Corda no limite da area do polo .
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Corda no limite da area do polo .
Pessoal, substitui os HH do meu contrabaixo e as cordas (principamente a G e a B) ficaram bem no limite de seus respectivos polos.
O som não ficou ruim, apesar desses novos captadores terem menos ganho que os anteriores.
A duvida é; apesar do som ter ficado bom, uma melhor centralização das cordas em relação a seus polos deixaria o som muito melhor? oque eu ganharia com isso?
O som não ficou ruim, apesar desses novos captadores terem menos ganho que os anteriores.
A duvida é; apesar do som ter ficado bom, uma melhor centralização das cordas em relação a seus polos deixaria o som muito melhor? oque eu ganharia com isso?
manorawe- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
Se não notou diferença significativa entre os volumes das cordas, então desencana. O "problema" ficará restrito ao aspecto visual e aí é só controlar o T.O.C.!
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Re: Corda no limite da area do polo .
Fotos requested de como ficou
CSergio- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
Esse TW66 ficou de muito bom gosto nessa cor surf green.
gloliveira- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
Quem usa captadores Bill Lawrence, por exemplo, costuma não dar a mínima para o lance de alinhamento entre polos e cordas.
Wilde/Bill Lawrence P-46 Precision Bass Style Pickup (para baixos de 4, 5 ou 6 cordas)
https://www.wildepickups.com/products/p-46
Wilde/Bill Lawrence J-45 Jazz Bass Style Pickup (para baixos de 4 ou 5 cordas)
https://www.wildepickups.com/products/j-45l
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Re: Corda no limite da area do polo .
Só muda o som se o polo do captador for de AlNiCo
patriciofernandes- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
^Isso procede, Jazz?
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fheliojr- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
Posso estar errado... mas o que eu lembro é que só não pode ficar fora do "espaçamento" (distância entre o limite superior e inferior do imã(s), não sei se expliquei certo)... se não tem diferença no volume das cordas tá tudo OK, de resto só o TOC do povo, como o JAZZigo mencionou.
Talvez isso tenha mais influência em captadores de guitarra do que de baixo...
Talvez isso tenha mais influência em captadores de guitarra do que de baixo...
Re: Corda no limite da area do polo .
patriciofernandes escreveu:Só muda o som se o polo do captador for de AlNiCo
Bem entendido que não sou físico, técnico ou especialista em captadores, apenas um usuário com alguma experiência. Dito isto, minha resposta é: não que eu saiba, nem nunca ouvi falar. Pelo que já notei, se a corda passar um pouco distante da superfície do polo, pode ocorrer apenas perda de volume (sem mudança de timbre), independentemente do material dos polos - AlNiCo, ferrite, aço etc..fheliojr escreveu:^Isso procede, Jazz?
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Re: Corda no limite da area do polo .
Desculpa, não me fiz entender corretamente. Quando digo muda o som não é em relação a mudar o timbre do instrumento. Mas muda a amplitude (volume). É nisso que afeta o som
patriciofernandes- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
O que importa é o campo. Ímã mais forte terá campo mais forte e a possibilidade de diferenças de volume será menor.
Na prática, tem que escutar o volume da corda que tá meio pra fora pra uma que tá bem em cima (assumindo que uma delas está) e tentar perceber alguma diferença. Normalmente não tem.
Na prática, tem que escutar o volume da corda que tá meio pra fora pra uma que tá bem em cima (assumindo que uma delas está) e tentar perceber alguma diferença. Normalmente não tem.
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allexcosta- Administrador
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fheliojr gosta desta mensagem
Re: Corda no limite da area do polo .
O que realmente pode alterar o timbre é cobrir os polos com uma capinha metálica, por exemplo, como muitos modelos de captadores o são. Neste caso, sobretudo a perda de agudos é significativa.patriciofernandes escreveu:Desculpa, não me fiz entender corretamente. Quando digo muda o som não é em relação a mudar o timbre do instrumento. Mas muda a amplitude (volume). É nisso que afeta o som
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Re: Corda no limite da area do polo .
É galera.
Para atualizar aqui. Apesar do som ter ficado bem legal no fone, no ensaio ficou horrível. Cordas G e B totalmente mortas. Mas não sei se é o captador pois agora vi que os originais dele tem as mesmas medidas de distância.
Outra coisa, o captador Cabrera MMpro ficou com muuuito agudo na posição do braco. E com minha pouca experiência não consegui timbrar, foi frustrante.
Vou mudar a posição dos captadores a princípio. E me atentar com a altura dos captadores, acho que deixei com uns 3~5mm de distância entre corda e captador.
Para atualizar aqui. Apesar do som ter ficado bem legal no fone, no ensaio ficou horrível. Cordas G e B totalmente mortas. Mas não sei se é o captador pois agora vi que os originais dele tem as mesmas medidas de distância.
Outra coisa, o captador Cabrera MMpro ficou com muuuito agudo na posição do braco. E com minha pouca experiência não consegui timbrar, foi frustrante.
Vou mudar a posição dos captadores a princípio. E me atentar com a altura dos captadores, acho que deixei com uns 3~5mm de distância entre corda e captador.
manorawe- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
Obrigado pelas respostas, Jazz e Alex!
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fheliojr- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
manorawe escreveu:Para atualizar aqui. Apesar do som ter ficado bem legal no fone, no ensaio ficou horrível. Cordas G e B totalmente mortas. Mas não sei se é o captador pois agora vi que os originais dele tem as mesmas medidas de distância.
Pelas fotos não acho que o desalinhamento seja suficiente pra deixas as cordas das extremidades mortas.
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allexcosta- Administrador
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Re: Corda no limite da area do polo .
[2]allexcosta escreveu:manorawe escreveu:Para atualizar aqui. Apesar do som ter ficado bem legal no fone, no ensaio ficou horrível. Cordas G e B totalmente mortas. Mas não sei se é o captador pois agora vi que os originais dele tem as mesmas medidas de distância.
Pelas fotos não acho que o desalinhamento seja suficiente pra deixas as cordas das extremidades mortas.
Sobretudo porque as cordas G e B se posicionam mais para o centro do captador e não, para fora.
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Re: Corda no limite da area do polo .
Experimente conectar as bobinas desse captador em série e veja se melhora.manorawe escreveu:Outra coisa, o captador Cabrera MMpro ficou com muuuito agudo na posição do braco. E com minha pouca experiência não consegui timbrar, foi frustrante.
Vou mudar a posição dos captadores a princípio. E me atentar com a altura dos captadores, acho que deixei com uns 3~5mm de distância entre corda e captador.
P.S.: Verifique primeiro se não está ocorrendo alguma inversão de fase.
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Re: Corda no limite da area do polo .
JAZZigo escreveu:Experimente conectar as bobinas desse captador em série e veja se melhora.manorawe escreveu:Outra coisa, o captador Cabrera MMpro ficou com muuuito agudo na posição do braco. E com minha pouca experiência não consegui timbrar, foi frustrante.
Vou mudar a posição dos captadores a princípio. E me atentar com a altura dos captadores, acho que deixei com uns 3~5mm de distância entre corda e captador.
P.S.: Verifique primeiro se não está ocorrendo alguma inversão de fase.
Originalmente os captadores vem em série e paralelo (alterando nas chavinhas de 2 posições). Eu utilizei todo meu conhecimento em elétrica e substitui os captadores ( trocando vermelho por vermelho, verde por verde etc) então não sei dizer oque fiz, então a chance de ter feito m$%& é grande.as chaves que alteram entre paralelo/ série aparentemente funcionaram..
Provavelmente terei que levar a um luthier para verificar se as fases não estão invertidas.
Vlw por enquanto pessoal.
JAZZigo Se as fases estiverem invertidas, o som vira mais baixo que em paralelo e/ou serie? pois deu pena do meu som
Como eu posso descobrir se as fases estão invertidas?
Última edição por manorawe em Seg Out 04, 2021 10:23 am, editado 2 vez(es)
manorawe- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
A inversão da polaridade dos fios costuma deixar o timbre super magro e anasalado, que é o que parece acontecer no seu caso. Na verdade, o assunto extrapola meu conhecimento. Acho que o ideal seria um luthier avaliar o problema.manorawe escreveu:JAZZigo Se as fases estiverem invertidas, o som vira mais baixo que em paralelo e/ou serie? pois deu pena do meu som
Como eu posso descobrir se as fases estão invertidas?
Por oportuno, sobre inversões de fase em captadores, vide: https://www.fralinpickups.com/2020/04/10/how-to-reverse-pickup-phase/
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manorawe gosta desta mensagem
Re: Corda no limite da area do polo .
Neuroses a parte, se houver diferença, deve serbem menor que a diferença entre os ataques sequencias as cordas, por pizzicato ou palheta. Improvavel que boa parte dos baixitas tenha uma técnica tão precisa que o ataque as cordas seja sempre o mesmo (em termos de força, pressão).
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manorawe gosta desta mensagem
Re: Corda no limite da area do polo .
Fala ae pessoal.
Agradesço a todos pela ajuda.
Levei no luthier e os fios estavam errados, não especificou mas disse isso:
"Faltava referência de ground e tinha outras coisas invertidas."
Sendo assim o baixo volto a vida e realmente os polos em si não interferiam no som. Agora é testar no ensaio de sexta.
Agradesço a todos pela ajuda.
Agradesço a todos pela ajuda.
Levei no luthier e os fios estavam errados, não especificou mas disse isso:
"Faltava referência de ground e tinha outras coisas invertidas."
Sendo assim o baixo volto a vida e realmente os polos em si não interferiam no som. Agora é testar no ensaio de sexta.
Agradesço a todos pela ajuda.
manorawe- Membro
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Re: Corda no limite da area do polo .
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