40 anos do jogo Brasil x Itália na Copa de 82.
+4
Maurício_Expressão
allexcosta
CSergio
Zubrycky
8 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
40 anos do jogo Brasil x Itália na Copa de 82.
Ontem, 5 de junho, a tragédia do Sarriá completou 40 anos.
https://www.terra.com.br/amp/esportes/futebol/tragedia-do-sarria-40-anos-da-derrota-do-brasil-de-tele-santana-diante-da-italia,2c2c51d8c954805b68b10d5827ecb1dd4myl5kts.html
Alguém por aqui também viveu aquele triste dia?
https://www.terra.com.br/amp/esportes/futebol/tragedia-do-sarria-40-anos-da-derrota-do-brasil-de-tele-santana-diante-da-italia,2c2c51d8c954805b68b10d5827ecb1dd4myl5kts.html
Alguém por aqui também viveu aquele triste dia?
Re: 40 anos do jogo Brasil x Itália na Copa de 82.
Tinha 7 anos incompletos, poucas lembranças dos jogos ao vivo; tenho mais de uma fita VHS que vinha de brinde em videocassete da Philco, e mostrava a história de todas as copas até então 1930 a 1982.
Mais recentemente de videos no Youtube.
Em 82 a seleção jogava ofensivamente muito, demais!
A famosa foto do garotinho depois do jogo
É um choro, mas repare como ele tem o peito estufado, o nariz empinado, o gesto típico de quem tem orgulho da camisa que veste”, explica Mário Marinho. Até hoje, 30 anos depois, ele é abordado por estudantes de jornalismo encantados com a cena. “A foto é uma poesia. Pais e mães viam naquele menino o sofrimento dos seus filhos depois do jogo.” “Foi uma extravagância publicar aquela capa, mas o JT era um jornal que se permitia fazer isso. Nós éramos incentivados a inventar. Essa identidade, a publicação foi perdendo com o tempo”, diz Marinho. O curioso é que, apesar de toda repercussão que a foto gerou, o protagonista só soube que ficara famoso quatro anos depois. Durante a Copa de 1986, um amigo da família assistiu a um programa de TV em que se comentou o fato de nunca terem encontrado o menino do Sarriá....
- Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2012/10/31/menino-da-tragedia-do-sarria-lamenta-fim-de-jornal-tarde-e-conta-como-foto-historica-marcou-sua-vida.htm?cmpid=copiaecola
Mais recentemente de videos no Youtube.
Em 82 a seleção jogava ofensivamente muito, demais!
A famosa foto do garotinho depois do jogo
É um choro, mas repare como ele tem o peito estufado, o nariz empinado, o gesto típico de quem tem orgulho da camisa que veste”, explica Mário Marinho. Até hoje, 30 anos depois, ele é abordado por estudantes de jornalismo encantados com a cena. “A foto é uma poesia. Pais e mães viam naquele menino o sofrimento dos seus filhos depois do jogo.” “Foi uma extravagância publicar aquela capa, mas o JT era um jornal que se permitia fazer isso. Nós éramos incentivados a inventar. Essa identidade, a publicação foi perdendo com o tempo”, diz Marinho. O curioso é que, apesar de toda repercussão que a foto gerou, o protagonista só soube que ficara famoso quatro anos depois. Durante a Copa de 1986, um amigo da família assistiu a um programa de TV em que se comentou o fato de nunca terem encontrado o menino do Sarriá....
- Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2012/10/31/menino-da-tragedia-do-sarria-lamenta-fim-de-jornal-tarde-e-conta-como-foto-historica-marcou-sua-vida.htm?cmpid=copiaecola
CSergio- Membro
Zubrycky escreveu:Alguém por aqui também viveu aquele triste dia?
Sim, lembro bem.
A confiança era gigante. O futebol daquela seleção saltava aos olhos. Leandro monstro de jogador. Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico formavam um meio campo de extrema habilidade. Eu não gostava do Valdir Peres e do Serginho Chulapa.
Lembro bem das músicas. Usavam a da copa de 70 com upgrade de população de "90 milhões em ação" para "120 milhões em ação", além do excelente samba "Voa canarinho, voa..." do jogador e sambista Júnior.
Conseguir superar o excelente goleiro soviético Rinat Dasayev e outras boas apresentações nos deu grande esperança de título.
Pra ser bem sincero, entramos contra a Itália com sensação de já ganhou e esse pode ter sido nosso maior erro. A Itália não vinha bem, mas tudo pode acontecer numa partida de futebol.
Depois do jogo a sensação era de luto em todo o país. Na minha família algumas pessoas choraram, outras se trancaram em seus quartos ou se calaram pelo resto do dia.
Foi muito mais triste que o 7x1. Copa do Mundo naquela época era algo mais importante pra Brasileiros que hoje. Vivíamos o fim da ditadura e o futebol era uma das poucas alegrias desse povo tão sofrido.
Mesmo sem ter levado a Copa, é considerada uma das melhores seleções de todos os tempos e foi estudada pelo avesso por técnicos como Pep Guardiola e sua geração de jogadores/técnicos, servindo de modelo para o Barcelona super campeão e para a Seleção Espanhola de 2010.
E Telê Santana era monstro...
Zubrycky gosta desta mensagem
Eu lembro... Acho que estou ficando Vintage...
A lição que ficou para mim é que odeio cabelo Mullet...
Nessa época o Maurício já era terceira idadeMaurício_Expressão escreveu:Eu lembro... Acho que estou ficando Vintage...
Maurício_Expressão gosta desta mensagem
Nem era nascido ainda
pedrohenrique.astronauta- Membro
Putz , chorei muito nesse dia , no auge dos meus 13 anos...como disse o Tio Allex , foi pior que o 7x1 , no meu imaginário de torcedor nós já éramos os vencedores.
Cantão- Moderador
Eu me recordo de realmente ter ficado muito triste, mas, hoje, vejo que fomos (todos nós) meio que "contaminados" por um ufanismo, um marketing meio exagerado... Não que o time fosse ruim, claro que não, mas vejo, atualmente e com (muito) mais critério, que um time com Valdir Perez no gol, Cerezo no meio de campo e Chulapa no comando de ataque, realmente, não podia mesmo ser campeão... rs ... Além do que, a Itália era um timaço, de fato.
Aliás, hoje eu vejo de forma muito clara que a seleção de 78 (Copa que tb acompanhei bastante) era muito melhor que a de 82. Mas, claro, é apenas uma opinião pessoal... Sei que muitos vão discordar.
Obs. ainda sobre a copa de 82, lembro tb que outros times se frustraram profundamente. A França (de Platini, Tresó, Rocheteau, Tiganná, Giresse, etc - não sei se os nomes eram assim escritos, lembro da pronúncia...) era um supertime, apenas não conseguiu passar pela Alemanha (na semifinal) por causa de "um tal Rummenigue"...
Já a Polônia tb tinha um timaço, mas na outra semifinal (contra a Itália) jogou sem seu principal atacante e jogador, o Boniek. Se este tivesse jogado, a história seria outra (mais uma vez, apenas minha opinião pessoal...), mas o "se", de fato, não entra em campo...
No geral, em minha opinião, creio ter sido a Copa do Mundo com melhor nível técnico que vi, até hoje, e a Itália, além do timaço que já citei, tb teve bastante "sorte de campeã".
De negativo, apenas aquele vexame que Alemanha Ocidental e Áustria protagonizaram na primeira fase, tocando bola entre eles (após a Alemanha fazer 1x0) e garantindo um resultado que classificava ambos e tirava a Argélia da fase seguinte. Coisa triste e vexaminosa, entre vaias gerais do público... Talvez por "castigo divino", a Áustria nunca mais jogou Copa alguma (como o Peru, depois do vexame de 78).
Aliás, hoje eu vejo de forma muito clara que a seleção de 78 (Copa que tb acompanhei bastante) era muito melhor que a de 82. Mas, claro, é apenas uma opinião pessoal... Sei que muitos vão discordar.
Obs. ainda sobre a copa de 82, lembro tb que outros times se frustraram profundamente. A França (de Platini, Tresó, Rocheteau, Tiganná, Giresse, etc - não sei se os nomes eram assim escritos, lembro da pronúncia...) era um supertime, apenas não conseguiu passar pela Alemanha (na semifinal) por causa de "um tal Rummenigue"...
Já a Polônia tb tinha um timaço, mas na outra semifinal (contra a Itália) jogou sem seu principal atacante e jogador, o Boniek. Se este tivesse jogado, a história seria outra (mais uma vez, apenas minha opinião pessoal...), mas o "se", de fato, não entra em campo...
No geral, em minha opinião, creio ter sido a Copa do Mundo com melhor nível técnico que vi, até hoje, e a Itália, além do timaço que já citei, tb teve bastante "sorte de campeã".
De negativo, apenas aquele vexame que Alemanha Ocidental e Áustria protagonizaram na primeira fase, tocando bola entre eles (após a Alemanha fazer 1x0) e garantindo um resultado que classificava ambos e tirava a Argélia da fase seguinte. Coisa triste e vexaminosa, entre vaias gerais do público... Talvez por "castigo divino", a Áustria nunca mais jogou Copa alguma (como o Peru, depois do vexame de 78).
peter.forc- Membro