Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum!

+9
CSergio
allexcosta
Uchoa
Fernando Zadá
kattastroff
Ivanov_br
Davi Motta
Mauricio Luiz Bertola
Romano
13 participantes

Ir para baixo

Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum! Empty Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum!

Mensagem por Romano Dom Mar 28, 2021 12:36 pm

Salve,amigos!

Estou aqui pra pedir que conheçam meu canal ,recém criado, onde quero explorar ao máximo o baixo no rock.
A idéia é ter uma abordagem completa como história dos baixistas, instrumentos, timbres e aulas e dicas. E uma visão "mais musical " e "menos instrumentista"
Tenho muitas idéias e espero bota-las em pratica como falar de baixistas com Paulo César Barros, Liminha, Bi Ribeiro, Renato Rocha , Lee Marcucci  e etc...

E queria agradecer ,pois o fórum e todo o conhecimento adquirido aqui é muito importante na minha evolução como músico.
Instagram: @o_baixista_rock Perfil Instagram
Youtube:

Instagram: @o_baixista_rock
Valeu!!!
Romano
Romano
Membro

Fernando Zadá, Nelson Bass, Stormbringer, Marvis e kattastroff gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum! Empty Re: Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Mar 28, 2021 12:37 pm

claps
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Romano gosta desta mensagem

Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum! Empty Re: Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum!

Mensagem por Davi Motta Dom Mar 28, 2021 1:16 pm

claps claps
Davi Motta
Davi Motta
Membro

https://www.youtube.com/davimotta

Mensagem por Ivanov_br Dom Mar 28, 2021 1:45 pm

Legal!!! Sempre divida suas postagens aqui!!!! Foristas que produzem conteúdos de qualidade é tudo o que precisamos para tornar este fórum Único.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por kattastroff Dom Mar 28, 2021 1:47 pm

Gostei das escolhas, principalmente da música Amor, baita linha legal Smile
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 28, 2021 1:48 pm

Sonzão esse precision!!
Bacana!!

Tu é o Rafael Romano é?
Tava sumido hein!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Uchoa Dom Mar 28, 2021 2:01 pm

Show de bola !  Esportes 3
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por allexcosta Dom Mar 28, 2021 2:01 pm

Parabéns pelo canal!!
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Romano Dom Mar 28, 2021 2:03 pm

Fernando Zadá escreveu:Sonzão esse precision!!
Bacana!!

Tu é o Rafael Romano é?
Tava sumido hein!

Tava apanhando do programa de edição rs
Romano
Romano
Membro

Mensagem por Romano Dom Mar 28, 2021 2:04 pm

kattastroff escreveu:Gostei das escolhas, principalmente da música Amor, baita linha legal Smile

Sou apaixonado pelos anos 60 e 70... Vou gravar muita coisa dessa época!
Romano
Romano
Membro

kattastroff gosta desta mensagem

Mensagem por Romano Dom Mar 28, 2021 2:06 pm

Ivanov_br escreveu:Legal!!! Sempre divida suas postagens aqui!!!! Foristas que produzem conteúdos de qualidade é tudo o que precisamos para tornar este fórum Único.

Com certeza.. Deixa comigo!
Romano
Romano
Membro

Mensagem por kattastroff Dom Mar 28, 2021 2:21 pm

Romano escreveu:
kattastroff escreveu:Gostei das escolhas, principalmente da música Amor, baita linha legal Smile

Sou apaixonado pelos anos 60 e 70...  Vou gravar muita coisa dessa época!

Também é minha época favorita da música nacional e internacional. Se aceitar sugestões, poderia fazer alguma música do disco Tudo Foi Feito Pelo Sol do Mutantes. Adoro as linhas desse disco!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagem por CSergio Dom Mar 28, 2021 2:37 pm

Mais um inscrito, e um pedido: faz "Sanque Latino" dos Secos e Molhados Meu pedido à todos vocês e agradecimento ao fórum! 1f64f
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 28, 2021 2:43 pm

Romano escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Sonzão esse precision!!
Bacana!!

Tu é o Rafael Romano é?
Tava sumido hein!

Tava apanhando do programa de edição rs

Parabéns já me inscrevi lá!
Bom te ver por aqui!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por fheliojr Dom Mar 28, 2021 3:56 pm

Ótima iniciativa!!!!

claps claps
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Mar 28, 2021 5:21 pm

Se eu soubesse e entendesse de Partitura faria o mesmo, mas não sei nem pra que lado vai isso.

Acho bonitinho!
lol!

Parabéns pelo canal e por postar aqui!
claps
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 28, 2021 7:10 pm

cara ler música é muito simples
basta estar afim
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Mar 28, 2021 8:07 pm

Simples nada!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Romano Dom Mar 28, 2021 8:19 pm

Fernando Zadá escreveu:cara ler música é muito simples
basta estar afim

Exato! Muito mais simples do que parece..
Romano
Romano
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 28, 2021 8:27 pm

Pior que é Juninho.

Representação gráfica bem rudimentar.

Um elemento é altura que inclusive é bem lógica.
Quanto mais para baixo mais grave mais para cima mais agudo...

A outra variante são as figuras de ritmo que também tem uma lógica matemática simples tipo subdivisões e multiplicações básicas.
Se abordar uma por vez acaba vendo que é possível ler o básico de música facilmente. Uma leitura avançada obviamente vai exigir mais dedicação mas é possível.
O fator que no nosso caso, e dos guitarristas, que acaba adicionando uma dificuldade a mais mas também é facilmente resolvível se organizar direito é que algumas notas teremos em 3 ou as vezes até 4 locais possíveis.

Mas a escrita musical é basicamente uma anotação gráfica com duas variáveis básicas altura e duração.
Da para sofisticar mais e colocar sinais de interpretação mas o básico ajuda muito.

Por exemplo aquela live que gravei em trio algumas músicas eram inéditas ai melhor caminho para desenrolar a música é fazer uma escrita básica do tema e da cifra. Ai junto com a banda você desenrola o restante mas ler é bem libertador.

Você consegue se imaginar analfabeto hoje em dia? Seria bem frustrante né?
ler música para quem toca tem obviamente um peso menor mas eu diria que se eu não lesse nada me sentiria bem limitado apara algumas situações.

Vou levantar um material para postar aqui de introdução ao assunto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Dom Mar 28, 2021 8:32 pm

basta estar afim

De cada 10 pessoas que você conhece que sabem ler, quantas lêem de verdade à primeira vista?

Digo, quantas podem receber as parts de um show com intros, convenções, especiais antes de subir no palco e tocam normalmente?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 28, 2021 9:08 pm

Ler o básico como comentei e entender a lógica é sim simples mas ler com fluência e a primeira vista requer tempo e diria até necessidade.
Caso contrário o cara vai praticar isso pra que? Tem muito instrumentista de erudito principalmente piano e sopros que lê muito mas as vezes mal absorve ou entendo o que tocou só lê que nem uma máquina.....

Nem em orquestra se lê tudo na hora mas o básico não é esse monstro que pintam não.
Conseguir ler uma linha de baixo simples não é o fim do mundo não!

E meu caso não conta muitos músicos com quem toco conheci na faculdade, escola municipal de música ou trabalhos mais profissionais. E sim a maioria lê mas poucos leem com fluência a primeira vista com exceção dos instrumentistas de sopro e dos eruditos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 28, 2021 9:10 pm

Em música popular muito raro alguém começar a tocar lendo mas no meio erudito essa é quase a regra ai não tem jeito os caras leem muito e inversamente muito poucos deles desenvolvem uma percepção auditiva razoável ao contrário do que acontece na música popular.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 29, 2021 9:03 am

Se você conseguir o material basicao, cria um tópico lá. Eu vou ler.
Vamos ver
Very Happy
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Seg Mar 29, 2021 9:08 am

Fernando Zadá escreveu:Ler o básico como comentei e entender a lógica é sim simples mas ler com fluência e a primeira vista requer tempo e diria até necessidade.

Justamente.

Se fosse uma atividade tão fácil, muitas pessoas leriam com fluência. Sabemos que não é o caso.

E sim, entender o básico não é difícil. Mas isso não é ler.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 29, 2021 9:46 am

Mas pra ler tem que começar de alguma forma.
Eu mesmo já li melhor quando estudava violão erudito e lia diariamente alguma coisa.
Mas é o tipo de coisa que uma manutenção básica te deixa apto a se virar.
Ia fazer uma gig com uma Big band anos retrasado recebi o material sentei e li um pouco e na boa em duas semaninhas já rolava uma certa fluência.
Muita coisa é necessidade e utilidade.
Eu quando era moleque e tinha banda de rock tinha mais técnica e velocidade do que hoje em dia na guitarra... por falta de uso vai baixando o rendimento....
Normal.

Mas eu acho bem legal o músico ter uma noção mesmo que básica para poder pegar uma partitura e tocar mesmo que catando milho...

ler mesmo como se deve que é olhar a partitura e já saber o som de tudo antes mesmo de tocar já exige bem mais.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Seg Mar 29, 2021 9:58 am

Desculpa a insistência, mas o que estou debatendo aqui é sua frase "ler é muito simples".

"Rolar certa fluência em duas semaninhas" não é ler.

Já pensou a pró na segunda série falar "Joãozinho, venha aqui na frente e leia o texto da página 3" e ele dizer que vai precisar de duas semanas pra ter certa fluência?

E, é óbvio, tem que começar de algum lugar. O Joãozinho começou com o alfabeto, depois juntou duas letras, repetiu be-a-bá e ce-a-cá várias vezes, até conseguir ler.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 29, 2021 10:45 am

Depende do texto né Allex....

ler um texto simples de cartilha é uma coisa ler Saramago no pré primário sem pontuação é mais complexo. Assim como leitura mesmo se você passar o dia lendo pequenos trechos você pega alguma fluência.
Lembro quando comecei a ler que na rua era uma diversão ler tudo de outdoor a panfleto de rua.
Quem faz isso com música? Só se for filho de músicos eruditos e acho que nem assim...
ler uma linha básica de walking bass toda em semínima que é o que a gig exigia é bem simples de adquirir uma fluência básica para quem já tem uma leitura razoável.

É tudo uma questão de convivência e hábito.
Na minha modesta opinião o primeiro passo é tirar da frente justamente essa coisa de que é complexo ler...

Qualquer um que vivesse isolado do mundo e depois de anos analfabeto resolvesse se alfabetizar teria também N problema e obstáculos.
É a mesma coisa.

Eu inclusive nem acho pro músico popular, baixista ou guitarrista,  necessária essa leitura a primeira vista ninja... se ela acontecer pode apostar que ou é algo que o cara pirou em ter ou pura necessidade. pelas vias comuns não vai rolar mesmo.

Mas pega um baixista de orquestra... o dia-a-dia dele é ler.
Vai ler pacas.

Pra um instrumentista de sopro ou pianista mesmo do popular eu já acho que ela deve ser melhor estudada sim.

Mas eu acredito que todo instrumentista de popular deveria investir em ter pelo menos uma leitura de ritmo mais turbinada e apurada. Dá mais segurança e ajuda a entender forma e afins.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Davi Motta Seg Mar 29, 2021 11:29 am

basta estar afim
[2]

Basta criar o hábito do contato frequente com a partitura.
Comece entendo a parte rítmica, a duração de cada figura.
Avançando na leitura rítmica, a leitura das notas se tornar mais fácil.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

https://www.youtube.com/davimotta

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Mar 31, 2021 5:48 pm

Romano

Peguei bem pra caramba com seu trabalho!!!

Muito legal!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Cantão Sex maio 21, 2021 10:27 pm

Maurício_Expressão escreveu:Romano

Peguei bem pra caramba com seu trabalho!!!

Muito legal!
(2) Também curti muito , estou acompanhando lá no YT , parabéns pelo trabalho brother...👍

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo