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Mensagem por Micoco Ter Jan 31, 2023 10:50 am

Boa tarde,

Se pegarmos 2 baixos com a mesma madeira, mesma captação, construções  "iguais", Porem um Headless e o outro com Headstock...
daria muita diferença no som comparando um com o outro? o headstock influencia no som final de um Contrabaixo?
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Mensagem por allexcosta Ter Jan 31, 2023 11:56 am

Pois é, né... wait

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Mensagem por ct.colela Ter Jan 31, 2023 1:23 pm

Sim.... Mas a variante do som se da mais pela mecanica de ponte (estrutura de metais)de fixação de cordas
Tem a diferença principal de como a corda é tensionada para chegar na afinação
os baixos com tarrachas normais a corda é tensionada usando o enrolamento externo da corda
um lado esta a bolinha ligada ao fio central da corda(alma)...este ponto esta fixo na ponte....e a corda é tensionada la no começo mas sendo puxada pelo enrolamento externo mais a alma

ja o headlesss temos variaveis...um factor por exemplo apesar de ser um headless tem o mesmo comportamento de um baixo normal...
um steinberger doble ball já é diferente,,,pois a corda é esticada somente pela Fio central (alma) isso causa uma vibração diferente nas cordas...cada caso é um caso...
mas para resumir...o que de fato influencia muito na sonoridade dos headless é o a parte mecanica co conjunto

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Mensagem por Micoco Ter Jan 31, 2023 6:55 pm

allexcosta escreveu:Pois é, né... wait
?
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Mensagem por Micoco Ter Jan 31, 2023 7:06 pm

ct.colela escreveu:Sim.... Mas a variante do som se da mais pela mecanica de ponte (estrutura de metais)de fixação de cordas
Tem a diferença principal de como a corda é tensionada para chegar na afinação
os baixos com tarrachas normais a corda é tensionada usando o enrolamento externo da corda
um lado esta a bolinha ligada ao fio central da corda(alma)...este ponto esta fixo na ponte....e a corda é tensionada la no começo mas sendo puxada pelo enrolamento externo mais a alma

ja o headlesss temos variaveis...um factor por exemplo apesar de ser um headless tem o mesmo comportamento de um baixo normal...
um steinberger doble ball já é diferente,,,pois a corda é esticada somente pela Fio central (alma) isso causa uma vibração diferente nas cordas...cada caso é um caso...
mas para resumir...o que de fato influencia muito na sonoridade dos headless é o a parte mecanica co conjunto


Entendi.

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Mensagem por allexcosta Ter Jan 31, 2023 8:09 pm

Micoco escreveu:
allexcosta escreveu:Pois é, né... wait
?

É que não dá pra amarrar uma resposta.

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Mensagem por Micoco Ter Jan 31, 2023 11:55 pm

allexcosta escreveu:
Micoco escreveu:
allexcosta escreveu:Pois é, né... wait
?

É que não dá pra amarrar uma resposta.

Entendi.
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 02, 2023 10:11 am

Talvez na ressonância geral do instrumento também mude algo mas deve ser um lance mínimo que não deve dar para perceber ouvindo.
Eu curiosamente só estou com baixos headless tanto o Blaze quando o Mendes com a diferença que no mendes existem as tarraxas na parte inferior do corpo.
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Mensagem por Zubrycky Qui Fev 02, 2023 12:37 pm

Complementando o que foi dito anteriormente pelos meus colegas, se, em um experimento controlado e comparativo, eu quiser verificar a influência específica de uma variável, preciso me assegurar que a única diferença entre os itens testados seja justamente a variável cujo efeito quero quantificar (Em outras palavras, as demais diferenças precisam ser suprimidas).

Sendo assim, não vejo como a diferença - causada pela presença ou ausência de headstock - entre a sonoridade de um baixo com headstock e a de um headless possa ser mensurada porque esse é um caso no qual as diferenças de construção tornam impossível a tarefa de isolar apenas a variável "presença do headstock".

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Mensagem por Micoco Dom Fev 05, 2023 8:49 pm

Fernando Zadá escreveu:Talvez na ressonância geral do instrumento também mude algo mas deve ser um lance mínimo que não deve dar para perceber ouvindo.
Eu curiosamente só estou com baixos headless tanto o Blaze quando o Mendes com a diferença que no mendes existem as tarraxas na parte inferior do corpo.

Entendi...
estou querendo me aventurar nesse "universo" dos Headless.
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Mensagem por Micoco Dom Fev 05, 2023 8:50 pm

Zubrycky escreveu:Complementando o que foi dito anteriormente pelos meus colegas, se, em um experimento controlado e comparativo, eu quiser verificar a influência específica de uma variável, preciso me assegurar que a única diferença entre os itens testados seja justamente a variável cujo efeito quero quantificar (Em outras palavras, as demais diferenças precisam ser suprimidas).

Sendo assim, não vejo como a diferença - causada pela presença ou ausência de headstock - entre a sonoridade de um baixo com headstock e a de um headless possa ser mensurada porque esse é um caso no qual as diferenças de construção tornam impossível a tarefa de isolar apenas a variável "presença do headstock".

Entendi.
obrigado pela Explicaçao.
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Mensagem por Juninho Sampaio Seg Fev 06, 2023 7:10 pm

No som não sei, mas sei que o headless é muito tosco! Feio demais!
Pior coisa que já vi na vida.
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Mensagem por bodhan Seg Fev 06, 2023 7:31 pm

Tem um assunto que me deixa maluco:"dead spots".
No caso dos JazzBass 4 cordas, existe uma tendência de apresentar "dead spot" na corda sol em torno da nota dó. Esse dead spot está relacionado ao peso do conjunto do braço.
Fico curioso com relação aos headless. Não sei se por serem mais leves não apresentam dead spots ...
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Mensagem por Micoco Ter Fev 07, 2023 8:32 am

Juninho Sampaio escreveu:No som não sei, mas sei que o headless é muito tosco! Feio demais!
Pior coisa que já vi na vida.

Acho Lindão...haha

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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 07, 2023 9:49 am

Micoco escreveu:
Zubrycky escreveu:Complementando o que foi dito anteriormente pelos meus colegas, se, em um experimento controlado e comparativo, eu quiser verificar a influência específica de uma variável, preciso me assegurar que a única diferença entre os itens testados seja justamente a variável cujo efeito quero quantificar (Em outras palavras, as demais diferenças precisam ser suprimidas).

Sendo assim, não vejo como a diferença - causada pela presença ou ausência de headstock - entre a sonoridade de um baixo com headstock e a de um headless possa ser mensurada porque esse é um caso no qual as diferenças de construção tornam impossível a tarefa de isolar apenas a variável "presença do headstock".

Entendi.
obrigado pela Explicaçao.

Disponha.

De qualquer forma, como a sua pergunta é muito boa, conversei com os meus surrados botões e me perguntei "será que estou mesmo certo?", "será que realmente não é possível fazer um comparativo entre dois contrabaixos de forma a fazer que a única diferença entre eles seja a presença do headstock?", "será que vi de fato a situação de todos os ângulos possíveis?" e "não existe um modo criativo de resolver esta situação e isolar a variável que desejo analisar?".

Enfim, deixei o problema marinando na mente e hoje de manhã, no ônibus, indo pro serviço, percebi, ao observar os montes verdes que me rodeavam, que não estava analisando todas as possibilidades e que, sim, é possível fazer um teste comparativo entre dois instrumentos de forma que a única diferença entre eles seja a presença/ausência do headstock.

Para isso, partindo do princípio que as demais características de construção sejam as mesmas para ambos os contrabaixos, basta que um deles seja um headless e o outro seja um "headless com headstock".

Sei que soa confuso, mas as imagens abaixo ilustram o que pensei.

Headless.

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"Headless com headstock"

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Fazer esse teste algum dia seria algo assaz interessante.

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Mensagem por allexcosta Ter Fev 07, 2023 12:43 pm

Zubrycky escreveu: é possível fazer um teste comparativo entre dois instrumentos de forma que a única diferença entre eles seja a presença/ausência do headstock.

E esse comparativo é feito como? Como são amarradas as possíveis conclusões? think

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Mensagem por Micoco Ter Fev 07, 2023 11:49 pm

Zubrycky escreveu:
Micoco escreveu:
Zubrycky escreveu:Complementando o que foi dito anteriormente pelos meus colegas, se, em um experimento controlado e comparativo, eu quiser verificar a influência específica de uma variável, preciso me assegurar que a única diferença entre os itens testados seja justamente a variável cujo efeito quero quantificar (Em outras palavras, as demais diferenças precisam ser suprimidas).

Sendo assim, não vejo como a diferença - causada pela presença ou ausência de headstock - entre a sonoridade de um baixo com headstock e a de um headless possa ser mensurada porque esse é um caso no qual as diferenças de construção tornam impossível a tarefa de isolar apenas a variável "presença do headstock".

Entendi.
obrigado pela Explicaçao.

Disponha.

De qualquer forma, como a sua pergunta é muito boa, conversei com os meus surrados botões e me perguntei "será que estou mesmo certo?", "será que realmente não é possível fazer um comparativo entre dois contrabaixos de forma a fazer que a única diferença entre eles seja a presença do headstock?", "será que vi de fato a situação de todos os ângulos possíveis?" e "não existe um modo criativo de resolver esta situação e isolar a variável que desejo analisar?".

Enfim, deixei o problema marinando na mente e hoje de manhã, no ônibus, indo pro serviço, percebi, ao observar os montes verdes que me rodeavam, que não estava analisando todas as possibilidades e que, sim, é possível fazer um teste comparativo entre dois instrumentos de forma que a única diferença entre eles seja a presença/ausência do headstock.

Para isso, partindo do princípio que as demais características de construção sejam as mesmas para ambos os contrabaixos, basta que um deles seja um headless e o outro seja um "headless com headstock".

Sei que soa confuso, mas as imagens abaixo ilustram o que pensei.

Headless.

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"Headless com headstock"

Diferença Baixo Headless / Com Headstock S-l500

Fazer esse teste algum dia seria algo assaz interessante.


Minha questão do tópico era a seguinte...

Um baixo com o headstock tem mais massa em seu todo do que um headless..

No resultado final, somando tudo, será que teria alguma influência no som a presenca de um headstock?


Sobre a última foto que colocou "Headless com Headstock"... a tensão das cordas nas tarrachas é diferente da tensão das cordas presa nesse bloco... ou não!?
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Mensagem por Micoco Qua Fev 08, 2023 1:29 am

allexcosta escreveu:
Micoco escreveu:
allexcosta escreveu:Pois é, né... wait
?

É que não dá pra amarrar uma resposta.

E qual sua opinião sobre a minha dúvida?
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Mensagem por allexcosta Qua Fev 08, 2023 5:58 am

Micoco escreveu:E qual sua opinião sobre a minha dúvida?

Opinião nós tem sem problema algum, aí vai:

Qualquer mudança de quantidade de material, flexibilidade de material ou mesmo localização do material no conjunto braço/headstock afetará de alguma forma o timbre através de alterações das vibrações simpáticas e como isso afeta os harmônicos.

Obviamente, esses fenômenos também afetam o local dos dead spots no braço.

Mais próximo que dá pra fazer é gravar um instrumento com headstock e depois mandar um luthier transformá-lo em headless (processo simples), mas o próprio ato de tirar e colocar um jogo de cordas afeta o timbre do baixo, por isso eu disse que não dá pra amarrar.

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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Fev 08, 2023 7:00 pm

Micoco escreveu:

Acho Lindão...haha


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Mensagem por JAZZigo Qui Fev 09, 2023 11:07 am

Juninho Sampaio escreveu:
Micoco escreveu:

Acho Lindão...haha


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Mensagem por Zubrycky Sex Fev 10, 2023 12:18 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu: é possível fazer um teste comparativo entre dois instrumentos de forma que a única diferença entre eles seja a presença/ausência do headstock.

E esse comparativo é feito como? Como são amarradas as possíveis conclusões? think

O comparativo seria feito através de um teste A/B entre os dois instrumentos hipotéticos citados anteriormente (Relembrando, um contrabaixo headless e o outro, um baixo de mesmo modelo com um braço dotado de um headstock que seria não funcional porque as cordas estariam presas de modo idêntico ao headless).

Quanto ao tratamento das possíveis conclusões, bom, penso que aqui é preciso colocar os cavalos na frente da carroça, observando primeiro o que acontece/não acontece e depois estabelecer hipóteses para explicar o que aconteceu/não aconteceu.

Micoco escreveu:
Zubrycky escreveu:
Micoco escreveu:
Zubrycky escreveu:Complementando o que foi dito anteriormente pelos meus colegas, se, em um experimento controlado e comparativo, eu quiser verificar a influência específica de uma variável, preciso me assegurar que a única diferença entre os itens testados seja justamente a variável cujo efeito quero quantificar (Em outras palavras, as demais diferenças precisam ser suprimidas).

Sendo assim, não vejo como a diferença - causada pela presença ou ausência de headstock - entre a sonoridade de um baixo com headstock e a de um headless possa ser mensurada porque esse é um caso no qual as diferenças de construção tornam impossível a tarefa de isolar apenas a variável "presença do headstock".

Entendi.
obrigado pela Explicaçao.

Disponha.

De qualquer forma, como a sua pergunta é muito boa, conversei com os meus surrados botões e me perguntei "será que estou mesmo certo?", "será que realmente não é possível fazer um comparativo entre dois contrabaixos de forma a fazer que a única diferença entre eles seja a presença do headstock?", "será que vi de fato a situação de todos os ângulos possíveis?" e "não existe um modo criativo de resolver esta situação e isolar a variável que desejo analisar?".

Enfim, deixei o problema marinando na mente e hoje de manhã, no ônibus, indo pro serviço, percebi, ao observar os montes verdes que me rodeavam, que não estava analisando todas as possibilidades e que, sim, é possível fazer um teste comparativo entre dois instrumentos de forma que a única diferença entre eles seja a presença/ausência do headstock.

Para isso, partindo do princípio que as demais características de construção sejam as mesmas para ambos os contrabaixos, basta que um deles seja um headless e o outro seja um "headless com headstock".

Sei que soa confuso, mas as imagens abaixo ilustram o que pensei.

Headless.

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Fazer esse teste algum dia seria algo assaz interessante.


Minha questão do tópico era a seguinte...

Um baixo com o headstock tem mais massa em seu todo do que um headless..

No resultado final, somando tudo, será que teria alguma influência no som a presenca de um headstock?


Sobre a última foto que colocou "Headless com Headstock"... a tensão das cordas nas tarrachas é diferente da tensão das cordas presa nesse bloco... ou não!?

No caso das fotos que postei, nesse caso, as tensões seriam diferentes, é claro. Eu as coloquei só para ilustrar a ideia que tive para fazer com que o headstock fosse a única diferença entre dois instrumentos hipotéticos a serem testados.

Quanto à tensão das cordas, para este teste hipotético seria possível fazer esses dois braços (Sendo um headless e o outro, um com um headstock não funcional) de forma a fazer com que as cordas sofram o mesmo tensionamento.

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Mensagem por Micoco Sex Fev 10, 2023 10:52 pm

allexcosta escreveu:
Micoco escreveu:E qual sua opinião sobre a minha dúvida?

Opinião nós tem sem problema algum, aí vai:

Qualquer mudança de quantidade de material, flexibilidade de material ou mesmo localização do material no conjunto braço/headstock afetará de alguma forma o timbre através de alterações das vibrações simpáticas e como isso afeta os harmônicos.

Obviamente, esses fenômenos também afetam o local dos dead spots no braço.

Mais próximo que dá pra fazer é gravar um instrumento com headstock e depois mandar um luthier transformá-lo em headless (processo simples), mas o próprio ato de tirar e colocar um jogo de cordas afeta o timbre do baixo, por isso eu disse que não dá pra amarrar.



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Mensagem por Micoco Sex Fev 10, 2023 10:54 pm

JAZZigo escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Micoco escreveu:

Acho Lindão...haha


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Que lindo  !!!

Esse Achiles da para tocar tranquilo com ele no colo? Fica bem equilibrado?
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Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 11, 2023 8:56 am

Micoco escreveu:Esse Achiles da para tocar tranquilo com ele no colo? Fica bem equilibrado?
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Tanto o Achiles quanto o S.Martyn são bastante equilibrados e confortáveis para tocar sentado. Já para tocar em pé, talvez por conta do tamanho/peso, o S.Martyn fica meio solto, sendo preciso prender a correia no pino/roldana inferior, abaixo dos afinadores/ponte, para dar mais equilíbrio. Por sua vez, o Achiles é bem tranquilo para tocar em pé.

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Mensagem por Marcos1881 Sáb Fev 11, 2023 1:54 pm

JAZZigo escreveu:
Micoco escreveu:Esse Achiles da para tocar tranquilo com ele no colo? Fica bem equilibrado?
Diferença Baixo Headless / Com Headstock IMG-1700

Tanto o Achiles quanto o S.Martyn são bastante equilibrados e confortáveis para tocar sentado. Já para tocar em pé, talvez por conta do tamanho/peso, o S.Martyn fica meio solto, sendo preciso prender a correia no pino/roldana inferior, abaixo dos afinadores/ponte, para dar mais equilíbrio. Por sua vez, o Achiles é bem tranquilo para tocar em pé.

Cara, algum motivo especial para o corpo entrar tanto no braço assim na parte superior?

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Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 11, 2023 2:44 pm

Marcos1881 escreveu:Cara, algum motivo especial para o corpo entrar tanto no braço assim na parte superior?
Sim, um braço mais rígido/estável e, consequentemente, um som mais bem definido (característica dos baixos single cut). Além disso, são raros os baixistas que costumam usar o "dedão" por cima do braço, sobretudo nessa região.

Diferença Baixo Headless / Com Headstock IMG-1702

P.S.: E este meu Achiles é fichinha perto de um BassLine Worp, por exemplo!

Diferença Baixo Headless / Com Headstock 22d1e626c87aa81485d26023a5344bc3
BassLine Worp Standard 5 Fretless
Made in Germany

https://bassline-bass.de/


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Mensagem por Jãozeiro Ter Fev 14, 2023 6:23 am

O lance de o que no som muda e o quanto muda é um devaneio sem fim. Ruim não deve ficar. A meu ver a principal diferença é que um baixo vai ser mais leve e feio, e o outro mais pesado e bonito.
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Mensagem por Micoco Qui Fev 16, 2023 8:32 pm

JAZZigo escreveu:
Micoco escreveu:Esse Achiles da para tocar tranquilo com ele no colo? Fica bem equilibrado?
Diferença Baixo Headless / Com Headstock IMG-1700

Tanto o Achiles quanto o S.Martyn são bastante equilibrados e confortáveis para tocar sentado. Já para tocar em pé, talvez por conta do tamanho/peso, o S.Martyn fica meio solto, sendo preciso prender a correia no pino/roldana inferior, abaixo dos afinadores/ponte, para dar mais equilíbrio. Por sua vez, o Achiles é bem tranquilo para tocar em pé.

Poxa.. que legal.

Gostei do visual desse baixo.

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