Ontem fui no Show do Zezé di Camargo & Luciano...
+9
Eduardo Chaves
allexcosta
Andrezinho
Amagomes
Christian
Cantão
gobatto
GusVCD
NESCAU
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Ontem fui no Show do Zezé di Camargo & Luciano...
Então pessoas...
Ontem a noite, fui no show desta famosa dupla sertaneja.
Show gratuito, era aniversário da cidade de Criciuma aqui em SC, cidade vizinha a minha. Muitas pessoas, muita gente humilde, muitos malandros, mas nenhuma (!) briga, pelo menos durante o tempo em que eu estive lá.
Mas, vamos ao que interessa.
Não sou muito fã de sertanejo, mas não posso deixar de elogiar a banda e os cantores que num contexto geral, foram muito bons.
O som estava bom, a banda usava algumas trilhas pré gravadas que eram disparadas por alguem no backstage pois nao vi na mesa de som nenhum notebook, e no palco também nao existia nada disso, mas as trilhas lá estavam, discretas, na medida certa, com alguns backing vocais, violinos e percussões extras.
O único porém do show ficou pelo fato que, o Zezé, embora ele diga no show que não é assim, não é mais a mesma coisa depois da famosa cirurgia que ele fez nas cordas vocais, as partes mais altas das músicas na maioria das vezes ficam a cargo do público, muitas tonalidades alteradas e percebe-se claramente que o cantor fica rouco do meio do show pra frente, e por isso, junto com as trilhas, as vezes tem a voz dele junto, sem contar que um dos backings vocais canta igualzinho a ele. Impossível deixar de mencionar também que uma música inteira foi dubladíssima. Era uma música em italiano cujo nome eu nao lembro, só sei que era de uma novela.
Voltando a banda, vamos ao que interessa, o baixista esta discreto, usava um baixo que da distância que eu estava, parecia ser um Alembic de 5 cordas, um GK 800, e uma caixa 4X10 de marca desconhecida direto no chão. O som do baixo no PA, inicialmente era horrível, mas o técnico de som era bom e em questao de minutos estava grave e definido.
No ponto mais alto do show, quando foi executada uma música cover (!) do Nando Reis (!) na versão do Jota Quest (!) cantada pelo 2ª voz Luciano (!) o baixista demostrou a sua competência no instrumento. Numa linha baseada na do PJ ele "brincava" de tocar contrabaixo sem descaracterizar a música e sem perder o entrosamento com o seu colega de cozinha. Muito bom mesmo!
Depois de vários sucessos da dupla, com cerca de 2 horas de show que eu achei muito legal pela produção, organização e qualidade, eu saí dali com 3 lições aprendidas:
1- O zezé está velho, continua cantando bem, mas nao como antes;
2- Ser eclético e cabeça aberta é a melhor coisa que existe para um músico;
3- Espetinho de gato com cerveja barata depois do show é o que há!
Sem mais.
Abraços!
Ontem a noite, fui no show desta famosa dupla sertaneja.
Show gratuito, era aniversário da cidade de Criciuma aqui em SC, cidade vizinha a minha. Muitas pessoas, muita gente humilde, muitos malandros, mas nenhuma (!) briga, pelo menos durante o tempo em que eu estive lá.
Mas, vamos ao que interessa.
Não sou muito fã de sertanejo, mas não posso deixar de elogiar a banda e os cantores que num contexto geral, foram muito bons.
O som estava bom, a banda usava algumas trilhas pré gravadas que eram disparadas por alguem no backstage pois nao vi na mesa de som nenhum notebook, e no palco também nao existia nada disso, mas as trilhas lá estavam, discretas, na medida certa, com alguns backing vocais, violinos e percussões extras.
O único porém do show ficou pelo fato que, o Zezé, embora ele diga no show que não é assim, não é mais a mesma coisa depois da famosa cirurgia que ele fez nas cordas vocais, as partes mais altas das músicas na maioria das vezes ficam a cargo do público, muitas tonalidades alteradas e percebe-se claramente que o cantor fica rouco do meio do show pra frente, e por isso, junto com as trilhas, as vezes tem a voz dele junto, sem contar que um dos backings vocais canta igualzinho a ele. Impossível deixar de mencionar também que uma música inteira foi dubladíssima. Era uma música em italiano cujo nome eu nao lembro, só sei que era de uma novela.
Voltando a banda, vamos ao que interessa, o baixista esta discreto, usava um baixo que da distância que eu estava, parecia ser um Alembic de 5 cordas, um GK 800, e uma caixa 4X10 de marca desconhecida direto no chão. O som do baixo no PA, inicialmente era horrível, mas o técnico de som era bom e em questao de minutos estava grave e definido.
No ponto mais alto do show, quando foi executada uma música cover (!) do Nando Reis (!) na versão do Jota Quest (!) cantada pelo 2ª voz Luciano (!) o baixista demostrou a sua competência no instrumento. Numa linha baseada na do PJ ele "brincava" de tocar contrabaixo sem descaracterizar a música e sem perder o entrosamento com o seu colega de cozinha. Muito bom mesmo!
Depois de vários sucessos da dupla, com cerca de 2 horas de show que eu achei muito legal pela produção, organização e qualidade, eu saí dali com 3 lições aprendidas:
1- O zezé está velho, continua cantando bem, mas nao como antes;
2- Ser eclético e cabeça aberta é a melhor coisa que existe para um músico;
3- Espetinho de gato com cerveja barata depois do show é o que há!
Sem mais.
Abraços!
NESCAU- Membro
Re: Ontem fui no Show do Zezé di Camargo & Luciano...
Espetinho de gato com cerveja barata depois do show é o que há!
Disse tudo! Mas eu iria de Tubaína de tutti-frutti!
Disse tudo! Mas eu iria de Tubaína de tutti-frutti!
NESCAU escreveu:
Espetinho de gato com cerveja barata depois do show é o que há!
[2]
É, isso ai! Preconceito nunca, até porque, os melhores músicos "sideman" são todos contratados desses caras ai que estão na mídia.
gobatto- Eterno Colaborador
Fala mais dos espetinhos com cerveja... rsrsss , brincadeira Nescau , já fui em show deles , e a coisa é exatamente como você falou ...abraço brother...
Cantão- Moderador
cara achei legal essa iniciativa, pois rola um preconceito com diversos estilos, poderia criar um tópico falado de experiêcias de shows que fomos, nunca esquecendo de citar o baixista, o baixo e seu equipamento, você ta igual a mim, vou ao show e olho essas paradas todas, minha alegria é adivinhar qual o instrumento e equipamento que o baixista ta usando....
abraço sempre a todos
abraço sempre a todos
Christian- Membro
Nescau escreveu:
Ser eclético e cabeça aberta é a melhor coisa que existe para um músico;
(2)
O meu gosto pessoal não pode impedir a minha observação ao trabalho de bons músicos estejam trabalhando em um estilo que não me agrade. Eu já cansei de pegar DVDs e assistir shows de artistas que não curto só pra ver a produção musical , sonorização, admirar um bom músico/banda ou mesmo só para ouvir o timbre de determinado contrabaixo... Ex: Ninguém merece o Aviões do Forró... mas pare para ver o baixista tocando...
(segure o queixo...hehe) as levadas do cara são simplesmente sensacionais.
Amagomes- Membro
Concordo...
Sempre fui meio "preconceituoso" com relação a certas coisas na música. Mas um belo dia resolvi ouvir tudo (mesmo não gostando) e aprender o máximo que pudesse de todas as fontes!
Não curto basicamente caipiras (duplas que berram feito cabritos e cantam "música de corno"), axé (tipo É o Tchan, Companhia do Pagode e cngêneres), pagode (amontoado de "batuqueiros" cantando "mela-cueca" e gemendo em uníssono) e funk carioca (sem comentários), mas por incrível que pareça, adoro sertanejo, musica nordestina, samba de raiz + partido alto e Hip-Hop e até Rap.
Mas, com exceção do tal funk, já assisti cada cara muito fera tocando... Surpresas extremamente agradáveis!
Sempre fui meio "preconceituoso" com relação a certas coisas na música. Mas um belo dia resolvi ouvir tudo (mesmo não gostando) e aprender o máximo que pudesse de todas as fontes!
Não curto basicamente caipiras (duplas que berram feito cabritos e cantam "música de corno"), axé (tipo É o Tchan, Companhia do Pagode e cngêneres), pagode (amontoado de "batuqueiros" cantando "mela-cueca" e gemendo em uníssono) e funk carioca (sem comentários), mas por incrível que pareça, adoro sertanejo, musica nordestina, samba de raiz + partido alto e Hip-Hop e até Rap.
Mas, com exceção do tal funk, já assisti cada cara muito fera tocando... Surpresas extremamente agradáveis!
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Andrezinho escreveu:axé (tipo É o Tchan, Companhia do Pagode e cngêneres)
E o Tchan e Cia do Pagode nao tocam axe...
allexcosta escreveu:Andrezinho escreveu:axé (tipo É o Tchan, Companhia do Pagode e cngêneres)
E o Tchan e Cia do Pagode nao tocam axe...
kkkk! Por curiosidade, o que eles tocam? heheh?
Eduardo Chaves escreveu:kkkk! Por curiosidade, o que eles tocam? heheh?
Samba de roda, pagode...
Quem almeja ser um musico profissional,ser chamado pra todo o tipo de Gigs,nao pode ter nenhum preconceito,Costumo dizer q curto de tudo,pois em todos os ritmos,existem musicos bons e ruins,nao e por q vc nao suporta aquela choradeira e musica de corno de Zeze di Camargo e Luciano,que vc nao vai toca-la um dia.Sempre toquei de tudo,quando pintava carnaval pra fazer,eu ia,quando pintava Dupla sertaneja tava eu la,pagode,axe etc.Assim fui trabalhando,sendo conhecido em minha Cidade e hoje me chamam pra todo tipo de Gig.Isso na minha opiniao chama-se Profissionalismo.Alem do q e sempre bom assistir eeses shows,pois os musicos estao sempre usando bons e novos equipos,e isso nos mantem informado e em dia com as novidades do mercado!Sem preconceitos galera!
Nando Vasques- Membro
Andrezinho escreveu:Concordo...
Velhao, essa parada pausterizada que hoje chamam de sertanejo é descendente DIRETO dessas duplas originais ai. Provavelmente o que faz parecerem "cabritos" é o vibrato que usam na voz, nada diferente do que os mauricinhos fazem hj nas duplas country e universitarias. Alias, se não me falha a memória, um colega de curso na Unirio fez a monografia dele justamente sobre esse tópico: o vibrato nas vozes. O sucesso parecia diretamente relacionado à qualidade da execução da técnica. O tema das músicas continua o mesmo: tome chifre!! E não cantam em uníssono não. Em geral é intervalo de 6a, como nas "novas" duplas. O sertanejo atual para o tradicional é a diferença do trabalhador do campo ontem e hj: um usava enxada enquanto o outro usa trator com ar condicionado e som bombando.
O mesmo acontece com esse neo-pagode, forró ( trio pé de serra, forró universitário e bandas padrão somzoomsat)... todos os generos antigos evoluíram (o que não significa melhoraram) com o mesmo processo: novos instrumentais, novos temas, liguagem e arranjo com instrumentos e elementos de outros generos. Que me lembre também não cantam em uníssono, mas não tenho certeza. Como esses caras trabalham com arranjadores top e pelas regras de composição musical ocidentais, desde uns 1500, "é proibido" o uso de quintas ou oitavas paralelas, e comercialmente não lembro de ter ouvido algo assim em gravações (é comum em duetos improvisados em show e tal...).
Mas música é basicamente dor de corno... pode pesquisar! :-)
andremega- Membro
allexcosta escreveu:Eduardo Chaves escreveu:kkkk! Por curiosidade, o que eles tocam? heheh?
Samba de roda, pagode...
Ihhh!!! Tenho que reaprender...
Ou separar: pagode baiano e pagode do resto do Brasil...
Aquilo lá, pra mim, nunca foi pagode (Sorriso Maroto e outros afins)
Mas eu chamaria então de "pseudo-axé" ou "música oriunda de parte do nordeste sem qualificação de estilo" ou "sei-lá-o-que-eles -estão-tocando"!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tio: Define pra mim o que é axé (sem contar os de bom nível, tipo Daniela Mercury, Ivete, Durval, etc, que eu me amarro!!)
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Andrezinho escreveu:allexcosta escreveu:Eduardo Chaves escreveu:kkkk! Por curiosidade, o que eles tocam? heheh?
Samba de roda, pagode...
Ihhh!!! Tenho que reaprender...
Ou separar: pagode baiano e pagode do resto do Brasil...
Aquilo lá, pra mim, nunca foi pagode (Sorriso Maroto e outros afins)
Mas eu chamaria então de "pseudo-axé" ou "música oriunda de parte do nordeste sem qualificação de estilo" ou "sei-lá-o-que-eles -estão-tocando"!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tio: Define pra mim o que é axé (sem contar os de bom nível, tipo Daniela Mercury, Ivete, Durval, etc, que eu me amarro!!)
Rapaz, é pior que isso. Cada lugar tem um samba próprio, além dos estilo de samba: samba-canção, partido alto, samba-de-roda, esse pagode romantico, samba-de-breque, samba-enredo...
se for pra arrumar nome pro samba ou pro pagode, pode começar a prepara o caderno e a caneta, pq é muita coisa!
andremega- Membro
andremega escreveu:... o que faz parecerem "cabritos" é o vibrato que usam na voz...
Certo!! Mas além (muito além) do vibrato, o timbre da voz que se dá preferência para um padrão anasalado que em muitos casos até impede a identificação de quem canta! Só na hora que o locutor (do rádio ou do rodeio... sei lá...) fala!
andremega escreveu:E não cantam em uníssono não. Em geral é intervalo de 6a, como nas "novas" duplas.
Nossa! Certíssimo de novo! Mas aqui eu não estava me referindo aos caipiras (que copiam americanizadamente os sertanejos) e sim aos pagodeiros! Não me refiro aos sambistas, mas aqueles grupos com 250 pessoas batucando (quase sempre sem sincronia) e cantando em uníssono (a maioria gemendo) alguma coisa ininteligível (mas quase sempre se referindo ao mardito do chifre)!!!
andremega escreveu:forró ( trio pé de serra, forró universitário e bandas padrão somzoomsat)... Que me lembre também não cantam em uníssono, mas não tenho certeza.
Certo outra vez! Esses ai trabalham com bons arranjadores e dão importância ao conjunto vocal mesmo que seja no fundo! Aliás, nos tempos do velho Gonzagão, eles já sabiam a importância da harmonia vocal!
andremega escreveu:Mas música é basicamente dor de corno... pode pesquisar! :-)
Certo mais uma vez! Tenho umas 150 músicas e quase todas falam de relacionamento! No meu caso, poucas falam de dor de corno! A maioria exalta o relacionamento e o desejo! Acho que sou "meio" tarado!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Andrezinho- Membro
O negocio do timbre tem a ver tb com a origem deles. O povo da "roça" tem (ou tinha, né?) esse jeito mesmo... mas tem tb o fato de que até os anos 90, praticamente, sertanejo só tocava em am, entao acredito que a mixagem não deveria se esmeirar muito em equilibrar os timbres, já que as vozes eram feitas pra am. Entao deveria ser a uniao do util ao agradavel: o cara tem voz metalica, bota ele pra ravar e tocar na am!
As bandas de pagode "top" fazem tudo direitinho (no estudio!), mas pagode de esquina no domingão, nesses moldes que vc descreveu, não chega a ser unissono... pq eles NUNCA conseguem cantar a mesma nota!!!
No tema chifre, falta minha: 90% das musicas COMERCIAIS tem a ver com chifre. Acho q ser corno sempre foi a grande onda...
Isso me remete a nova musa da musica noderstina: Stefhany, e seu sucesso do Crossfox!
As bandas de pagode "top" fazem tudo direitinho (no estudio!), mas pagode de esquina no domingão, nesses moldes que vc descreveu, não chega a ser unissono... pq eles NUNCA conseguem cantar a mesma nota!!!
No tema chifre, falta minha: 90% das musicas COMERCIAIS tem a ver com chifre. Acho q ser corno sempre foi a grande onda...
Isso me remete a nova musa da musica noderstina: Stefhany, e seu sucesso do Crossfox!
andremega- Membro
andremega escreveu:Isso me remete a nova musa da musica noderstina: Stefhany, e seu sucesso do Crossfox!
Nossa...vi ontem esse vídeo!
gobatto- Eterno Colaborador
andremega escreveu:O negocio do timbre tem a ver tb com a origem deles. O povo da "roça" tem (ou tinha, né?) esse jeito mesmo... mas tem tb o fato de que até os anos 90, praticamente, sertanejo só tocava em am, entao acredito que a mixagem não deveria se esmeirar muito em equilibrar os timbres, já que as vozes eram feitas pra am. Entao deveria ser a uniao do util ao agradavel: o cara tem voz metalica, bota ele pra ravar e tocar na am!
Hummm... Dessa vez não tá tão certo assim! Meus exemplos de sertanejo (de verdade) Sérgio Reis, Almir Sater e vários outros - cantam direito!
andremega escreveu:As bandas de pagode "top" fazem tudo direitinho (no estudio!), mas pagode de esquina no domingão, nesses moldes que vc descreveu, não chega a ser unissono... pq eles NUNCA conseguem cantar a mesma nota!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
andremega escreveu:No tema chifre, falta minha: 90% das musicas COMERCIAIS tem a ver com chifre. Acho q ser corno sempre foi a grande onda......
Ai, GIZUIZI!!!! Tô fora dessas paradas... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
andremega escreveu:Isso me remete a nova musa da musica noderstina: Stefhany, e seu sucesso do Crossfox!
Prefiro não tecer comentários... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Última edição por Andrezinho em Sex Jan 08, 2010 4:38 pm, editado 1 vez(es)
Andrezinho- Membro
andremega escreveu:No tema chifre, falta minha: 90% das musicas COMERCIAIS tem a ver com chifre. Acho q ser corno sempre foi a grande onda...
E como!
Mas como ouvi uma vez: os músicos de banda sertaneja são muito bons, por isso a musica é boa só quando os vocalistas não abrem a boca.
Sorte minha que não ouvi essa coisa.
Aliás, to querendo ralar certos artistas por aí. Acabaram com duas músicas da minha banda favorita. E quando digo acabaram, já sabem a m**** que foi feita, neh?
Pega de volta tudo que perdeu, a mulher, a casa, o cachorro, etc ...
André, em que intervalo o Marrone (da dupla Bruno & Marrone) canta? meio metro? dois?andremega escreveu:E não cantam em uníssono não. Em geral é intervalo de 6a
É ... esse neo-pagode tá bem caracterizado pelo Casseta & Planeta, na caricatura do Grupo de Pagode Sambabaca ...andremega escreveu:O mesmo acontece com esse neo-pagode
Boss2K- Membro
Boss2K escreveu:Pega de volta tudo que perdeu, a mulher, a casa, o cachorro, etc ...
Backwards??? Conheço essa de cabo a rabo, e as duas versões pra variar, kkkkkk
Um dia vcs ainda vão me ver destruindo essa música. Vou fazer mais sucesso que Hélio dos Passos