PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
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PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Ultimente tenho me dedicado cada vez mais a entender
como funcionam as características de cada pedal de efeito.
Atualmente, estou usando emprestado de um amigo (e que amigo legal pra caramba!) juntamente com outros que já possuo, alguns pedais de seu pedalboard, porém ele é guitarrista, mas pelo que já pesquisei é possível usá-los no baixo com total moderação.
Os pedais que estou usando são os seguintes:
- boost
- chorus e phaser
- overdrive e fuzz
- compressor
- envelope filter e synth
- reverb e octave
Gostaria da opinião de vocês sobre alguns desses efeitos e como tirar o máximo de proveito de cada um.
Valeu
Paulo Bartnik- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Pedais não são essenciais.
https://www.contrabaixobr.com/t18963-de-onde-surgiu-a-ideia-de-que-todo-baixista-precisa-de-efeitos
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Eu já usei mais mas hoje uso com moderação que acho que mais embola do que valoriza o timbre se usado mais ou menos
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Fernando Zadá- Moderador
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
allexcosta escreveu:Bem-vindo.
Pedais não são essenciais.
https://www.contrabaixobr.com/t18963-de-onde-surgiu-a-ideia-de-que-todo-baixista-precisa-de-efeitos
Puxa cara, discordo. Os pedais são uma ferramenta muito útil quando usados com moderação, sem contar que para algumas situações eles dão um "UP", e dependendo do estilo que se toca, alguns encaixam como uma luva, como no caso do Envelope Filter (funk, pop rock), Fuzz (Rock, Heavy Metal). A minha dúvida é como tirar o melhor proveito dos efeitos com relação as regulagens, ou seja, qual a melhor forma de regulá-los quando ligados ao amplificador.
Paulo Bartnik- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Fernando Zadá escreveu:Se for se aventurar pega uma zoom simples multi efeitos e testa um por vez.
Eu já usei mais mas hoje uso com moderação que acho que mais embola do que valoriza o timbre se usado mais ou menos
Na minha humilde opinião, não dá pra comparar os efeitos de pedais aos de pedaleiras. Os pedais possuem um "UP" e uma "presença" muito mais marcante. Já testei pedaleiras da Boss, Line 6, VOX e Zoom, e com toda certeza a última é a mais artificial das quatro.
Paulo Bartnik- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Paulo Bartnik escreveu:Puxa cara, discordo.
Mais de 90% de tudo que foi gravado de baixo na história da humanidade não tinha pedais. Por definição, não são essenciais.
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allexcosta- Administrador
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Paulo Bartnik escreveu:Fernando Zadá escreveu:Se for se aventurar pega uma zoom simples multi efeitos e testa um por vez.
Eu já usei mais mas hoje uso com moderação que acho que mais embola do que valoriza o timbre se usado mais ou menos
Na minha humilde opinião, não dá pra comparar os efeitos de pedais aos de pedaleiras. Os pedais possuem um "UP" e uma "presença" muito mais marcante. Já testei pedaleiras da Boss, Line 6, VOX e Zoom, e com toda certeza a última é a mais artificial das quatro.
O problema das pedaleiras é que o povo encara elas como efeitos prontos.
Se ler o manual com calma e mexer nela como mexe nos pedais vai ver que a diferença é menor do que imagina.
Pedaleira tem o pedal lá dentro e precisa abrir mexer nos parâmetros e aprender a usar se comprar os patches prontos com pedais vai se decepcionar mas se mexer e configurar chega junto se não ficar até melhor. Já tive pedal de um monte de coisa e posso falar isso com categoria fugindo do puritanismo que pedal é melhor.
Em tempo sou guitarrista também e falo isso de ambos sem medo nenhum.
As pedaleiras mais atuais emulam com muita semelhança a maioria dos pedais disponíveis tirando um ou outro efeito analógico muito clássico, talvez.
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Fernando Zadá- Moderador
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Ou então quando o cara tá lá na boa achando que o som já tá redondo e abre uma cervejinha pra relaxar um pouco, puxa papo com uma branca aí tu aperta o pé no boost e lá do palco tu consegue fazer leitura labial dele falando "fela da p&%$" enquanto conserta o presépio meio engasgado com cerveja.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
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Fernando Zadá- Moderador
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Se isso estiver certo, então dá pra pensar em pedais/pedaleiras
Dito isso, pra mim o essencial em um pedal é:
- Não adicionar ruído no circuito. é impressionante como tem uns pedais até carinhos que fazem um barulhão mesmo desligados;
- No caso de efeitos, ter "blend". Sem blend o grave vai todo embora e você deixa de fazer som de baixo pra ser uma guitarra "xoxa";
Quanto aos tipos de pedal, são muitas variáveis pra ficar listando:
- Depende do dedo da pessoa e das técnicas que ela pretende usar;
- Depende do que o próprio amp oferece;
- Depende, veja só você, do próprio baixo: Saída alta ou baixa, ativo ou passivo, captação magnética ou piezo (ou ambas), corpo acústico, semi-acústico ou sólido;
- etc, etc, etc...
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Mas "Pedais são essenciais" assim do nada, como se fosse uma regra, um pressuposto universal? Com certeza não, hehe.
Jãozeiro- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
rafael.buzzi.andrade escreveu:Pedais são definitivamente secundários. Bons captadores, boas cordas, bons cabos e um bom amplificador/caixa é o que realmente é essencial.
Se isso estiver certo, então dá pra pensar em pedais/pedaleiras
[...]
Quanto aos tipos de pedal, são muitas variáveis pra ficar listando:
- Depende do dedo da pessoa e das técnicas que ela pretende usar;
- Depende do que o próprio amp oferece;
- Depende, veja só você, do próprio baixo: Saída alta ou baixa, ativo ou passivo, captação magnética ou piezo (ou ambas), corpo acústico, semi-acústico ou sólido;
- etc, etc, etc...
Mas nesse caso você está considerando os pedais como correção de técnica, compensação de cordas ruins, amps ruins, e etc. Nisso com certeza você tem total razão, tem várias coisas a se considerar e resolver antes de ficar comprando pedal que tente corrigir isso.
Mas e na questão da necessidade de um pedal mesmo? De que adianta baixo, cordas, cabo e amp tudo maravilhoso (e um baixista maravilhoso) se eu não tenho o efeito oitavador que aquela música pede e que fica lindão? Acho que a questão também é essa.
Jãozeiro- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Jãozeiro escreveu:Mas nesse caso você está considerando os pedais como correção de técnica, compensação de cordas ruins, amps ruins, e etc. Nisso com certeza você tem total razão, tem várias coisas a se considerar e resolver antes de ficar comprando pedal que tente corrigir isso.
Mas e na questão da necessidade de um pedal mesmo? De que adianta baixo, cordas, cabo e amp tudo maravilhoso (e um baixista maravilhoso) se eu não tenho o efeito oitavador que aquela música pede e que fica lindão? Acho que a questão também é essa.
Desculpe se deu a entender que eu sou contra uso de pedais. Eu quis (como tu mesmo mencionou) dizer que - uma vez resolvido o essencial - pode-se partir para o maravilhoso mundo dos pedais/pedaleira. Afinal, não adianta ter o efeito oitavador lindão se a pessoa não consegue executar a melodia/riff ou se chega tanto ruído no falante que faz tudo parecer fuzz.
Eu tenho compressores, equalizadores, pitch shifters (que ajudam com oitavas e chorus), overdrives, preamps, IR etc... e tento usar somente o que cada situação pede
Eu montei um pedalboard só pra usar com o acústico, para o som do arco ficar do meu agrado e poder intercalar com pizzicato sem perder volume. Era algo que técnica nenhuma resolvia. O que ele tem:
- "Pedal" de phantom power para o microfone que vai no baixo. Não achei nenhum captador que conseguisse reproduzir o som que o baixo fazia (som do arco);
- Compressor: Assim eu consegui diminuir a variação de volume entre arco e pizzicato sem precisar ficar pisando em boosts ou A/B boxes;
- Equalizador: Serve mais como um boost e fica flat quase o tempo todo, mas - se o PA não der conta - dá pra fazer uma e outra correção;
Os três ficam ligados o tempo todo.
Para o baixo elétrico, eu me acostumei a usar preamp e agora é difícil tocar sem.
Gosto de um overdrive pra dar uma "sujadinha" no som.
O resto varia de situação pra situação.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
allexcosta escreveu:O legal de pedal é quando o cabra leva uns 5 que ficaram excelentes no amp do quarto aí na primeira música do show o roadie vem no seu ouvido e fala "o técnico da frente pediu pra desligar todos e quando acabar a música ligar direto".
Ou então quando o cara tá lá na boa achando que o som já tá redondo e abre uma cervejinha pra relaxar um pouco, puxa papo com uma branca aí tu aperta o pé no boost e lá do palco tu consegue fazer leitura labial dele falando "fela da p&%$" enquanto conserta o presépio meio engasgado com cerveja.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vou passar o resto da semana rindo. Allex é comum o Técnico ou auxiliar de monitor falar com os olhos arregalados: "O Baixista usa pedal!" Depois dessa frase, todos os alertas ficam ligados na Técnica. Se for Banda nova então...
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Sandro Levi escreveu:Allex é comum o Técnico ou auxiliar de monitor falar com os olhos arregalados: "O Baixista usa pedal!" Depois dessa frase, todos os alertas ficam ligados na Técnica. Se for Banda nova então...
E eu não sei...
Eu sou "piru" de técnico, sempre fui. Se tivesse de bobeira ia com amigos ajudar a fazer som só pra aprender um pouco, ver "ax gatinhax" e fazer fofoca da banda.
Baixista chega com pedal chega dá um negócio ruim em quem tá na mesa. E, por via das dúvidas, vamo colocar o baixo uns -6db do normal, vai que o doido pisa numa m*%$ de caixa daquela e estoura 3 falante de grave.
Músico precisa entender o seguinte de técnico de som: o cara começou a trabalhar de tarde, nem foi ao hotel tomar banho, não deu tempo pra comer, o diabo do teto é de zinco e ninguém avisou, no rider tinha EQ e compressor Klark Teknik e quando chegou lá era Behringer, um canal da mesa tá com "hamster" (nordeste é assim que fala) e ninguém avisou... Enfim, o dia do cara não tá fácil.
Mas aí pronto, fim das contas o show começou, o som tá redondo, canário finalmente aprendeu a não apontar o microfone pra caixa, tecladista baixou o volume daquele lead que tava alto semana passada, guitarrista regulou o demônio do pedal de distorção novo que ele comprou. Enfim, temos paz... O cara relaxa um pouco, pode comer um sanduíche e tal... Qualquer um que criar um problema pra ele a partir daí é ódio mortal... Primeira coisa é abaixar seu baixo na frente pra próxima vez que você fizer uma maluquice não for tão perceptível.
E assim é...
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Mas temos até muitos colegas especialistas nos mais diversos tipos de pedais! Nosso fórum é bem diverso e daqui a pouco eles aparecem por aqui pra compartilhar uma opinião também. Abraço.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Paulo Bartnik escreveu:acho que muitos não entenderam meu questionamento, que foi de quais desses efeitos são úteis e quais não são tão úteis assim
Todos são úteis ou mesmo imprescindíveis se geram o som que você quer/precisa tirar e completamente inúteis se não o fazem.
Paulo Bartnik escreveu:e também como tirar o máximo de proveito de cada um, a partir de uma regulagem equilibrada.
Da sua lista:
- Boost - Precisa aumentar o sinal sem adicionar anormalidades.
- Chorus e phaser - É escutar e decidir. Os controles são simples e gosto cada um tem o seu.
- Overdrive e fuzz - "A little goes a long way". Muitos comem graves ou filtram frequências específicas, o que não é bom.
- Compressor - É um volume automático. Pode ser usado com parcimônia, onde segura um pouco as notas mais altas e dá ganho nas mais baixas. Pode aumentar o sustain, pois redistribui a energia do sinal. Às vezes é usado como efeito e o baixo fica "encaixotado". Às vezes fica legal, às vezes não. Os baratos geralmente adicionam artifícios indesejáveis ao sinal.
Leia isso:
http://www.ovnilab.com/faq.shtml
- Envelope filter e synth - Filtro de envoltório é um efeito antigo que adiciona um certo "funkness" quando bem usado, mas pode ficar chato quando toda nota é um pato falando "quack". Synth de pedal geralmente tem problema de tracking, mas tem uns bons por aí. Uma busca no fórum talvez te ajude.
- Reverb e octave - Reverb deixa tudo aerado e "longe". Normalmente não gosto, mas às vezes funciona bem num fretless e/ou com chorus. Octave pode destruir falantes se mal usado. Deve ser usado com parcimônia ou suja o som e acaba com inteligibilidade. Às vezes apresenta problemas com tracking.
É comum um pedal destruir boa parte do sinal que passa por ele. Os mais caros destroem menos.
Utilize seu ouvido e ouça o que outros dizem pra julgar o que é apropriado ou não para o seu som. Fórmulas ou regulagens prontas não funcionam no mundo dos efeitos.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Fernando Zadá escreveu:Paulo Bartnik escreveu:Fernando Zadá escreveu:Se for se aventurar pega uma zoom simples multi efeitos e testa um por vez.
Eu já usei mais mas hoje uso com moderação que acho que mais embola do que valoriza o timbre se usado mais ou menos
Na minha humilde opinião, não dá pra comparar os efeitos de pedais aos de pedaleiras. Os pedais possuem um "UP" e uma "presença" muito mais marcante. Já testei pedaleiras da Boss, Line 6, VOX e Zoom, e com toda certeza a última é a mais artificial das quatro.
O problema das pedaleiras é que o povo encara elas como efeitos prontos.
Se ler o manual com calma e mexer nela como mexe nos pedais vai ver que a diferença é menor do que imagina.
Pedaleira tem o pedal lá dentro e precisa abrir mexer nos parâmetros e aprender a usar se comprar os patches prontos com pedais vai se decepcionar mas se mexer e configurar chega junto se não ficar até melhor. Já tive pedal de um monte de coisa e posso falar isso com categoria fugindo do puritanismo que pedal é melhor.
Em tempo sou guitarrista também e falo isso de ambos sem medo nenhum.
As pedaleiras mais atuais emulam com muita semelhança a maioria dos pedais disponíveis tirando um ou outro efeito analógico muito clássico, talvez.
Na B1on, tem vários presets, que de fábrica são uma embolação só, mas que realmente, se diminuir o efeito (tipo compressor, reverb, só pra citar 2), o negócio fica mais interessante mesmo.
Pedais: só toco em casa mesmo, como hobby, então não leve muito a sério minha fala: eu simplesmente jogo os knobs no mínimo e no máximo, e vou ajustando ao meu agrado.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Davi Motta escreveu:Se for de alguma ajuda...
Seus vídeos são sempre direto ao ponto e super bem produzidos e esse não foge à regra.
Mas confesso, não enxergo um cenário em que a maioria desses sons demonstrados podem ser aplicados numa música. Talvez, quem sabe, trilha de filme, música psicodélica ou algo assim...
Você realmente chega numa gig, pisa nessas caixas mágicas e utiliza esses sons que elas produzem?
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Valeu Allex!!!allexcosta escreveu:Seus vídeos são sempre direto ao ponto e super bem produzidos e esse não foge à regra.Davi Motta escreveu:Se for de alguma ajuda...
Se o produtor pedir, sim. Já toquei em gig que tive a liberdade para usa-los. Não vi espaço para eles onde além da banda ainda tinham as programações rolando.allexcosta escreveu:
Você realmente chega numa gig, pisa nessas caixas mágicas e utiliza esses sons que elas produzem?
Efeitos funcionam bem para formatos com pouca gente, instrumentais e trabalhos autorais, onde você (ou sua banda) manda no som que quer.
Basta conhecer o som deles, abusar da criatividade e claro, ter bom senso.
O erro da maioria é querer entram nesse mundo dos efeitos sem antes fazer o trabalho de pesquisa, conhecer os sons dos pedais, as possibilidades de configurações, como soam em diferentes estilos e combinações.
Em uma entrevista, o Felipe Andreoli resumiu em uma frase quando um baixista deve começar a usar efeitos, "quando começar a sentir falta deles". Foi exatamente o que aconteceu comigo.
Aproveitando, deixo uma "cutucada" de leve:
Baixista que não tem muito bem definida a parte de abafamento das cordas, não pode ter pedal de drive.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Davi Motta escreveu:Se o produtor pedir, sim.
Nunca passei por uma situação dessas.
Davi Motta escreveu:Já toquei em gig que tive a liberdade para usa-los.
Tem isso gravado?
Davi Motta escreveu:Efeitos funcionam bem para formatos com pouca gente, instrumentais e trabalhos autorais, onde você (ou sua banda) manda no som que quer.
Basta conhecer o som deles, abusar da criatividade e claro, ter bom senso.
Sem dúvida. E talvez por isso eu não entenda bem a aplicação desses sons. Mais de 90% das bandas que toquei tinham algo próximo de 10 pessoas.
Davi Motta escreveu:O erro da maioria é querer entram nesse mundo dos efeitos sem antes fazer o trabalho de pesquisa, conhecer os sons dos pedais, as possibilidades de configurações, como soam em diferentes estilos e combinações.
Pois é, grande maioria mesmo. Aliás, o próprio conceito de considerar pedais essenciais já é um erro em minha opinião.
Davi Motta escreveu:Em uma entrevista, o Felipe Andreoli resumiu em uma frase quando um baixista deve começar a usar efeitos, "quando começar a sentir falta deles". Foi exatamente o que aconteceu comigo.
Define muito bem, inclusive se aplica à quinta ou sexta cordas, ao slap, ao tapping, etc...
Davi Motta escreveu:Aproveitando, deixo uma "cutucada" de leve:
Baixista que não tem muito bem definida a parte de abafamento das cordas, não pode ter pedal de drive.
Abafamento é básico no baixo e quem não domina isso deve continuar no quarto. Ninguém merece a banda tocando e aquela nuvem escura de notas graves quase que microfonando sons infernais no palco sem você saber a origem. Com efeito então, nem imagino...
Aliás, polegar flutuante é nosso amigo.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Mas banda pequena eu esqueço que o conceito de banda ai na Bahia é Big Band aqui em Sampa.
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Fernando Zadá- Moderador
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Pro meu trabalho solo instrumental o reverb é essencial. Sem ele fica tudo triste. hahahaallexcosta escreveu:...o próprio conceito de considerar pedais essenciais já é um erro em minha opinião.
allexcosta escreveu:
Abafamento é básico no baixo e quem não domina isso deve continuar no quarto...
Aliás, polegar flutuante é nosso amigo.
Os alunos do YT passam longe dessa aula.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Bandas como Guns N' Roses e Pearl Jam por exemplo, usam bastante drive + chorus no baixo. No meio da massa sonora fica meio escondido, mas estão lá.Fernando Zadá escreveu:Alguns funcionam bem em trios e quartetos pop onde não tem teclado e da para usar por exemplo octaver e filter para uns baixos mais pops onde o original as vezes é baixo sinth ou teclado.
Mas banda pequena eu esqueço que o conceito de banda ai na Bahia é Big Band aqui em Sampa.
Fernando Zadá escreveu:
Mas banda pequena eu esqueço que o conceito de banda ai na Bahia é Big Band aqui em Sampa.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Já queimei um Gallien Krueger (cabeçote) com um compressor com defeito no sinal , já estraguei a qualidade do som no PA e no retorno com um outro compressor optico e agora o meu set de cabeçote BAM 200 TC Electronic e caixa handmade (com as mesmas medidas do gabinete RS112 da TC Electronic) não casaram com o compressor e o phaser que eu tenho.
O som fica melhor sem pedais. Vai entender.
Acho que eu não sei usar esses trecos.
Mas na minha caixa Behringer antiga, tudo ficava bom. Toquei e usei diversos pedais com ela, mas nesse set novo não deu bom.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Edão escreveu:O som fica melhor sem pedais. Vai entender.
Isso é o normal. Sempre foi. Por isso o técnico de PA sempre fala pra você "desligue tudo".
Eu fiquei de cara em 2008 quando comecei a frequentar fóruns brasileiros e o FCBR foi criado e mó galera falando de pedais. Com frequência eu me perguntava se tava na seção "guitarra" do Cifra Club.
Até hoje acho super estranho.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
INPUT
1- EBS OctacBass (oitavador)
2- Boss TU-12EX Chromatic Tuner (afinador)
3- Blackbox Music X-Ray (bass overdrive)
2- Deep Trip B.O.G. (fuzz)
3- Boss PQ-3B Parametric Equalizer (equalizador)
4- DMT Custom Shop Envelope Filter Synthfuzz (auto-wah)
6- Analog Man Mini Chorus - Deep Option (chorus)
7- MXR Phase 100 - Original Script Logo 1977 (phase shifter)
8- Maxon BF-01 Bass Flanger (flanger)
9- EarthQuaker Devices Afterneath (reverb)
10- Boss BC-1X Bass Comp (compressor)
OUTPUT
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
O Sansamp Bass Driver também é essencial quando toco com amplificadores não muito bons, pois ele dá uma preenchida boa na massa sonora. Mas quando uso bons amps, normalmente acabo plugando o baixo direto mesmo.
Guga Ramone- Membro
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deathenrique gosta desta mensagem
Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Exatamente! O pedal mais importante de todos. É muito seguro quando se tem um afinadorzinho aos pés.
Jãozeiro- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Guga Ramone escreveu:Pedal "essencial" pra mim é o afinador.
Jãozeiro escreveu:^ Mano, eu ia falar do afinador. Kkkkk
Vocês se esqueceram da parte "de efeito" na pergunta original.
Afinador, um EQ ou mesmo um pré básico com alguma possibilidade de EQ não é efeito.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
[2]allexcosta escreveu:Afinador, um EQ ou mesmo um pré básico com alguma possibilidade de EQ não é efeito.
Compressor/limiter também não é efeito propriamente dito, exceto quando usado como sustainer, IMHO.
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rafael.buzzi.andrade e Deivisonn gostam desta mensagem
Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Quanto ao afinador vocês têm total razão!
Jãozeiro- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
JAZZigo escreveu:[2]
Compressor/limiter também não é efeito propriamente dito, exceto quando usado como sustainer, IMHO.
Não sei bem se todo compressor que faz aquele "squeezing" ou "squashing" no sinal o faz por "sustaining", mas quando o faz, é claramente um efeito na minha opinião, pois muda bastante o caráter do sinal.
Jãozeiro escreveu:Sei lá, se um pedal modifica, manipula o som de forma que o instrumento sozinho não consegue fazer, então é um efeito, ora bolas...e isso pedais de eq. e comp. fazem, adicionam um efeito ao som, o sinal original do instrumento muda. O pedal eq. causa um efeito nas frequências, o comp. causa um efeito na dinâmica. Então na minha opinião é um pedal de efeito (e afinal são vendidos como tais, hehe).
Por esse conceito, a seção de pré de todo amp, da mesa ou o preamp interno de todo baixo ativo seriam efeitos.
Preamps não são considerados efeitos, apesar de modificarem o sinal... Essa modificação que eles oferecem resolve alguns problemas e acrescenta uma característica discreta ou outra, mas não muda o caráter do timbre, que é o que um efeito faz.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
O efeito sustainer é obtido quando o compressor possui ou permite o ajuste do ratio (razão de compressão) bem alto, tipo infinito:1, e o threshold (limite do nível de sinal não comprimido) bem baixo. O desafio aqui é o efeito sustainer não maquiar demais o sinal original do instrumento e manter baixo nível de ruído. E, neste sentido, ainda nãoallexcosta escreveu:JAZZigo escreveu:[2]
Compressor/limiter também não é efeito propriamente dito, exceto quando usado como sustainer, IMHO.
Não sei bem se todo compressor que faz aquele "squeezing" ou "squashing" no sinal o faz por "sustaining", mas quando o faz, é claramente um efeito na minha opinião, pois muda bastante o caráter do sinal.
Pigtronix Custom Shop Philosopher's Twin Germanium Compressor/Sustainer
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https://www.pigtronix.com/
A quem possa interessar:
https://soundcloud.com/jazzigo/sustain?in=jazzigo/sets/vantage-vp825b-bass-w&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing
Pigtronix Philosopher's Tone Standard X Pigtronix Philosopher's Tone Germanium Gold Ltd.
Ajuste dos pedais:
Standard: GRIT mínimo, SUSTAIN máximo, BLEND máximo, TREBLE 12h e VOLUME 2h;
Germanium Gold Ltd.: GRIT mínimo, SUSTAIN máximo, BLEND wet máximo, TREBLE 12h e VOLUME 12h;
Sequência da faixa:
. DRY no início;
. STANDARD aos 28 segundos;
. GERMANIUM GOLD aos 1m20s;
. DRY novamente, aos 2m07s.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Paulo Bartnik escreveu:allexcosta escreveu:Bem-vindo.
Pedais não são essenciais.
https://www.contrabaixobr.com/t18963-de-onde-surgiu-a-ideia-de-que-todo-baixista-precisa-de-efeitos
Puxa cara, discordo. Os pedais são uma ferramenta muito útil quando usados com moderação, sem contar que para algumas situações eles dão um "UP", e dependendo do estilo que se toca, alguns encaixam como uma luva, como no caso do Envelope Filter (funk, pop rock), Fuzz (Rock, Heavy Metal). A minha dúvida é como tirar o melhor proveito dos efeitos com relação as regulagens, ou seja, qual a melhor forma de regulá-los quando ligados ao amplificador.
Isso aí, ao meu ver, vc que vai ter que ir descobrindo! Eu, no caso, pesquiso muito em videos de bandas principalmente em faixas de em que tem o baixo isolado (Isolated Bass) pra poder ir chegando em umas regulagens que deixem timbre parecido. É tentativa e erro mesmo!
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
allexcosta escreveu:Bem-vindo.
Pedais não são essenciais.
https://www.contrabaixobr.com/t18963-de-onde-surgiu-a-ideia-de-que-todo-baixista-precisa-de-efeitos
No geral, pra contrabaixo, eu concordo que, pra muitos estilos, não se necessita necessariamente usar efeitos, mas na prática muitos baixistas acabam usando uma coisinha ou outra. Um preampzinho pra dar uma saturação leve, um compressor, um chorus (vez ou outra). Acaba surgindo essa necessidade de temperar o som! Principalmente pra estilos derivados do rock e do metal!
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
allexcosta escreveu:Paulo Bartnik escreveu:Puxa cara, discordo.
Mais de 90% de tudo que foi gravado de baixo na história da humanidade não tinha pedais. Por definição, não são essenciais.
... mas, muitas vezes, os caras davam um saturada no som atravez do ganho do amp! Isso é um efeito, só não se está usando um pedal!
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Exatamente por isso pedais não são essenciais.marciobs escreveu:... mas, muitas vezes, os caras davam um saturada no som atravez do ganho do amp! Isso é um efeito, só não se está usando um pedal!
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Sim, pensando dessa forma eu concordo! kkkk! Mas quando o pessoal fala em pedal, acredito estarem se referindo mais a efeitos, pois um pedal em si nada mais é do que um módulo que contém um efeito (na maioria das vezes, exceto afinadores, etc).rafael.buzzi.andrade escreveu:Exatamente por isso pedais não são essenciais.marciobs escreveu:... mas, muitas vezes, os caras davam um saturada no som atravez do ganho do amp! Isso é um efeito, só não se está usando um pedal!
B3ck1m2n- Membro
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
B3ck1m2n escreveu:Acaba surgindo essa necessidade de temperar o som! Principalmente pra estilos derivados do rock e do metal!
B3ck1m2n escreveu:... mas, muitas vezes, os caras davam um saturada no som atravez do ganho do amp! Isso é um efeito, só não se está usando um pedal!
Acho que vocês, fãs de rock e metal, meio que superestimam o papel desses estilos na música mundial.
Já faz uns bons 40 anos que a imensa maioria do que toca nas rádios não pertence a esse mundo.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
allexcosta escreveu:B3ck1m2n escreveu:Acaba surgindo essa necessidade de temperar o som! Principalmente pra estilos derivados do rock e do metal!B3ck1m2n escreveu:... mas, muitas vezes, os caras davam um saturada no som atravez do ganho do amp! Isso é um efeito, só não se está usando um pedal!
Acho que vocês, fãs de rock e metal, meio que superestimam o papel desses estilos na música mundial.
Já faz uns bons 40 anos que a imensa maioria do que toca nas rádios não pertence a esse mundo.
Sim, realmente, como dizem "essa é a minha bolha"! Kkkk! Só quiz dizer que dentro desse gênero é difícil um baixista que não use pelo menos um preamp, um Overdrive ou um Booster. Pra outros estilos não saberia dizer, mas acredito que muitos não usem nada realmente.
Só que eu fiquei pensando... Quem usa um baixo ativo, de certa forma está usando efeito não? Pois está adicionando ganho semelhante a o que faz um pedal de Booster.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
WHead escreveu:Vídeo
Obrigado, WHead
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Apesar de se tratarem, também, de processadores de sinal de áudio, buffer/booster, equalizer, limiter/compressor (exceto na função de sustainer), não são consideradosB3ck1m2n escreveu:Só que eu fiquei pensando... Quem usa um baixo ativo, de certa forma está usando efeito não? Pois está adicionando ganho semelhante a o que faz um pedal de Booster.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
JAZZigo escreveu:Apesar de se tratarem, também, de processadores de sinal de áudio, buffer/booster, equalizer, limiter/compressor (exceto na função de sustainer), não são consideradosB3ck1m2n escreveu:Só que eu fiquei pensando... Quem usa um baixo ativo, de certa forma está usando efeito não? Pois está adicionando ganho semelhante a o que faz um pedal de Booster.enfeitosefeitos propriamente ditos.
Defina efeito, então, se possível, JAZZigo! E também me diga se isso é um consenso geral ou algo que varia! Tem Booster, por exemplo, que chega a distorcer levemente nos níveis mais altos, outros são mais transparentes.
Acho que está havendo uma confusão entre efeitos, pedais, processadores de aúdio, etc.
Na afirmação "Pedais não são essenciais!", por exemplo, o que não são essenciais?
a) Os pedais em si (mas racks e efeitos em amplificadores, sim!)
b) os efeitos (mas processadores de áudio, sim!)
c) tudo e qualquer coisa que fique entre o baixo e o amplificador (exceto cabos)
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
Sim, alguns boosters adicionam harmônicos ao sinal original e, neste caso, a saturação também pode ser considerada efeito. Pense em efeitos como artifícios, enfeites, adornos ou maquiagem.B3ck1m2n escreveu:JAZZigo escreveu:Apesar de se tratarem, também, de processadores de sinal de áudio, buffer/booster, equalizer, limiter/compressor (exceto na função de sustainer), não são consideradosB3ck1m2n escreveu:Só que eu fiquei pensando... Quem usa um baixo ativo, de certa forma está usando efeito não? Pois está adicionando ganho semelhante a o que faz um pedal de Booster.enfeitosefeitos propriamente ditos.
Defina efeito, então! E também diga se isso é um consebso geral ou algo que varia. Tem Booster, por exemplo, que chega a distorcer levemente nos níveis mais altos, outros são mais transparentes.
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Re: PEDAIS DE EFEITOS ESSENCIAIS
B3ck1m2n escreveu:Na afirmação "Pedais não são essenciais!", por exemplo, o que não são essenciais?
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