Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo canalli

+8
Fernando Zadá
Tarcísio Caetano
Uchoa
Zubrycky
Paulo Penna
Marvis
allexcosta
Robertoalan18
12 participantes

Ir para baixo

Baixo canalli  Empty Baixo canalli

Mensagem por Robertoalan18 Qui Abr 01, 2021 10:55 pm

Pesquisando sobre baixos feitos por encomenda custom shop Descobri o luthier Mateus canalli e me identifiquei com a proposta da marca. Queria saber um pouco mais vcs conhecem a marca? Já tiveram alguma experiência com os baixos da marca ? pretendo no médio prazo adiquir um.

Robertoalan18
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo canalli  Empty Re: Baixo canalli

Mensagem por allexcosta Qui Abr 01, 2021 10:57 pm

Qual a proposta da marca?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Robertoalan18 Qui Abr 01, 2021 11:18 pm

No site tem essa descrição Sobre a Empresa
Somos uma oficina de luthieria localizada na cidade de Marau, norte do estado do Rio Grande do Sul. Trabalhamos com o sistema Custom Shop, onde o cliente participa de todos os processos da construção do instrumento informando sobre as suas necessidades e preferências.

O diferencial da Canalli Guitars está no modelo de sustentabilidade no uso das madeiras empregadas na construção do instrumento, que em quase sua totalidade são provenientes da demolição de casas e galpões antigos, visto que na região Sul é bastante comum a cultura deste tipo de construção. Além do mais estas madeiras oferecem a condição ideal de uso, pois já passaram por um processo natural de secagem à sombra durante mais de 60 anos na grande maioria dos casos, o que proporciona a estabilidade perfeita para a madeira.

Outro ponto interessante é a pesquisa constante de novas madeiras que até então não são comumente empregadas na fabricação de instrumentos musicais, e que tem surpreendido positivamente no que se refere a timbres, estabilidade e estética.

E tbm tem essas entrevistas com o próprio luthier canalli falando

No canal do YouTube " custom shop Brasil"
Nome do vídeo
CASAS DEMONIDAS, GUITARRAS CONTRUIDAS

UMA TARDE DE BLUES E MADEIRAS COM MATEUS CANALLI

Robertoalan18
Membro

Mensagem por Marvis Sex Abr 02, 2021 2:51 am

Robertoalan18 escreveu:No site tem essa descrição Sobre a Empresa
Somos uma oficina de luthieria localizada na cidade de Marau, norte do estado do Rio Grande do Sul. Trabalhamos com o sistema Custom Shop, onde o cliente participa de todos os processos da construção do instrumento informando sobre as suas necessidades e preferências.

O diferencial da Canalli Guitars está no modelo de sustentabilidade no uso das madeiras empregadas na construção do instrumento, que em quase sua totalidade são provenientes da demolição de casas e galpões antigos, visto que na região Sul é bastante comum a cultura deste tipo de construção. Além do mais estas madeiras oferecem a condição ideal de uso, pois já passaram por um processo natural de secagem à sombra durante mais de 60 anos na grande maioria dos casos, o que proporciona a estabilidade perfeita para a madeira.

Outro ponto interessante é a pesquisa constante de novas madeiras que até então não são comumente empregadas na fabricação de instrumentos musicais, e que tem surpreendido positivamente no que se refere a timbres, estabilidade e estética.

E tbm tem essas entrevistas com o próprio luthier canalli falando

No canal do YouTube " custom shop Brasil"
Nome do vídeo

UMA TARDE DE BLUES E MADEIRAS COM MATEUS CANALLI

Vou tentar dar um pouco de contribuição com minha pouca experiência:

1- Se você vai fazer um baixo (instrumento sólido), isso de que madeira influencia de forma decisiva em timbre é lenda, muito alimentada (convenientemente) por marcas como Fender. Até vídeo com físico desmentindo isso já tem no YouTube. O que mais influencia no som do instrumento sólido é captação/elétrica e a forma de construção/setup, principalmente do braço.

Pessoalmente, nesse tipo de projeto eu busco madeira que seja resistente, leve (pensando no conforto) e, principalmente no braço, que não trabalhe tanto com variações climáticas (manter regulagem por mais tempo).

Se for madeira aparente ou pintura translúcida, uma que seja bonita também, claro.

2- A princípio, não vejo problemas no uso de madeiras não convencionais, mas qualquer madeira deve ter cortes selecionados com critério por um bom luthier. A questão da umidade também não é simplesmente "quanto mais seca, melhor": tem uma medida ideal de umidade necessária.

3- Não aposte numa luthieria só por causa de texto bonito ou outras forma de marketing. Quebrei a cara recentemente com isso.

Tente tocar em instrumentos deles ou ouvir a opinião do máximo de clientes possível.

Dependendo do que você pretende gastar no projeto (+ de 5k, por exemplo), é mais seguro fazer com luthierias prestigiadas e que trabalham com reconhecido alto critério de qualidade, como M. Laghus e S.Martyn.

Espero ter ajudado.
Marvis
Marvis
Membro

Uchoa, kattastroff e Robertoalan18 gostam desta mensagem

Mensagem por allexcosta Sex Abr 02, 2021 8:23 am

Robertoalan18 escreveu:Nome do vídeo

Baixo canalli  1c8ffaf9-8e4e-4231-97ef-78abed413245
allexcosta
allexcosta
Administrador

Fernando Zadá, SilverKnob e Marvis gostam desta mensagem

Mensagem por allexcosta Sex Abr 02, 2021 8:30 am

Vi o vídeo. Achei legal...

Eles falam sim que sobre a importância da eletrônica e sobre a estabilidade de madeiras antigas, o que é algo óbvio.

Mas eles claramente são uma luteria de guitarras que também faz baixos. Nada errado com isso, mas boas luterias de baixo terão uma ou outra manha que uma de guitarra não terá ou não se incomodará em fazer.

Mas é só um vídeo, não dá pra dizer muita coisa sem ter um instrumento em mãos. Não me vejo fazendo um instrumento de luthier por um vídeo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Robertoalan18 gosta desta mensagem

Mensagem por Paulo Penna Sex Abr 02, 2021 9:01 am

A madeira influência muito o timbre do instrumento sim, principalmente os acústicos, numa escala intermediária as guitarras, num degrau a baixo o timbre do contrabaixo elétrico.

Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Abr 02, 2021 10:27 am

A pintura sparkle mata o som, independentemente da madeira utilizada.

:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Tarcísio Caetano e kattastroff gostam desta mensagem

Mensagem por Uchoa Sex Abr 02, 2021 10:40 am

Zubrycky escreveu:A pintura sparkle mata o som, independentemente da madeira utilizada.

lol!
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Abr 02, 2021 11:01 am

Marvis escreveu:Dependendo do que você pretende gastar no projeto (+ de 5k, por exemplo), é mais seguro fazer com luthierias prestigiadas e que trabalham com reconhecido alto critério de qualidade, como M. Laghus e S.Martyn.

ACS do Ademir Coelho de Souza, aqui em BH.
https://www.facebook.com/guitarpointbh2/?rf=252007265537867 - A loja dele de consertos, manutenção, etc.
https://www.instagram.com/ademirluthier/
https://musicaemercado.org/elegancia-nos-graves-luthier-ademir-coelho-souza-acs-custom-basses-e-seus-singulares-contrabaixos/
https://www.facebook.com/ademirluthier2/
https://twitter.com/ademirluthier (Foto de "capa" é o meu exPression Bass!!!!!!!!!!!!!!. Não sabia, vi agora. Não tenho twitter).
https://www.contrabaixobr.com/t22700-visita-a-lutheria-acs-ademir-luthier-em-belo-horizonte

Admito totalmente: Sou fã do cara!!!
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 02, 2021 11:04 am

A Eco guitarras aqui de Sp também tem proposta semelhante e realiza um bom trabalho pelo menos nas guitarras. Toquei em uma tele de um aluno e achei o trabalho muito bom.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Ivanov_br Sex Abr 02, 2021 11:37 am

Marau e umas 2h daqui de onde eu moro. Em tempos normais, eu iria lá para conhecer. MAs o contexto pandêmico é proibitivo.

Procure quem usa os instrumentos. Falar com pelos menos 3 consumidores da marca é essencial.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por Paulo Penna Sex Abr 02, 2021 11:38 am

Zubrycky escreveu:A pintura sparkle mata o som, independentemente da madeira utilizada.

Não sei se mata o som, mas desnuda o mal gosto do cabra..... Baitolisse....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Stormbringer Sex Abr 02, 2021 11:50 am

a preguiça me impediu de procurar o video sem o link... virei um millenial
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Abr 02, 2021 12:37 pm

Assim disse o maior luthier do Brasil... notme

Última edição por Zubrycky em Sex Abr 02, 2021 1:07 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagem por Robertoalan18 Sex Abr 02, 2021 12:50 pm

Ivanov_br escreveu:Marau e umas 2h daqui de onde eu moro. Em tempos normais, eu iria lá para conhecer. MAs o contexto pandêmico é proibitivo.

Procure quem usa os instrumentos. Falar com pelos menos 3 consumidores da marca é essencial.

Tá um pouco difícil um opinião de alguém que já pegou no instrumento, realmente nesse contexto de pandemia fica impossível mas derrepente quando isso passar e vai passar vc possa dar essa força para ter uma opinião, claro se vc puder, desde já agradeço !

Robertoalan18
Membro

Mensagem por Marvis Sex Abr 02, 2021 1:09 pm

Paulo Penna escreveu:A madeira influência muito o timbre do instrumento sim, principalmente os acústicos, numa escala intermediária as guitarras, num degrau a baixo o timbre do contrabaixo elétrico.

São muito relevantes para instrumentos acústicos (em especial no som acústico puro, sem pré). Para instrumentos sólidos (o que delimitei no comentário), mantenho o que disse (inclusive para guitarras) sobre não ter influência importante. A influência da madeira é tão irrelevante que, ainda que o sujeito percebesse algo humanamente audível (mais agudo, mais grave), um toque mínimo no tone iria acabar com a tal "influência da madeira" (se pensarmos em variação de timbre).

Mas é só minha opinião, respeito o entendimento contrário.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagem por Marvis Sex Abr 02, 2021 1:12 pm

Robertoalan18 escreveu:
Ivanov_br escreveu:Marau e umas 2h daqui de onde eu moro. Em tempos normais, eu iria lá para conhecer. MAs o contexto pandêmico é proibitivo.

Tá um pouco difícil um opinião de alguém que já pegou no instrumento, realmente nesse contexto de pandemia fica impossível mas derrepente quando isso passar e vai passar vc possa dar essa força para ter uma opinião, claro se vc puder, desde já agradeço !

Cara, se me permite perguntar, qual a faixa média de preço de um instrumento deles?
Marvis
Marvis
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Abr 02, 2021 1:31 pm

Marvis escreveu:
Paulo Penna escreveu:A madeira influência muito o timbre do instrumento sim, principalmente os acústicos, numa escala intermediária as guitarras, num degrau a baixo o timbre do contrabaixo elétrico.

São muito relevantes para instrumentos acústicos (em especial no som acústico puro, sem pré). Para instrumentos sólidos (o que delimitei no comentário), mantenho o que disse (inclusive para guitarras) sobre não ter influência importante. A influência da madeira é tão irrelevante que, ainda que o sujeito percebesse algo humanamente audível (mais agudo, mais grave), um toque mínimo no tone iria acabar com a tal "influência da madeira" (se pensarmos em variação de timbre).

Mas é só minha opinião, respeito o entendimento contrário.

Sobre a "influência" da madeira em instrumentos elétricos sólidos e a diferença entre instrumentos elétricos sólidos e acústicos.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagem por Robertoalan18 Sex Abr 02, 2021 2:04 pm

Marvis escreveu:
Robertoalan18 escreveu:

Cara, se me permite perguntar, qual a faixa média de preço de um instrumento deles?

Não especifiquei nenhum tipo de madeira foi mais para ter um ideia do valor
Eu pedi uma escala escura para favorece médios e graves
Captação/circuitos : seymour duncan/gotoh
Tarraxa e ponte gotoh vintage
Passivo
Isso que pedi foi só para ter um ideia de quanto sairia e ficou por 7800
Jazz Bass 5 cordas

Robertoalan18
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Abr 02, 2021 2:15 pm

Robertoalan18 escreveu:Eu pedi uma escala escura para favorece médios e graves

scratch

Robertoalan18 escreveu:Isso que pedi foi só para ter um ideia de quanto sairia e ficou por 7800

Não sei bem o quão conceituados eles são, mas há luterias consagradas cobrando isso por instrumento similar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Uchoa Sex Abr 02, 2021 2:19 pm

Shocked
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex Abr 02, 2021 2:32 pm

Investir quase 8k do meu suado dinheiro para encomendar o Zubrycky Signature com uma luthieria que não conheço e cujos instrumentos nunca espanquei testei?

Sem a menor chance.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 02, 2021 2:37 pm

Robertoalan18 escreveu:
Passivo
Jazz Bass 5 cordas

Cara nesse valor você pega um baixo de luthier beeeem legal.
Tipo Zaganin, S martyn, Mlaghus

Que depois não vira casamento se um dia resolve vender.
Pagar isso num baixo de um luthier desconhecido é muito risco.
Depois se precisar vender com muita mas muita sorte pega 3k nele, diria que 2.5 já seria uma boa revenda.....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Ivanov_br Sex Abr 02, 2021 2:57 pm

7800 vc acha uns ótimos Fender e Lakland por ai...

Luthier tem que ser geograficamente acessível, na minha opinião. Além de ser um casamento para toda a vida.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por Marvis Sex Abr 02, 2021 3:01 pm

Robertoalan18 escreveu:
Marvis escreveu:
Robertoalan18 escreveu:

Passivo
Jazz Bass 5 cordas

Cara, acho totalmente desnecessário/arriscado você investir essa grana em uma luthieria que é um tiro no escuro (por experiência própria e recente). Vai nas conceituadas (em especial, agora, agora...mesmo com fila grande, eu iria de S. Martyn - que, aliás, estou na fila).

Se fosse um valor menor e você fosse sem esperar o seu "instrumento dos sonhos", até poderia pensar...mas isso é preço pra instrumento excelente e sem falhas com quem já tem nome consagrado por ter alto padrão de qualidade.

Sobre escala escura que favorece médios e graves, respeito sua opinião mas, se puder, dá uma olhada aqui no fórum e mesmo internet à fora sobre influência de madeira em timbre. Busca por fontes confiáveis - e não, marcas como a fender não são confiáveis nesse ponto por questões de interesse - consumidores "someliers" de madeira que consomem séries caríssimas custom shop acreditando em madeiras (e, supostamente, som) exclusivos da marca, etc. Talvez você saia convencido que a diferença da escala escura pra clara é só a cor e foque mais na captação que vai escolher (essa sim decisiva para o som que você quer).

Ah, e sobre as especificações, a gotoh faz circuito? Não sabia (não sei se foi engano e era pra ser só a ferragem). Você também pode ver soluções para o baixo funcionar tanto ativo como passivo (hoje é comum luthiers fazerem isso).
Marvis
Marvis
Membro

fheliojr e Robertoalan18 gostam desta mensagem

Mensagem por Marvis Sex Abr 02, 2021 3:04 pm

Em tempo, esse preço se torna ainda mais injustificável quando você pensa que as madeiras usadas são de demolição (não estamos aqui falando de um quilted maple da vida), o que, junto com o nome ainda não tão consagrado da casa, sugere um preço um pouco mais acessível.
Marvis
Marvis
Membro

Fernando Zadá, fheliojr e Robertoalan18 gostam desta mensagem

Mensagem por Robertoalan18 Sex Abr 02, 2021 3:25 pm

Marvis escreveu:
Robertoalan18 escreveu:
Marvis escreveu:
Robertoalan18 escreveu:

Passivo
Jazz Bass 5 cordas

Cara, acho totalmente desnecessário/arriscado você investir essa grana em uma luthieria que é um tiro no escuro (por experiência própria e recente). Vai nas conceituadas (em especial, agora, agora...mesmo com fila grande, eu iria de S. Martyn - que, aliás, estou na fila).

Se fosse um valor menor e você fosse sem esperar o seu "instrumento dos sonhos", até poderia pensar...mas isso é preço pra instrumento excelente e sem falhas com quem já tem nome consagrado por ter alto padrão de qualidade.

Sobre escala escura que favorece médios e graves, respeito sua opinião mas, se puder, dá uma olhada aqui no fórum e mesmo internet à fora sobre influência de madeira em timbre. Busca por fontes confiáveis - e não, marcas como a fender não são confiáveis nesse ponto por questões de interesse - consumidores "someliers" de madeira que consomem séries caríssimas custom shop acreditando em madeiras (e, supostamente, som) exclusivos da marca, etc. Talvez você saia convencido que a diferença da escala escura pra clara é só a cor e foque mais na captação que vai escolher (essa sim decisiva para o som que você quer).

Ah, e sobre as especificações, a gotoh faz circuito? Não sabia (não sei se foi engano e era pra ser só a ferragem). Você também pode ver soluções para o baixo funcionar tanto ativo como passivo (hoje é comum luthiers fazerem isso).

Decidi fazer essa pesquisa aqui no fórum para conseguir mais informações mais por enquanto ninguém com experiência consideráveis com a marca. Vou seguir a ideias de vocês e acabar entrando nessa fila S.Martyn a outra opção seria um N.Zaganin.

Robertoalan18
Membro

Mensagem por Uchoa Sex Abr 02, 2021 4:09 pm

^Corretíssimo , essa de testar é furada ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por bodhan Sex Abr 02, 2021 6:13 pm

Assisti os dois vídeos do canal Custom Shop Brasil. Muito bons por sinal, muito bem produzido.
Já tinha antes acompanhado no mesmo canal o documentário do luthier João Cassias.
Pelo vídeo achei o Canalli um cara interessado, estudioso e dedicado. Gostei da aparência da guitarra apresentada.
Como foi comentado aqui pelo Allex, parece ser uma luthieria de guitarra que eventualmente faz baixos.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagem por fheliojr Dom Abr 04, 2021 2:18 pm

allexcosta escreveu:

Robertoalan18 escreveu:Isso que pedi foi só para ter um ideia de quanto sairia e ficou por 7800

Não sei bem o quão conceituados eles são, mas há luterias consagradas cobrando isso por instrumento similar.

[2]

Entendo que preço implica em percepção de qualidade de uma marca, mas luthierias menos conhecidas -  e, algumas delas, como a Garcia's, muito ruins - cobrarem este valor por seus instrumentos acho impraticável.

Pessoal, por quanto está saindo, aproximadamente, um JB de 5 cordas com o Samuel? Os Blaze estavam sendo vendidos por um valor a partir de 6.500 reais.

OFF: Até hoje, tenho aversão àquele esquema de "preço por inbox", o que viola o direito de acesso a informações sobre um produto, com base no CDC. Já pensaram se, a cada vez que fossemos ao supermercado, tivéssemos que consultar um vendedor ou um gerente para saber o valor do que pretendemos comprar?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Marvis Seg Abr 05, 2021 8:04 pm

fheliojr escreveu:
allexcosta escreveu:

[2]

Entendo que preço implica em percepção de qualidade de uma marca, mas luthierias menos conhecidas -  e, algumas delas, como a Garcia's, muito ruins - cobrarem este valor por seus instrumentos acho impraticável.

Pessoal, por quanto está saindo, aproximadamente, um JB de 5 cordas com o Samuel? Os Blaze estavam sendo vendidos por um valor a partir de 6.500 reais.

OFF: Até hoje, tenho aversão àquele esquema de "preço por inbox", o que viola o direito de acesso a informações sobre um produto, com base no CDC. Já pensaram se, a cada vez que fossemos ao supermercado, tivéssemos que consultar um vendedor ou um gerente para saber o valor do que pretendemos comprar?

Isso de preço inbox eu entendo em parte, cara. Acredito que seja para evitar aquelas "negociações" no campo comentários numa página de divulgação da marca do tipo "se fizer sem tal coisa dá pra fazer por tanto?". Acho pouco profissional e talvez o intuito seja mais evitar essa confusão/poluição de negociações nos comentários do que "esconder" valores, até porque, ao fim e ao cabo, no inbox ele vai ter que soltar o preço médio e é relativamente fácil eu um amigo perguntarmos e cruzarmos os dados para ver se os preços batem.

Também acho um pouco diferente o sistema de compra e venda de verduras, frutas, etc (num supermercado) e um baixo custom que o "fabricante" vai entrar em contato pessoalmente para saber exatamente como você vai querer que o produto seja feito (o que vai impactar diretamente no custo).

Passando o meu conhecimento pessoal: o Modern Ray está a partir de 7.500. Inicialmente, eu iria fazer com quilted maple e pintura translúcida, o que já iria aumentar razoavelmente esse valor por conta do custo dessa madeira. Também pedi para ser escala normal e não fanned (o que foge da matriz que ele tem pronta pra CNC e vai demandar um tempo extra pra ele desenhar), isso já mudou o preço...e assim vai.

Acredito que o jazz deve ser da mesma forma.

Marvis
Marvis
Membro

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo