Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Altura dos captadores de Precision

+8
Breno_Barnabe
agcedraz
CSergio
Travbass
allexcosta
Lucas S Nepomuceno
B3ck1m2n
Narnia22
12 participantes

Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Ter Jun 18, 2024 9:58 am

Fala, galera. Tudo certo?
Venho aqui no fórum pentelhar os senhores novamente.

É o seguinte: fiz uma postagens umas semanas atrás falando sobre a blindagem do meu Steve Harris e acabei entrando no assunto dos captadores. Depois que o luthier desmontou e montou os captadores no bass pra fazer a blindagem, notei que o som veio mais "murcho", mais fraquinho em relação ao que era antes da blindagem. Juro pra vocês que o cap devia estar há um 0,5 centímetro da base do instrumento e já tinha uma baita sonzeira. Comentei com o luthier e ele disse que provavelmente era altura do captador. Levei lá e ele instalou uma espuma embaixo da espuma original pra levantar mais o captador e deixou ele quase colado nas cordas. O grave voltou, mas com o captador muito mais alto do que estava, o que me gerou uma baita desconfiança de que deu algum B.O. durante a montagem do captador após a blindagem. Fiquei bem arrependido de ter mexido no bass, sem contar que achei um pouco desconfortável tocar com o captador mais alto. Estou pensando em abaixar um pouco os caps e ver como fica o som. Altura dos captadores de Precision  Img_2011Altura dos captadores de Precision  Img-2012
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 10:14 am

Narnia22 escreveu:Fala, galera. Tudo certo?
Venho aqui no fórum pentelhar os senhores novamente.

É o seguinte: fiz uma postagens umas semanas atrás falando sobre a blindagem do meu Steve Harris e acabei entrando no assunto dos captadores. Depois que o luthier desmontou e montou os captadores no bass pra fazer a blindagem, notei que o som veio mais "murcho", mais fraquinho em relação ao que era antes da blindagem. Juro pra vocês que o cap devia estar há um 0,5 centímetro da base do instrumento e já tinha uma baita sonzeira. Comentei com o luthier e ele disse que provavelmente era altura do captador. Levei lá e ele instalou uma espuma embaixo da espuma original pra levantar mais o captador e deixou ele quase colado nas cordas. O grave voltou, mas com o captador muito mais alto do que estava, o que me gerou uma baita desconfiança de que deu algum B.O. durante a montagem do captador após a blindagem. Fiquei bem arrependido de ter mexido no bass, sem contar que achei um pouco desconfortável tocar com o captador mais alto. Estou pensando em abaixar um pouco os caps e ver como fica o som.

Cara, esse lance da altura dos captadores é uma questão de equilíbrio! Claro que se vc for pesquisar sobre o assunto, vc provavelmente vai achar alguém falando sobre uma medida ideal, porém tem aquela coisa... O importante é o que fica melhor pra vc! Quando vc deixa o captador mais próximo das cordas, o som vai sair mais alto, pois ele vai captar mais perto da fonte, então pensando assim, logicamente, a gente raciocina que o melhor é deixar o mais próximo possível, né? Mas aí é que tá, como os captadores são magnéticos, deixar o mais próximo pode fazer com que vc atrapalhe a vibração das cordas, perdendo sustain, pois é como se o magnetismo "freasse" a vibração das cordas. Outra coisa... as cordas também precisam de um espaço físico mesmo para poderem oscilar, então também pode acontecer uma espécie de "tratejamento", ou seja, as cordas batendo nos captadores. E por último, a proximidade dos captadores também pode trazer um ganho excessivo que acaba saturando na hora de mandar pro amplificador. Então, resumindo, o ideal é que vc ache um ponto de equilíbrio em que maximize os benefícios e, ao mesmo tempo, minimize os prejuízos.


Última edição por B3ck1m2n em Ter Jun 18, 2024 12:33 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1505
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Lucas S Nepomuceno Ter Jun 18, 2024 11:50 am

Cara, se você sentiu o baixo com um som mais "murcho" devido à altura do captador, bastava aumentar um pouco o ganho do amplificador ou do pedal pré-amplificador. Acho muito perigoso deixar os polos do captador muito próximos das cordas, quase colados. No ao vivo, a gente pode se empolgar e acabar encostando a corda no ímã do captador.

É importante lembrar que existem outros parâmetros, além do próprio contrabaixo, que podem ser ajustados para alcançar o som desejado. Considero que o baixo precisa estar bem confortável para não atrapalhar sua execução. O ajuste fino do seu som pode ser resolvido com os parâmetros do amplificador e pedais, se você os usar.

Lucas S Nepomuceno
Membro

Mensagens : 45
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por allexcosta Ter Jun 18, 2024 12:49 pm

Captador não pode ficar muito próximo das cordas, pois o campo magnético as impede de vibrar da maneira que devem e isso causa vários fenômenos indesejados.

O timbre melhora quando você abaixa o captador. Ganho e volume você ajusta em qualquer outra etapa subsequente, como bem disse o Lucas. É pra isso que existem os botões no amp, no pré externo, na mesa, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Ter Jun 18, 2024 1:13 pm

allexcosta escreveu:Captador não pode ficar muito próximo das cordas, pois o campo magnético as impede de vibrar da maneira que devem e isso causa vários fenômenos indesejados.

O timbre melhora quando você abaixa o captador. Ganho e volume você ajusta em qualquer outra etapa subsequente, como bem disse o Lucas. É pra isso que existem os botões no amp, no pré externo, na mesa, etc...

Por incrível que pareça, o Harris já usou o captador bem alto no começo dos anos 80. Agora não sei se usou assim no estúdio ou só na turnê. Mas vou acabar deixando a altura do captador menor mesmo. Acho que vou abaixar meio centímetro pra ficar como estava antes...Altura dos captadores de Precision  Gettyi10
Altura dos captadores de Precision  Images10
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Travbass Ter Jun 18, 2024 1:39 pm

Narnia22 escreveu:
allexcosta escreveu:Captador não pode ficar muito próximo das cordas, pois o campo magnético as impede de vibrar da maneira que devem e isso causa vários fenômenos indesejados.

O timbre melhora quando você abaixa o captador. Ganho e volume você ajusta em qualquer outra etapa subsequente, como bem disse o Lucas. É pra isso que existem os botões no amp, no pré externo, na mesa, etc...

Por incrível que pareça, o Harris já usou o captador bem alto no começo dos anos 80. Agora não sei se usou assim no estúdio ou só na turnê. Mas vou acabar deixando a altura do captador menor mesmo. Acho que vou abaixar meio centímetro pra ficar como estava antes...

FOTOS


Não se apegue nisso meu amigo.

____________________________
"Não sou eu. São as músicas. Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas."(Bob Dylan)

Cort Club #063/Clube dos baixistas de Minas Gerais #028/Squier clube #?/ Clube do Rock,Metal #95
Travbass
Travbass
Membro

Mensagens : 239
Localização : Arcos - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por allexcosta Ter Jun 18, 2024 1:39 pm

Narnia22 escreveu:Por incrível que pareça, o Harris já usou o captador bem alto no começo dos anos 80.

Tem muita gente que regula captador pelo cacoete de sentí-los de determinada forma embaixo dos dedos da mão direita.

Esse tipo de coisa varia também com o material do ímã. Alnico vai atrapalhar menos a vibração que neodímio numa mesma distância.

No outro tópico eu não disse nada pra não parecer chato, mas se você esquecer um pouco o que seu ídolo faz ou deixa de fazer e procurar o que funciona pra você tudo será melhor.

Amém.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Renato, refuse / resist, B3ck1m2n, HenriqueBessa e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 1:41 pm

Tem uma questão que pode te ajudar também, não sei é uma coisa que vc já faz...

Pra esse estilo, a maneira de tocar também faz toda a diferença e te dá uma sonoridade melhor! Treine tocar atacando mais as cordas, com um pouco mais de força e "percutindo" um pouco elas (não sei explicar muito bem!). O Steve Harris e o Geezer Butler, por exemplo, usam muito isso! Isso dá um tempero muito bom ao seu som! Pesquise alguns videos sobre isso e treine um pouco que logo vc aprimora a técnica!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1505
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Ter Jun 18, 2024 3:21 pm

allexcosta escreveu:
Narnia22 escreveu:Por incrível que pareça, o Harris já usou o captador bem alto no começo dos anos 80.

Tem muita gente que regula captador pelo cacoete de sentí-los de determinada forma embaixo dos dedos da mão direita.

Esse tipo de coisa varia também com o material do ímã. Alnico vai atrapalhar menos a vibração que neodímio numa mesma distância.

No outro tópico eu não disse nada pra não parecer chato, mas se você esquecer um pouco o que seu ídolo faz ou deixa de fazer e procurar o que funciona pra você tudo será melhor.

Amém.

Eu pensei dessa forma também. Na verdade, como o luthier subiu os captadores, acabei usando esse fato do Harris pra tentar me convencer a deixar assim, mas realmente não acho uma boa deixar o captador tão alto assim. Eu curti o som, mas achei meio desconfortável pra tocar. Se for tocar exatamente em cima do captador, o dedo fica raspando no plástico ou pegando na bobina.
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Ter Jun 18, 2024 3:31 pm

B3ck1m2n escreveu:Tem uma questão que pode te ajudar também, não sei é uma coisa que vc já faz...

Pra esse estilo, a maneira de tocar também faz toda a diferença e te dá uma sonoridade melhor! Treine tocar atacando mais as cordas, com um pouco mais de força e "percutindo" um pouco elas (não sei explicar muito bem!). O Steve Harris e o Geezer Butler, por exemplo, usam muito isso! Isso dá um tempero muito bom ao seu som! Pesquise alguns videos sobre isso e treine um pouco que logo vc aprimora a técnica!

Pior que em relação à técnica do Harris, já sou macaco véio kkkkk eu só fiquei bem encucado porque senti diferença no ganho do captador depois da blindagem. Mas pode ser alguma configuração que eu tenha esquecido e feito diferente no computador. Aí por isso deu diferença. Acho que vou tratar de abaixar o captador logo mais e deixar como estava...
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 3:35 pm

Narnia22 escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Tem uma questão que pode te ajudar também, não sei é uma coisa que vc já faz...

Pra esse estilo, a maneira de tocar também faz toda a diferença e te dá uma sonoridade melhor! Treine tocar atacando mais as cordas, com um pouco mais de força e "percutindo" um pouco elas (não sei explicar muito bem!). O Steve Harris e o Geezer Butler, por exemplo, usam muito isso! Isso dá um tempero muito bom ao seu som! Pesquise alguns videos sobre isso e treine um pouco que logo vc aprimora a técnica!

Pior que em relação à técnica do Harris, já sou macaco véio kkkkk eu só fiquei bem encucado porque senti diferença no ganho do captador depois da blindagem. Mas pode ser alguma configuração que eu tenha esquecido e feito diferente no computador. Aí por isso deu diferença. Acho que vou tratar de abaixar o captador logo mais e deixar como estava...

Não precisa baixar totalmente, baixe só o suficiente pra não atrapalhar a vibração das cordas e já está ótimo! winkfinger
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1505
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por CSergio Ter Jun 18, 2024 7:16 pm

Mete chave nos parafusos do captador pra descer a altura dele.

Meia voltinha em cada parafuso (devem ser  4 parafusos), toca e veja se te agrada. 
Ainda não gostou?
Mais outra voltinha, até achar o ponto desejado.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4332
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por CSergio Ter Jun 18, 2024 7:33 pm

allexcosta escreveu:
Narnia22 escreveu:Por incrível que pareça, o Harris já usou o captador bem alto no começo dos anos 80.


No outro tópico eu não disse nada pra não parecer chato, mas se você esquecer um pouco o que seu ídolo faz ou deixa de fazer e procurar o que funciona pra você tudo será melhor.

Amém.

B3ck1m2n escreveu:
Não precisa baixar totalmente, baixe só o suficiente pra não atrapalhar a vibração das cordas e já está ótimo! winkfinger

Altura dos captadores de Precision  Paulm-10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4332
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Qui Jun 20, 2024 11:18 am

Pessoal, mais uma dúvida: o fato de o captador estar muito perto das cordas pode danificar ele de alguma forma? Eu sou super neurótico com esse baixo porque paguei caro nele kkkkk e também noto que não é uma prática comum entre os usuários de P-Bass deixarem os caps tão altos...
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jun 20, 2024 11:32 am

Narnia22 escreveu:Pessoal, mais uma dúvida: o fato de o captador estar muito perto das cordas pode danificar ele de alguma forma? Eu sou super neurótico com esse baixo porque paguei caro nele kkkkk e também noto que não é uma prática comum entre os usuários de P-Bass deixarem os caps tão altos...

Cara, qualquer coisa (os captadores) em que vc tiver uma outra (as cordas) batendo constantemente pode ser danificada sim ou, no mínimo, sofrerá desgaste. Mas isso não significa que esses danos serão assim tão significativos a ponto de tornar o captador inutilizável (isso eu não saberia te dizer!), mas o bicho vai ficando "relicado" com certeza! he he!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1505
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por agcedraz Qui Jun 20, 2024 11:33 am

Narnia22 escreveu:Pessoal, mais uma dúvida: o fato de o captador estar muito perto das cordas pode danificar ele de alguma forma? Eu sou super neurótico com esse baixo porque paguei caro nele kkkkk e também noto que não é uma prática comum entre os usuários de P-Bass deixarem os caps tão altos...


Acredito que não, mas pode haver alguns estalos do contato da corda com o polo, vc vai ter adaptar sua pegada pra tocar mais fraco...
Um equilíbrio é o ideal.
agcedraz
agcedraz
Membro

Mensagens : 103
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Qui Jun 20, 2024 1:24 pm

agcedraz escreveu:
Narnia22 escreveu:Pessoal, mais uma dúvida: o fato de o captador estar muito perto das cordas pode danificar ele de alguma forma? Eu sou super neurótico com esse baixo porque paguei caro nele kkkkk e também noto que não é uma prática comum entre os usuários de P-Bass deixarem os caps tão altos...


Acredito que não, mas pode haver alguns estalos do contato da corda com o polo, vc vai ter adaptar sua pegada pra tocar mais fraco...
Um equilíbrio é o ideal.

Na verdade, eu curti o som mas não gostei da tocabilidade. Vou acabar abaixando 0,5 centímetros mais ou menos...
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por allexcosta Qui Jun 20, 2024 3:14 pm

Narnia22 escreveu:Na verdade, eu curti o som mas não gostei da tocabilidade. Vou acabar abaixando 0,5 centímetros mais ou menos...

Isso é tentativa e erro mesmo. Vai 0.5, volta 0.3, vai 0.1, entorta um cadinho pra lá, um cosinho pra cá e uma bela hora fica do jeito que a gente gosta.

Inclusive melhor fazer assim que pedir pro luthier, que vai colocar de um jeito genérico.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por agcedraz Qui Jun 20, 2024 5:10 pm

Resumindo:

Ficou confortável?
Sai som?

Pronto, achou o ponto.
agcedraz
agcedraz
Membro

Mensagens : 103
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Narnia22 Sáb Jun 22, 2024 9:37 pm

Fala, galera. Então... Tava muito ansioso e peguei a chave Philips eu mesmo e abaixei os captadores kkkk ficou, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Vocês acham que ainda está muito alto pra captador de Precision? Geralmente vejo o pessoal usando um pouco mais baixo
Altura dos captadores de Precision  Images12
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 64
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Jun 23, 2024 2:54 pm

Narnia22 escreveu:Fala, galera. Então... Tava muito ansioso e peguei a chave Philips eu mesmo e abaixei os captadores kkkk ficou, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Vocês acham que ainda está muito alto pra captador de Precision? Geralmente vejo o pessoal usando um pouco mais baixo

FOTO

Eu diria 2 coisas
1) Esquece esse negocio de "ficou x milimetros, vc acha que tá bom?"
2) Você que está com o baixo em mãos, o que achou?

É você que tá com o baixo em mãos que tem que sentir se ficou confortável e com som satisfatorio.

Tenho 2 PBs aqui bem parecidos de construçao e som, um tá mais alto que o outro (em mm) e eu nem sequer tinha reparado nisso, no fim é tudo uma junçao de caracteristicas do baixo e do seu jeito de tocar.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5355
Localização : São Paulo

Renato e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Renato Seg Jun 24, 2024 8:23 am

Narnia22 escreveu:Fala, galera. Então... Tava muito ansioso e peguei a chave Philips eu mesmo e abaixei os captadores kkkk ficou, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Vocês acham que ainda está muito alto pra captador de Precision? Geralmente vejo o pessoal usando um pouco mais baixo
Tá mais do que claro que sua referência no baixo é o Steve Harris, mas não é porque determinada solução funciona (ou não funciona) para ele que para você vai ser a mesma coisa. É um excesso de energia gasta com um preciosismo desnecessário, quando o foco real deveria ser o desenvolvimento de sua habilidade como músico, o conforto ao tocar e a sonoridade que seu instrumento vai ter.

Me dei ao trabaho de olhar no Youtube um vídeo com foco em linhas de baixo do Steve Harris e segue um trecho onde APARENTEMENTE o captador não está tão baixo quanto o da foto que você mandou logo acima:
ViDEO

A questão do captador estar alto ou baixo passa tanto pela sensibilidade dos caps - e aí entra a qualidade deles - quanto pelos equipamentos a quais o instrumento é ligado. Caps com o ganho baixo e/ou distantes das cordas podem soar encorpados quando passam por um pré e ligados a amps de qualidade. Reproduzir a sonoridade de outro músico vai muito mais além do que ter o mesmo instrumento em mãos.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6249
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por agcedraz Seg Jun 24, 2024 10:34 am

Nem o próprio Harris deve ter todos os baixos com os captadores milimetricamente iguais.
Se apegue a isso não.

Tá confortável? O som sai como deveria? Acho o ponto.
agcedraz
agcedraz
Membro

Mensagens : 103
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Jãozeiro Seg Jun 24, 2024 11:11 am

Narnia22 escreveu:Fala, galera. Então... Tava muito ansioso e peguei a chave Philips eu mesmo e abaixei os captadores kkkk

Finalmente...
Você tava indo e voltando de luthier, dando dinheiro pra ele levantar ou abaixar uma pecinha com uma chave de fenda.


Narnia22 escreveu:ficou, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Vocês acham que ainda está muito alto pra captador de Precision?

E a gente não acha nada. Nem o luthier. Isso é algo pessoal. Não tem regra, não tem medida certa. Entenda isso.

E esquece por um minuto o Harris, o que ele faz e como ele usa as coisas. Isso tá te atrapalhando muito.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3239
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por allexcosta Seg Jun 24, 2024 11:55 am

Narnia22 escreveu:Geralmente vejo o pessoal usando um pouco mais baixo

Ri Muito

Jãozeiro escreveu:E esquece por um minuto o Harris, o que ele faz e como ele usa as coisas. Isso tá te atrapalhando muito.

Yep...

Nada mais importante agora. winkfinger

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por B3ck1m2n Seg Jun 24, 2024 12:25 pm

Narnia22 escreveu:Fala, galera. Então... Tava muito ansioso e peguei a chave Philips eu mesmo e abaixei os captadores kkkk ficou, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Vocês acham que ainda está muito alto pra captador de Precision? Geralmente vejo o pessoal usando um pouco mais baixo

FOTO

Cara, sinceramente... Não sei porque tanta ansiedade e tanta dúvida pra girar 2 parafusos! Regular a altura dos captadores é mais fácil até do que afinar o baixo!

Sobre a questão de se "inspirar no Harris" pra regular a altura dos captadores, eu penso o seguinte: 1) é impossível vc tirar a medida exata da altura de um captador olhando pela foto ou vídeo de uma cara tocando em um show; 2) mesmo que isso fosse possível, a altura que ele escolheu é o que fica bom pra ele naquele baixo em específico, pra vc isso pode ser completamente diferente, pois é questão de gosto pessoal e da sua maneira de tocar (até existe uma medida ideal que vc pode tomar de base, mas isso varia de baixo pra baixo e de baixista pra baixista!); 3) é legal a gente ter influencia de alguns baixistas que a gente goste e procurar imitá-los em algumas coisas, mas pegar eles de base pra tudo não faz o menor sentido... Tente aprender com eles, mas também desenvolver seus próprios gostos, ideias e formas de tocar! Lembre-se que vc é vc e não o Steve Harris! Quem sabe vc não se torne aí um baixista que inspira outras pessoas? He He!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1505
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Odisseu Seg Jun 24, 2024 4:37 pm

Cara, que saga esse baixo, estou acompanhando desde o outro post, mas é uma pena ter tanto problema com o instrumento que vc tanto quis e pagou caro, mas e o lance do ruído, melhorou?
E o lance da altura das cordas é muito pessoal mesmo, como eu toco com palheta eu tenho que usar o captador mais baixo, senão fica um estralado horrível no som.

Odisseu
Odisseu
Membro

Mensagens : 17
Localização : ABC

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por CSergio Ter Jun 25, 2024 10:26 am

Eu não chamaria isso de problemas.

Isso é normal:
- ruído, melhora com blindagem;
- som baixo, melhora baixando as cordas, subindo captador
- corda trastejando, sobe ela com regulagem na ponte
- corda batendo no captador, resolve baixando captador, subindo cordas

E
T
C

Quando nosso companheiro entender que não tem mistério, que não vem quebrar nada, tudo vai ficar mais fácil; luthier ficará só para assuntos mais complexos.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4332
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por CSergio Ter Jun 25, 2024 10:33 am

Pra gente ver: até Fender com timbre dos anjos, sonho de consumo de muita gente, captadores feitos com imãs mágicos do Lago Tôba, tem detalhes pra regular, não é perfeito.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4332
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Jãozeiro Ter Jun 25, 2024 10:40 am

"Porque o Harris 'isso', porque o Harris 'aquilo', "mas fica igual o do Harris?"

O tanto de foto do Steve Harris que vi nesse tópico que não quero mais escutar Iron Maiden até o fim do ano.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3239
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Renato Ter Jun 25, 2024 11:22 am

Jãozeiro escreveu:"Porque o Harris 'isso', porque o Harris 'aquilo', "mas fica igual o do Harris?"

O tanto de foto do Steve Harris que vi nesse tópico que não quero mais escutar Iron Maiden até o fim do ano.
Altura dos captadores de Precision  58affd67d60227d9dd59ab7ff41bd5f8

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6249
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por allexcosta Ter Jun 25, 2024 11:42 am

Jãozeiro escreveu:"Porque o Harris 'isso', porque o Harris 'aquilo', "mas fica igual o do Harris?"

É que tu não viu o outro tópico.

Jãozeiro escreveu:O tanto de foto do Steve Harris que vi nesse tópico que não quero mais escutar Iron Maiden até o fim do ano.

Mesma coisa eu. Até o fim do ano 2152 não devo escutar nada dessa banda. rock

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por agcedraz Ter Jun 25, 2024 11:49 am

Altura dos captadores de Precision  1f602
agcedraz
agcedraz
Membro

Mensagens : 103
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por WHead Ter Jun 25, 2024 11:58 am

Imagina aferir a altura dos captadores milimetricamente e descobrir que o segredo não está na altura do captador, mas no comprimento das unhas da mão direita...

https://www.rockbizz.com.br/iron-maiden-como-steve-harris-consegue-tirar-um-som-agudo-do-baixo/

Brincadeiras à parte, é meio comum entrar na pilha de ter o mesmo setup, preset, trejeitos e endumentária dos "ídolos". Nada que a experiência, bom senso e a realidade não dêem jeito, eu acho.

____________________________
"Não existe neutralidade possível." F.F.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2881
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por allexcosta Ter Jun 25, 2024 12:22 pm

WHead escreveu:Imagina aferir a altura dos captadores milimetricamente e descobrir que o segredo não está na altura do captador, mas no comprimento das unhas da mão direita...

https://www.rockbizz.com.br/iron-maiden-como-steve-harris-consegue-tirar-um-som-agudo-do-baixo/

Mas qual o tamanho exato das unhas dO Harris?

Ouvi dizer que é 0.38923mm, mas teve um cálculo feito por AI baseado numa foto dum show de 2015 em Praga que dizia ser na verdade 0.38926.

E agora estou nessa dúvida...

Altura dos captadores de Precision  Unsure-undecided

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54778
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Jãozeiro Ter Jun 25, 2024 12:27 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:"Porque o Harris 'isso', porque o Harris 'aquilo', "mas fica igual o do Harris?"

É que tu não viu o outro tópico.

Shocked

WHead escreveu:Imagina aferir a altura dos captadores milimetricamente e descobrir que o segredo não está na altura do captador, mas no comprimento das unhas da mão direita...

https://www.rockbizz.com.br/iron-maiden-como-steve-harris-consegue-tirar-um-som-agudo-do-baixo/


Aí você imagine o próximo tópico:

"Mas gente, como eu tenho que deixar as unhas pra ficar igual o Harris?"

"Como vocês podem ver nessas 45 fotos do Harris, a unha dele parece ter 3 milímetros. Eu deixei crescer 3 milímetros, mas o som não tá igual, tava reparando aqui (mais 15 fotos do Harris) e parece que o Harris usa um formato mais pontiagudo, não tão arredondado na unha."

"Vou levar ao luthier pra ele regular as unhas, pra deixar igual as do Harris."
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3239
Localização : Doha - Qatar

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 25, 2024 2:02 pm

Jãozeiro escreveu:"Porque o Harris 'isso', porque o Harris 'aquilo', "mas fica igual o do Harris?"

O tanto de foto do Steve Harris que vi nesse tópico que não quero mais escutar Iron Maiden até o fim do ano.

Huahuahuahuah! Pior que até eu, que curto muito a banda, já estou ficando enfadado com tanto "Harris" Ri Muito
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1505
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Renato Qua Jun 26, 2024 8:58 am

allexcosta escreveu:É que tu não viu o outro tópico.
https://www.contrabaixobr.com/t46486-fender-steve-harris-made-in-mexico

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6249
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Jun 26, 2024 5:52 pm

Fiquei sabendo, num bar de rock com motoqueiros, o grande segredo que Steve Harris usou nas gravações (e somente nas gravaçoes, nunca ao vivo).

Ele aumentava a altura dos captadores, de forma que eles ficavam por cima das cordas (cerca de 3cm), usando parafusos extremamente longos. Isso proporcionava uma captaçao extremamente única. Logo após as gravaçoes o luthier (Ben Gamolly, morador do suburbio londrino) ja ajustava de novo pro padrão que conhecemos.

O motivo dele não usar isso ao vivo é que o Hardcase que o instrumento era transportado era extremamente ajustado pro baixo, e nao haveria tempo hábil de fazer um ajuste que pudesse acomodar o captador naquela altura. Ai ele se acostumou e foi usando assim mesmo.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5355
Localização : São Paulo

Renato e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por agcedraz Qui Jun 27, 2024 10:53 am

Breno_Barnabe escreveu:
Ele aumentava a altura dos captadores, de forma que eles ficavam por cima das cordas (cerca de 3cm)


Por cima?
Como assim? Haha
agcedraz
agcedraz
Membro

Mensagens : 103
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Altura dos captadores de Precision  Empty Re: Altura dos captadores de Precision

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos