Foot Switch DIY (3 switches)
4 participantes
Página 1 de 1
Foot Switch DIY (3 switches)
Olá pessoal,
Recentemente comprei um TC Eletronics BH250 e existe a possibilidade de utilizar um foot switch de 3 vias (switch-3), porém o custo é elevado e difícil achar no Brasil.
Tem as seguintes funções:
1. Efeito 1
2. Efeito 2
3. Mute
Pesquisando muito, achei um esquema de montagem bem simples, que funciona perfeitamente.
O switch que é ligado aos diodos tem a função mute (que usei um botão vermelho)
Segue materiais necessários:
Dois diodos N14002 (ou 1N4001 ou 1N4148)
3 chaves switch SPST 2 terminais
1 jack P10 estéreo
1 cabo P10 Stereo
Fios
Caixa
Gastei em torno de R$70 nos componentes (cabo P10 stereo com 4 metros).
A caixa fiz impressa em 3D (Projeto), que não entrou no custo acima.
Recentemente comprei um TC Eletronics BH250 e existe a possibilidade de utilizar um foot switch de 3 vias (switch-3), porém o custo é elevado e difícil achar no Brasil.
Tem as seguintes funções:
1. Efeito 1
2. Efeito 2
3. Mute
Pesquisando muito, achei um esquema de montagem bem simples, que funciona perfeitamente.
O switch que é ligado aos diodos tem a função mute (que usei um botão vermelho)
Segue materiais necessários:
Dois diodos N14002 (ou 1N4001 ou 1N4148)
3 chaves switch SPST 2 terminais
1 jack P10 estéreo
1 cabo P10 Stereo
Fios
Caixa
Gastei em torno de R$70 nos componentes (cabo P10 stereo com 4 metros).
A caixa fiz impressa em 3D (Projeto), que não entrou no custo acima.
Renato, gus138, deathenrique e CSergio gostam desta mensagem
Re: Foot Switch DIY (3 switches)
Interessante!
Antigamente eu fazia muitos desses projetinhos de pedais, porém apesar de ficarem legais, com o tempo, eu notei 3 coisas:
1) o pedal nunca fica com o mesmo nivel de qualidade de um pedal feito por uma empresa, sempre fica um chiadinho, uma perda de frequencia, etc.
2) a durabilidade é bem pouca, com o tempo e o uso as peças vão afrouxando, algo se solta, dá mal contato e a gente tem que ficar reparando frequentemente.
3) o valor que a gente gasta com as peças é muito próximo do que a gente gastaria com um pedal Chinês que tem a qualidade bem superior
Então, cheguei a conclusão que é muito melhor comprar os chinesinhos baratinhos do que fazer esses DIY! Não me meto mais com isso! KKK! E os chineses são tão baratos que, se um dia derem problemas é só ir lá e comprar outro, mas no geral eles tem resistido bem e apresentado uma boa confiabilidade!
Antigamente eu fazia muitos desses projetinhos de pedais, porém apesar de ficarem legais, com o tempo, eu notei 3 coisas:
1) o pedal nunca fica com o mesmo nivel de qualidade de um pedal feito por uma empresa, sempre fica um chiadinho, uma perda de frequencia, etc.
2) a durabilidade é bem pouca, com o tempo e o uso as peças vão afrouxando, algo se solta, dá mal contato e a gente tem que ficar reparando frequentemente.
3) o valor que a gente gasta com as peças é muito próximo do que a gente gastaria com um pedal Chinês que tem a qualidade bem superior
Então, cheguei a conclusão que é muito melhor comprar os chinesinhos baratinhos do que fazer esses DIY! Não me meto mais com isso! KKK! E os chineses são tão baratos que, se um dia derem problemas é só ir lá e comprar outro, mas no geral eles tem resistido bem e apresentado uma boa confiabilidade!
B3ck1m2n- Membro
Interessante. Meu antigo meteoro Simulator Chorus tinha um foot pra acionar Chorus e Distorção, e usava "polaridade" do diodo pra acionar um, ou outro, ou ambos, porem num unico cabo P10 mono. Como LED é um diodo, ainda foi posivel utiliza-los para indicar qual switch/efeito estava acionado.
Realmente a qualidade nunca vai chegar perto, mas como é apenas um sinal que é enviado, não alterou o som.B3ck1m2n escreveu:
Como uso pouco, acredito que dure um bom tempo. Se parar de funcionar, aí sim pego um genérico chinês...B3ck1m2n escreveu:
B3ck1m2n gosta desta mensagem
Nos anos 2000 eu comprei dois pedais (Fuzz + Boost) feitos em lata de sardinha.
Hahahaha
Cara, funcionava lindamente, mas era bem frágil.
Os botões eu pisava com dó.
Fazia de tudo para acionar com a mão pra não ter que pisar.
Na época achei curioso, hoje eu não voltaria a comprar nem a pau, os chineses são baratos e são bem legais.
Hahahaha
Na época achei curioso, hoje eu não voltaria a comprar nem a pau, os chineses são baratos e são bem legais.
agcedraz- Membro
agcedraz escreveu:Nos anos 2000 eu comprei dois pedais (Fuzz + Boost) feitos em lata de sardinha.
Hahahaha
Então, acho que o problema são os componentes de baixa qualidade... Mas é aquela coisa, se vc for usar só componente top pra fazer um pedal DIY, o custo vai lá nas alturas! Aí vai compensar menos ainda em comparação com os chinesinhos! Então acho que o melhor é pegar algo já pronto mesmo! Te poupa trabalho e é bem mais confiável pelo custo que vc vai ter!
B3ck1m2n- Membro
agcedraz gosta desta mensagem