Apostila para aperfeiçoamento de leitura
+4
Fernando Zadá
Nelson Bass
rafael.buzzi.andrade
felps
8 participantes
Página 1 de 1
Apostila para aperfeiçoamento de leitura
Olá colegas!
Estive procurando pela internet algum local que tenha apostilas sobre desenvolvimento de leitura de partitura, infelizmente falhei de forma drástica!
Por conta disso, venho aqui no fórum pedir a ajuda de vcs para me enviarem alguns métodos de leitura de partitura , tanto para rítmica quanto para desenvolvimento de leitura de notas.
desde já agradeço!!
Estive procurando pela internet algum local que tenha apostilas sobre desenvolvimento de leitura de partitura, infelizmente falhei de forma drástica!
Por conta disso, venho aqui no fórum pedir a ajuda de vcs para me enviarem alguns métodos de leitura de partitura , tanto para rítmica quanto para desenvolvimento de leitura de notas.
desde já agradeço!!
felps- Membro
felps gosta desta mensagem
Re: Apostila para aperfeiçoamento de leitura
Boa tarde e seja bem-vindo ao fórum.
Acho que um excelente começo para leitura ritmica é o Pozzoli.
Aqui tem um link para o primeior volume:
https://www.amazon.com.br/Te%C3%B3rico-Pr%C3%A1tico-Ensino-Ditado-Musical/dp/8599477218/ref=asc_df_8599477218/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379728741016&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4678533388362153128&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001710&hvtargid=pla-834066695194&psc=1
Acho que um excelente começo para leitura ritmica é o Pozzoli.
Aqui tem um link para o primeior volume:
https://www.amazon.com.br/Te%C3%B3rico-Pr%C3%A1tico-Ensino-Ditado-Musical/dp/8599477218/ref=asc_df_8599477218/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379728741016&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=4678533388362153128&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001710&hvtargid=pla-834066695194&psc=1
Tem o 30 estudos do Franz Simandl, acho que é domínio público, dá pra achar fácil pra baixar.
Nelson Bass- Membro
Eu começaria lendo só ritmo pelo pozzolli também mas se já quiser juntar ambos gosto muito da série Essential Elements da Hal leonard que foca bastante na leitura melódica e vai no passo a passo com áudios de todos os exemplos e adicionando notas aos poucos.
https://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38834165055OKMM1OH
https://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38834165055OKMM1OH
Fernando Zadá- Moderador
Pozzolli é sempre uma ótima pedida!
Tem também o Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee.
Tem também o Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee.
Bacana este tópico. Não se acanhem em dar mais sugestões de métodos para leitura.
Procurei os Essential Elements, da Hal leonard, e Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee, em uns lugares aí, mas não os encontrei... Achei, apenas, o Reading Contemporary Electric Bass RHYTHM.
Procurei os Essential Elements, da Hal leonard, e Reading Contemporary Electric Bass, da Berklee, em uns lugares aí, mas não os encontrei... Achei, apenas, o Reading Contemporary Electric Bass RHYTHM.
fheliojr- Membro
Na freenote tem sim e não são caros.
Fernando Zadá- Moderador
Meu primeiro livro de baixo e que me ajudou muito a estudar leitura, pois vai do "básico ao acabamento" é o livro do Dan Dean. Bom pra sair lendo tudo o que tem lá e ainda tocar com as backing tracks.
Fernando Zadá escreveu:Na freenote tem sim e não são caros.
É q foram nuns lugares aí...
Fá Mendonça escreveu:Meu primeiro livro de baixo e que me ajudou muito a estudar leitura, pois vai do "básico ao acabamento" é o livro do Dan Dean. Bom pra sair lendo tudo o que tem lá e ainda tocar com as backing tracks.
Aquele método em 3 volumes?
Valeu pela dica, Fá.
fheliojr- Membro
Fá Mendonça, Fernando Zadá, Tarcísio Caetano e CSergio gostam desta mensagem
Eu imaginei.
Eu gosto muito do livro do Ed Friedland que até deve ter nesses outros lugares.... rssss
Eu gosto muito do livro do Ed Friedland que até deve ter nesses outros lugares.... rssss
Fernando Zadá- Moderador
fheliojr gosta desta mensagem
Tudo depende do nível que você quer alcançar com sua leitura, como disse o grande Thiago E.S, tem que pagar o pedágio. Esse livro do Dan Dean é legal e também comecei por ele. São músicas (vinhetas) e tem tablatura. Uma vez que você decorou a música ou o som não estará mais lendo de fato. Eu gostava de estudar o que chamo de leitura pura. Não é música, não é musical nem nada. São notas aleatórias (quanto mais aleatória melhor) pois fica difícil de decorar. O objetivo é estudar leitura de verdade. Localização e duração das notas. Costumava ficar colocando notas sem sentido, totalmente aleatórias no encore e depois tentava tocar. Leitura rítmica também desenvolve muito a leitura. Dois métodos que quando eu zerei minha leitura melhorou drasticamente foram o Música Brasileira para Contrabaixo do Adriano Giffone e o do James Jamerson. Ambos não tem tablatura e desenvolvem bastante a questão rítmica na leitura. Mas tudo depende de onde você quer chegar e do pedágio que quer pagar.
AlbertoBass- Membro
Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem
Uma coisa que é bacana e eu tenho aqui em pdf é linhas de baixo pra big band que são basicamente semínimas quase todo o tempo mas só notas sem harmonia cifrada e que obrigam a ler mesmo.
Fernando Zadá- Moderador
fheliojr escreveu:Fernando Zadá escreveu:Na freenote tem sim e não são caros.
É q foram nuns lugares aí...
O cara quando aparece no fórum, vem com tudo (queria quotar a Perry, mas não vou ); mas postei também pra acompanhar o assunto.
CSergio- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
fheliojr- Membro
obrigado a todos pelas dicas .
22:25:17
22:25:17
felps- Membro