Modificações no Preamp Bartolini MK-1
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Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Estudando sobre o preamp MK-1 da Bartolini na internet, descobri um italiano que fez uma engenharia reversa no circuito inteiro e propôs modificações bastante interessantes.
Dêem uma olhada (sigam os links abaixo na ordem). Ele explica tudo passo a passo, Acho que vou fazer no meu:
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-part-1.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-part-2.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-part-2_2.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/blog-post.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-anatomy-equalization.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-anatomy-equalizer.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-1c-mod.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-3c-mod.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/04/mk-1-preamp-ssp-mod.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/08/fine-tuning.html
https://corta4reloaded.blogspot.com/2020/03/bartolini-mk-2-replace-tl062-original.html?showComment=1647272379095#c2051772088978000584
Savio_RJ- Membro
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patrickqueres gosta desta mensagem
Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Não gostou do OBP3?
patriciofernandes- Membro
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Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Nem tirei ele da caixa. Não sei se coloco ele no meu Fender American Deluxe 1999 (que tem o pré original da Fender, 9V) ou se coloco ele no Cort A5, no lugar desse preamp MK-1 que estou pensando em modificar como acima.
Se eu modificar o MK-1, posso instalar o OBP-3 no Fender. Se eu não modificar o pre MK-1, aí acabarei colocando o OBP-3 no Cort A5 mesmo.
O que vc faria?
Se eu modificar o MK-1, posso instalar o OBP-3 no Fender. Se eu não modificar o pre MK-1, aí acabarei colocando o OBP-3 no Cort A5 mesmo.
O que vc faria?
Savio_RJ- Membro
- Mensagens : 109
Localização : Niterói-RJ
Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Se o Cort é um baixo que você gosta e a mecânica lhe cai bem, vale a pena o upgrade. Não vejo sentido colocar o OBP3 no Fender, baseado nas minhas experiencias com Fender ativo, não é um upgrade que valha a pena (pelo custo, trabalho que vai dar, e o benefício final não ser tão grande, visto que os preamp da Fender geralmente são muito bons. além de que, se um dia você for vender, seria melhor que ele estivesse com o preamp original; o que geraria um novo custo e/ou mão de obra para desfazer a troca)
Se tá afim de fazer experiencia com seu MK1, vá em frente. Você não tem "a perder" caso dê errado, já que seu intuito já é de trocar esse MK1 pelo Aguilar (que convenhamos: isso sim que é um baita upgrade)
Se tá afim de fazer experiencia com seu MK1, vá em frente. Você não tem "a perder" caso dê errado, já que seu intuito já é de trocar esse MK1 pelo Aguilar (que convenhamos: isso sim que é um baita upgrade)
patriciofernandes- Membro
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Savio_RJ gosta desta mensagem
Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Você está certo. Tem razão. Vou substituir o MK-1 pelo OBP-3 e deixar o Fender original. Obrigado pelas considerações.
Savio_RJ- Membro
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Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Pronto. Rascunhei aqui como vai ficar meu Cort A5 com os captadores Bartolini originais (MK1) e com o preamp Aguilar OBP-3.
Tudo começa escolhendo se vou querer os 2 captadores em série ou em paralelo (S/P SW). Depois o blender atua e manda o sinal mixado para o pot de volume, que encaminha para a chave do push pull a fim de alternar entre ativo e passivo. Se escolher passivo, ele habilita o pot de Tone e envia o sinal pro jack. Se escolher ativo, ele corta fisicamente o pot de Tone (passivo) do circuito e envia o sinal para a PCB do preamp, que, em seguida, encaminha o sinal para o jack.
Conjuguei o Mid do ativo com o Tone do passivo num só pot concêntrico (50k/250k) e também conjuguei o Treble e Bass do ativo num único pot concêntrico de 50k/50k. Assim terei um total de 4 potenciômetros e 2 chaves DPDT, coincidindo exatamente com os 6 furos que já existem de fábrica na madeira do A5. Ou seja, não mudarei a originalidade do instrumento.
Tudo começa escolhendo se vou querer os 2 captadores em série ou em paralelo (S/P SW). Depois o blender atua e manda o sinal mixado para o pot de volume, que encaminha para a chave do push pull a fim de alternar entre ativo e passivo. Se escolher passivo, ele habilita o pot de Tone e envia o sinal pro jack. Se escolher ativo, ele corta fisicamente o pot de Tone (passivo) do circuito e envia o sinal para a PCB do preamp, que, em seguida, encaminha o sinal para o jack.
Conjuguei o Mid do ativo com o Tone do passivo num só pot concêntrico (50k/250k) e também conjuguei o Treble e Bass do ativo num único pot concêntrico de 50k/50k. Assim terei um total de 4 potenciômetros e 2 chaves DPDT, coincidindo exatamente com os 6 furos que já existem de fábrica na madeira do A5. Ou seja, não mudarei a originalidade do instrumento.
Última edição por Savio_RJ em Qui Mar 17, 2022 12:17 pm, editado 4 vez(es)
Savio_RJ- Membro
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Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Alguém pode me corrigir se eu estiver errado, mas nunca vi um potenciometro concentrico que possua dois valores diferentes entre si (50k/250). geralmente possuem o mesmo valor...
Além disso, seu baixo possui 6 furos, mas os furos de uma chave são menores, portanto, não conseguirá colocar uma chave no furo de um potenciometro comum. Se seu baixo tem 5 furos para potenciometros, voce só consegue utiliza-los para um potenciometro ou para um jack frontal (o que não faria sentido)
Além disso, seu baixo possui 6 furos, mas os furos de uma chave são menores, portanto, não conseguirá colocar uma chave no furo de um potenciometro comum. Se seu baixo tem 5 furos para potenciometros, voce só consegue utiliza-los para um potenciometro ou para um jack frontal (o que não faria sentido)
patriciofernandes- Membro
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Localização : Campina Grande - PB
Re: Modificações no Preamp Bartolini MK-1
Eu tenho algumas Fender Stratocaster e em todas eu retiro o pot central e coloco uma DPDT no lugar. Eu tenho um macete pra fazer a DPDT caber no furo maior de um pot sem problema algum. Portanto, o esquema acima deve funcionar bem pra mim. Ainda não implementei. Devo fazer no fim de semana. Vamos ver.
Quanto a questão dos concêntricos de valores diferentes, eles existem. Nos Fender Jazz Bass pós 2010 (que vêm com circuito 18V, P/N 007-8815-000), o pot de Mid/Tone é de 100K/250K. De toda forma, vc pode pegar um de 250/250 e atravessar um resistor em paralelo a uma das sessões do pot e transformá-lo em 50/250K, por exemplo. Mole pro gato.
Quanto a questão dos concêntricos de valores diferentes, eles existem. Nos Fender Jazz Bass pós 2010 (que vêm com circuito 18V, P/N 007-8815-000), o pot de Mid/Tone é de 100K/250K. De toda forma, vc pode pegar um de 250/250 e atravessar um resistor em paralelo a uma das sessões do pot e transformá-lo em 50/250K, por exemplo. Mole pro gato.
Savio_RJ- Membro
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