Maple vs Rosewood
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Maple vs Rosewood
Tô querendo comprar um Sterling Rey (by Music Man), só que gostei mais do verde claro, que tem a escala em maple (clara), porém ouço muito a respeito que as escalas em Rosewood tem o som mais pro grave. Gostaria da opinião de vocês se seria pouco relevante essa questão?
Antenor Filho- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
Eu ouço mas não considero gritante. Rosewood apresenta um pouco mais de médio graves, na região de 400hz, o que é agradável para meus ouvidos.
Maple é um pouco mais EQ sorriso e tem um leve bump na região de 3-4khz, o que pode aumentar um a definição de agudos e artefatos como ruído de traste, que algumas pessoas gostam, outras não.
Se tem como testar, melhor. Se não, ouça gravações com os dois e veja se percebe algo.
Essa comparação é boa, apesar de não serem Stingrays (favor usar fone):
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Re: Maple vs Rosewood
Mas sou uma minoria e, obviamente, respeito as opiniões em contrário.
Dito isso, eu, no lugar do Antenor, simplesmente compraria o baixo que eu gostasse mais.
Última edição por Zubrycky em Qui Nov 25, 2021 11:38 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Maple vs Rosewood
Antenor Filho- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
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fheliojr- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
Nesse vídeo da para perceber claramente a diferença nos timbres, mas não sabemos até que ponto tem a influência da escala, pois as cordas, altura da ação das cordas, também influenciam.
Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.
Se alguém estiver tocando em uma banda ou com apenas mais algum instrumento, para mim já fica praticamente imperceptível a diferença.
Agora na questão da estética, sempre acheis o Musicman e suas decendências mais bonitos com escala em maple, apesar que teria um com rosewood sem problemas.
Editei.
Última edição por NeyBass em Sex Nov 26, 2021 8:05 am, editado 1 vez(es)
NeyBass- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
Alguém inventou essa lenda e não tem comprovação alguma.
Quem gosta desse assunto e dessas mentiras, geralmente ouviu falar de alguém que ouviu falar e que se tornou verdade.
Uma mentira contada várias vezes torna-se verdade.
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Re: Maple vs Rosewood
NeyBass escreveu:Nesse vídeo da para perceber claramente a diferença nos timbres, mas não sabemos até que ponto tem a influência da escala, pois as cordas, altura da ação das cordas, também influenciam.
Pensei em postar esse ao invés do que postei, pois afinal de contas são dois Stingray. Só que os dois possuem prés completamente diferentes, o que inutiliza o experimento.
NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.
Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.
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Re: Maple vs Rosewood
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Re: Maple vs Rosewood
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.
Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.
Um efeito análogo acontece com nossas próprias vozes.
A voz que ouvimos quando falamos não é a voz que os outros escutam porque ao falarmos ouvimos também a vibração de nossas vozes nos ossos dos nossos crânios, vibrações que não são captadas pelos nossos interlocutores.
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Re: Maple vs Rosewood
Por ordem de importância:
Nível 1:
- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.
Nível 2:
- Material e correta instalação do nut.
- Ponte/saddles (material, massa, etc...)
- Assuntos relacionados a trastes, como shape, material, expertise na instalação, etc...
- Firmeza do tróculo.
Nível 3:
- Assuntos relacionados ao braço, como densidade da madeira, espessura, tipo de tensor e técnica de instalação, presença de longarinas de reforço (madeira ou grafite) e dureza geral do braço.
- Material da escala.
- Tipo de headstock ou ausência dele.
- Presença ou ausência de voluta.
- Massa das tarraxas combinadas ao headstock.
- Quão rígido o conjunto corpo/braço/tróculo/ponte/nut é.
Nível 4:
- Tipo de madeira do corpo ou top, tipos de colagens ou laminações. Note que escrevi "tipo de madeira", pois imagino que um corpo todo de aço ou vidro afetaria o timbre de forma mais significativa que nível 4.
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E não há nada errado no cara dizer que pra ele o que faz diferença mesmo é o logotipo, material do knob ou a correia. Só é meio difícil corroborar essas afirmações num teste cego.
E que a gente adquira conceitos assim realmente baseados no que ouvimos e não em lendas de antigos manuscritos babilônicos que continham profecias sobre o alder sagrado da 7ender é 7ender é 7ender... Já passamos dessa fase, né?
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Re: Maple vs Rosewood
Re: Maple vs Rosewood
Eu, que considero o timbre como quesito primordial na escolha de um contrabaixo, quando se trata do material da escala, também vou apenas pelo aspecto visual, exceto no caso de fretless.
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Re: Maple vs Rosewood
allexcosta escreveu:Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.
Por ordem de importância:
Nível 1:
- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.
Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?
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Re: Maple vs Rosewood
JAZZigo escreveu:Quem procura pelo em ovo, às vezes, até encontra, mas sabe que se trata apenas de um pelo em ovo.
Tô contigo e não abro!!!
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Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
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Re: Maple vs Rosewood
vinirodriguees escreveu:allexcosta escreveu:Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.
Por ordem de importância:
Nível 1:
- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.
Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?
A pergunta foi para o Alex, mas como estamos trocando idéia de um assunto comum, vou deixar meus 10 centavos de palpite.
Em relação a sonoridade relacionada ao tamanho da escala, sinto a diferença evidente na corda B, nas outras não sinto diferença de sonoridade.
NeyBass- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
NeyBass escreveu:A pergunta foi para o Alex, mas como estamos trocando idéia de um assunto comum, vou deixar meus 10 centavos de palpite.
Em relação a sonoridade relacionada ao tamanho da escala, sinto a diferença evidente na corda B, nas outras não sinto diferença de sonoridade.
Ney obrigado, mas eu so nomiei o Alex porque ele tinha feito o post, a pergunta foi no geral mesmo pq eu não consigo notar a diferença, já que a sonoridade que eu "consigo distinguir" que seria do mustang, provavelmente envolve a captação do mesmo.
vinirodriguees- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
vinirodriguees escreveu:Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?
Uma corda menor vibrará menos e possuirá menor conteúdo harmônico, que são as outras notas que compoem um som além da fundamental.
Na prática, isso pode ser percebido como um timbre mais velado, com menos dinâmica e que muitos chegam a considerar mais grave, o que provavelmente é consequência da menor participação de "overtones" e harmônicos mais agudos. Nada disso pode ser considerado bom ou ruim, são só características físicas de cada combinação.
Obviamente, diferenças de timbre de um comprimento de corda dependem também da medida, afinação e mesmo material de cada corda, por isso a percepção de mudança entre escala 32 e 34 numa G standard será diferente daquela de uma B grave.
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Re: Maple vs Rosewood
Essa escala de influência do timbre no instrumento que o Allex postou é muito interessante.
Eu pessoalmente, num teste cego, no mesmo baixo, com o mesmo ampli, não distingo se a escala é de maple ou de rosewood.
Já tocando, também não conseguiria distinguir.
Mas eu consigo tranquilamente num teste cego, saber se o baixo é um Fender JB ou um P ou se é um Rick, por exemplo. Ou seja, apenas percebo grandes diferenças.
Partindo dessa minha constatação, se eu tiver que optar por um Fender Jazz Bass de Maple ou de Rosewood, eu iria tranquilamente no que eu achar mais bonito. Se fosse de Maple com marcação quadrada escura então, escolheria sem pestanejar... Mas meus 2 Fender Jazz Bass são de Rosewood pois foi a oportunidade que apareceu.
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Re: Maple vs Rosewood
Concordo com vc!Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.
Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.
Assim teria como comparar as curvas!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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Re: Maple vs Rosewood
Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.
Veja não estou dizendo que isso tem grande importância e muito mesmo sou do povo do "tonewood"... rsrsrsrsrs
Só acrescentando um detalhe...
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Re: Maple vs Rosewood
Eu escolhi marcação tipo madrepérola branca em braço com escala escura pq acho lindo, simplesmente.
Agora, se há diferença de tonalidade certamente deve ter, mas fica tão subjetivo avaliar que o conjunto da obra vale mais.
Gabrielle- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
Se o material da escala faz diferença no som, qual seria a relevância da sua espessura ou massa no fenômeno? Ou isso não é relevante?
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Re: Maple vs Rosewood
O que muda muito o som é a tal da ponte! Essa sim...posso falar
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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Re: Maple vs Rosewood
HenriqueBessa escreveu:Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.
Sim.
Essa lenda do claro e escuro só teria alguma validade se só existissem escalas em duas madeiras, uma clara e uma escura, o que sabemos não ser verdade.
Assumindo que realmente exista alguma diferença, ela deverá existir mesmo em variantes da mesma madeira, como hard maple e soft maple e dependerá exclusivamente de propriedades mecânicas, não visuais.
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Re: Maple vs Rosewood
Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.
Assim teria como comparar as curvas!
Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.
A conclusão foi que não há influência alguma.
Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?
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Re: Maple vs Rosewood
JAZZigo escreveu:E botando mais lenha na fogueira...
Se o material da escala faz diferença no som, qual seria a relevância da sua espessura ou massa no fenômeno? Ou isso não é relevante?
Essas escala fininhas são o máximo
Com 1 escala normal a Fender fazia uns 3 braços.
Re: Maple vs Rosewood
siodoni escreveu:Essas escala fininhas são omáximomínimo
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Re: Maple vs Rosewood
Aí já vem outra lenda da magia mágica da 7ender é 7ender...
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Re: Maple vs Rosewood
Não seria mais lógico pensar que os trastes influenciam no timbre muito mais do que a escala?
Re: Maple vs Rosewood
Juninho Sampaio escreveu:Concordo com vc!Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.
Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.
Assim teria como comparar as curvas!
Um teste desses, para ser válido, precisaria ser feito de forma a eliminar o maior número de variáveis possíveis, ou seja, precisaríamos fazer o máximo para que a única diferença existente fosse a madeira da escala.
Em outras palavras, precisaríamos de dois instrumentos idênticos (exceto pela madeira da escala), com peças e eletrônica idênticas (com o tone desconectado), mesmo peso e densidade, mesma construção com os mesmos materiais, sem trastes (para que as cordas entrem em contato direto com a escala), com escalas sem nenhum revestimento (para que as cordas entrem em contato direto com a madeira) e com cordas novas idênticas e reguladas da mesma forma. Além disso, os instrumentos teriam que ser tocados - preferencialmente, para eliminar o fator humano, por algum equipamento - da mesma forma. Os ataques e o ponto no qual as cordas seriam tangidas teriam que ser exatamente os mesmos.
Além disso, para termos certeza, precisaríamos de mais dois instrumentos como os do parágrafo anterior, ambos com trastes, para que pudéssemos comparar as curvas em busca de alguma diferença entre elas.
E depois disso tudo, só pra deixar tudo mais divertido, proponho que as gravações colhidas no testes sejam usadas em testes cegos.
Se um vídeo fosse feito com esse teste no youtube, as gravações deveriam ser apresentadas primeiro apenas como áudio. Nesta etapa, os baixos não devem ser mostrados. Com isso, eliminamos em nosso teste mais uma variável, a da influência psicológica da associação das cores claras e escuras com, respectivamente, som com mais e menos brilho.
Última edição por Zubrycky em Seg Nov 29, 2021 10:41 pm, editado 2 vez(es)
Re: Maple vs Rosewood
Mas o Tio Ed Motta não deixa, por que, segundo ele, baixo tem que ter escala em rosewood e ponto final.
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Re: Maple vs Rosewood
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Re: Maple vs Rosewood
Zubrycky escreveu:Jogando ainda mais lenha na fogueira: Em um baixo elétrico sólido com trastes, como diabos a madeira da escala pode, por si só, realmente ser um fator determinante no timbre se considerarmos que as cordas, ao serem pressionadas, entram em contato direto com os trastes e não com a escala?
Na verdade, não é só o contato que influencia... Num instrumento elétrico, qualquer absorção de vibração afeta o som. Mais absorção ou menor rigidez do conjunto, timbre menos agudo. Conjunto todo mais rígido, tipo ash/hard maple, menos absorção e mais agudos.
Zubrycky escreveu:Não seria mais lógico pensar que os trastes influenciam no timbre muito mais do que a escala?
Sem dúvida. Pontos testemunha ou âncoras das cordas fazem uma diferença razoável. Percebo claramente nos trastes de latão da Warwick ou nos de aço inox.
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Re: Maple vs Rosewood
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.
Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.
É isso. Uma coisa é o som do instrumento acústico, mas quando colocam captadores na jogada tudo muda Manos, têm violões Taylor e Martin caros com ótimas madeiras, o som acústico é maravilhoso. Plugou fica um lixo, todos soam mais ou menos a mesma ruindade. Dá pra perceber claramente que a madeira de forma alguma sobressai à eletrônica.
Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Pois é, o que mais vejo é essa associação psicológica: escala cor clara lembra som com brilho porque é clara e escura som fechado porque é escura...
Maurício_Expressão escreveu:Partindo dessa minha constatação, se eu tiver que optar por um Fender Jazz Bass de Maple ou de Rosewood, eu iria tranquilamente no que eu achar mais bonito.
[2]
Durante anos eu só queria saber de escala clara. De um ano pra cá acho escala escura um charme só.
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Re: Maple vs Rosewood
allexcosta escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.
Assim teria como comparar as curvas!
Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.
A conclusão foi que não há influência alguma.
Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?
Esse?
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Re: Maple vs Rosewood
Encerro o meu caso, Meritissimo Juiz.
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HenriqueBessa gosta desta mensagem
Re: Maple vs Rosewood
CSergio escreveu:allexcosta escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.
Assim teria como comparar as curvas!
Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.
A conclusão foi que não há influência alguma.
Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?
Esse?
Não costumo dar QUOTE em link. Mas, este é necessário!
Assunto encerrado. OK! Neste caso foi com o corpo...mas existem vários tipos.
O ouvido humano não percebe esse pentelho de sapo, imagine!!
A máquina respondeu e a palhetada igual
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Re: Maple vs Rosewood
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!
Re: Maple vs Rosewood
Pedro Cavalcanti escreveu:No violão se percebe mais facilmente.
O violão é sua própria caixa acústica. O fenômeno é completamente diferente em um instrumento elétrico e maciço.
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Re: Maple vs Rosewood
Pedro Cavalcanti escreveu:Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!
Na verdade é um tema super controverso e estamos longe de uma conclusão.
Meios tecnológicos e testes feitos até hoje sugerem que a influência, se ocorrer, é desprezível.
E violão não tem absolutamente nada a ver com o que estamos discutindo aqui.
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Re: Maple vs Rosewood
Pedro Cavalcanti escreveu:Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!
Sobre este assunto, por gentileza veja, quando lhe for possível, o vídeo que postei acima. Ele ilustra muito bem o porquê da Ideia de tonewoods em instrumentos elétricos sólidos ser um
Re: Maple vs Rosewood
1. Tente tirar um timbre Miller com rosewood
2. Tente tirar um timbre Pastorius com escala em maple
Primeira prova das diferenças é que você vai tentar compensar com equalizador e não chegará ao som que vem naturalmente com instrumentos similares aos desses músicos.
Além disso, devo ter tido uns 10 fender jazz alder com rosewood, usava na época a mesma marca e tensão de corda, mesma ação baixa: os exemplares soam diferente até desplugados.... Se baixos "idênticos" nas mãos do mesmo músico são sensíveis às variáveis orgânicas da mesma espécie de madeira, imagine comparando diferentes espécies...
Mas hoje prefiro escala de wenge mesmo, obrigado!
Bruno Alcântara- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
Bruno Alcântara escreveu:1. Tente tirar um timbre Miller com rosewood
Bruno Alcântara escreveu:2. Tente tirar um timbre Pastorius com escala em maple
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Re: Maple vs Rosewood
Você bem sabe que do Jaco eu me referi ao fretless, se você ja tocou um jb fl em maple sabe do que estou falando, médios graves a menos e agudos a mais... algo parecido acontece com o ébano
Sobre o miller, eu ouvi diferença e desconfio que você também rsrs
Aliás a minha percepção vai ao encontro da sua comentada na primeira resposta do tópico.
Mas... se tem músico que toca a gig toda com o instrumento desafinado, como esperar que todos percebam a diferença.
E digo mais, quando alguém começa a dizer que madeira não influencia o som de instrumento, minha reação é a mesma de quando diz que a terra é plana.
Agora se você fulano estiver lendo isso e não ouve a diferença, problema nenhum não se preocupe! Importante é estudar o instrumento, tocar e ser feliz. Mas se não percebe, não diga que não existe. Apenas isso!
Bruno Alcântara- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
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Re: Maple vs Rosewood
Bruno Alcântara escreveu:Você bem sabe que do Jaco eu me referi ao fretless, se você ja tocou um jb fl em maple sabe do que estou falando, médios graves a menos e agudos a mais... algo parecido acontece com o ébano
Bruno Alcântara escreveu:Sobre o miller, eu ouvi diferença e desconfio que você também rsrs
Pra ser bem justo... Quem tiraria o mesmo som do Marcus Miller, mesmo com escala de maple?
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allexcosta- Administrador
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Re: Maple vs Rosewood
Gabrielle- Membro
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Re: Maple vs Rosewood
Zubrycky escreveu:Bom, uma coisa é indubitavelmente certa: Se a pintura do baixo for Sparkle, tanto faz a madeira da escala. O timbre estará morto.
Assim disse o maior luthier do Brasil.
...e se só a escala tivesse uma pintura sparkle?
fheliojr- Membro
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