PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
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PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Vamo que vamo no projeto: Precision estilo 1951, pela Santos Luthieria, do nosso companheiro Ronyldo (seu perfil no Instagram).
Corpo - cedro rosa
Braço - ipê albino (esquerda na foto)
Captação - provavelmente 1 cap single + pré amp
Corpo - cedro rosa
Braço - ipê albino (esquerda na foto)
Captação - provavelmente 1 cap single + pré amp
Última edição por CSergio em Sex Mar 25, 2022 9:01 pm, editado 2 vez(es)
CSergio- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Dou o maior apoio!!!
Projeto semelhante ao do meu Warmoth Custom Padouk '54 P-Bass:
Vai ficar da hora!!!
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CSergio gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Não vai fazer com 2 caps como no projeto do Ronyldo?
Acompanhando aqui o projeto.
Acompanhando aqui o projeto.
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
que maneiro. TO com um baixo desse e tô apaixonado.
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CSergio gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
siodoni escreveu:Não vai fazer com 2 caps como no projeto do Ronyldo?
Acompanhando aqui o projeto.
Tô pendendo a deixar com 1.
CSergio- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
CSergio escreveu:siodoni escreveu:Não vai fazer com 2 caps como no projeto do Ronyldo?
Acompanhando aqui o projeto.
Tô pendendo a deixar com 1.
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Deixe de economia vá!CSergio escreveu:siodoni escreveu:Não vai fazer com 2 caps como no projeto do Ronyldo?
Acompanhando aqui o projeto.
Tô pendendo a deixar com 1.
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Só lembrando que a diferença entre 1 e 2 captadores nesses baixos é brutal.
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allexcosta- Administrador
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MarceloSouza gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
JAZZigo escreveu:CSergio escreveu:siodoni escreveu:Não vai fazer com 2 caps como no projeto do Ronyldo?
Acompanhando aqui o projeto.
Tô pendendo a deixar com 1.
siodoni escreveu:zz
Deixe de economia vá!
Vou reavaliar
CSergio- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
allexcosta escreveu:Só lembrando que a diferença entre 1 e 2 captadores nesses baixos é brutal.
Fique(m) a vontade para elaborar mais sobre isso
CSergio- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Se quiser uma praia mais vintage, 1 cap com certeza.
Mas se quiser algo mais versátil 2 caps fica excelente.
Vc terá algo na linha de um Jazz Bass, só que com os singles estilo anos 50.
Mas se quiser algo mais versátil 2 caps fica excelente.
Vc terá algo na linha de um Jazz Bass, só que com os singles estilo anos 50.
CSergio gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
CSergio escreveu:Fique(m) a vontade para elaborar mais sobre isso
Solar o captador do braço não é o mesmo que só existir o captador do braço.
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allexcosta- Administrador
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Tipo:siodoni escreveu:Se quiser uma praia mais vintage, 1 cap com certeza.
Mas se quiser algo mais versátil 2 caps fica excelente.
Vc terá algo na linha de um Jazz Bass, só que com os singles estilo anos 50.
Ouça:
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Tem isso tbem!allexcosta escreveu:Solar o captador do braço não é o mesmo que só existir o captador do braço.CSergio escreveu:Fique(m) a vontade para elaborar mais sobre isso
Roncado ein JAZZigo!JAZZigo escreveu:Tipo:siodoni escreveu:Se quiser uma praia mais vintage, 1 cap com certeza.
Mas se quiser algo mais versátil 2 caps fica excelente.
Vc terá algo na linha de um Jazz Bass, só que com os singles estilo anos 50.
Ouça: Video
Nessa gravação vc usou os 2 caps?
CSergio escreveu:
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Toquei num S.Martyn desse com 2 caps. Uma sonzeira usando só o do braço ou ambos abertos.
Pra mim, P51 é só cap do braço e pronto.
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https://www.youtube.com/davimotta
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
siodoni escreveu:Roncado ein JAZZigo!
Nessa gravação vc usou os 2 caps?
Sim, Flávio, o single coil + a bobina norte do humbucker, conforme indicado na foto.
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Timbrão roncado demais!JAZZigo escreveu:siodoni escreveu:Roncado ein JAZZigo!
Nessa gravação vc usou os 2 caps?
Sim, Flávio, o single coil + a bobina norte do humbucker, conforme indicado na foto.
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Acompanhando!
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Opa... acompanhando aqui...
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Mais definições:
- escala clara, também em ipê
- tensor tipo spoke wheel com acesso pelo corpo
- 2 captadores mesmo rsrsrs
Ronyldo é o cara, atencioso aos detalhes.
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
CSergio escreveu:- 2 captadores mesmo rsrsrs
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Pois é... meu lado purista dizia "1 cap só".
Com 2 caps ganha uma versatilidade de timbre.
Deve ficar monstro acompanhado do pré dele, deste tópico Circuito Ativo-preamp-TBM1 e 2.
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Se eu embarcasse numa empreitada dessas em busca de versatilidade, usaria ou knobs concêntricos ou uma chave seletora.
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Zubrycky escreveu:Se eu embarcasse numa empreitada dessas em busca de versatilidade, usaria ou knobs concêntricos ou uma chave seletora.
Salve, parentes dos graves.
Agradeço ao Sergio pela escolha da minha pessoa pra esta empreitada. Marca o retorno das minhas atividades de forma oficial, a nível nacional e aqui no fórum. Este baixo conta com detalhes bem customizados, muito diferente do original, veremos no decorrer do trabalhos.
Os, potenciômetros concêntricos, vão ser usados, a chave seletora foi sugerida, acredito que fica um visual melhor com pot de balanço. Pra não ter aquela aparência de guitarra telecaster..
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Ronyldo D`Santos Luthier- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Evoluindo o negócio.
CSergio- Membro
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Gabriel_cwb gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
^^^
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Mais passos dados esses dias (do braço esqueci de postar)
Acredito que em breve vai dar uma pausa para chegada do hardware lá no Ronyldo.
Vai ser pintura metálica, de época passeando pelos anos 1950; segredinho ehehe.
Acredito que em breve vai dar uma pausa para chegada do hardware lá no Ronyldo.
siodoni escreveu:Show!
E o acabamento, será como CSergio?
Vai ser pintura metálica, de época passeando pelos anos 1950; segredinho ehehe.
CSergio- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
allexcosta escreveu:Solar o captador do braço não é o mesmo que só existir o captador do braço.
Uma curiosidade minha: considerando que o captador do braço ficará no mesmo lugar e que o volume de madeira retirada na fenda do captador da ponte é irrisória, por que há diferença??
patrickqueres- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
patrickqueres escreveu:allexcosta escreveu:Solar o captador do braço não é o mesmo que só existir o captador do braço.
Uma curiosidade minha: considerando que o captador do braço ficará no mesmo lugar e que o volume de madeira retirada na fenda do captador da ponte é irrisória, por que há diferença??
nao tem a ver com madeira, mas com a construção do circuito. vc tem uma bobina a mais no circuito criando um influencia magnetica msm que com o captador fechado, entao nao é exatamente a msm coisa de ter apenas um captador.
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Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
patrickqueres escreveu:Uma curiosidade minha: considerando que o captador do braço ficará no mesmo lugar e que o volume de madeira retirada na fenda do captador da ponte é irrisória, por que há diferença??
Isso é um pouco difícil de explicar.
Quando você zera o knob de um captador, não está eliminando esse captador do sistema, você está simplesmente levando a resistência do pot a seu valor máximo.
Então o indutor (bobina) continua ali ligado no circuito. Rola capacitância parasita, que termina gerando filtros no sinal de maneira imprevisível.
E pode gerar até problema de fase.
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allexcosta- Administrador
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Lucas S Nepomuceno gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
^
Daí, a opção pela instalação de uma chave seletora dos captadores.
Bom lembrar, que a simples força magnética do segundo captador também afeta a vibração das cordas e, consequentemente, o som.
Daí, a opção pela instalação de uma chave seletora dos captadores.
Bom lembrar, que a simples força magnética do segundo captador também afeta a vibração das cordas e, consequentemente, o som.
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JAZZigo- FCBR-CT
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
JAZZigo escreveu:Bom lembrar, que a simples força magnética do segundo captador também afeta a vibração das cordas e, consequentemente, o som.
Ainda tem isso.
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allexcosta- Administrador
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
vinibassplayer escreveu:nao tem a ver com madeira...
Lá ele!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
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vinibassplayer gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
vinibassplayer escreveu:nao tem a ver com madeira, mas com a construção do circuito. vc tem uma bobina a mais no circuito criando um influencia magnetica msm que com o captador fechado, entao nao é exatamente a msm coisa de ter apenas um captador.
allexcosta escreveu: Quando você zera o knob de um captador, não está eliminando esse captador do sistema, você está simplesmente levando a resistência do pot a seu valor máximo.
Então o indutor (bobina) continua ali ligado no circuito. Rola capacitância parasita, que termina gerando filtros no sinal de maneira imprevisível.
E pode gerar até problema de fase.
JAZZigo escreveu:Daí, a opção pela instalação de uma chave seletora dos captadores.
Bom lembrar, que a simples força magnética do segundo captador também afeta a vibração das cordas e, consequentemente, o som.
Uma aula!! Confesso que eu não entendia o conceito dos baixos com a chave seletora de captador, mas agora está explicado!
Obrigado!
patrickqueres- Membro
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Lucas S Nepomuceno gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Excelente discussão aqui. Eu confesso que acreditava estar "resolvido" esse "problema"(?) de alteração de som entre um baixo com um ou dois caps se usasse uma chave seletora. Realmente não tinha pensado na força magnética do segundo cap alterando a vibração da corda. De toda forma, talvez essa diferença seja bem mais sutil se for usada a chave seletora (ao invés de simplesmente mutar um dos caps com knobs de volume).
Marvis- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Interessante esse projeto. Também estou quase fechando um baixo nessa linha com um luthier, mas no caso seria um baixo tele só com o captador do braço.
Dpaulo- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Resetei meu celular essa semana, devo ter perdido umas 2 ou 3 fotos novas, mas nada de muito relevante no avanço; sem muitas novidades.
Agora é esperar o hardware chegar, tarraxas, ponte, tinta, etc.
Boneca do projeto (quando estava pensando para 1 captador).
Agora é esperar o hardware chegar, tarraxas, ponte, tinta, etc.
Boneca do projeto (quando estava pensando para 1 captador).
CSergio- Membro
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Gabriel_cwb gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
^Ele será purple rain?
Com o Garcia´s?
Dpaulo escreveu:Interessante esse projeto. Também estou quase fechando um baixo nessa linha com um luthier, mas no caso seria um baixo tele só com o captador do braço.
Com o Garcia´s?
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Tenho essas tarrachas da Guyker em um baixo aqui, bem descentes!
Aguardando as atualizações...
Aguardando as atualizações...
Gabriel_cwb- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
fheliojr escreveu:^Ele será purple rain?
talvez sim, talvez não
CSergio- Membro
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fheliojr gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Gabriel_cwb escreveu:Tenho essas tarrachas da Guyker em um baixo aqui, bem descentes!
Aguardando as atualizações...
Boravê, nunca tive chance de usar dessa marca.
CSergio- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Qualquer semelhança...
Tribe Shob Bass
Made in Switzerland
https://www.tribeguitars.store/
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Cabra não brinca em serviço não; primeira vez que ouço falar em "checagem de nível dos poros"
CSergio- Membro
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vinibassplayer gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Isso é chatisse minha...coisas do seu Rony...kkkk
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Ronyldo D`Santos Luthier- Membro
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CSergio gosta desta mensagem
Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
^ Rony, qual é o objetivo desta checagem?
P.S: Não entendo nada de luthieria nem de marcenaria.
P.S: Não entendo nada de luthieria nem de marcenaria.
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fheliojr- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
fheliojr escreveu:^ Rony, qual é o objetivo desta checagem?
P.S: Não entendo nada de luthieria nem de marcenaria.
minha resposta tem base naquilo que só serve pra mim....que fique claro que não é regra, alguns fazem isso outros não..
1- Checar os poros da madeira, serve pra definir qual melhor selagem dos poros usar. Variedade de madeira, variedade de poros, umas são mais porosas, outras não.
2- Qual tipo de selagem usar: seladora apenas, seladora+pó da madeira, seladora+verniz alto sólido, resina epóxi pra acabamento...etc...tudo isso depende de o quão poroso e profundo for estes poros.
Por isso checo o nível de porosidade da madeira, estou usando cedro rosa( ou amargoso) nesse baixo do Sérgio... Madeira da mesma prancha teve variação no nível dos poros. Uma mais profunda e outra mais rasa, escolhi a mais rasa, pra reduzir a quantidade de material usado nas camadas de acabamento pra receber a tinta...
Resumindo, faço isso pra determinar qual selagem usar, e quantas camada de acabamento usar no instrumento antes da pintura.
Ronyldo D`Santos Luthier- Membro
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Re: PBass 1951 by Santos Luthieria (Ronyldo)
Pode surgir a pergunta: quantas camadas de acabamento usar antes da pintura?
Depende muito da madeira usada.
Já vi instrumentos onde se usou 1 camada de resina epóxi pra acabamento (selagem dos poros)+ 1 camada de verniz comum+ 9 camadas de verniz alto sólidos, por último as camadas de tinta..mas tudo depende da madeira usada
Obs..tem profissional que só usa o verniz direto, mas isso provoca um excesso de camadas, e se afirma que isso é necessário porque a madeira "suga" ou absorve o verniz...a madeira não absorve o verniz, o solvente contido no verniz se evapora, deixando apenas o material sólido depositado no poro, exigindo nova camada para depositar mais material sólido do verniz no poro, até que esse poro fique selado...
Depende muito da madeira usada.
Já vi instrumentos onde se usou 1 camada de resina epóxi pra acabamento (selagem dos poros)+ 1 camada de verniz comum+ 9 camadas de verniz alto sólidos, por último as camadas de tinta..mas tudo depende da madeira usada
Obs..tem profissional que só usa o verniz direto, mas isso provoca um excesso de camadas, e se afirma que isso é necessário porque a madeira "suga" ou absorve o verniz...a madeira não absorve o verniz, o solvente contido no verniz se evapora, deixando apenas o material sólido depositado no poro, exigindo nova camada para depositar mais material sólido do verniz no poro, até que esse poro fique selado...
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Ronyldo D`Santos Luthier- Membro
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