G&L Tribute Fallout Short Scale vs Squier CV 60s Mustang vs Fender Vintera 60s Mustang
+8
pedrohenrique.astronauta
siodoni
Dennis Messa
JAZZigo
Bananoise
bilabizu123
CSergio
Zubrycky
12 participantes
Página 1 de 1
Re: G&L Tribute Fallout Short Scale vs Squier CV 60s Mustang vs Fender Vintera 60s Mustang
Se você for pensar apenas em valor de revenda (Ou se esse for o fator preponderante neste caso), vá de Fender e esqueça os outros.
No seu lugar, testaria esses baixos e compraria o que mais me agradasse.
Aproveito a deixa e sugiro que, nessa onda de short scale, você teste, se encontrar, o Epiphone Allen Woody Rumblekat Bass.
Aproveito a deixa e sugiro que, nessa onda de short scale, você teste, se encontrar, o Epiphone Allen Woody Rumblekat Bass.
CSergio- Membro
Re: G&L Tribute Fallout Short Scale vs Squier CV 60s Mustang vs Fender Vintera 60s Mustang
Zubrycky escreveu:Se você for pensar apenas em valor de revenda (Ou se esse for o fator preponderante neste caso), vá de Fender e esqueça os outros.
Infelizmente não vou poder testar... Como vou passar pouquíssimo parado, vou comprar na Thomann pra entregar no hotel e pegar assim que chegar. Daí minha preocupação com controle de qualidade e com revenda. Se vier com algum defeito, ou se eu não curtir muito o baixo, não vou ter tempo de devolver. E aí eu imagino que o G&L, por ser uma marca menos visada por aqui, talvez seja mais difícil de vender.
Esse Epiphone tá bonitão demais, lembra o Hofner Club Bass, mas com o captador da ponte mais pro centro. Mas como já tou com outro hollow body, tou dando preferência aos sólidos agora
bilabizu123- Membro
Pela grife e revenda = Fender
Pelo custo x beneficio = Squier
G&L = me abstenho de comentar
Acho que eu faria o seguinte: pegava o Squier; no futuro se quisesse mudar algo, seria um captador mais top; pelo que vi desse Mustang, não tem tanta variedade de captadores como um Precision split coil, mas existem sim.
Pelos seus pontos 2 e 3, acho mais seguro ir no Fender.
Pelo custo x beneficio = Squier
G&L = me abstenho de comentar
Acho que eu faria o seguinte: pegava o Squier; no futuro se quisesse mudar algo, seria um captador mais top; pelo que vi desse Mustang, não tem tanta variedade de captadores como um Precision split coil, mas existem sim.
Pelos seus pontos 2 e 3, acho mais seguro ir no Fender.
CSergio- Membro
Curiosamente, dessas marcas, o controle de qualidade que mais me deixa com o pé atrás é justamente o da Fender...
É, se for pensar em revenda eu iria de Fender, versatilidade parece que o G&L deve ser mais versátil (os Mustangs são split coil e só tem volume e tone) porque tem uma chavinha ali na meiuca né, deve dar mais opções de timbres hehehe
Bananoise- Membro
O Fender Vintera possui acabamento, fretwork e hardware (tarraxas Hipshot inclusive) de qualidade superior à do Squier Classic Vibe.
Os baixos G&L Triubute Series são muito bem conceituados e contam com o mesmo captador Magnetic Field Design e a mesma e famosa ponte Saddle-Lock System dos modelos made in USA.
Particularmente, como já possuo 3 baixos modelo Mustang, eu iria de G&L Fallout!
Os baixos G&L Triubute Series são muito bem conceituados e contam com o mesmo captador Magnetic Field Design e a mesma e famosa ponte Saddle-Lock System dos modelos made in USA.
Particularmente, como já possuo 3 baixos modelo Mustang, eu iria de G&L Fallout!
Sandro Levi gosta desta mensagem
JAZZigo escreveu:O Fender Vintera possui acabamento, fretwork e hardware (tarraxas Hipshot inclusive) de qualidade superior à do Squier Classic Vibe.
JAZZigo, você sabe se os captadores tem muita diferença? Vi alguns falando que esses split coil dos CVs tinham pouco ganho.
bilabizu123- Membro
ˆ
Tanto o Squier CV 60s Mustang Bass, quanto o Fender Vintera 60s Mustang Bass têm uma proposta vintage, então é natural que contem com captadores de vibe igualmente vintage, ou seja, de impedância um pouco mais baixa e, consequentemente, uma saída com menos ganho. IMHO, mais ganho ou menos ganho não tem absolutamente nada a ver com qualidade de som.
Por exemplo, sei que o captador Fender Vintage-Style '60s Split Single-Coil Mustang Bass do Fender Vintera 60s Mustang Bass tem resistência realmente baixa, de 7.7 kOhms, vide:
Não sei dizer qual é a resistência do captador Fender Designed Alnico Split Single-Coil do Squier CV 60s Mustang Bass, pois, na verdade, minha única experiência com este modelo foi um braço novo que adquiri no eBay, mas que nem cheguei a usar e vendi no ML, ainda com os plastiquinhos nas tarraxas...
Aproveitando o ensejo, confesso que não consegui gostar de nenhum dos captadores originais que vieram nos meus baixos Mustang e Bullet... todos foram substituídos e hoje têm um som incrível, modéstia à parte, cada um com sua própria cara...
Fender Bullet Bass Deluxe B-34 (USA - 1982)
Powered by Fender Mustang Bass Original 1974 Split Coil Pickup
Squier Japan Bullet Bass (Japan - 1984)
Powered by Curtis Novak Mustang Bass Fat Split Coil Pickup
Fender Japan Mustang Bass Reissue - JD Series (Japan - 2013)
Powered by Seymour Duncan Custom Shop Mustang Bass Split Coil Pickup & Delano Sonar X-Pure Buffer/Booster Preamp
Fender American Performer Mustang Bass (USA, 2021)
Powered by Nordstrand Pickup Set: NM4V Vintage Mustang Bass Split Coil Pickup + Big J-Blade W&W Single Coil Bridge Pickup & Delano Sonar X-Pure Buffer/Booster Preamp
E, a título de curiosidade, um Mustang metido a Jazz Bass...
Atelier Z Guitar Works BabyZ-4J Limited Edition Bass (Japan, 2018)
Powered by Atelier Z BabyJ Single Coil Pickup Set & Atelier Z EQ/J 2-Band Preamp
Como os Bullet são baixos mais antigos, por precaução, mantenho guardadinhos seus captadores originais...
Tanto o Squier CV 60s Mustang Bass, quanto o Fender Vintera 60s Mustang Bass têm uma proposta vintage, então é natural que contem com captadores de vibe igualmente vintage, ou seja, de impedância um pouco mais baixa e, consequentemente, uma saída com menos ganho. IMHO, mais ganho ou menos ganho não tem absolutamente nada a ver com qualidade de som.
Por exemplo, sei que o captador Fender Vintage-Style '60s Split Single-Coil Mustang Bass do Fender Vintera 60s Mustang Bass tem resistência realmente baixa, de 7.7 kOhms, vide:
Não sei dizer qual é a resistência do captador Fender Designed Alnico Split Single-Coil do Squier CV 60s Mustang Bass, pois, na verdade, minha única experiência com este modelo foi um braço novo que adquiri no eBay, mas que nem cheguei a usar e vendi no ML, ainda com os plastiquinhos nas tarraxas...
Aproveitando o ensejo, confesso que não consegui gostar de nenhum dos captadores originais que vieram nos meus baixos Mustang e Bullet... todos foram substituídos e hoje têm um som incrível, modéstia à parte, cada um com sua própria cara...
Fender Bullet Bass Deluxe B-34 (USA - 1982)
Powered by Fender Mustang Bass Original 1974 Split Coil Pickup
Squier Japan Bullet Bass (Japan - 1984)
Powered by Curtis Novak Mustang Bass Fat Split Coil Pickup
Fender Japan Mustang Bass Reissue - JD Series (Japan - 2013)
Powered by Seymour Duncan Custom Shop Mustang Bass Split Coil Pickup & Delano Sonar X-Pure Buffer/Booster Preamp
Fender American Performer Mustang Bass (USA, 2021)
Powered by Nordstrand Pickup Set: NM4V Vintage Mustang Bass Split Coil Pickup + Big J-Blade W&W Single Coil Bridge Pickup & Delano Sonar X-Pure Buffer/Booster Preamp
E, a título de curiosidade, um Mustang metido a Jazz Bass...
Atelier Z Guitar Works BabyZ-4J Limited Edition Bass (Japan, 2018)
Powered by Atelier Z BabyJ Single Coil Pickup Set & Atelier Z EQ/J 2-Band Preamp
Como os Bullet são baixos mais antigos, por precaução, mantenho guardadinhos seus captadores originais...
Última edição por JAZZigo em Seg maio 01, 2023 11:53 am, editado 2 vez(es)
JAZZigo escreveu:
Mmmm confesso que não tinha considerado substituir os captadores. Mas de fato é uma opção, caso acabe não curtindo os vintage. E pelos specs não acho que é tão fraquinho assim. Difícil dizer sem tocar porque geralmente os reviews já deixam o volume normalizado
CSergio escreveu:
Bananoise escreveu:
É, se for pensar em revenda eu iria de Fender, versatilidade parece que o G&L deve ser mais versátil (os Mustangs são split coil e só tem volume e tone) porque tem uma chavinha ali na meiuca né, deve dar mais opções de timbres hehehe
Acho que teoricamente o G&L é um instrumento mais completo, mas tou curtindo mais o som dos Mustangs (nos reviews que vi).
bilabizu123- Membro
Bananoise gosta desta mensagem
G&L provavelmente vc vai ter um som mais completo. O captador tem mais recursos.
Tenho um G&L 2500 com esse mesmo captador, além de mandar muito som é o instrumento mais confortável que já toquei na vida.
Tenho um G&L 2500 com esse mesmo captador, além de mandar muito som é o instrumento mais confortável que já toquei na vida.
Dennis Messa- Membro
Não sei se já viajaste. Mas se eu estive em seu lugar, não me limitaria a esses modelos. Testaria tudo o que viesse pela frente e pegaria o que mais me agradasse. Pode ser que ao testar, você se encontre em outro modelo diferente desses.
Se permita...
Se permita...
pedrohenrique.astronauta- Membro
Dennis Messa e brunoaguiarbass gostam desta mensagem
Sobre esses captadores serem fracos ou não, confesso que não entendo bulhufas do assunto, mas depois que eu descobri, depois de um e-mail que mandei perguntando isso para o próprio Kenny Aaronson, que o primeiro disco do Dust foi gravado com um Fender Mustang (Provavelmente um '69, de acordo com Kenny), cheguei à conclusão de que o som desses baixos é uma pedreira!
pedrohenrique.astronauta escreveu:Não sei se já viajaste. Mas se eu estive em seu lugar, não me limitaria a esses modelos. Testaria tudo o que viesse pela frente e pegaria o que mais me agradasse. Pode ser que ao testar, você se encontre em outro modelo diferente desses.
Tou indo no final do mês que vem. A bronca é que só vou passar um dia em cidade grande, depois vou pra um interiorzão que "não tem" loja de instrumentos... Estou indo a trabalho, vai ser correria. Realmente a única opção vai ser comprar online.
bilabizu123- Membro
Em 2021 estava na busca por um short scale e tive a oportunidade de testar os que você citou. Das opções ofertadas pelo mercado o que mais me agradou não está na tua lista, e seria o Sire U5:
https://www.thomann.de/intl/marcus_miller_u5_mt_mn_short.htm
Testei ambos em eventos da Pride Music, e o Sire era de um amigo, se não me engano comprou numa leva da Montreal Music. Não gostei do braço do G&L e achei o timbre da versão Tribute muito "sem sal", com excesso de graves e falta de médios (especialmente médios agudos).
O Fender pecava em controle de qualidade. Os Vintera são instrumentos caros, dá pra comprar fácil um American Standard (2010-2017) usado ou um japonês com o valor que cobram neles. Minha consideração é que pelo preço poderiam entregar mais. O Squier tinha o mesmo problema, estava sendo vendido acima dos 4k enquanto o Sire custaria 4800, e o acabamento e os captadores eram infinitamente melhores.
No final das contas tentei importar o Sire, não deu certo pois estávamos no meio da pandemia, e acabei mandando fazer um short scale com as especificações que eu buscava em um luthier aqui da cidade, o qual ficou perfeito para o meu gosto.
https://www.thomann.de/intl/marcus_miller_u5_mt_mn_short.htm
Testei ambos em eventos da Pride Music, e o Sire era de um amigo, se não me engano comprou numa leva da Montreal Music. Não gostei do braço do G&L e achei o timbre da versão Tribute muito "sem sal", com excesso de graves e falta de médios (especialmente médios agudos).
O Fender pecava em controle de qualidade. Os Vintera são instrumentos caros, dá pra comprar fácil um American Standard (2010-2017) usado ou um japonês com o valor que cobram neles. Minha consideração é que pelo preço poderiam entregar mais. O Squier tinha o mesmo problema, estava sendo vendido acima dos 4k enquanto o Sire custaria 4800, e o acabamento e os captadores eram infinitamente melhores.
No final das contas tentei importar o Sire, não deu certo pois estávamos no meio da pandemia, e acabei mandando fazer um short scale com as especificações que eu buscava em um luthier aqui da cidade, o qual ficou perfeito para o meu gosto.
Stefano T. escreveu:Os Vintera são instrumentos caros, dá pra comprar fácil um American Standard (2010-2017) usado ou um japonês com o valor que cobram neles.
At Reverb.com:Stefano T. escreveu:Os Vintera são instrumentos caros, dá pra comprar fácil um American Standard (2010-2017) usado ou um japonês com o valor que cobram neles.
JAZZigo escreveu:At Reverb.com:Stefano T. escreveu:Os Vintera são instrumentos caros, dá pra comprar fácil um American Standard (2010-2017) usado ou um japonês com o valor que cobram neles.
Preço dos Vintera é 9-11k reais ou 1000-1100 doletas. Dá pra achar fácil American Standard usado ou japonês nessa faixa de preço, especialmente aqui no Brasil. É o tipo de instrumento que depende muito do valor de compra. Se conseguir comprar por até 8k reais ou 800 dólares vale a pena, acima disso eles não valem.
Stefano T. escreveu:Dá pra achar fácil American Standard usado ou japonês nessa faixa de preço, especialmente aqui no Brasil.
Que me corrijam os colegas experts em Fender, pois posso até estar enganado, mas, ao que me consta, Fender American Standard Mustang Bass nunca existiu. Aliás, a Fender interrompeu a produção do Mustang Bass nos Estados Unidos há mais de 40 anos, em 1981, e só se viram novamente esses baixinhos Fender no mercado em 1998, com o lançamento das edições Reissue - CIJ/MIJ. Em 2013, iniciou-se também a produção dos Mustang Bass mexicanos - Fender Pawn Shop Series, e só em 2018, voltaram a ser produzidos nos States, como parte da Fender American Performer Series.
Eu iria no Vintera.
Tem o American Performer um pouco mais caro (também tem configuração diferente).
Tem o American Performer um pouco mais caro (também tem configuração diferente).
Jãozeiro- Membro
Os preços aparecem bem mais altos pra mim
Os classic vibe tudo 418 euros
Os classic vibe tudo 418 euros
350 euros é o preço sem VAT, se fosse importar direto pro Brasil eles mandam sem VAT, você paga o imposto aqui na alfândega.
Com o VAT tá 389 euros.
Com o VAT tá 389 euros.
bilabizu123- Membro
^ E mais 60% sobre o valor total na lomba do brasileiro, apenas.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:^ E mais 60% sobre o valor total na lomba do brasileiro, apenas.
Isso, se importar direto seria preço sem vat + imposto de importação + icms.
bilabizu123- Membro
vale colocar mais um teco de lenha nessa fogueira?
eu iria no music-man stingray short-scale de 30"
pensando nessas questoes que vc falou, de acabamento de construção, revenda etc...
tem vários modelos, inclusive o tim commerford q eh insano!
se o teu gás for em pegar algo da gringa mesmo.
agora... se for falar em short-scale de qualidade mesmo, eu iria de nacional S.Martyn 30" headless.
pequenininho no tamanho mas o som gigante.
eu iria no music-man stingray short-scale de 30"
pensando nessas questoes que vc falou, de acabamento de construção, revenda etc...
tem vários modelos, inclusive o tim commerford q eh insano!
se o teu gás for em pegar algo da gringa mesmo.
agora... se for falar em short-scale de qualidade mesmo, eu iria de nacional S.Martyn 30" headless.
pequenininho no tamanho mas o som gigante.
bilabizu123 escreveu:350 euros é o preço sem VAT, se fosse importar direto pro Brasil eles mandam sem VAT, você paga o imposto aqui na alfândega.
Com o VAT tá 389 euros.
Eu achei que era o mesmo imposto na União Européia inteira, ainda não manjo dos paranauê
Preciso me mudar pra Portugal então, aqui tá 7,5% mais caro
Eu ia fazer uma compra na Thomann. Quando a mercadoria vai pra fora da Europa eles não cobram VAT (mas o país onde a encomenda será recebida provavelmente cobrará). A sorte é que aqui onde estou não cobra VAT, e ainda por cima o imposto de importação sobre instrumento musical é de 5% apenas.
Ou seja, seria um baita negócio. Só não foi porque fiquei sabendo (sem querer) que eles (Thomann) não são autorizados a enviar pra fora certas marcas de equipamentos (eles e várias outras grandes lojas do mundo).
Engraçado que você planeja a compra, o frete, prazo e tudo o mais, vai pro checkout, pode até fazer o pagamento e depois descobre que eles não podem te enviar. A sorte é que fiquei sabendo disso antes meio sem querer, então a frustração foi menor. Mas é o tipo de informação que deveria estar disponível durante a compra, ao invés de fazer o cliente meio que de otário.
Ou seja, seria um baita negócio. Só não foi porque fiquei sabendo (sem querer) que eles (Thomann) não são autorizados a enviar pra fora certas marcas de equipamentos (eles e várias outras grandes lojas do mundo).
Engraçado que você planeja a compra, o frete, prazo e tudo o mais, vai pro checkout, pode até fazer o pagamento e depois descobre que eles não podem te enviar. A sorte é que fiquei sabendo disso antes meio sem querer, então a frustração foi menor. Mas é o tipo de informação que deveria estar disponível durante a compra, ao invés de fazer o cliente meio que de otário.
Jãozeiro- Membro
Zubrycky e refuse / resist gostam desta mensagem
bilabizu123- Membro
Zubrycky, brunoaguiarbass, CSergio e Állef Mateus gostam desta mensagem
Acabou indo sem o textinho heheheh
Cabei comprando o Squier CV 60s Mustang Bass.
Curti muito o som, especialmente com as cordas ainda novas. Geralmente tou tocando com o tone zerado, até por conta do brilho das cordas, mas achei bem interessante o som com o tone totalmente aberto, especialmente tocando em cima dos captadores.
Acabamento do corpo e braço impecáveis, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Única coisa que mexi de regulagem foi aproximar um pouco o captador da corda sol. Neck dive não me incomodou com uma correia um pouco mais grossa. Problemas que achei até agora: tarraxas vieram levemente arranhadas e parafusos do "strap button" vieram meio empenados e espanados. Foi um sofrimento pra tirar eles pra poder instalar o sistema do strap lock.
Cabei comprando o Squier CV 60s Mustang Bass.
Curti muito o som, especialmente com as cordas ainda novas. Geralmente tou tocando com o tone zerado, até por conta do brilho das cordas, mas achei bem interessante o som com o tone totalmente aberto, especialmente tocando em cima dos captadores.
Acabamento do corpo e braço impecáveis, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Única coisa que mexi de regulagem foi aproximar um pouco o captador da corda sol. Neck dive não me incomodou com uma correia um pouco mais grossa. Problemas que achei até agora: tarraxas vieram levemente arranhadas e parafusos do "strap button" vieram meio empenados e espanados. Foi um sofrimento pra tirar eles pra poder instalar o sistema do strap lock.
bilabizu123- Membro