Experimentando o som do baixo elétrico desplugado.
+10
lucian.cupin
siodoni
AlbertoBass
Mauricio Luiz Bertola
Ivanov_br
tfk
vinibassplayer
bodhan
pedrohenrique.astronauta
Jãozeiro
14 participantes
Página 1 de 1
Experimentando o som do baixo elétrico desplugado.
Bom, meus senhores e senhoras, em meio a esses devaneios sobre timbre, madeira, verniz, pintura e etc., por curiosidade resolvi captar o som do meu baixo desplugado pra ver o que saía. E uma coisa talvez óbvia: uma formiga andando faz mais barulho do que nosso instrumento desplugado! Hehe.
Utilizei um Tascam DR-05, um gravador digital que utiliza dois mics condensadores, gerando um .wav em 24bits/48khz. Foi meio que um desafio. Tive que colocar o ganho no talo, e dá pra notar que qualquer mínimo barulho se iguala ao volume das notas limpas do instrumento: qualquer mexida na cadeira, roçada do instrumento na calça, ou mesmo eu respirando. Qualquer mexida no instrumento revelou ruídos estranhos.
E o inevitável: trastes. Trastes e mais trastes. A ação do meu baixo não tá baixinha e não ataquei as cordas com muita força, mas qualquer ínfimo trastejamento salta pra fora. Com o instrumento amplificado não tenho 99% desse "plec-plec" do vídeo.
A única coisa que usei na mix foi um compressor (nativo do Reaper). Utilizei treshhold e ratio um tanto agressivos, como dá pra perceber em alguns momentos. Foi a forma de diminuir a latitude dos altos e baixos de volume e deixar o som mais inteligível. E vejam que tão baixo é o som captado que, com isso, veio junto todo esse ar, um verdadeiro sopro de ambiência (gravei no banheiro do fundo de casa). Ainda assim o áudio do vídeo ficou um pouco baixo, tem que dar uma aumentada na hora do play.
Estou utilizando cordas flatwounds .050. Achei o som parecido com um double bass. Ficaria mais se eu tivesse tocado mais perto do braço, mas como ali a corda é mais maleável, iria dar mais trastejamento, eu teria que tocar mais leve e teria ainda mais problemas de volume.
Com outras madeiras, trastes, pontes, verniz, pintura e etc. acredito que haveria sensíveis mudanças no timbre, diferente de quando o instrumento é eletrificado, quando uns 90% disso caem por terra (minha opinião).
Com certeza num estúdio com acústica apropriada, com uma microfonação criteriosa e um preamp maravilhoso se consegue um resultado muito melhor. Mas seria a título de experimento também, haja vista haver outros instrumentos dedicados a isto (baixolão, double bass).
Mas, enfim, gostei da brincadeira, hehe.
Utilizei um Tascam DR-05, um gravador digital que utiliza dois mics condensadores, gerando um .wav em 24bits/48khz. Foi meio que um desafio. Tive que colocar o ganho no talo, e dá pra notar que qualquer mínimo barulho se iguala ao volume das notas limpas do instrumento: qualquer mexida na cadeira, roçada do instrumento na calça, ou mesmo eu respirando. Qualquer mexida no instrumento revelou ruídos estranhos.
E o inevitável: trastes. Trastes e mais trastes. A ação do meu baixo não tá baixinha e não ataquei as cordas com muita força, mas qualquer ínfimo trastejamento salta pra fora. Com o instrumento amplificado não tenho 99% desse "plec-plec" do vídeo.
A única coisa que usei na mix foi um compressor (nativo do Reaper). Utilizei treshhold e ratio um tanto agressivos, como dá pra perceber em alguns momentos. Foi a forma de diminuir a latitude dos altos e baixos de volume e deixar o som mais inteligível. E vejam que tão baixo é o som captado que, com isso, veio junto todo esse ar, um verdadeiro sopro de ambiência (gravei no banheiro do fundo de casa). Ainda assim o áudio do vídeo ficou um pouco baixo, tem que dar uma aumentada na hora do play.
Estou utilizando cordas flatwounds .050. Achei o som parecido com um double bass. Ficaria mais se eu tivesse tocado mais perto do braço, mas como ali a corda é mais maleável, iria dar mais trastejamento, eu teria que tocar mais leve e teria ainda mais problemas de volume.
Com outras madeiras, trastes, pontes, verniz, pintura e etc. acredito que haveria sensíveis mudanças no timbre, diferente de quando o instrumento é eletrificado, quando uns 90% disso caem por terra (minha opinião).
Com certeza num estúdio com acústica apropriada, com uma microfonação criteriosa e um preamp maravilhoso se consegue um resultado muito melhor. Mas seria a título de experimento também, haja vista haver outros instrumentos dedicados a isto (baixolão, double bass).
Mas, enfim, gostei da brincadeira, hehe.
Jãozeiro- Membro
mum, Fernando Zadá, Guga Ramone, Zubrycky, latajacydziobak, fernandorock13 e Bananoise gostam desta mensagem
Re: Experimentando o som do baixo elétrico desplugado.
Concordo no que diz sobre o som lembrar o de um contrabaixo acústico. Interessante a sua experiência.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Bacana! Que baixo você usou?
bodhan- Membro
bodhan escreveu:Bacana! Que baixo você usou?
acho q um tagima woodstock
vinibassplayer- Membro
Muito legal a gravação! Nunca tinha visto algo do tipo.
tfk- Membro
Interessante pra caramba!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
AlbertoBass- Membro
Valeu, rapazeada.
Jãozeiro- Membro
lucian.cupin- Membro
Bananoise- Membro
rodolphoal- Membro
... e as cordas flat? Quais são?
bodhan- Membro
aos 27 segundos ele coloca o modelo
Fernando Zadá- Moderador
Sim, tá lá no vídeo, bodhan, hehe. As cordas são Ernie Ball flatwound. Não as Cobalt, as normais mesmo.
Na embalagem vem escrito Group II (.050 - .070 - .085 - .105).
Na embalagem vem escrito Group II (.050 - .070 - .085 - .105).
Última edição por Jãozeiro em Sáb Jan 23, 2021 2:36 pm, editado 2 vez(es)
Jãozeiro- Membro
êita, senilidade minha!
Fiz 58 no último dia 19. Eu mudo minha data de nascimento no meu perfil para escapar dos parabéns!
Fiz 58 no último dia 19. Eu mudo minha data de nascimento no meu perfil para escapar dos parabéns!
bodhan- Membro
Fernando Zadá gosta desta mensagem
Prefiro plugado!
Essa lata aí, não gosto!
Essa lata aí, não gosto!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Nem é questão de gostar ou preferir...foi feito pra ser plugado mesmo, por isso que é um instrumento maciço elétrico...
Foi só um experimento pra ver o som que saía, o que era possível pegar na captação.
Foi só um experimento pra ver o som que saía, o que era possível pegar na captação.
Jãozeiro- Membro
Então ficou mais que provado que não tem som de nada! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio- FCBR-CT