Transformando 4C em 5C
3 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Transformando 4C em 5C
Boa tarde pessoal..Sou Edson, novo no forum e entusiasta de contrabaixo. Feliz em encontrar esse forum pra trocar ideias, e ja quero trazer um tema que acho curioso.
Tenho um baixo 4C um golden simples nacional e tals . Que eu nem uso, fica parado, e um dia olhei pra cara dele aqui e resolvi transformar ele num 5 cordas.
Comprei a tarracha, a ponte 5C a corda o nut. Mas antes de meter a furadeira na soleta pra colocar a quinta tarracha, gostaria de opinioes.
Alguém aqui ja fez ou viu alguem fazer esse tipo de modificação?
Fisicamente é possivel mas sera que fica bom?
Me contem suas experiencias..
Obrigado..
Tenho um baixo 4C um golden simples nacional e tals . Que eu nem uso, fica parado, e um dia olhei pra cara dele aqui e resolvi transformar ele num 5 cordas.
Comprei a tarracha, a ponte 5C a corda o nut. Mas antes de meter a furadeira na soleta pra colocar a quinta tarracha, gostaria de opinioes.
Alguém aqui ja fez ou viu alguem fazer esse tipo de modificação?
Fisicamente é possivel mas sera que fica bom?
Me contem suas experiencias..
Obrigado..
DediedBass- Membro
Re: Transformando 4C em 5C
Antes de mais nada seja bem vindo, Edson!
Dá uma olhada nesse tópico no fórum TalkBass:
https://www.talkbass.com/threads/4-string-to-5-string-rickenbacker-conversion.1288056/
Tenho um baixo que fiz essa transformação, porém foi adicionanda a corda dó aguda, ficou um "hi-C".
O braço tem as dimensões de um precision e acomodou bem as 5 cordas com espaçamento de 16.5mm se não me engano.
Usei uma ponte Schaller 3d que possibilita ajustar não só a altura como também o espaçamento. Fundamental ter colocado esse tipo de ponte.
Também tive que trocar os captadores. Tive que colocar captadores do tipo quem tem uma barra, e assim capta toda a extensão do captador. Tinha uns captadores com polos independentes, tradicionais dos jazzbass e que não funcionou, não pegava a corda que ficou no meio.
E, claro, foi trocado o nut também.
O serviço todo foi feito por luthier, nem me atrevo a fazer isso!
Abs
Dá uma olhada nesse tópico no fórum TalkBass:
https://www.talkbass.com/threads/4-string-to-5-string-rickenbacker-conversion.1288056/
Tenho um baixo que fiz essa transformação, porém foi adicionanda a corda dó aguda, ficou um "hi-C".
O braço tem as dimensões de um precision e acomodou bem as 5 cordas com espaçamento de 16.5mm se não me engano.
Usei uma ponte Schaller 3d que possibilita ajustar não só a altura como também o espaçamento. Fundamental ter colocado esse tipo de ponte.
Também tive que trocar os captadores. Tive que colocar captadores do tipo quem tem uma barra, e assim capta toda a extensão do captador. Tinha uns captadores com polos independentes, tradicionais dos jazzbass e que não funcionou, não pegava a corda que ficou no meio.
E, claro, foi trocado o nut também.
O serviço todo foi feito por luthier, nem me atrevo a fazer isso!
Abs
bodhan- Membro
Renato e DediedBass gostam desta mensagem
Muito obrigado pela resposta Bodhan, eu medi tudo e aparentemente vai ficar tudo "encaixado". Meu receio é a parte de captação, comomvc disse e talvez eu tenha que mudar pra captação ativa.. mas vou andar com o "projeto". Vlw
DediedBass- Membro
Bem-vindo.
É uma modificação que eu não diria comum, mas já vi algumas vezes.
Não entendi bem porque a captação precisa ser ativa. Se ela for de barrinha e todas as cordas ficarem bem dentro da área da barra, você terá menos chance de problemas.
Se for de pólos e uma corda ficar bem no meio, é possível que haja perda de volume.
E os caminhos das cordas pós nut às vezes ficam meio tortos depois dessa mod.
Fora isso, não é um bicho de sete cabeças.
É uma modificação que eu não diria comum, mas já vi algumas vezes.
Não entendi bem porque a captação precisa ser ativa. Se ela for de barrinha e todas as cordas ficarem bem dentro da área da barra, você terá menos chance de problemas.
Se for de pólos e uma corda ficar bem no meio, é possível que haja perda de volume.
E os caminhos das cordas pós nut às vezes ficam meio tortos depois dessa mod.
Fora isso, não é um bicho de sete cabeças.
DediedBass gosta desta mensagem
É, então.. eu pensei justamente nisso. Caso eu tenha uma perda de volume em alguma corda por causa dos captadores que são de polos, acho que na ativa ( com os mesmos captadores) posso ter mais controle sobre essa perda de volume. E tambem nao achei bicho de sete cabecas nao, na teoria é ate facil.. mas vamos ver no que dá.. Animei com a resposta de vocês.. muito obrigado. Quando terminar mostro aqui no fórum.
DediedBass- Membro