Decorar musicas
+5
Fernando Zadá
Jãozeiro
allexcosta
vinibassplayer
caiovotta
9 participantes
Página 1 de 1
Decorar musicas
Ola pessoal.
Tenho trabalhado em navio de cruzeiro.
O repertório de uma banda varia em torno de 300 músicas ai termino um contrato e vem outra banda com mais um monte de música que não tocava.
Eu tenho muita dificuldade em decorar musicas.
Eu entendo de harmonia, penso em graus e cadências.
Acredito que o meu maior tendão de Aquiles seja a percepção. Ela já não é das melhores e quando fico nervoso ela quase que desaparece. Quanto melhor a perpecao mais confiança por consequência. Quero conseguir tocar mais confortável.
Acabo tocando muita coisa lendo aí o play e o conforto em tocar não são os melhores. A parte técnica e rítmica não é um problema para o trabalho que desenvolvo.
Sou um músico esforçado que começou tarde e demora para aprender as coisas.
Esse post é para saber de pessoas que passaram por algo parecido e uma dica de metodo que me ajude a resolver isso. Vou abraçar algum método e focar nele nos próximos meses.
Já tentei alguns métodos de perpecao que são para todos e então não utilizam o baixo no estudo. Quero um método de perpecao para baixistas.
Nesse sentido o que me pareceu mais interessante até agora é metodo do Frank herzberg. Tem bastante cantar as notas que acredito que vai me ajudar. Apesar de ele vender o curso como um curso de improvisação.
https://instagram.com/frankherzberg_bassist?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Tenho trabalhado em navio de cruzeiro.
O repertório de uma banda varia em torno de 300 músicas ai termino um contrato e vem outra banda com mais um monte de música que não tocava.
Eu tenho muita dificuldade em decorar musicas.
Eu entendo de harmonia, penso em graus e cadências.
Acredito que o meu maior tendão de Aquiles seja a percepção. Ela já não é das melhores e quando fico nervoso ela quase que desaparece. Quanto melhor a perpecao mais confiança por consequência. Quero conseguir tocar mais confortável.
Acabo tocando muita coisa lendo aí o play e o conforto em tocar não são os melhores. A parte técnica e rítmica não é um problema para o trabalho que desenvolvo.
Sou um músico esforçado que começou tarde e demora para aprender as coisas.
Esse post é para saber de pessoas que passaram por algo parecido e uma dica de metodo que me ajude a resolver isso. Vou abraçar algum método e focar nele nos próximos meses.
Já tentei alguns métodos de perpecao que são para todos e então não utilizam o baixo no estudo. Quero um método de perpecao para baixistas.
Nesse sentido o que me pareceu mais interessante até agora é metodo do Frank herzberg. Tem bastante cantar as notas que acredito que vai me ajudar. Apesar de ele vender o curso como um curso de improvisação.
https://instagram.com/frankherzberg_bassist?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
caiovotta- Membro
Tiago.Alcantara gosta desta mensagem
Re: Decorar musicas
decorar/aprender a melodia da voz, e entender como essas notas se encaixam nos acordes. aí naturalmente vc vai saber quais acordes vc vai tocar casando com a melodia.. se quiser pegar uma musica e tocar nota por nota, é melhor saber escrever msm, ou ouvir repetidamente até decorar a linha e saber cantar/reproduzir ela
Se sei cantar, sei tocar...
MarceloSouza gosta desta mensagem
caiovotta escreveu:Tenho trabalhado em navio de cruzeiro.[...]
Acabo tocando muita coisa lendo [...]
Sou um músico esforçado que começou tarde e demora para aprender as coisas. [...]
Cara, você chegou aonde muitos músicos que começaram cedo não chegariam. Gigs em navio de cruzeiro nessa posição não são pra qualquer um. Conheço amigos que trabalham em cruzeiro e realmente é como você falou, são repertórios gigantescos e variados, e tudo muda. Toca-se lendo e com pouquíssimo (ou nenhum) tempo de preparo ou demais ensaios.
Não é pro carinha que faz uma gig aqui e ali com a banda cover das músicas que ele gosta, muito menos pra músico de quarto (com o devido respeito a estes).
Jãozeiro- Membro
rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem
Você tem o costume de montar mapas das músicas?
Acho que pode te ajudar a enxergar coisas em comum entre elas
Tipo pega uma folha de papel divide cada linha em 4 compassos e escreve a harmonia básica e que parte é o que o que é verso, o que é refrão e etc...
Isso pode te ajudar a entender melhor as métricas no geral.
Acho que pode te ajudar a enxergar coisas em comum entre elas
Tipo pega uma folha de papel divide cada linha em 4 compassos e escreve a harmonia básica e que parte é o que o que é verso, o que é refrão e etc...
Isso pode te ajudar a entender melhor as métricas no geral.
Sandro Levi gosta desta mensagem
Cara, não sei se minha opinião vai ajudar, pois vai soar meio obvia, mas acho que não tem muito pra onde correr, o melhor estudo pra decorar músicas é simplesmente sentar e decorar.
Tinha um repertório que eu tocava lendo, e tocava ele 3 vezes por semana, durante 2 anos. Se tirasse a partitura da minha frente eu errava, esquecia. Isso coisas simples, harmonias comuns. Por outro lado tem repertorios que nunca toquei lendo, muito mais complexos, que lembro de cabeça.
O que quero dizer é que enquanto vc tiver lendo não vai decorar, não importa o tempo que toque, o método de percepção que trabalhe, se continuar lendo não vai decorar.
O caminho é parar em casa e tocar sem o papel, errou olha a part, mentaliza e tenta de novo sem ela. E sempre que possível, tire a música de ouvido, assim ela ja vai ficar na sua memória
Tinha um repertório que eu tocava lendo, e tocava ele 3 vezes por semana, durante 2 anos. Se tirasse a partitura da minha frente eu errava, esquecia. Isso coisas simples, harmonias comuns. Por outro lado tem repertorios que nunca toquei lendo, muito mais complexos, que lembro de cabeça.
O que quero dizer é que enquanto vc tiver lendo não vai decorar, não importa o tempo que toque, o método de percepção que trabalhe, se continuar lendo não vai decorar.
O caminho é parar em casa e tocar sem o papel, errou olha a part, mentaliza e tenta de novo sem ela. E sempre que possível, tire a música de ouvido, assim ela ja vai ficar na sua memória
gustavo.muniz.10- Membro
Pessoal.
Muito obrigado pelas respostas. Todas fazem muito sentido.
Sao coisas "óbvias" mas é bom ler para lembrar onde focar.
Continuo na busca de tocar com mais conforto e dar conta do trampo.
Muito obrigado pelas respostas. Todas fazem muito sentido.
Sao coisas "óbvias" mas é bom ler para lembrar onde focar.
Continuo na busca de tocar com mais conforto e dar conta do trampo.
caiovotta- Membro
revivendo o tópico!
Eu sempre tive problema em decorar e tocar confortável como o amigo do post.
Sou ruim de memória em qualquer área!
Meus últimos anos tocando, em igreja evangélica, sempre foi com cola de pelo menos as notas, ou olhando os dedos do tecladista.
Agora voltando a buscar bandas para tocar na noite, me surgiu uma oportunidade de tocar em uma banda tributo aos Rolling Stones!
Legal, rock 'n' roll festeiro e NAO COMPLEXO!
Toco de boa, mas volta o velho problema : NAO DECORO NADA!
DECORAR eu digo como tocar no baixo!!
A musica em si é fácil lembrar!
Agora a mão no instrumento não decoro!!
Será que é falta de percepção, ou memoria mesmo ruim?? hahahaha
Tocar "solto no palco" é muito bom!
Me ajudem com dicas!!! hahaahahaha
Eu sempre tive problema em decorar e tocar confortável como o amigo do post.
Sou ruim de memória em qualquer área!
Meus últimos anos tocando, em igreja evangélica, sempre foi com cola de pelo menos as notas, ou olhando os dedos do tecladista.
Agora voltando a buscar bandas para tocar na noite, me surgiu uma oportunidade de tocar em uma banda tributo aos Rolling Stones!
Legal, rock 'n' roll festeiro e NAO COMPLEXO!
Toco de boa, mas volta o velho problema : NAO DECORO NADA!
DECORAR eu digo como tocar no baixo!!
A musica em si é fácil lembrar!
Agora a mão no instrumento não decoro!!
Será que é falta de percepção, ou memoria mesmo ruim?? hahahaha
Tocar "solto no palco" é muito bom!
Me ajudem com dicas!!! hahaahahaha
Última edição por BigBoy em Ter Set 24, 2024 10:07 am, editado 2 vez(es)
BigBoy- Membro
Nunca toquei em bandas cover ou de tributo, no máximo toquei versões 'aproximads' de algumas músicas que eu gostava - mas tudo sem compromisso.
Sempre tirei as músicas ouvindo bastante e cantarolando as linhas de baixo, principalmente as que se destacam mais. Funciona pra mim.
Sempre tirei as músicas ouvindo bastante e cantarolando as linhas de baixo, principalmente as que se destacam mais. Funciona pra mim.
e confesso que sou preguiçoso pra estudar teoria, meu estudo é basicamente tirar músicas de ouvido.
E de fato, se quero tirar a musica com facilidade, preciso ouvir ela muito, a ponto de conseguir cantarolar a linha de baixo.
Conseguindo isso, quando pego o baixo, sai muito fácil, pois já está internalizado.
e confesso que sou preguiçoso pra estudar teoria, meu estudo é basicamente tirar músicas de ouvido.
E de fato, se quero tirar a musica com facilidade, preciso ouvir ela muito, a ponto de conseguir cantarolar a linha de baixo.
Conseguindo isso, quando pego o baixo, sai muito fácil, pois já está internalizado.
agcedraz- Membro