Mudança nos Contrabaixos Tagima da Série Brazil
Mudança nos Contrabaixos Tagima da Série Brazil
Pelo jeito os modelos TJB 435 e TJB 535 (Jazz Bass) e TPB-4 (Precision) não estão mais vindo com a ponte high mass, e os captadores não estão mais descritos como "By Zaganin", mas sim como "2 Alnico Jazz single coils by Tagima". Percebi também que todos estão vindo com escudo tortoise ao invés do mint green que vinha.
Mandei email e mensagem pra eles perguntando se houve alteração nos modelos, e não obtive resposta. No site consta ainda com as especificações antigas.
De 2018 pra cá eu tive três contrabaixos da série Brazil, e achei todos fantásticos. Será que eles abaixaram o padrão dos instrumentos? Quem tiver testados esses modelos mais recentes, ou conhecer alguém de lá e puder esclarecer, ficarei grato.
refuse / resist gosta desta mensagem
Re: Mudança nos Contrabaixos Tagima da Série Brazil
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro- Membro
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro- Membro
Stefano escreveu: Será que eles abaixaram o padrão dos instrumentos?
Tá com todo jeitão que sim. Ainda mais com esse tortoise suspeito. O que é uma pena mesmo, pois essa série é um diferencial da Tagima em meio às outras marcas Br, e a gente espera mais qualidade.
Bom, vamos aguardar alguma confirmação se eles zoaram essa série.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:Stefano escreveu: Será que eles abaixaram o padrão dos instrumentos?
Tá com todo jeitão que sim. Ainda mais com esse tortoise suspeito. O que é uma pena mesmo, pois essa série é um diferencial da Tagima em meio às outras marcas Br, e a gente espera mais qualidade.
Bom, vamos aguardar alguma confirmação se eles zoaram essa série.
A vantagem é que os preços voltaram aos valores pré-pandemia. Esses baixos estavam sendo vendidos por 4-4.5k, e no último mês percebi vários sendo vendidos
online por 2-2,5k.
DieMarin gosta desta mensagem
Ou você quer dizer que o preço dos antigos abaixou?
Jãozeiro- Membro
Não tinha um nomezinho melhor pra essa série não?
B3ck1m2n- Membro
Bananoise- Membro
Renato, mblacerda, HenriqueBessa e gpascutti gostam desta mensagem
Bananoise escreveu:Não sei porque meter politica em tudo. É tão fácil entender que "serie Brasil" é porque é feita no Brasil.
Claro que eu entendi! Foi só uma piada! Não leve tão a sério! kkkk
É que me lembrou dá época em que os programas do governo tudo tinham Brasil no nome e as cores da bandeira! Muito "paia"! kkk
B3ck1m2n- Membro
Bananoise gosta desta mensagem
B3ck1m2n escreveu:"Série Brazil" parece coisa de bolsonarista que tudo põe Brasil no nome pra dizer que é patriota[...]
[...]Não tinha um nomezinho melhor pra essa série não?
Nesse caso, pra ser patriota teria que ser série "Brasil" ao invés de "Brazil", não?
Acho que o nome é o melhor possível, pois enfatiza que instrumentos dessa série são feitos aqui, como disse o Bananoise. Será realmente uma pena se eles relaxarem nessa série.
Na verdade a Tagima já peca em não divulgar mais esses instrumentos e em não enfatizar o "Made in Brazil", em não colocar isso cabeça do consumidor.
Pouco se vê desses instrumentos por aí, mas quando são vistos, são muito bem falados. Provavelmente vendem pouco pelo preço, considerado caro pelo mercado Br.
Mas engraçado, aceitamos Squier Classic Vibe made in "algum lugar de mão de obra barata" por aqueles preços...
Jãozeiro- Membro
gpascutti gosta desta mensagem
Jãozeiro escreveu:B3ck1m2n escreveu:"Série Brazil" parece coisa de bolsonarista que tudo põe Brasil no nome pra dizer que é patriota[...]
Nesse caso, pra ser patriota teria que ser série "Brasil" ao invés de "Brazil", não?
Acho que o nome é o melhor possível, pois enfatiza que instrumentos dessa série são feitos aqui, como disse o Bananoise. Será realmente uma pena se eles relaxarem nessa série.
Na verdade a Tagima já peca em não divulgar mais esses instrumentos e em não enfatizar o "Made in Brazil", em não colocar isso cabeça do consumidor.
Pouco se vê desses instrumentos por aí, mas quando são vistos, são muito bem falados. Provavelmente vendem pouco pelo preço, considerado caro pelo mercado Br.
Mas engraçado, aceitamos Squier Classic Vibe made in "algum lugar de mão de obra barata" por aqueles preços...
Qual parte do "foi uma piada!" vcs não entenderam? (o "foi", o "uma", o "piada"?)
Então, mas de qualquer forma enfatizar o "Made In Brazil" não sei se seria uma boa estratégia de marketing, pois a associação que a gente faz automaticamente com instrumento brasileiro é daquela época que os instrumentos brasileiros eram muito ruins... Claro que não deve ser o caso desses, mas é a "impressão inicial" que se passa. A vantagem de um produto Made In Brazil" pode ser preço (apesar que está difícil competir com a China!) ou mesmo fácil acesso a peças de reposição ou algum peça específica brasileira que seja reconhecidamente boa. Talvez enfatizar esses aspectos fosse melhor do que apelar pro simples patriotismo.
B3ck1m2n- Membro
Os motivos são dos mais diversos.
Não há muito o que fazer além de se educar, observar tais mudanças e trocar o seu suado dinheiro por um bem que melhor atenda suas necessidades e seja feito com melhores insumos, controle de qualidade, etc... A isso chamamos de livre mercado.
B3ck1m2n escreveu:Jãozeiro escreveu:B3ck1m2n escreveu:"Série Brazil" parece coisa de bolsonarista que tudo põe Brasil no nome pra dizer que é patriota[...]
Qual parte do "foi uma piada!" vcs não entenderam? (o "foi", o "uma", o "piada"?)
Então, mas de qualquer forma enfatizar o "Made In Brazil" não sei se seria uma boa estratégia de marketing, pois a associação que a gente faz automaticamente com instrumento brasileiro é daquela época que os instrumentos brasileiros eram muito ruins...
Acho que isso foi derrubado há muito tempo. "Made in Brazil" é um negócio super bem visto e valorizado lá fora.
B3ck1m2n escreveu:
A vantagem de um produto Made In Brazil" pode ser preço (apesar que está difícil competir com a China!) ou mesmo fácil acesso a peças de reposição ou algum peça específica brasileira que seja reconhecidamente boa. Talvez enfatizar esses aspectos fosse melhor do que apelar pro simples patriotismo.
A vantagem é o fato de ser feito aqui mesmo. Inclusive podendo cobrar mais caro por isso.
Algo nosso, que não precisou levar plantinha e projeto pra um complexo industrial genérico gigantesco da China dar print em milhares de unidades e devolver pronto pra gente. Algo feito aqui com qualidade, por gente nossa, estampado o nome do nosso país no negócio. Essa serie devia ter um inlay "Made in Brazil" bem garboso.
E o principal ponto: qualidade. Tem que ter, senão o "Made in Brazil" sozinho não é nada. E essa série parece ser isso, um produto feito aqui em escala, e com qualidade a mais. A cagada da Tagima é não enfatizar isso, não usar o Made in Brazil como triunfo num produto de qualidade.
Jãozeiro- Membro
gpascutti gosta desta mensagem
Jãozeiro escreveu:B3ck1m2n escreveu:Jãozeiro escreveu:B3ck1m2n escreveu:"Série Brazil" parece coisa de bolsonarista que tudo põe Brasil no nome pra dizer que é patriota[...]
Então, mas de qualquer forma enfatizar o "Made In Brazil" não sei se seria uma boa estratégia de marketing, pois a associação que a gente faz automaticamente com instrumento brasileiro é daquela época que os instrumentos brasileiros eram muito ruins...
Acho que isso foi derrubado há muito tempo. "Made in Brazil" é um negócio super bem visto e valorizado lá fora.B3ck1m2n escreveu:
A vantagem de um produto Made In Brazil" pode ser preço (apesar que está difícil competir com a China!) ou mesmo fácil acesso a peças de reposição ou algum peça específica brasileira que seja reconhecidamente boa. Talvez enfatizar esses aspectos fosse melhor do que apelar pro simples patriotismo.
A vantagem é o fato de ser feito aqui mesmo. Inclusive podendo cobrar mais caro por isso.
Algo nosso, que não precisou levar plantinha e projeto pra um complexo industrial genérico gigantesco da China dar print em milhares de unidades e devolver pronto pra gente. Algo feito aqui com qualidade, por gente nossa, estampado o nome do nosso país no negócio. Essa serie devia ter um inlay "Made in Brazil" bem garboso.
E o principal ponto: qualidade. Tem que ter, senão o "Made in Brazil" sozinho não é nada. E essa série parece ser isso, um produto feito aqui em escala, e com qualidade a mais. A cagada da Tagima é não enfatizar isso, não usar o Made in Brazil como triunfo num produto de qualidade.
Concordo com tudo isso que vc falou e não duvido da qualidade! Só acho que na cabeça da maioria dos brasileiros ainda está a imagem associada de produto nacional ser algo ruim! Lá fora pode ser diferente, afinal, neste caso o "importado" somos nós! Só quis dizer que ao invés de focar no fato do produto ser brasileiro, poderiam focar nas qualidades que o produto brasileiro tem, por exemplo, algumas madeiras belíssimas e de primeirissima qualidade (apesar disso não influenciar quase nada no timbre, mas o povo gosta de madeira boa e bonita!), captadores e ferragens nacionais renomadas, ênfase na própria marca Tagima que já tem um histórico de bons produtos, etc.
B3ck1m2n- Membro
Os Tagima Brazil começaram a ser vendidos nos EUA por preço de Fender (coisa de mil dólares).
Os que sobravam vinham pro nosso mercado. Até 2021 eles tinham um preço justo, na casa dos dois mil reais. A qualidade deles estava a par com as linha premium mexicanas da Fender (tipo a Vintera). De repente, em 2022, os preços começaram a subir astronomicamente, atingindo a casa dos 5-6 mil reais. Por não ser uma linha muito divulgada no Brasil, algumas lojas mais honestas ainda tinham alguns modelos em estoque com preço reduzido, por volta dos 3mil.
Resta alguém testar esses modelos pós-2023 e tirar a limpo se de fato eles abaixaram a qualidade, ou foi uma simples escolha de troca de componentes para agilizar a produção.
maquiro- Membro
B3ck1m2n escreveu:"Série Brazil" parece coisa de bolsonarista que tudo põe Brasil no nome pra dizer que é patriota, enquanto vai jogando a Constituição na fragmentadora de papel!
Não tinha um nomezinho melhor pra essa série não?
gpascutti- Membro
Jãozeiro escreveu:B3ck1m2n escreveu:"Série Brazil" parece coisa de bolsonarista que tudo põe Brasil no nome pra dizer que é patriota[...]
Olha, concordo com você, e pra ser bem sincero acho que essa série não foi feita para brasileiro mesmo, por isso a falta de marketing interno. O Hand made braZil (com z), ja foi criado pensando na importação. (Edit: Exportação)
Por coincidência, comprei hoje um Tagima Fusion H2 4cordas que achei no ML por 2,25k. por algum motivo eles baixaram em algumas lojas.
Última edição por manorawe em Qui Jun 06, 2024 5:06 pm, editado 1 vez(es)
manorawe- Membro
DieMarin gosta desta mensagem
Adriano Melo- Membro
Obs 2: Infelizmente não consigo testar nenhum dos dois.
Erimar Fillho- Membro
Peça vídeos dos baixos em ação , negocie pelo ML , se não for do seu gosto devolva , ei iria no Tjb435 com caps em alnico 5 , mas é gosto pessoal , com qualquer dos dois baixos você vai estar bem servido.Erimar Fillho escreveu:Pessoal, entre um tagima jazz bass handmade ano 2004 com captação malagoli custom 60 e um tjb435 handmade (escudo mint Green, ponte high mass e captadores alnico) qual voces escolheriam? Obs: mesmo preço.
Obs 2: Infelizmente não consigo testar nenhum dos dois.
Cantão- Moderador
Erimar Fillho gosta desta mensagem
Erimar Fillho- Membro
Estou tão impressionado com essa série Brazil que estou considerando adquirir um Jazz Bass também. Recomendo demais o instrumento.
Lucas S Nepomuceno- Membro
refuse / resist, gpascutti, Dotti e Erimar Fillho gostam desta mensagem
Erimar Fillho- Membro
Cantão gosta desta mensagem
Erimar Fillho escreveu:Agora, pra "misturar pão de queijo com vídeo cassete", se tiver um cort gb74 em estado de novo por 20% a mais que esses dois, será que seria uma boa? Claro que não tem nada a ver esse baixo com os demais e eu tenho um certo receio de comprar um Cort e ser tipo um carro "resto de rico", onde se estragar uma peça simples o cara morre na nota. Penso isso do cort por causa das tarraxas. Mas como tem gente muito mais experiente que eu aqui já resolvi perguntar.
Instrumento não é carro não, fique tranquilo.
Peças boas, tendem a ter boa durabilidade, não quebram fácil.
Se precisar de reposição, praticamente tudo pode ser substituído por alguma marca chinesa de excelente qualidade (Guyker, WIlkinson... ), e não vai te arrebentar financeiramente. O resto, é trabalho de luthier.
Não precisa ter esse receio não, os instrumentos da Cort são ótimos.
agcedraz- Membro
Erimar Fillho escreveu:Obrigado pelas opiniões, Cantão e Lucas! Acho que vou pegar esse tjb435 mesmo.
Acabou que eu peguei o tjb435 usado mesmo (novo está impraticável, pelo menos com escala em pau ferro). O Cort eu cresci o olho por causa da qualidade, construção etc, mas não era o de escala em rosewood que eu queria. Então optei pelo tagima mesmo, que é o clássico JB passivo (o cort era só ativo) que tem o som mais próximo do som que eu tenho na cabeça...rsrs
Ele veio meio sujo, com uns riscos, mas desmontei ele todo, poli todo o hardware, pintura e completei a blindagem por dentro das capinhas dos captadores (agora o silêncio é praticamente total, só dá ruído (quando dá) por causa da rede elétrica). Os potenciômetros são Spirit, se não me engano (têm diâmetro maior e as letras US e o valor seguido da letra A ou B).
Acabou que eu já estava com ele desmontado e lixei todo o braço com lixas d'água 1200 na parte de trás toda e 1500 no headstock. Achei o resultado bem bom, ficou tipo verniz acetinado (entre o fosco e o brilhante).
Coloquei cordas Rotosound e agora é estudar muito, pois esse baixo já está em um nível extremamente coerente (sobrando muito, aliás) com minhas habilidades.
Erimar Fillho- Membro
agcedraz gosta desta mensagem
ai sim, parabens.Erimar Fillho escreveu:Erimar Fillho escreveu:Obrigado pelas opiniões, Cantão e Lucas! Acho que vou pegar esse tjb435 mesmo.
Acabou que eu peguei o tjb435 usado mesmo (novo está impraticável, pelo menos com escala em pau ferro). O Cort eu cresci o olho por causa da qualidade, construção etc, mas não era o de escala em rosewood que eu queria. Então optei pelo tagima mesmo, que é o clássico JB passivo (o cort era só ativo) que tem o som mais próximo do som que eu tenho na cabeça...rsrs
Ele veio meio sujo, com uns riscos, mas desmontei ele todo, poli todo o hardware, pintura e completei a blindagem por dentro das capinhas dos captadores (agora o silêncio é praticamente total, só dá ruído (quando dá) por causa da rede elétrica). Os potenciômetros são Spirit, se não me engano (têm diâmetro maior e as letras US e o valor seguido da letra A ou B).
Acabou que eu já estava com ele desmontado e lixei todo o braço com lixas d'água 1200 na parte de trás toda e 1500 no headstock. Achei o resultado bem bom, ficou tipo verniz acetinado (entre o fosco e o brilhante).
Coloquei cordas Rotosound e agora é estudar muito, pois esse baixo já está em um nível extremamente coerente (sobrando muito, aliás) com minhas habilidades.
Oque achou do instrumento? lindão fala ai.
manorawe- Membro
Erimar Fillho escreveu:Acabou que eu peguei o tjb435 usado mesmo.
Jãozeiro- Membro
ai sim, parabens.
Oque achou do instrumento? lindão fala ai.[/quote]
Estou curtindo bastante. Achei ele do nível de um Squier JB VM que já tive (este era do ano 2011 com caps duncan design).
Tem bom acabamento, captação alnico (não que seja melhor que o ceramico, mas eu prefiro), eletrônica parece bem ok, fios potenciômetros etc, trastes bem colocados. Como é um baixo simples não tem muito o que descrever. É um JB com som de JB. As tarraxas e a ponte que não achei nada demais, mas são ok tbm.
Eu não acho que valha quase 4 mil nem a pau, por isso comprei usado por 1500 + frete.
Chegando do trampo faço ibágens. Hehe
Erimar Fillho- Membro
Erimar Fillho- Membro
DieMarin, B3ck1m2n e deathenrique gostam desta mensagem
É pra tremer as paredes dos vizinhos tudo.
agcedraz- Membro
Cantão- Moderador
Erimar Fillho- Membro
agcedraz gosta desta mensagem
» Baixo Tagima jazz bass Hand Made in Brazil
» TAGIMA B5 HAND MADE BRAZIL
» Baixo Tagima Hand Mande in Brazil
» Esquema Elétrico do contrabaixo tagima B5 made in hand brazil