Reforma de Precision Bass feita pela IS Luteria de Curitiba
+11
JAZZigo
gregorybarbosa
CSergio
Gabriel_cwb
Breno_Barnabe
Cantão
Uchoa
Zubrycky
BigBoy
Ivanov_br
Stefano T.
15 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Reforma de Precision Bass feita pela IS Luteria de Curitiba
Fala pessoa, tudo tranquilo?
Vou utilizar o espaço aqui pra divulgar um trabalho maravilhoso com o qual tive o prazer de ter contato.
Quando eu comecei a tocar, lá pelo ano de 2007, após vender um velho Squier Jazz Bass, que foi meu primeiro baixo, acabei ganhando um Precision Bass branco da WG Custom Guitars. Foi um presente de aniversário, o qual foi me dado pela minha falecida mãe, e por anos foi meu único instrumento, me acompanhando em inúmeros shows e ensaios. Diante disso, além de desenvolver um apego emocional pelo bichinho, ele foi acumulando batidas e apresentando desgaste em sua pintura, elétrica, e no verniz do braço, o qual acabou ficando alaranjado.
No começo do ano resolvi que aquele instrumento não merecia ficar guardado dentro de um armário por anos, e comecei a contatar diversos luthiers locais para fazer orçamentos e ver o que podia ser feito e recuperado.
Algumas pessoas de confiança recomendaram muito o trabalho do João Tiago Istschuck, jovem luthier, com formação superior em luteria pela Universidade Federal do Paraná, o qual recentemente abriu o seu atelier pessoal, chamado de IS Luteria. O atendimento e técnica que ele apresentou foram simplesmente espetaculares. Ele se prontificou a vir até minha casa analisar o instrumento e trouxe um catálogo com mais de 200 acabamentos e tintas. O baixo ficou pronto em menos de um mês, e o preço cobrado foi justíssimo. Não hesitarei em construir um instrumento com ele ao ter a possibilidade.
Algumas pessoas estavam discutindo no tópico da Zaganin o que seria uma verdadeira custom shop, e posso dizer que o trabalho do João Tiago é o que mais se aproxima à definição aqui em Curitiba.
Durante a reforma foram repintados o corpo e o headstock, realizada a retifica dos trastes, polidas as ferragens, reinstalado o captador (cuja mola estava meio solta) e regulada a elétrica e lixada a parte de trás do braço para que ficasse mais acetinada.
Deixo aqui as redes sociais dele, e as fotos do projeto.
https://www.instagram.com/isluteria
https://www.facebook.com/joaotiago.istschuk
ANTES
DURANTE
DEPOIS
SPECS
Modelo: WG Custom Precision Bass 4 Cordas- Reforma por IS Luteria;
Pintura: Sólida em Atlantic Blue com matching headstock;
Corpo: modelo Precision Fender em Cedro Rosa;
Braço: Pau-marfim com escala clara em pau-marfim;
Formato do Braço: C-Shape;
Largura da Escala: 38mm. no nut (tipo Jazz Bass);
Raio da Escala: 11";
Comprimento da Escala: Long Scale, 34";
Acabamento do braço: Acetinado na parte de trás e gloss brilhante na parte da escala;
Captador do Braço: Bartolini Classic P - 8CBP;
Ponte: Leo Quan Badass Bass II;
Tarraxas: Gotoh Vintage
Em breve postarei um vídeo na parte de Reviews.
Grande abraço a todos!
Vou utilizar o espaço aqui pra divulgar um trabalho maravilhoso com o qual tive o prazer de ter contato.
Quando eu comecei a tocar, lá pelo ano de 2007, após vender um velho Squier Jazz Bass, que foi meu primeiro baixo, acabei ganhando um Precision Bass branco da WG Custom Guitars. Foi um presente de aniversário, o qual foi me dado pela minha falecida mãe, e por anos foi meu único instrumento, me acompanhando em inúmeros shows e ensaios. Diante disso, além de desenvolver um apego emocional pelo bichinho, ele foi acumulando batidas e apresentando desgaste em sua pintura, elétrica, e no verniz do braço, o qual acabou ficando alaranjado.
No começo do ano resolvi que aquele instrumento não merecia ficar guardado dentro de um armário por anos, e comecei a contatar diversos luthiers locais para fazer orçamentos e ver o que podia ser feito e recuperado.
Algumas pessoas de confiança recomendaram muito o trabalho do João Tiago Istschuck, jovem luthier, com formação superior em luteria pela Universidade Federal do Paraná, o qual recentemente abriu o seu atelier pessoal, chamado de IS Luteria. O atendimento e técnica que ele apresentou foram simplesmente espetaculares. Ele se prontificou a vir até minha casa analisar o instrumento e trouxe um catálogo com mais de 200 acabamentos e tintas. O baixo ficou pronto em menos de um mês, e o preço cobrado foi justíssimo. Não hesitarei em construir um instrumento com ele ao ter a possibilidade.
Algumas pessoas estavam discutindo no tópico da Zaganin o que seria uma verdadeira custom shop, e posso dizer que o trabalho do João Tiago é o que mais se aproxima à definição aqui em Curitiba.
Durante a reforma foram repintados o corpo e o headstock, realizada a retifica dos trastes, polidas as ferragens, reinstalado o captador (cuja mola estava meio solta) e regulada a elétrica e lixada a parte de trás do braço para que ficasse mais acetinada.
Deixo aqui as redes sociais dele, e as fotos do projeto.
https://www.instagram.com/isluteria
https://www.facebook.com/joaotiago.istschuk
ANTES
DURANTE
DEPOIS
SPECS
Modelo: WG Custom Precision Bass 4 Cordas- Reforma por IS Luteria;
Pintura: Sólida em Atlantic Blue com matching headstock;
Corpo: modelo Precision Fender em Cedro Rosa;
Braço: Pau-marfim com escala clara em pau-marfim;
Formato do Braço: C-Shape;
Largura da Escala: 38mm. no nut (tipo Jazz Bass);
Raio da Escala: 11";
Comprimento da Escala: Long Scale, 34";
Acabamento do braço: Acetinado na parte de trás e gloss brilhante na parte da escala;
Captador do Braço: Bartolini Classic P - 8CBP;
Ponte: Leo Quan Badass Bass II;
Tarraxas: Gotoh Vintage
Em breve postarei um vídeo na parte de Reviews.
Grande abraço a todos!
vcrz, Zubrycky, deathenrique, CSergio e Marvis gostam desta mensagem
Re: Reforma de Precision Bass feita pela IS Luteria de Curitiba
ficou bonito
BigBoy- Membro
Cantão- Moderador
Espetacular!!!
Parabéns por manter a história do baixo viva!! Espero que ele te traga ainda mais alegrias e seja (mais) um ponto de conexão com sua mãe!
Parabéns por manter a história do baixo viva!! Espero que ele te traga ainda mais alegrias e seja (mais) um ponto de conexão com sua mãe!
Breno_Barnabe- Membro
Parabéns pelo instrumento!! Lindão!
Só uma dúvida, tentou falar com o próprio Wagner?
De qualquer forma impecável o trabalho do Istschuck.
Só uma dúvida, tentou falar com o próprio Wagner?
De qualquer forma impecável o trabalho do Istschuck.
Gabriel_cwb- Membro
Ficou bonitão!
Até do jeito que estava, relicado, ficaria bacana.
Até do jeito que estava, relicado, ficaria bacana.
CSergio- Membro
Ficou incrível!
gregorybarbosa- Membro
JAZZigo- FCBR-CT
Belo trabalho!
sou de Curitiba e não conhecia este luthier. ja estou seguindo.
gostei muito da cor escolhida!
sou de Curitiba e não conhecia este luthier. ja estou seguindo.
gostei muito da cor escolhida!
BLZENI- Membro
1º - Ficou belíssimo demais!!!;
2º - O trabalho parece que ficou muito bem feito!!!;
3º - Ainda bem, que há diversidade de pensamentos e gostos, pois eu jamais faria isso com o corpo do instrumento estando como estava.
2º - O trabalho parece que ficou muito bem feito!!!;
3º - Ainda bem, que há diversidade de pensamentos e gostos, pois eu jamais faria isso com o corpo do instrumento estando como estava.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
cara, muito bacana, senti a mesma vontade com uma guitarrinha de um primo, irei colocar a historinha no spoiler abaixo
eu apenas tiraria a ferrugem dos parafusos, tentaria deixar o relevo do logo escuro, achei que a corda ficou um tico curta, mas o nut por ser maior não vai incomodar, e a mizinha eu passaria por baixo, mas também não é problema devido ao baixador
eu apenas tiraria a ferrugem dos parafusos, tentaria deixar o relevo do logo escuro, achei que a corda ficou um tico curta, mas o nut por ser maior não vai incomodar, e a mizinha eu passaria por baixo, mas também não é problema devido ao baixador
- Spoiler:
- a uns dias dei uma renovada numa guitarra que era de um primo que se suicidou a uns 7 anos, a mae dele deu pra outro primo, que desmontou tudo e assim ficou, passou para outro primo
como estava reparar uns violões, assim que soube da existência da guitarra me propus faze-la falar, foi mais limpeza geral, pintura do corpo, potenciômetros novos e regulagem geral. Alguns trastes estavam gastos e outros tortos, não tenho ferramentas próprias, mas os tortos eu resolvi
um pintor automotivo tratou o corpo por r$100,00, tinha um branco perolizado sobrando, ele deu uma demão, ficou legal, mas nao escolhi essa cor
de resto melhorei o aterramento com fita de cobre, potenciômetro e chave alpha, e uns fios vintage que tinha aqui
Última edição por fBraga em Sex Jun 25, 2021 11:24 pm, editado 1 vez(es)
fBraga- Membro
Parabéns, jovem, ficou um belo baixo, com ótimas peças!
Jãozeiro- Membro