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Mensagem por Antenor Filho Qui Nov 25, 2021 9:36 pm

Alguém poderia opinar em relação aos Contrabaixos com escalas em maple e Rosewood?
Tô querendo comprar um Sterling Rey (by Music Man), só que gostei mais do verde claro, que tem a escala em maple (clara), porém ouço muito a respeito que as escalas em Rosewood tem o som mais pro grave. Gostaria da opinião de vocês se seria pouco relevante essa questão?

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Mensagem por allexcosta Qui Nov 25, 2021 9:59 pm

Algumas pessoas ouvem diferença, outras não...

Eu ouço mas não considero gritante. Rosewood apresenta um pouco mais de médio graves, na região de 400hz, o que é agradável para meus ouvidos.

Maple é um pouco mais EQ sorriso e tem um leve bump na região de 3-4khz, o que pode aumentar um a definição de agudos e artefatos como ruído de traste, que algumas pessoas gostam, outras não.

Se tem como testar, melhor. Se não, ouça gravações com os dois e veja se percebe algo.

Essa comparação é boa, apesar de não serem Stingrays (favor usar fone):


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Mensagem por Zubrycky Qui Nov 25, 2021 10:08 pm

Pessoalmente, deixando de lado técnicas de construção do braço e questões relativas à durabilidade da escala, sempre achei a ideia da influência tonal da madeira da escala no som de um instrumento elétrico sólido como sendo algo realmente relevante por si mesma - ou mesmo o grande fator determinante - para que o instrumento tenha este ou aquele som (leia-se, por exemplo, "o baixo A soa assim porque a escala é feita com maple e o baixo B soa assado porque a escala é feita de rosewood") uma tremenda idiotice crendice lorota de marketing que não sobrevive à um teste cego.

Mas sou uma minoria e, obviamente, respeito as opiniões em contrário.

Dito isso, eu, no lugar do Antenor, simplesmente compraria o baixo que eu gostasse mais.


Última edição por Zubrycky em Qui Nov 25, 2021 11:38 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Antenor Filho Qui Nov 25, 2021 11:06 pm

Caro Zubrycky, com essas palavras fico mais tranquilo em escolher qual contrabaixo comprar. Muito obrigado pela opinião.

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Mensagem por fheliojr Qui Nov 25, 2021 11:15 pm

^ Compre 2, cada um com uma daquelas madeiras na escala, cara.

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Mensagem por NeyBass Sex Nov 26, 2021 7:53 am



Nesse vídeo da para perceber claramente a diferença nos timbres, mas não sabemos até que ponto tem a influência da escala, pois  as cordas, altura da ação das cordas, também influenciam.

Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Se alguém estiver tocando em uma banda ou com apenas mais algum instrumento, para mim já fica praticamente imperceptível a diferença.

Agora na questão da estética, sempre acheis o Musicman e suas decendências mais bonitos com escala em maple, apesar que teria um com rosewood sem problemas.

Editei.


Última edição por NeyBass em Sex Nov 26, 2021 8:05 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 26, 2021 8:03 am

Minha opinião. Não existe diferença....
Alguém inventou essa lenda e não tem comprovação alguma.

Quem gosta desse assunto e dessas mentiras, geralmente ouviu falar de alguém que ouviu falar e que se tornou verdade.
Uma mentira contada várias vezes torna-se verdade.

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 8:34 am

NeyBass escreveu:Nesse vídeo da para perceber claramente a diferença nos timbres, mas não sabemos até que ponto tem a influência da escala, pois  as cordas, altura da ação das cordas, também influenciam.

Pensei em postar esse ao invés do que postei, pois afinal de contas são dois Stingray. Só que os dois possuem prés completamente diferentes, o que inutiliza o experimento.

NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.

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Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 9:16 am

Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).

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Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 9:20 am

allexcosta escreveu:

NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.

Um efeito análogo acontece com nossas próprias vozes.

A voz que ouvimos quando falamos não é a voz que os outros escutam porque ao falarmos ouvimos também a vibração de nossas vozes nos ossos dos nossos crânios, vibrações que não são captadas pelos nossos interlocutores.
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 9:25 am

Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.

Por ordem de importância:

Nível 1:

- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.

Nível 2:

- Material e correta instalação do nut.
- Ponte/saddles (material, massa, etc...)
- Assuntos relacionados a trastes, como shape, material, expertise na instalação, etc...
- Firmeza do tróculo.

Nível 3:

- Assuntos relacionados ao braço, como densidade da madeira, espessura, tipo de tensor e técnica de instalação, presença de longarinas de reforço (madeira ou grafite) e dureza geral do braço.
- Material da escala.
- Tipo de headstock ou ausência dele.
- Presença ou ausência de voluta.
- Massa das tarraxas combinadas ao headstock.
- Quão rígido o conjunto corpo/braço/tróculo/ponte/nut é.

Nível 4:

- Tipo de madeira do corpo ou top, tipos de colagens ou laminações. Note que escrevi "tipo de madeira", pois imagino que um corpo todo de aço ou vidro afetaria o timbre de forma mais significativa que nível 4.

_______________________________________________________________________________

E não há nada errado no cara dizer que pra ele o que faz diferença mesmo é o logotipo, material do knob ou a correia. Só é meio difícil corroborar essas afirmações num teste cego.

E que a gente adquira conceitos assim realmente baseados no que ouvimos e não em lendas de antigos manuscritos babilônicos que continham profecias sobre o alder sagrado da 7ender é 7ender é 7ender... Já passamos dessa fase, né?

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Mensagem por HenriqueBessa Sex Nov 26, 2021 9:45 am

Na maioria das vezes eu ouço a diferença... mas não é grande, então, na prática, não é muito importante. NMHO, o visual da escala, o figurado da madeira, o tipo de marcação da escala (nenhum no meu gosto) e etc, são mais importantes.
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Mensagem por JAZZigo Sex Nov 26, 2021 10:15 am

Quem procura pelo em ovo, às vezes, até encontra, mas sabe que se trata apenas de um pelo em ovo.  Razz

Eu, que considero o timbre como quesito primordial na escolha de um contrabaixo, quando se trata do material da escala, também vou apenas pelo aspecto visual, exceto no caso de fretless.

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Mensagem por vinirodriguees Sex Nov 26, 2021 10:24 am

allexcosta escreveu:Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.

Por ordem de importância:

Nível 1:

- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.

Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Nov 26, 2021 10:30 am

JAZZigo escreveu:Quem procura pelo em ovo, às vezes, até encontra, mas sabe que se trata apenas de um pelo em ovo.  Razz
claps claps claps thumbs thumbs thumbs
Tô contigo e não abro!!!

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Mensagem por NeyBass Sex Nov 26, 2021 10:31 am

vinirodriguees escreveu:
allexcosta escreveu:Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.

Por ordem de importância:

Nível 1:

- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.

Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?

A pergunta foi para o Alex, mas como estamos trocando idéia de um assunto comum, vou deixar meus 10 centavos de palpite.
Em relação a sonoridade relacionada ao tamanho da escala, sinto a diferença evidente na corda B, nas outras não sinto diferença de sonoridade.
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Mensagem por vinirodriguees Sex Nov 26, 2021 10:41 am

NeyBass escreveu:A pergunta foi para o Alex, mas como estamos trocando idéia de um assunto comum, vou deixar meus 10 centavos de palpite.
Em relação a sonoridade relacionada ao tamanho da escala, sinto a diferença evidente na corda B, nas outras não sinto diferença de sonoridade.

Ney obrigado, mas eu so nomiei o Alex porque ele tinha feito o post, a pergunta foi no geral mesmo pq eu não consigo notar a diferença, já que a sonoridade que eu "consigo distinguir" que seria do mustang, provavelmente envolve a captação do mesmo.
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 10:43 am

vinirodriguees escreveu:Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?

Uma corda menor vibrará menos e possuirá menor conteúdo harmônico, que são as outras notas que compoem um som além da fundamental.

Na prática, isso pode ser percebido como um timbre mais velado, com menos dinâmica e que muitos chegam a considerar mais grave, o que provavelmente é consequência da menor participação de "overtones" e harmônicos mais agudos. Nada disso pode ser considerado bom ou ruim, são só características físicas de cada combinação.

Obviamente, diferenças de timbre de um comprimento de corda dependem também da medida, afinação e mesmo material de cada corda, por isso a percepção de mudança entre escala 32 e 34 numa G standard será diferente daquela de uma B grave.

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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Nov 26, 2021 11:56 am

Que tópico legal!

Essa escala de influência do timbre no instrumento que o Allex postou é muito interessante.

Eu pessoalmente, num teste cego, no mesmo baixo, com o mesmo ampli, não distingo se a escala é de maple ou de rosewood.

Já tocando, também não conseguiria distinguir.

Mas eu consigo tranquilamente num teste cego, saber se o baixo é um Fender JB ou um P ou se é um Rick, por exemplo. Ou seja, apenas percebo grandes diferenças.

Partindo dessa minha constatação, se eu tiver que optar por um Fender Jazz Bass de Maple ou de Rosewood, eu iria tranquilamente no que eu achar mais bonito. Se fosse de Maple com marcação quadrada escura então, escolheria sem pestanejar... Mas meus 2 Fender Jazz Bass são de Rosewood pois foi a oportunidade que apareceu.

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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 26, 2021 12:09 pm

Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Concordo com vc!

Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.

Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!
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Mensagem por HenriqueBessa Sex Nov 26, 2021 1:20 pm

Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).

Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.

Veja não estou dizendo que isso tem grande importância e muito mesmo sou do povo do "tonewood"... rsrsrsrsrs
Só acrescentando um detalhe...
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Mensagem por Gabrielle Sex Nov 26, 2021 1:30 pm

Eu acho os dois tons de madeira bonitos. E quanto a timbre tbm acho que o conjunto da obra vale mais: se é o que vc quer, se o som tá legal, os componentes, a qualidade em geral, tipos de captadores, cordas, etc. 

Eu escolhi marcação tipo madrepérola branca em braço com escala escura pq acho lindo, simplesmente.

Agora, se há diferença de tonalidade certamente deve ter, mas fica tão subjetivo avaliar que o conjunto da obra vale mais.
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Mensagem por JAZZigo Sex Nov 26, 2021 3:32 pm

E botando mais lenha na fogueira...

Se o material da escala faz diferença no som, qual seria a relevância da sua espessura ou massa no fenômeno? Ou isso não é relevante? Pergunta

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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 26, 2021 4:02 pm

O meu Fender era assim....fininho a escala.

O que muda muito o som é a tal da ponte! Essa sim...posso falar
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 4:23 pm

HenriqueBessa escreveu:Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.

Sim.

Essa lenda do claro e escuro só teria alguma validade se só existissem escalas em duas madeiras, uma clara e uma escura, o que sabemos não ser verdade.

Assumindo que realmente exista alguma diferença, ela deverá existir mesmo em variantes da mesma madeira, como hard maple e soft maple e dependerá exclusivamente de propriedades mecânicas, não visuais.

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 4:27 pm

Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.

A conclusão foi que não há influência alguma.

Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?

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Mensagem por siodoni Sex Nov 26, 2021 4:46 pm

JAZZigo escreveu:E botando mais lenha na fogueira...
Se o material da escala faz diferença no som, qual seria a relevância da sua espessura ou massa no fenômeno? Ou isso não é relevante? Pergunta

Essas escala fininhas são o máximo Very Happy
Com 1 escala normal a Fender fazia uns 3 braços.
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Mensagem por JAZZigo Sex Nov 26, 2021 5:19 pm

siodoni escreveu:Essas escala fininhas são o máximo mínimo
Razz

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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 5:21 pm

^ Laughing

Aí já vem outra lenda da magia mágica da 7ender é 7ender...

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Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 5:59 pm

Jogando ainda mais lenha na fogueira: Em um baixo elétrico sólido com trastes, como diabos a madeira da escala pode, por si só, realmente ser um fator determinante no timbre se considerarmos que as cordas, ao serem pressionadas, entram em contato direto com os trastes e não com a escala?

Não seria mais lógico pensar que os trastes influenciam no timbre muito mais do que a escala?
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Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 6:18 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Concordo com vc!

Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.

Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Um teste desses, para ser válido, precisaria ser feito de forma a eliminar o maior número de variáveis possíveis, ou seja, precisaríamos fazer o máximo para que a única diferença existente fosse a madeira da escala.

Em outras palavras, precisaríamos de dois instrumentos idênticos (exceto pela madeira da escala), com peças e eletrônica idênticas (com o tone desconectado), mesmo peso e densidade, mesma construção com os mesmos materiais, sem trastes (para que as cordas entrem em contato direto com a escala), com escalas sem nenhum revestimento (para que as cordas entrem em contato direto com a madeira) e com cordas novas idênticas e reguladas da mesma forma. Além disso, os instrumentos teriam que ser tocados - preferencialmente, para eliminar o fator humano, por algum equipamento - da mesma forma. Os ataques e o ponto no qual as cordas seriam tangidas teriam que ser exatamente os mesmos.

Além disso, para termos certeza, precisaríamos de mais dois instrumentos como os do parágrafo anterior, ambos com trastes, para que pudéssemos comparar as curvas em busca de alguma diferença entre elas.

E depois disso tudo, só pra deixar tudo mais divertido, proponho que as gravações colhidas  no testes sejam usadas em testes cegos.

Se um vídeo fosse feito com esse teste no youtube, as gravações deveriam ser apresentadas primeiro apenas como áudio. Nesta etapa, os baixos não devem ser mostrados. Com isso, eliminamos em nosso teste mais uma variável, a da influência psicológica da associação das cores claras e escuras com, respectivamente, som com mais e menos brilho.


Última edição por Zubrycky em Seg Nov 29, 2021 10:41 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Edão Sex Nov 26, 2021 6:29 pm

Não sei se eu perceberia alguma coisa diferente em um teste cego, mas ouvindo o primeiro vídeo e eu já tinha essa percepção comigo, acho mais bonito o som da escala em maple, apesar de, até hoje, só ter comprado baixos com escala escura.
Mas o Tio Ed Motta não deixa, por que, segundo ele, baixo tem que ter escala em rosewood e ponto final.

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Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 6:37 pm

Bom, uma coisa é indubitavelmente certa: Se a pintura do baixo for Sparkle, tanto faz a madeira da escala. O timbre estará morto.

Assim disse o maior luthier do Brasil.

:troll:
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Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 7:19 pm

Zubrycky escreveu:Jogando ainda mais lenha na fogueira: Em um baixo elétrico sólido com trastes, como diabos a madeira da escala pode, por si só, realmente ser um fator determinante no timbre se considerarmos que as cordas, ao serem pressionadas, entram em contato direto com os trastes e não com a escala?

Na verdade, não é só o contato que influencia... Num instrumento elétrico, qualquer absorção de vibração afeta o som. Mais absorção ou menor rigidez do conjunto, timbre menos agudo. Conjunto todo mais rígido, tipo ash/hard maple, menos absorção e mais agudos.

Zubrycky escreveu:Não seria mais lógico pensar que os trastes influenciam no timbre muito mais do que a escala?

Sem dúvida. Pontos testemunha ou âncoras das cordas fazem uma diferença razoável. Percebo claramente nos trastes de latão da Warwick ou nos de aço inox.

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Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 26, 2021 10:56 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.

É isso. Uma coisa é o som do instrumento acústico, mas quando colocam captadores na jogada tudo muda  Manos, têm violões Taylor e Martin caros com ótimas madeiras, o som acústico é maravilhoso. Plugou fica um lixo, todos soam mais ou menos a mesma ruindade. Dá pra perceber claramente que a madeira de forma alguma sobressai à eletrônica. 

Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).

Pois é, o que mais vejo é essa associação psicológica: escala cor clara lembra som com brilho porque é clara e escura som fechado porque é escura...

Maurício_Expressão escreveu:Partindo dessa minha constatação, se eu tiver que optar por um Fender Jazz Bass de Maple ou de Rosewood, eu iria tranquilamente no que eu achar mais bonito. 

[2]

Durante anos eu só queria saber de escala clara. De um ano pra cá acho escala escura um charme só.
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Mensagem por CSergio Sex Nov 26, 2021 11:07 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.

A conclusão foi que não há influência alguma.

Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?



Esse?
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Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 11:18 pm

Sobre a questão da "influência" da madeira do corpo no timbre de um instrumento elétrico sólido.



Encerro o meu caso, Meritissimo Juiz.

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Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 27, 2021 8:02 am

CSergio escreveu:
allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.

A conclusão foi que não há influência alguma.

Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?



Esse?

Não costumo dar QUOTE em link. Mas, este é necessário!
Assunto encerrado. OK! Neste caso foi com o corpo...mas existem vários tipos.

O ouvido humano não percebe esse pentelho de sapo, imagine!!
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Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Nov 27, 2021 10:54 am

Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!
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Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 27, 2021 11:06 am

Pedro Cavalcanti escreveu:No violão se percebe mais facilmente.
:hmm:
O violão é sua própria caixa acústica. O fenômeno é completamente diferente em um instrumento elétrico e maciço.

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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 11:16 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!

Na verdade é um tema super controverso e estamos longe de uma conclusão.

Meios tecnológicos e testes feitos até hoje sugerem que a influência, se ocorrer, é desprezível.

E violão não tem absolutamente nada a ver com o que estamos discutindo aqui.

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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 27, 2021 11:18 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!

Sobre este assunto, por gentileza veja, quando lhe for possível, o vídeo que postei acima. Ele ilustra muito bem o porquê da Ideia de tonewoods em instrumentos elétricos sólidos ser uma crendice besteira balela mito.
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Mensagem por Bruno Alcântara Sáb Nov 27, 2021 4:06 pm

Vou citar dois exemplos que todo mundo conhece e que são referência

1. Tente tirar um timbre Miller com rosewood
2. Tente tirar um timbre Pastorius com escala em maple

Primeira prova das diferenças é que você vai tentar compensar com equalizador e não chegará ao som que vem naturalmente com instrumentos similares aos desses músicos.

Além disso, devo ter tido uns 10 fender jazz alder com rosewood, usava na época a mesma marca e tensão de corda, mesma ação baixa: os exemplares soam diferente até desplugados.... Se baixos "idênticos" nas mãos do mesmo músico são sensíveis às variáveis orgânicas da mesma espécie de madeira, imagine comparando diferentes espécies...

Mas hoje prefiro escala de wenge mesmo, obrigado!
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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 4:16 pm

Bruno Alcântara escreveu:1. Tente tirar um timbre Miller com rosewood



Bruno Alcântara escreveu:2. Tente tirar um timbre Pastorius com escala em maple




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Mensagem por Bruno Alcântara Sáb Nov 27, 2021 5:22 pm

hahaha você tem um senso de humor arisco allexcosta!

Você bem sabe que do Jaco eu me referi ao fretless, se você ja tocou um jb fl em maple sabe do que estou falando, médios graves a menos e agudos a mais... algo parecido acontece com o ébano

Sobre o miller, eu ouvi diferença e desconfio que você também rsrs

Aliás a minha percepção vai ao encontro da sua comentada na primeira resposta do tópico.

Mas... se tem músico que toca a gig toda com o instrumento desafinado, como esperar que todos percebam a diferença.

E digo mais, quando alguém começa a dizer que madeira não influencia o som de instrumento, minha reação é a mesma de quando diz que a terra é plana.

Agora se você fulano estiver lendo isso e não ouve a diferença, problema nenhum não se preocupe! Importante é estudar o instrumento, tocar e ser feliz. Mas se não percebe, não diga que não existe. Apenas isso!
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Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 27, 2021 5:28 pm

A única coisa no universo capaz de impedir que um JB tenha o som do Marcus Miller é a pintura sparkle. Nem o próprio Marcus Miller em pessoa é capaz de sobrepujar a poderosa ação da finíssima camada dessa tinta sobre o timbre do instrumento.

(Assim disse o maior luthier do Brasil).

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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 6:07 pm

Bruno Alcântara escreveu:Você bem sabe que do Jaco eu me referi ao fretless, se você ja tocou um jb fl em maple sabe do que estou falando, médios graves a menos e agudos a mais... algo parecido acontece com o ébano



Bruno Alcântara escreveu:Sobre o miller, eu ouvi diferença e desconfio que você também rsrs

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Pra ser bem justo... Quem tiraria o mesmo som do Marcus Miller, mesmo com escala de maple?

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Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 6:35 pm


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Mensagem por Gabrielle Sáb Nov 27, 2021 7:48 pm

hahahahaha eu tô rindo demais nesse post sobre o sparkle e as réplicas dos vídeos do alex. Zubrycky e allexcosta, vcs são hilários.
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Mensagem por fheliojr Sáb Nov 27, 2021 8:31 pm

Zubrycky escreveu:Bom, uma coisa é indubitavelmente certa: Se a pintura do baixo for Sparkle, tanto faz a madeira da escala. O timbre estará morto.

Assim disse o maior luthier do Brasil.

:troll:

...e se só a escala tivesse uma pintura sparkle?

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