pra levar a sério mesmo! Se não fosse caro e trabalhoso mandava fazer um adesivo Zada Bass mas .....
Fernando Zadá- Moderador
Tranquilo...Fernando Zadá escreveu:O baixo é pra uso pessoal e mais pra tirar uma onda com gente mala que não entende que logotipo não faz o baixo....