Teksound ainda existe?
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Re: Teksound ainda existe?
allexcosta escreveu:bilabizu123 escreveu:Só pra esclarecer, não tou duvidando, e como disse, a lógica faz sentido... Mas queria entender melhor
Eu vou te trazer a informação técnica...
Até existem maneiras aceitas de se colocar painéis removíveis em caixas dessa natureza, mas envolve porca garra, junta de EVA, contra-porca interna, porca externa de eixo de bicicleta, etc... Isso pra dar a vedação considerada aceitável pela indústria.
Trabalhei com muita gente criada dentro de galpão de trio elétrico, muitos deles discípulos de Carlos Correia ou seu Orlando do Tapajós e essas pessoas constroem caixas de grave completamente seladas, fundo colado, parafusado e depois concretado. E é comum esses caras que sacam pra caramba te mostrarem essas caixas e comentarem "vaza nada, tá vendo?".
Sei que uma pessoa leiga em relação a áudio profissional não faz idéia de quem sejam Carlos Correia e seu Orlando, mas pode acreditar, eles são para o áudio brasileiro algo próximo que Vinny Fodera e Ken Smith são pra luteria de baixo no mundo.
Medição no Smaart de vazamento, para exemplificar.
Gabriel_cwb- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu:
Só pra esclarecer, não tou duvidando, e como disse, a lógica faz sentido... Mas queria entender melhor
Só pra contribuir um pouco no esclarecimento, vou colocar um link aqui de um artigo assinado pelo saudoso amigo Carlos Correia e pelo Professor Homero Sette Silva. Nesse artigo intitulado "ALTO-FALANTES E CAIXAS ACÚSTICAS, CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO" eles fazem uma explanação técnica, porém muito didática, com as devidas comprovações gráficas, matemáticas e práticas. Na página 18 do artigo, eles abordam o assunto sobre as perdas por vazamentos QL(no duto) e PL (na caixa). Acredito que esteja bem explicado, mas podemos discutir um pouco por aqui, se for necessário.
ALTO-FALANTES E CAIXAS ACÚSTICAS, CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO
Boa leitura!
Sandro Levi- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
allexcosta escreveu:
Até existem maneiras aceitas de se colocar painéis removíveis em caixas dessa natureza, mas envolve porca garra, junta de EVA, contra-porca interna, porca externa de eixo de bicicleta, etc... Isso pra dar a vedação considerada aceitável pela indústria.
Total... No caso da minha caixa, feita pela Rox Stage, tive que abrir ela porque a corneta quebrou no transporte: o "aperto" é feito apenas pelo courvin, que dá a volta na tampa. Os parafusos usam a porca-garra, mas estavam fixados erroneamente No geral, achei o "selo" razoável, tive até dificuldade de tirar a tampa, tendo que empurrar ela pela parte da frente da caixa. Mas vejo que no futuro pode dar folgas, especialmente se ficar mexendo muito.
Sandro Levi escreveu:
ALTO-FALANTES E CAIXAS ACÚSTICAS, CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO
Boa leitura!
Fantástico esse artigo, muito obrigado! Eu entendia o básico do funcionamento dos dutos numa caixa selada, mas aí a explicação tá 100%!
Gabriel_cwb escreveu:
Medição no Smaart de vazamento, para exemplificar.
Então, esse vídeo tá mostrando o vazamento pelo furo do cabo, que assim como os jacks p10 da caixa eu acho que vaza MUITO mais do que qualquer parafuso ou possíveis frestas da tampa. Minha dúvida reside justamente aí... Eu sei que os vazamentos irão diminuir o aproveitamento do duto. Mas será que os vazamentos através das frestas da tampa ou dos parafusos são consideráveis quando comparados com os vazamentos ao redor do duto, do tweeter ou das conexões de áudio da caixa?
Dito isso, minha próxima caixa com certeza será com tampa colada e sem tweeter/hf driver. Supérfluos para o meu uso e mais coisas que podem dar problema
bilabizu123- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu:
Eu sei que os vazamentos irão diminuir o aproveitamento do duto. Mas será que os vazamentos através das frestas da tampa ou dos parafusos são consideráveis quando comparados com os vazamentos ao redor do duto, do tweeter ou das conexões de áudio da caixa?
Tudo que houver de inconsistências, ou que vá de encontro ao que o projeto se propõe, vai interferir. Em situação amena, alguns desses problemas não aparecem, mas em situações extremas, onde se vai exigir muito do sistema, tudo vem à tona.
O duto(descoberta da caixa bass-reflex), veio pra criar uma sintonia interna, numa determinada frequência em que o alto-falante estará em "fase zero" (sem movimento) e por isso, essa sintonia se soma às ondas frontais(compressão - positivas) e pode reforçar/moldar a resposta de baixa frequência da caixa.
É necessário entender que o duto não é uma "saída de ar" e sim um pórtico onde haverá movimento desse ar, criado pela traseira do alto-falante, em uma frequência(fundamental) determinada pela sintonia, que se somará(em fase) com as demais frequências emitidas pela parte frontal do alto-falante.
Dito isso, entende-se que qualquer detalhe que venha a interferir no processo de sintonia, vai alterar o resultado esperado. "E ainda não falamos das flores".
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Re: Teksound ainda existe?
allexcosta escreveu:Eu vou te trazer a informação técnica...
Não tá muito fácil achar online.
Acho que o nome do livro é "Building Speaker Enclosures", mas eu não tenho esse livro.
Carlos Correia tinha artigos sobre o assunto mas também não tô achando. A internet de hoje é bem mais pobre em relação a essas coisas que a de 10 anos atrás, infelizmente. Na era dos aplicativos e mídia social sites especializados não se sustentam mais e tudo se perde da noite pra o dia.
Como disse, nunca trabalhei com Carlos Correia ou sequer conversei com ele. Mas trabalhei e tenho amizade até hoje com técnicos da escola do Carlos Correia. Leia um pouco sobre ele:
http://www.musitec.com.br/revistas/?c=495
Sandro Levi escreveu:É necessário entender que o duto não é uma "saída de ar" e sim um pórtico onde haverá movimento desse ar, criado pela traseira do alto-falante, em uma frequência(fundamental) determinada pela sintonia, que se somará(em fase) com as demais frequências emitidas pela parte frontal do alto-falante.
Dito isso, entende-se que qualquer detalhe que venha a interferir no processo de sintonia, vai alterar o resultado esperado.
Excelente ponto.
A escolha empírica de portas num sistema bass reflex implica em uma série de problemas, incluindo velocidade incorreta do ar até dano estrutural da suspensão do falante.
Devemos entender que a sintonia correta de uma porta otimiza, além de outras coisas, a excursão do cone. Super-excursão aliás, é a causa número 1 de danos a um falante de graves, bem mais comum que super-eletrocução. Por esse motivo sempre comento que não se deve dar tamanha importãncia à relação de W entre amp e caixa, já que o dano provavelmente será causado por movimento do cone.
Já vi gente que supostamente era profissional de construção de caixas de baixo sintonizando duto com o ouvido. Esse mais curto deu um som melhor que o outro mais longo, então vai esse...
E vazamentos de ar em lugares não apropriados alteram até essa sintonia, como muito bem explicado pelo Sandro.
Lembro que havia um membro aqui muitos anos atrás que começou um projeto 1x12 com um falante Oversound, se lembro bem...
Ficou super empolgado com o som e no fato de ter usado o ouvido para "tunar" a caixa. Contou que gostava de música assim assado, tinha um amp forte e que tinha achado a caixa compacta perfeita. Falei pra ele "o cone do seu falante vai descolar". Dito e feito e não durou nem uma semana. Tentou outras tantas vezes e mesma coisa. Só depois de ajustar com um especialista a caixa ficou boa e o falante estava protegido de super-excursão.
Causos...
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Re: Teksound ainda existe?
Não sei se deveria abrir outro tópico, mas queria aproveitar para perguntar aos colegas se alguém já experimentou as caixas da Barefaced Audio e como eles conseguem atingir tanta eficiência (supostamente) nas caixas deles. Eles usam algo a mais que o bass reflex? Falantes extraordinários de alguma maneira? Ou é mais marketing?
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu:Só acho que a perturbação gerada pela tampa parafusada (se bem executada) é pequena hehehheh
Imagine um atleta olímpico de salto em distância.
Ele vem correndo e pronto para dar o impulso numa plataforma rígida, que gerará uma força contrária equivalente e ajudará o atleta a atingir a maior distância possível.
Agora imagine que essa plataforma de impulso é feita de isopor, ou papelão, ou feltro...
É uma boa analogia. Quanto o falante precisa reproduzir fielmente um transiente rápido ou uma nota mais grave com bom volume, ele precisa estar focado no trabalho que deve realizar, não pisar no fofo...
Pelo menos é isso que dizem todos os especialistas no assunto, gringos ou não...
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Re: Teksound ainda existe?
Em tempo, sei que as críticas à Teksound não se restringem à essa questão da tampa parafusada. Apenas acho engraçado porque realmente não consigo enxergar como as micro-frestas e parafusos podem permitir escape de uma volume (vazão, na verdade) de ar tão grande, quando comparadas com o volume expulso através do cone e do duto.
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu: Apenas acho engraçado porque realmente não consigo enxergar como as micro-frestas e parafusos podem permitir escape de uma volume (vazão, na verdade) de ar tão grande, quando comparadas com o volume expulso através do cone e do duto.
É que você deve estar entendendo o duto como se fosse uma saída/entrada de ar e não é.
Esses detalhes em situações críticas, fazem muita diferença. Mas é comum que não se dê importância a isso. É esse senso comum que mantém e alimenta uma Wbass e tantos outros bons construtores no mercado.
Sandro Levi- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu:Adorei a analogia Allex. Mas achei um pouco exagerada
Entendo.
Acho que agora só me resta me recolher à minha ignorância.
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Re: Teksound ainda existe?
allexcosta escreveu:
Acho que agora só me resta me recolher à minha ignorância.
Sandro Levi escreveu:
É que você deve estar entendendo o duto como se fosse uma saída/entrada de ar e não é.
Acho que um vazamento não é capaz de modificar a sintonia de fases na frequência de afinação, certo?
Então o vazamento simplesmente representaria perda de energia mecânica, propocional à velocidade volumétrica (vazão) que escapa?
Se esse for o caso, talvez eu esteja subdimensionando a magnitude de vazão capaz de escapar pela tampa (bem) parafusada, ou então realmente estou ignorando partes do fenômeno.
bilabizu123- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
O fato é que a teoria da tampa parafusada faz a caixa ficar fora de padrão e com qualidade de construção levemente abaixo do padrão de mercado. Porém... as meteoro seriam piores? hehe
O outro fato é que na pratica isso não faz tanta diferença assim. Os relatos de quem tem mostram isso. Qual soa melhor: o baixo com corpo em ébano, maple, ou prateleira barata?
Na verdade, os cenários hipotéticos que fariam a diferença (de uso extremo e fora do padrão) ocorrem com um público alvo que a teksound não está tentando vender...
E ainda podemos considerar o fator ciclotron, que a simplicidade absurda na construção faz dela altamente resistente as intempéries da vida, em prol da qualidade.
Muita chuva pra pouco copo, talvez? As teksound são um produto de baixíssimo custo.
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Re: Teksound ainda existe?
Longe de defender ou não a tampa parafusada, eu afirmo que: a) Já tive duas Teksounds com tampa parafusada e não vi problemas; b) Já tive uma caixa Attack que me arrependi de ter vendido, que também tinha tampa parafusada e era muito, mas muito boa.
Como eu disse, não estou defendendo, mas fico me perguntando, por que ninguém - pelo menos eu nunca vi - fala das caixas portaflex da Ampeg? Aquelas que o amp fica preso por dentro e para ser usado se inverte a tampa de cima da caixa que fica presa com 04 presilhas de qualidade bem suspeita e com isolamento de borracha que parece de porta de geladeira? Essas caixas desse jeito, com a parte de cima presa em quatro pontos, são ruins?
A caixa Ampeg que eu me refiro é esta aqui: https://estudioprodusom.com/pt/wp-content/uploads/2020/07/port1-2.jpg
NESCAU- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
NESCAU escreveu:Como eu disse, não estou defendendo, mas fico me perguntando, por que ninguém - pelo menos eu nunca vi - fala das caixas portaflex da Ampeg? Aquelas que o amp fica preso por dentro e para ser usado se inverte a tampa de cima da caixa que fica presa com 04 presilhas de qualidade bem suspeita e com isolamento de borracha que parece de porta de geladeira? Essas caixas desse jeito, com a parte de cima presa em quatro pontos, são ruins?
Sinceramente, eu nunca falei dessa aberração porque não conhecia.
Já faz uns 20 anos que ninguém respeita o que a Ampeg faz.
O conceito é errado, equivocado e ponto final... Pergunte a qualquer especialista em construção de caixas.
Agora, vai sair som e pode funcionar sim pra você ou pra qualquer outro baixista.
Aliás, quanta coisa errada a gente vê por aí que funciona pra determinada aplicação? Quanta casa a gente já viu construída sem estudo do solo, com alicerce feito na doida e a casa está em pé há 40 anos? Isso existe... Mas tá certo construir sem cálculo de engenharia? Não, não tá...
Se você fritar acarajé em óleo de soja e me disser que todo mundo adora, vende 5000 por dia e que você ficou rico com essa iguaria, eu morrerei dizendo que você tá fazendo errado.
Pegar uma caixa de grave desenhada pra alto SPL e colocar uma tampa removível no fundo com uma simples rosca soberba é um erro. E esse erro não tem relação alguma com você ou outro colega dizer que gosta muito da sua Teksound. Nenhuma mesmo.
Só que algumas pessoas também já disseram que não gostaram das suas Teksound. E te afirmo sem sombra de dúvidas que essas pessoas existiriam em números muito menores se esses detalhes estivessem dentro do padrão.
E a insistência do argumento se dá pelo fato dessas pequenas modificações adicionarem custo muito baixo à produção.
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Re: Teksound ainda existe?
NESCAU escreveu:
A caixa Ampeg que eu me refiro é esta aqui: https://estudioprodusom.com/pt/wp-content/uploads/2020/07/port1-2.jpg
Meu Deus! Kkkkkkkk Aí sim eu digo que é impossível essa caixa estar selada.
allexcosta escreveu:
E a insistência do argumento se dá pelo fato dessas pequenas modificações adicionarem custo muito baixo à produção.
Tbm não entendo exatamente o porquê da opção pelas caixas simplesmente parafusadas... Creio que alegam maior facilidade de manutenção, mas depois da experiência com minha caixa, não vejo muito sentido nisso.
bilabizu123- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
Conversando com um amigo sobre o tema do tópico, principalmente a parte do tampo traseiro parafusado da caixa; ele me sai com essa: "Me responde, tu que é fã de Staner nunca percebeu que o fundo dos cubos de baixo da Staner são parafusados?"
E não é que são mesmo:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_945602-MLB28082972204_092018-O.jpg
PQP
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Re: Teksound ainda existe?
E a borda do falante parece ter uma cola entre ela e o baffle, pra evitar vazamentos.
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Re: Teksound ainda existe?
NESCAU escreveu:Gente do céu, e da terra também.
" tu que é fã de Staner nunca percebeu que o fundo dos cubos de baixo da Staner são parafusados?"
E não é que são mesmo:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_945602-MLB28082972204_092018-O.jpg
PQP
E vou colocar mais lenha nesse fogo: Os novos BX200 são fabricados em MDF e os dutos sempre foram na traseira.
Mas devemos lembrar que os Staner nunca foram escolhidos por terem o melhor som do mundo e sim por sua robustez e potência ok, principalmente amplificador e alto-falante. O projeto em si, inclusive do "pre", é bem +ou-. Ter o fundo parafusado nos mais novos ( o meu BS150 era colado e em compensado naval) não me admira.
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Re: Teksound ainda existe?
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Re: Teksound ainda existe?
Conversei com um amigo meu que tem décadas de experiência em áudio profissional, inclusive com temporada longa na Austrália.
Ele me explicou que vibrações devem ser evitadas a qualquer custo, especialmente numa caixa de graves. A questão é mais ou menos assim:
O duto é ítem principal numa caixa desse tipo. Ele serve, entre outras tantas coisas, para controlar o movimento do cone. E esse controle é feito através de uma sintonia simpática entre a frequência do duto e os parâmetros do falante.
Esse cálculo deve ser preciso, pois feito errado possibilita uma vibração descontrolada do corpo móvel do falante, causando dano mecânico.
Interessante é notar que uma caixa que vibra pode alterar a afinação desse duto e de como todo o sonofletor se comporta. Essa alteração, mesmo que pequena, pode causar um turbilhonamento e consequente descontrole do conjunto em determinadas frequências, o que é porta aberta para dano.
As possíveis vibrações e perdas ocasionadas por uma parede simples parafusada não só ocasionam perda de performance, mas também colocam o sistema em risco, como explicado acima.
Esses são alguns trechos do livro "Loudspeaker Design Cookbook", autoria do Vance Dickason:
Ele tem bastante coisa num HD e vai procurar algo que mencione especificamente as desvantagens de uma parede simplesmente parafusada com parafuso de rosca soberba, sem porca/contra porca, junta de EVA, etc...
Espero que a informação seja útil para alguém.
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Re: Teksound ainda existe?
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu:
Acho que um vazamento não é capaz de modificar a sintonia de fases na frequência de afinação, certo?
Então o vazamento simplesmente representaria perda de energia mecânica, propocional à velocidade volumétrica (vazão) que escapa?
Se esse for o caso, talvez eu esteja subdimensionando a magnitude de vazão capaz de escapar pela tampa (bem) parafusada, ou então realmente estou ignorando partes do fenômeno.
allexcosta escreveu:
Interessante é notar que uma caixa que vibra pode alterar a afinação desse duto e de como todo o sonofletor se comporta. Essa alteração, mesmo que pequena, pode causar um turbilhonamento e consequente descontrole do conjunto em determinadas frequências, o que é porta aberta para dano.
Agora você matou a pau. Se as turbulências no geradas pelas vibrações de uma tampa mal parafusada forem capazes de alterar a frequência da onda refletida ou a sintonia de fase na frequência do duto, ficam mais claros os prejuízos causados por essa técnica.
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Re: Teksound ainda existe?
bilabizu123 escreveu:Agora você matou a pau. Se as turbulências no geradas pelas vibrações de uma tampa mal parafusada forem capazes de alterar a frequência da onda refletida ou a sintonia de fase na frequência do duto, ficam mais claros os prejuízos causados por essa técnica.
Era mais ou menos isso que eu estava querendo dizer desde o começo.
Mas não sou especialista igual meu amigo, que explicou dessa maneira clara e didática.
Eu também pensava que era mais relacionado a perdas que, caso pequenas, concordo que sejam até aceitáveis dependendo do objetivo. Mas é algo que implica em outras coisas possivelmente mais danosas.
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Re: Teksound ainda existe?
Até onde sei, os novos Staners são feitos em OSB, e não em MDF, e sim, com os dutos na parte traseira do gabinete.Sandro Levi escreveu:E vou colocar mais lenha nesse fogo: Os novos BX200 são fabricados em MDF e os dutos sempre foram na traseira.
Mas devemos lembrar que os Staner nunca foram escolhidos por terem o melhor som do mundo e sim por sua robustez e potência ok, principalmente amplificador e alto-falante. O projeto em si, inclusive do "pre", é bem +ou-. Ter o fundo parafusado nos mais novos ( o meu BS150 era colado e em compensado naval) não me admira.
O BS150 e BS120 tem exatamente o mesmo gabinete e a mesma tampa traseira parafusada, tudo em compensado (não lembro agora a espessura). O que muda entre eles é a posição dos dutos no baffle. No BS120 são na parte de cima e no BS150 na parte de baixo do baffle.NESCAU escreveu:Buscando a fundo, verifiquei que o BS 120 também é parafusado. O 150 ainda não achei foto da parte de trás.
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Re: Teksound ainda existe?
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Re: Teksound ainda existe?
allexcosta escreveu:Duto no fundo não é problema. O duto é desenhado pra ter efeito omni.
Alex é questão pessoal . Eu particularmente não gosto de dutos na traseira, pela impossibilidade de encostar o amplificador/caixa na parede do fundo.
E sim você tem razão, dutos fazem sua função, não importando a posição onde estejam.
Guga escreveu: Até onde sei, os novos Staners são feitos em OSB, e não em MDF...
Deve ser OSB ou outro material do tipo. Eu apenas vi esses dias numa oficina, uma delas toda fofa. Acredito que contato com umidade.
Sobre a tampa ser parafusada, acredito que o meu, poderia ter sido alterado pelo dono anterior. Lembro que fui trocar o carpete e todo acesso era pela parte da frente. O resto da caixa estava todo colado. Também não lembro se ainda havia parafusos, mas a parte interna era toda cheia de reforços nos cantos.
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Re: Teksound ainda existe?
Sandro Levi escreveu:Eu particularmente não gosto de dutos na traseira, pela impossibilidade de encostar o amplificador/caixa na parede do fundo.
Também tenho essa preferência pelo mesmo motivo, mas já conheci gente que preferia duto atrás justamente pra encostar numa parede e transformar a sala num "boomy city".
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Re: Teksound ainda existe?
NESCAU escreveu:Nós poderíamos projetar uma caixa.
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
Eita, isso seria legal.
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Re: Teksound ainda existe?
allexcosta escreveu:
Trabalhei com muita gente criada dentro de galpão de trio elétrico, muitos deles discípulos de Carlos Correia ou seu Orlando do Tapajós e essas pessoas constroem caixas de grave completamente seladas, fundo colado, parafusado e depois concretado. E é comum esses caras que sacam pra caramba te mostrarem essas caixas e comentarem "vaza nada, tá vendo?".
Concretado?
Com cimento mesmo?
Quando eu estava na vibe de home-theater, som residencial, etc, as caixas dos subwoofers de alguns, costumavam vibrar, sair andando pela sala, e a dica era colocar peso em cima para não acontecer mais e melhorar o rendimento.
Alguns chegaram a mandar fazer peças de mármore, pra esse fim, e de quebra, ajudava no visual eehehe.
Colocavam também como base; infelizmente o fórum que tratava desse, assunto, HTFórum deixou de exisitir, foi apagado.
Ainda não tinha lido essa página; meu post acima do mármore, corrobora essa informação sobre vibração.
allexcosta escreveu:Como prometido, fui buscar um pouco sobre a informação técnica relacionada à construção de sonofletores e desafios pertinentes.
Conversei com um amigo meu que tem décadas de experiência em áudio profissional, inclusive com temporada longa na Austrália.
Ele me explicou que vibrações devem ser evitadas a qualquer custo, especialmente numa caixa de graves. A questão é mais ou menos assim:
O duto é ítem principal numa caixa desse tipo. Ele serve, entre outras tantas coisas, para controlar o movimento do cone. E esse controle é feito através de uma sintonia simpática entre a frequência do duto e os parâmetros do falante.
Esse cálculo deve ser preciso, pois feito errado possibilita uma vibração descontrolada do corpo móvel do falante, causando dano mecânico.
Interessante é notar que uma caixa que vibra pode alterar a afinação desse duto e de como todo o sonofletor se comporta. Essa alteração, mesmo que pequena, pode causar um turbilhonamento e consequente descontrole do conjunto em determinadas frequências, o que é porta aberta para dano.
As possíveis vibrações e perdas ocasionadas por uma parede simples parafusada não só ocasionam perda de performance, mas também colocam o sistema em risco, como explicado acima.
Esses são alguns trechos do livro "Loudspeaker Design Cookbook", autoria do Vance Dickason:
....
Ele tem bastante coisa num HD e vai procurar algo que mencione especificamente as desvantagens de uma parede simplesmente parafusada com parafuso de rosca soberba, sem porca/contra porca, junta de EVA, etc...
Espero que a informação seja útil para alguém.
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Re: Teksound ainda existe?
NESCAU escreveu:Nós poderíamos projetar uma caixa.
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
fheliojr escreveu:NESCAU escreveu:Nós poderíamos projetar uma caixa.
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
Eita, isso seria legal.
Seria sim.
Na minha cabeça e meu gosto seria:
- 2 falantes de 12" para graves
- 2 falantes de 6" ou 8" para médios
- impedância 4 Ohms
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Re: Teksound ainda existe?
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Re: Teksound ainda existe?
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Re: Teksound ainda existe?
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Re: Teksound ainda existe?
Falante de 12 nem é tão grande assim ehehe; dando um googlada achei isso
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Re: Teksound ainda existe?
NESCAU escreveu:
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
Acredito que uma 1x12 sem drive, seria mais acessível, fácil de montar e talvez contemple a grande maioria dos membros que buscam uma boa opção por aqui. Faríamos o projeto e o manual de montagem. Aí, dependendo da repercussão, poderíamos pensar mais alto.
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Re: Teksound ainda existe?
sim, utilizavam a tal solução. quem tiver dúvidas eh so dar uma googlada.
https://reverb.com/p/ampeg-b-15n-portaflex-25-watt-1x15-bass-combo-1960-1962
BLZENI- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
BLZENI escreveu:Vale lembrar que essa solução adotada nos ampeg Portaflex, dessas que voce remove a tampa de cima e vira, com o cabeçote preso na parte de baixo da tampa, existe desde meados dos anos 60, nos lendários amplificadores valvulados B-15 e B-25, que talvez sejam os amplificadores mais utilizados em gravações em toda a história....
sim, utilizavam a tal solução. quem tiver dúvidas eh so dar uma googlada.
Vale lembrar também que esses detalhes são menos importantes quando falamos de cabs capazes de baixo SPL, como é o caso dos amps citados.
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allexcosta- Administrador
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Sandro Levi gosta desta mensagem
Re: Teksound ainda existe?
08 Ohms com um tweeterSandro Levi escreveu:NESCAU escreveu:
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
Acredito que uma 1x12 sem drive, seria mais acessível, fácil de montar e talvez contemple a grande maioria dos membros que buscam uma boa opção por aqui. Faríamos o projeto e o manual de montagem. Aí, dependendo da repercussão, poderíamos pensar mais alto.
NESCAU- Membro
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Sandro Levi gosta desta mensagem
Re: Teksound ainda existe?
Sandro Levi escreveu:NESCAU escreveu:
A caixa ideal do contrabaixo BR.
Acho que seria uma empreitada interessante.
Acredito que uma 1x12 sem drive, seria mais acessível, fácil de montar e talvez contemple a grande maioria dos membros que buscam uma boa opção por aqui. Faríamos o projeto e o manual de montagem. Aí, dependendo da repercussão, poderíamos pensar mais alto.
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Gabriel_cwb- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
O projeto da caixa, já existe com desenho e medidas inclusive no topico da CAixas handmade. Até o falante padronizou-se o JBL 12Pw5. A unica coisa que não tem é um como cortar e colar compensado e os pulos de gato de vedação.
Franco_bass- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
Gabriel_cwb escreveu:^ Projetar uma máquina de trincar rins das vítimas que ficam perto do palco.
Aí vamos em um festival de música eletrônica e descobrimos um stack de 240 subwoofers de 21" ou mais, milhões de watts e um engenheiro de som que otimizou todo o sistema pra cuspir 30Hz com autoridade. Pelo menos eu ja fiquei de boca aberta quando vi um stack com + - 40 subs (20 caixas 2x18) empurrando tudo.
Mas voltando ao topico: Sim, uma caixa ContrabaixoBR tem meu apoio!
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Sonikado- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
No site deles tem esse artigo: Alto-falantes para instrumentos musicais e suas características exclusivas.
Caso um dia suma, eis o texto:
- Spoiler:
Live Session
Alto-falantes para instrumentos musicais e suas características exclusivas.
Quer saber o porquê de termos uma categoria apenas para os alto-falantes destinados a instrumentos musicais, e o que diferencia eles dos automotivos e profissionais? Continue lendo e descubra!
Uma grande parcela dos usuários e até mesmo profissionais já devem ter se perguntado: qual a real diferença entre um falante desenvolvido especificamente para instrumentos musicais e um falante profissional para caixas acústicas ou automotivo? Essa diferença existe? Se positivo, é grande o suficiente para ser uma categoria a parte? Te convidamos a navegar nas informações a seguir e no final, ponderar sua própria conclusão.
É costumeiro saber que o alto-falante é composto de 2 partes principais: conjunto móvel (também chamado de “reparo”, composto por cone, bobina, centragem e tampão) e o motor magnético (composto por um ímã e peças usinadas de aço). Pensando tecnicamente, qualquer alteração em alguns desses componentes, por menor que seja, irá alterar o resultado final de diferentes formas, mas sem dúvida os pontos mais delicados são a bobina e o cone.
Alto-falantes automotivos geralmente focam na resistência e potência do produto, e em termos sonoros, em faixas de frequência determinadas, pois geralmente são usados em conjunto com outros periféricos (drivers de compressão, crossovers ativos e etc). Já os falantes profissionais geralmente focam na maior sensibilidade possível (dB/SPL) dentro da faixa de resposta predefinida no projeto, buscando equilibrar ao máximo a resposta em frequência sem “colorir” em excesso.
Notaram o termo “colorir”? Podemos defini-lo como equalizar ou dar característica ao som final, e esse resultado final chamamos de timbre, palavra muito usada entre músicos.
Em alto-falantes para instrumentos musicais, o foco está na maior sensibilidade possível dentro de uma faixa de frequência estendida (normalmente full-range). Para falantes de guitarra, isso é alcançado usando bobinas de menor polegada e materiais leves e mais delicados bem como fios mais finos; o cone é considerado o ponto principal, pois ele é quem definirá as “cores” e comportamento do timbre final. Cones são feitos de celulose, que por sua vez são derivados principalmente da madeira, e que não por coincidência é a matéria prima mãe das guitarras: o tipo e formato da madeira desempenham em torno de 30% a 40% do timbre de uma guitarra elétrica. Nos cones as fibras de celulose utilizadas nas diferentes fórmulas de “massas” (tipo da fibra, procedência, tamanho e quantidade) definem a personalidade/timbre do falante.
Uma característica interessante é o ponto de “break-up” do alto falante de guitarra, que é definido como o ponto limite da linearidade ou estabilidade do falante que ao se atingir, ocorrem pequenas distorções no sinal. Essas distorções e suas diferentes “cores e personalidades” são desejáveis e fazem parte do timbre de grande parte dos guitarristas, e talvez explique a grande quantidade de modelos de alto-falantes de marcas tradicionais como Celestion e Eminence: cada modelo possui uma personalidade própria, que se combina ao equipamento do músico (amplificador valvulado, pedais de efeito, guitarra e “pegada da mão”). Em resumo, falantes de guitarra fazem parte da receita do timbre final do músico, e não somente uma ferramenta de reprodução fiel do seu equipamento. Por esse motivo, a Triton utiliza somente cones importados dos EUA e Inglaterra para seus falantes de guitarra. Para mais informações sobre “break-up” e cones de falantes de guitarra, recomendamos essa ótima matéria da revista Premiere Guitar (em inglês) sobre o assunto.
https://www.premierguitar.com/gear/controlling-speaker-breakup
https://www.premierguitar.com/speaker-geeks-tone-is-in-the-cone
Já os falantes para contrabaixo são mais próximos aos falantes profissionais de PA, mas ainda assim com sensibilidade alta (maior nitidez em baixos volumes) e resposta estendida, uma vez que são usados sozinhos ou em grupo de 2 a 4 unidades por caixa para reproduzir o espectro total do amplificador. Devido a grande quantidade de transientes e sons percussivos do contrabaixo elétrico executados em potência considerável (entre 150W a 500W RMS em situação ao vivo), a mecânica do falante é um ponto importante para garantir longevidade ao produto. Quanto ao timbre, uma leve coloração é bem vinda, porém o mais importante é não ter vales consideráveis que possam esculpir o som demasiadamente (notch filters), e ter resposta rápida a transientes, pois o som do contrabaixo elétrico é muito dinâmico e possui uma alta carga de graves que exigem bastante do amplificador e do alto-falante.
Esperamos que essas breves informações sejam úteis tanto a iniciantes e interessados, quanto a profissionais, e tenham refletido nossa visão do porquê os produtos para instrumentos musicais (Linha Live Session) são uma categoria a parte, tanto por suas peculiaridades nos componentes como na personalidade criada em cada produto.
Até a próxima!
CSergio- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
CSergio escreveu:No site deles tem esse artigo:
Me perderam aqui:
"o tipo e formato da madeira desempenham em torno de 30% a 40% do timbre de uma guitarra elétrica."
Faltou mencionar que acima de 300hz ou algo assim o que acontece atrás do falante não importa muito. Por isso o sonofletor em si é de suma importância numa caixa de baixo, o que não acontece com uma de guitarra.
Salvo raras exceções, falantes utilizados em caixas de baixo são os mesmos woofers da linha profissional, desenhados para reproduzir graves de P.A.
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allexcosta- Administrador
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Re: Teksound ainda existe?
Precisam ver esses videos:
Pelo menos acertaram ao comentarem sobre fala de contrabaixo "... já os falantes para contrabaixo são mais próximos aos falantes profissionais de PA..."
CSergio- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
siodoni escreveu:Vc já tocou com alguma?fheliojr escreveu:Não vá atrás de problema, Zadá...
Eu tenho meu par de 1x12 e sou super satisfeito com elas, inclusive já toquei em barzinho e palcos grandes com esse kit, não tenho do que reclamar.
Tem momentos que o pes
soal odeia um produto sem sequer ter experimentado...
ola, esse par que você tem de 1x12", uma é com drive e a outra é sem ? o grave é bem definido ? qual ampli usa nelas ?
estou afim de pegar um par assim, na configuração que citei aqui acima.
Eliabass- Membro
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Re: Teksound ainda existe?
As minhas 2 são sem drive.Eliabass escreveu:ola, esse par que você tem de 1x12", uma é com drive e a outra é sem ? o grave é bem definido ? qual ampli usa nelas ?siodoni escreveu:Vc já tocou com alguma?fheliojr escreveu:Não vá atrás de problema, Zadá...
Eu tenho meu par de 1x12 e sou super satisfeito com elas, inclusive já toquei em barzinho e palcos grandes com esse kit, não tenho do que reclamar.
Tem momentos que o pes
soal odeia um produto sem sequer ter experimentado...
estou afim de pegar um par assim, na configuração que citei aqui acima.
Uma delas tem o falante padrão e a outra tem um JBL.
O grave da com falante JBL é mais encorpado.
Utilizo elas com um TC Electronic BH250 e um valvulado da MG Amps
Re: Teksound ainda existe?
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allexcosta- Administrador
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Re: Teksound ainda existe?
Ou vc compra só o gabinete e instala o falante em casa.
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https://www.youtube.com/davimotta
Re: Teksound ainda existe?
Davi Motta escreveu:Se eu tiver desatualizado alguém me corrige. Até onde sei, eles tem lá o Voxsound e o B&C Neodimio, mas se quiser com qualquer outro falante eles fazem também. Deve funcionar vc enviando o falante ou mandando entregar lá e eles tem enviam a caixa montada.
Ou vc compra só o gabinete e instala o falante em casa.
Sem ajuste de projeto?
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allexcosta- Administrador
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Re: Teksound ainda existe?
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